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Simulado Fundação Araucária/PR - Matemática | CONCURSO

Simulado Fundação Araucária/PR - Matemática

OBJETIVOS | Simulado Fundação Araucária/PR - Matemática

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO | Simulado Fundação Araucária/PR - Matemática

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Médio do concurso Fundação Araucária/PR.

SOBRE AS QUESTÕES | Simulado Fundação Araucária/PR - Matemática

Este simulado contém questões da banca FAFIPA, para nível Médio do cargo de Assistente Administrativo. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes Fundação Araucária/PR.

*Conteúdo Programático do Simulado Fundação Araucária/PR - Matemática.

Sequências lógicas envolvendo números, letras e figuras. Raciocínio Espacial e Temporal.
Comparações. Calendários. Numeração. Contagem, medição, avaliação e quantificação. Estruturas lógicas de
relações entre pessoas, lugares, coisas ou eventos; Operações fundamentais da matemática. Noções de Lógica:
Proposições; Negação; Proposição composta – conectivos; Condicionais; Tautologias; Proposição logicamente falsa;
Relação de Implicação; Relação de Equivalência; Sentenças Abertas. Conjuntos; Conjuntos Numéricos; Relações;
Funções; Funções do 1º grau; Função Quadrática; Função Modular; Funções Elementares; Função Composta; Função
Inversa; Equação do 1º grau e 2º grau; Potências; Monômios e Polinômios; Produtos Notáveis; Teorema de Pitágoras;
Regra de três Simples e Composta; Medidas de comprimento; Medidas de massa; Medidas de área; Medidas de
volume; Medidas de tempo; Medidas de ângulos; Medidas de temperatura. Porcentagem; Probabilidade; Estatística,
Matemática Financeira; Frações e Resolução de Problemas.

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Matemática.

#43622
Banca
FAFIPA
Matéria
Matemática
Concurso
FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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difícil

(1,0) 1 - 

A área de um quadrado é representada pelo polinômio (4x2 + 4xy + y2) cm2. Sendo assim, qual é o polinômio que representa o lado desse quadrado?

  • a) (4x+y) cm.
  • b) (2x-2y) cm.
  • c) (x+y) cm.
  • d) (2x+y) cm. 
#43623
Banca
FAFIPA
Matéria
Matemática
Concurso
FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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difícil

(1,0) 2 - 

Um aluno de matemática lançou uma bola e percebeu que sua trajetória é descrita pela função y = -x2 + 6x - 5, onde y representa a altura em metros e x o tempo em segundos. Sendo assim, qual é a altura máxima que essa bola atinge? 

  • a) 5 metros.
  • b) 4 metros.
  • c) 3,5 metros.
  • d) 2 metros.
#43624
Banca
FAFIPA
Matéria
Matemática
Concurso
FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 3 - 

Considere a sequência abaixo:

2; 4; 8; 16; ...

Considerando que x seja o sexto termo desta sequência e y o oitavo termo, então o valor de 2y - 3x é igual a:


  • a) -640.
  • b) -320.
  • c) 320.
  • d) 420.
#43625
Banca
FAFIPA
Matéria
Matemática
Concurso
FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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difícil

(1,0) 4 - 

Um candidato fez prova de concurso em duas cidades diferentes. Em uma das cidades, a probabilidade de esse candidato passar na prova é de 30% e, na outra cidade, a probabilidade de ele passar é de 50%. Qual é a probabilidade de esse candidato passar em pelo menos uma dessas cidades?

  • a) 50%. 
  • b) 60%.
  • c) 65%.
  • d) 70%.
#43626
Banca
FAFIPA
Matéria
Matemática
Concurso
FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 5 - 

Lucas tem um terreno retangular. Sabendo que a largura desse terreno é 6 metros menor que seu comprimento, e que seu perímetro é de 48 metros, então sua área em m2 é de:

  • a) 135.
  • b) 125.
  • c) 90.
  • d) 60.
#43627
Banca
FAFIPA
Matéria
Matemática
Concurso
FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 6 - 

Uma mercadoria que custava R$ 1.200,00 passou a custar R$ 1.512,00. Qual foi o percentual de aumento dessa mercadoria? 

  • a) 15%.
  • b) 24%. 
  • c) 26%.
  • d) 32%.
#43628
Banca
FAFIPA
Matéria
Matemática
Concurso
FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 7 - 

Daniela possui 64 cubos brancos de arestas com medida de 1 cm. Depois de empilhar as 64 peças formando um cubo maior de arestas com medida de 4 cm, ela pintou todas as faces do cubo maior de vermelho. Após separar novamente todos os cubos menores, quantos não estavam com nenhuma de suas faces pintadas?

  • a) 6.
  • b) 8.
  • c) 12.
  • d) 16.
#43629
Banca
FAFIPA
Matéria
Matemática
Concurso
FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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difícil

(1,0) 8 - 

Uma escada mede 2,5 metros e uma de suas extremidades está apoiada no topo de um muro com 1,5 metros de altura, como mostra a figura. A que distância o pé da escada está da base do muro? 

  • a) 2 metros.
  • b) 2,4 metros.
  • c) 2,8 metros.
  • d) 3 metros. 
#43630
Banca
FAFIPA
Matéria
Matemática
Concurso
FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 9 - 

Alguns amigos de colégio resolveram marcar um jantar de reencontro depois de 10 anos sem se ver. Compareceram ao jantar 13 pessoas. Sobre essas pessoas, podemos afirmar com certeza que:

  • a) Pelo menos 3 são mulheres.
  • b) Todos são homens.
  • c) Pelo menos 2 têm altura inferior a 1,6 metros.
  • d) Pelo menos 2 fazem aniversário no mesmo mês.
#43631
Banca
FAFIPA
Matéria
Matemática
Concurso
FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 10 - 

Segundo Platão (outras fontes afirmam que foi Pitágoras) “Os números governam o mundo”. Considerando seus conhecimentos sobre os conjuntos numéricos, assinale a alternativa CORRETA.

  • a) A diferença entre dois números naturais é sempre um número natural.
  • b) O produto entre dois números irracionais é sempre um número irracional.
  • c) O quociente entre dois números inteiros é sempre um número inteiro.
  • d) O produto entre dois números irracionais nem sempre é um número irracional.