Simulado FURB - SC de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO
SIMULADO FURB - SC DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS
INSTRUÇÕES DO SIMULADO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso FURB - SC.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da FURB - SC que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores FURB - SC, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado FURB - SC de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso FURB - SC.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso FURB - SC. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.
COMO REALIZAR O SIMULADO FURB - SC
Para realizar o simulado FURB - SC você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado FURB - SC você verá as questões que errou e acertou.
Bons Estudos! Simulado para FURB - SC é aqui!
- #167460
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(1,0) 1 -
Em relação à vertente conhecida como psicologia escolar crítica, registre V, para as verdadeiras, e F, para as falsas:
( ) Um dos efeitos de sua emergência foi evidenciar e, ao mesmo tempo, produzir uma ruptura na Psicologia Educacional de modo geral, afirmando um pensamento politicamente engajado e implicado aos compromissos sociais. ( ) Ganhou corpo a partir das contribuições de Piaget, cujo pensamento afirmava o compromisso social como algo fundamental à práxis psicológica. ( ) Afirmou a necessidade de que o fracasso e a queixa escolar fossem olhados de maneira mais direta, ou seja, com enfoque nas características de cada aluno(a).
Assinale a alternativa com a sequência correta:
- a) F – V – F
- b) V – F – F
- c) V – F – V
- d) F – V – V
- e) F – F – F
- #167461
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(1,0) 2 -
A respeito das diferenças entre as epistemologias cognitivista e histórico-cultural, cujos principais pensadores foram, respectivamente, Piaget e Vygotsky, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
( ) A perspectiva histórico-cultural é considerada como uma das principais responsáveis na consolidação de psicologias implicadas com o compromisso social e político. ( ) A epistemologia cognitivista, ao afirmar a importância da cultura na constituição subjetiva, foi uma das principais responsáveis no processo de independência da Psicologia em relação às ciências naturais. ( ) A perspectiva histórico-cultural produziu uma ruptura importante na ciência psicológica e foi uma das principais influências da psicologia escolar crítica.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
- a) V – F – F
- b) V – V – F
- c) F – F – V
- d) V – F – V
- e) F – V – F
- #167462
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(1,0) 3 -
Sobre a teoria do desenvolvimento para a Psicanálise, registre V, para as verdadeiras, e F, para as falsas:
( ) O desenvolvimento da sexualidade corresponde às fases: oral, anal, fálica e genital, além da fase de latência, período em que, geralmente, a sexualidade se mantém em suspenso, possibilitando a internalização, por parte da criança, dos elementos da cultura. ( ) Freud possibilitou, a partir de suas contribuições sobre o desenvolvimento sexual na criança, um método didático assertivo, bastante utilizado em formações de professores. ( ) Apesar do desenvolvimento não obedecer a fases cronológicas, é possível afirmar que a boca, na maioria das vezes, costuma ser a primeira zona erógena a influenciar o desenvolvimento da criança.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
- a) V – F – V
- b) F – V – F
- c) V – V – F
- d) F – F – V
- e) V – F – F
- #167463
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(1,0) 4 -
A respeito da articulação entre Psicologia Educacional e políticas públicas no Brasil, assinale a alternativa correta:
- a) É um tema que já foi extremamente pertinente em outros momentos da história da Psicologia Educacional, mas que na década de 1980 começa a perder força com a emergência da Psicologia Escolar Crítica.
- b) É um tema que esteve sempre presente nas discussões da Psicologia Educacional, tendo seu auge a partir de 1964.
- c) É um tema relativamente recente, em comparação à história da Psicologia Educacional, pois foi só, na década de 1980, período conhecido como abertura democrática, que tal possibilidade se anunciou com mais contundência.
- d) É um tema considerado irrelevante dentro da área educacional, visto que a perspectiva clínica, que representa a grande força da Psicologia da Educação, não se articula a essas questões.
- e) É um tema que surge, principalmente, em 2018, após os acontecimentos políticos das eleições para presidência.
- #167464
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(1,0) 5 -
A respeito das características e dos desafios da educação especial, registre V, para as verdadeiras, e F, para as falsas:
( ) É uma área de conhecimento e atuação exclusiva da Psicologia, cabendo, portanto, a esses profissionais promover estratégias de inclusão. ( ) É uma área que se ocupa, também, do fenômeno da superdotação intelectual, uma vez que seus estudos não se resumem aos deficits de aprendizagem. ( ) Sob a ótica da educação inclusiva, passou-se a problematizar a segregação, afirmando a necessidade de promover o convívio entre pessoas que apresentam diferenças nos processos de socialização e aprendizagem com aquelas que não apresentam.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
- a) F – V – V
- b) F – F – V
- c) V – V – F
- d) F – V – F
- e) V – F – V
- #167465
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(1,0) 6 -
O bullying, em termos gerais, pode ser definido como:
- a) Uma invenção de um grupo de pesquisadores com vieses ideológicos específicos para justificar a fraqueza de um indivíduo ou de um grupo, em vez de reconhecê-la.
