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Simulado FUVEST de Geografia, Física para Vestibular | VESTIBULAR

Simulado FUVEST de Geografia, Física para Vestibular

📚 Simulado FUVEST | Vestibular | cód.8417

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🧪 Este Simulado FUVEST foi elaborado da seguinte forma:

  • 📌 Categoria: Vestibular
  • 🏛️ Instituição: FUVEST
  • 👔 Cargo: Vestibular
  • 📚 Matéria: Matérias Diversas
  • 🧩 Assuntos do Simulado:
  • 🏢 Banca Organizadora: USP
  • ❓ Quantidade de Questões: 20
  • ⏱️ Tempo do Simulado: 60 minutos

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Questões do concurso FUVEST


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#126427
Banca
USP
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
FUVEST
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 16 - 

Um equipamento de bungee jumping está sendo projetado para ser utilizado em um viaduto de 30 m de altura. O elástico utilizado tem comprimento relaxado de 10 m. Qual deve ser o mínimo valor da constante elástica desse elástico para que ele possa ser utilizado com segurança no salto por uma pessoa cuja massa, somada à do equipamento de proteção a ela conectado, seja de 120 kg?
Note e adote:
Despreze a massa do elástico, as forças dissipativas e as dimensões da pessoa; Aceleração da gravidade = 10 m/s2.

  • a) 30 N/m
  • b) 80 N/m
  • c) 90 N/m
  • d) 160 N/m
  • e) 180 N/m
#126428
Banca
USP
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
FUVEST
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 17 - 

A velocidade de escape de um corpo celeste é a mínima velocidade que um objeto deve ter nas proximidades da superfície desse corpo para escapar de sua atração gravitacional. Com base nessa informação e em seus conhecimentos sobre a interpretação cinética da temperatura, considere as seguintes afirmações a respeito da relação entre a velocidade de escape e a atmosfera de um corpo celeste.
I. Corpos celestes com mesma velocidade de escape retêm atmosferas igualmente densas, independentemente da temperatura de cada corpo. II. Moléculas de gás nitrogênio escapam da atmosfera de um corpo celeste mais facilmente do que moléculas de gás hidrogênio. III. Comparando corpos celestes com temperaturas médias iguais, aquele com a maior velocidade de escape tende a reter uma atmosfera mais densa.
Apenas é correto o que se afirma em

  • a) I.
  • b) II.
  • c) III.
  • d) I e II.
  • e) I e III.
#126429
Banca
USP
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
FUVEST
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 18 - 

Um estímulo nervoso em um dos dedos do pé de um indivíduo demora cerca de 30 ms para chegar ao cérebro. Nos membros inferiores, o pulso elétrico, que conduz a informação do estímulo, é transmitido pelo nervo ciático, chegando à base do tronco em 20 ms. Da base do tronco ao cérebro, o pulso é conduzido na medula espinhal. Considerando que a altura média do brasileiro é de 1,70 m e supondo uma razão média de 0,6 entre o comprimento dos membros inferiores e a altura de uma pessoa, pode‐se concluir que as velocidades médias de propagação do pulso nervoso desde os dedos do pé até o cérebro e da base do tronco até o cérebro são, respectivamente:

  • a) 51 m/s e 51 m/s
  • b) 51 m/s e 57 m/s
  • c) 57 m/s e 57 m/s
  • d) 57 m/s e 68 m/s
  • e) 68 m/s e 68 m/s
#126430
Banca
USP
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
FUVEST
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 19 - 

A transmissão de dados de telefonia celular por meio de ondas eletromagnéticas está sujeita a perdas que aumentam com a distância ݀d entre a antena transmissora e a antena receptora. Uma aproximação frequentemente usada para expressar a perda L, em decibéis (dB), do sinal em função de d, no espaço livre de obstáculos, é dada pela expressão
L = 20 log10 (4πd/λ), em que λ é o comprimento de onda do sinal. O gráfico a seguir mostra L (em dB) versus ݀d (em metros) para um determinado comprimento de onda λ.


Com base no gráfico, a frequência do sinal é aproximadamente
Note e adote: Velocidade da luz no vácuo: c = 3×108 m/s; π ≡ 3; 1 GHz = 109 Hz.

  • a) 2,5 GHz.
  • b) 5 GHz.
  • c) 12 GHz
  • d) 40 GHz.
  • e) 100 GHz.
#126431
Banca
USP
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
FUVEST
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 20 - 

Boa parte da floresta amazônica brasileira cresce sobre solos pobres. Sua exuberância, portanto, deve‐se ao fato de que uma grande proporção dos nutrientes advindos da própria floresta retorna à vegetação. Quando se derruba a floresta de uma área de dezenas de quilômetros quadrados e, em seguida, ateia‐se fogo no local como preparo para o plantio, esse ciclo é interrompido, o que causa uma série de efeitos.
Identifique corretamente a relação dos efeitos mencionados em I, II e III com a derrubada e a queima da floresta.

  • a) I ‐ Diminuição de curto prazo da fertilidade do solo pela queima da vegetação. II ‐ Perda de biodiversidade pelo efeito direto do fogo sobre os animais silvestres. III ‐ Diminuição da evaporação da água da chuva que atinge o solo exposto.
  • b) I ‐ Aumento de curto prazo da fertilidade do solo pelo efeito direto do calor do fogo sobre o solo superficial. II ‐ Diminuição da diversidade de animais silvestres devido à remoção da vegetação. III ‐ Diminuição da temperatura do solo exposto como efeito direto da remoção da vegetação.
  • c) I ‐ Aumento de curto prazo da fertilidade do solo pela deposição de cinzas. II ‐ Perda de biodiversidade devido à remoção da vegetação. III ‐ Aumento temporário da evaporação da água da chuva que atinge o solo exposto.
  • d) I ‐ Aumento de curto prazo da fertilidade do solo pelo efeito direto do calor do fogo sobre o solo superficial. II ‐ Perda de biodiversidade pelo efeito direto do fogo sobre a vegetação. III ‐ Diminuição temporária de absorção da água da chuva pelo solo exposto
  • e) I ‐ Aumento de longo prazo da fertilidade do solo pela deposição de cinzas. II ‐ Aumento da diversidade de animais silvestres devido à remoção da vegetação. III ‐ Aumento da erosão do solo exposto devido à remoção da vegetação.