- b) Uma prática de violência física, verbal e/ou psicológica, que se torna habitual, contra uma pessoa ou um grupo considerados inferiores e deve ser mediada sob um viés clínico, levando em consideração os problemas do indivíduo ou do grupo que sofrem tais agressões.
- c) Uma prática de violência física ou moral que ocorre no período da adolescência, portanto, apenas na fase que compreende a faixa etária dos 13 aos 18 anos de idade.
- d) Uma prática de violência física, verbal e/ou psicológica, que se torna habitual, contra uma pessoa ou um grupo considerados inferiores e deve ser mediada levando em consideração a situação de maneira ampla, o que inclui, necessariamente, problematizar os valores culturais instituídos.
- e) Uma prática de violência física, verbal e/ou psicológica, que se torna habitual, contra uma pessoa ou um grupo considerados inferiores, que costuma se resolver após o regresso do período escolar.
- #167466
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(1,0) 7 -
A respeito do fracasso escolar, assinale a alternativa correta:
- a) Deve ser pensado como uma questão cognitiva, cabendo ao profissional de Psicologia realizar a intervenção de maneira individual.
- b) Deve ser pensado como uma produção do próprio sistema social e, consequentemente, do sistema educacional, uma vez que os discursos normativos privilegiam determinados saberes em detrimento de outros, determinadas condutas em detrimentos de outras, produzindo, assim, o fenômeno do fracasso escolar.
- c) É uma questão relativa à didática, cabendo ao profissional de Psicologia intervir no método de ensino utilizado pelo docente.
- d) É uma questão para a qual não se tem solução, uma vez que em toda sala de aula haverá estudantes menos capacitados para determinadas aprendizagens, não cabendo ao profissional de Psicologia, nesse caso, encontrar um modo de resolvê-lo, mas reconhecê-lo e ajudar a comunidade escolar a lidar com a realidade.
- e) O fracasso escolar era visto, a partir das perspectivas críticas, como uma produção do sistema de ensino neoliberal, portanto, determinada por fatores históricos e políticos, sendo que tal interpretação perde força a partir da década de 1980.
- #167467
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(1,0) 8 -
A respeito da atuação do psicólogo(a) educacional, assinale a alternativa correta:
- a) Recomenda-se que esteja circulando pela instituição para poder pensar em propostas de intervenção com a comunidade escolar, em vez de aguardar demandas pontuais, atuando, assim, em uma perspectiva ampla.
- b) É recomendado que o profissional atue, a partir de uma perspectiva pontual, aguardando as demandas de estudantes que estiverem com algum tipo de problema de aprendizagem ou de relação interpessoal, para que a questão possa ser trabalhada no plano individual e de modo direto.
- c) É preferível que atue, preferencialmente, com os estudantes da instituição, uma vez que o foco do seu trabalho são os processos de ensino/aprendizagem.
- d) É recomendado que foque suas intervenções nos estudantes que possuem dificuldades de aprendizagem, para que possa intervir nesse problema e permitir com que tenham um rendimento mais adequado.
- e) Deve conhecer integralmente todos os diagnósticos de doenças que interferem nas questões de aprendizagens, para que possa intervir de maneira efetiva.
- #167468
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(1,0) 9 -
A respeito do tema da deficiência, registre V, para as verdadeiras, e F, para as falsas:
( ) O modelo social de deficiência, em contraposição ao modelo médico, pode ser definido como um projeto de igualdade e justiça para os deficientes, pautando-se na prerrogativa de que tanto os obstáculos sociais materiais, por exemplo, a inacessibilidade aos espaços da cidade, quanto os obstáculos simbólicos, por exemplo, o preconceito, são as principais questões que devemos nos atentar para pensar a inclusão.
( ) O movimento feminista foi crítico ao modelo social da deficiência, afirmando que tal modelo não problematizou, para além da inclusão, os valores morais que a sociedade impõe aos deficientes, valores estes que afirmam a produção de capital como meta e o homem como modelo a ser seguido.
( ) A partir do século XVIII, em oposição à ideia de deficiência como anormalidade, começa-se a pensar a deficiência como modo de vida, como uma forma corporal de estar no mundo, que se diferencia das formas normativas sem ser inferior.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
- a) F – V – V
- b) V – F – F
- c) F – V – F
- d) V – F – V
- e) V – V – F
- #167469
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(1,0) 10 -
A respeito da teoria do desenvolvimento na perspectiva de Vygotsky, assinale a alternativa correta:
- a) O desenvolvimento humano se dá de forma cronológica e inteligível, sendo que cada etapa da vida corresponde a uma aprendizagem específica.
- b) O desenvolvimento humano se dá de forma singular, sendo que cada pessoa se desenvolve dentro de seu próprio tempo e de acordo com sua própria história.
- c) O desenvolvimento humano tem duas etapas principais, a primitiva e a humana. A primeira corresponde ao desenvolvimento dos instintos, enquanto a segunda corresponde à inserção do sujeito na cultura e ao desenvolvimento do intelecto. Ambos os períodos são influenciados, principalmente, por características hereditárias.
- d) O desenvolvimento humano obedece a etapas universais, porém a ciência não avançou a ponto de conhecê-las em sua totalidade, cabendo aos novos pesquisadores o desvendamento dessas fases.
- e) O desenvolvimento humano se divide em 3 períodos: pré-linguístico, linguístico e velhice. Porém, o que mais interessa à abordagem em questão é o período em que a criança passa da pré-linguagem à linguagem (infância), pois, ali, as aprendizagens se constituem com mais evidência.
- #167470
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(1,0) 11 -
De acordo com a perspectiva histórico-cultural, o meio em que a pessoa está inserida tem enorme influência na sua constituição subjetiva, de modo que, por meio da linguagem, os diversos aspectos de sua cultura são a ela comunicados. No que diz respeito ao modo como a pessoa se apropria desses elementos da cultura, pode-se dizer que ela:
- a) É passiva, portanto, absorve os valores de seu contexto histórico-cultural e se forma conforme a classe em que está inserida.
- b) É ativa, mas os novos sentidos que o sujeito pode vir a atribuir dependem de seu desenvolvimento cognitivo e de sua inteligência, que, por sua vez, são fatores hereditários.
- c) Não é passiva, tampouco ativa, uma vez que a constituição subjetiva, por ocorrer de forma espontânea, não é passível de interferências por parte da própria pessoa.
- d) É passiva, pois os valores de sua cultura são imperativos, cabendo a ela apenas reconhecer seus efeitos e, futuramente, autoconhecer-se e, caso deseje, trabalhar para mudar a cultura.
- e) É ativa, portanto, reage aos significados instituídos atribuindo sentidos que são próprios de sua singularidade.
- #167471
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(1,0) 12 -
A interlocução entre arte e educação vem ganhando espaço em contextos educacionais. Nesse sentido, tal aproximação vem sendo considerada como um dispositivo que pode contribuir nos processos de ensino/aprendizagem e na formação do sujeito em um sentido mais amplo, pois auxilia no desenvolvimento de outros tipos de sensibilidades, problematizando, assim, as práticas de ensino vigentes. Isso posto, de acordo com a perspectiva de Vygotsky, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
( ) Um dos papéis da arte na educação é permitir ao educando reconhecer, nos discursos de verdade de uma determinada cultura, seu caráter histórico e político. ( ) A função estética de uma obra de arte no processo de ensino é um meio para que outros objetivos sejam alcançados, como, por exemplo, em relação a determinados conhecimentos e sentimentos relativos à sua cultura. ( ) O ensino da arte deve ter como função principal a aprendizagem dos aspectos técnicos e históricos de cada linguagem artística.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
- a) V – F – F
- b) V – V – F
- c) F – V – V
- d) F – F – F
- e) V – F – V
- #167472
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(1,0) 13 -
Acerca da ética, afirma-se:
I- A perspectiva ética não necessita ser coerente com o dever moral.
II- A vida ética é o acordo e a harmonia entre a vontade subjetiva individual e a vontade objetiva cultural.
III- O dever é o acordo pleno entre a vontade individual e a totalidade ética e moral.
É correto o que se afirma em:
- a) II, apenas.
- b) I, apenas.
- c) II e III, apenas.
- d) I, II e III.
- e) III, apenas.
- #167473
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(1,0) 14 -
Analise a figura a seguir:
A imagem expressa que:
I- Um equilíbrio entre ética e moral é algo prescindível.
II- Há um movimento intrínseco entre ética e moral.
III- Pode-se tratar ética e moral como antônimos.
É correto o que se afirma em:
- a) I, apenas.
- b) I e II, apenas.
- c) III, apenas.
- d) I, II e III.
- e) II, apenas.
- #167474
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(1,0) 15 -
A pilha de Daniell foi criada pelo químico e meteorologista John Frederic Daniell em 1836. Era composta de um eletrodo de cobre, um eletrodo de zinco e uma ponte salina, que pode ser representada como Zn°/Zn2+//Cu2+/Cu°. Referente a esse sistema, é correto afirmar que:
- a) Os elétrons fluem do eletrodo de menor potencial de oxidação para o de maior potencial de oxidação.
- b) No polo negativo, ocorre a oxidação do cobre.
- c) No polo positivo, ocorre a redução do zinco.
- d) Os elétrons fluem do eletrodo de maior potencial de oxidação para o de menor potencial de oxidação.
- e) O eletrodo de zinco aumenta de massa.