Processando...

Simulado Fundação Araucária/PR - Língua Portuguesa | CONCURSO

Simulado Fundação Araucária/PR - Língua Portuguesa

OBJETIVOS | Simulado Fundação Araucária/PR - Língua Portuguesa

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO | Simulado Fundação Araucária/PR - Língua Portuguesa

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Médio do concurso Fundação Araucária/PR.

SOBRE AS QUESTÕES | Simulado Fundação Araucária/PR - Língua Portuguesa

Este simulado contém questões da banca FAFIPA, para nível Médio do cargo de Assistente Administrativo. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes Fundação Araucária/PR.

*Conteúdo Programático do Simulado Fundação Araucária/PR - Língua Portuguesa.

Análise e interpretação de texto (compreensão global; ponto de vista do autor; ideias centrais
desenvolvidas em cada parágrafo, inferências); Gêneros e Tipologias textuais; Elementos de coesão e coerência
textual; Ortografia Oficial (acentuação gráfica, letra e fonema, sílaba, encontros vocálicos e consonantais, dígrafos);
Emprego das classes de palavras; Semântica (sinônimos e antônimos, significação das palavras, sentido conotativo e
denotativo); Funções sintáticas; Concordâncias nominal e verbal; Pontuação; Uso dos porquês.

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Língua Portuguesa.

#43612
Banca
FAFIPA
Matéria
Português
Concurso
FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 1 - 

O texto acima é classificado como: 

  • a) Artigo.
  • b) Crônica.
  • c) Conto.
  • d) Reportagem.
#43613
Banca
FAFIPA
Matéria
Português
Concurso
FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 2 - 

Assinale a alternativa que indica a que classe de palavras pertence o termo “mal”, considerando o contexto da oração “Mal se tornaram íntimos, arrancou-lhe a dentadura enquanto ele dormia [...]”.

  • a) Conjunção.
  • b) Substantivo.
  • c) Advérbio.
  • d) Adjetivo.
#43614
Banca
FAFIPA
Matéria
Português
Concurso
FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 3 - 

Qual é a função sintática da palavra “aborrecimentos” na oração “Substituir sua dentadura convencional por outra, preciosa e ridícula, valeu-lhe aborrecimentos.”?

  • a) Objeto indireto.
  • b) Sujeito.
  • c) Objeto direto.
  • d) Adjunto adverbial.
#43615
Banca
FAFIPA
Matéria
Português
Concurso
FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 4 - 

Marque a alternativa que traz um sinônimo para a palavra “inadvertidamente”, que é usada na oração “Respondeu inadvertidamente, e a moça ficou fascinada pelo brilho do ouro ao sol.”.

  • a) Calmamente.
  • b) Solenemente. 
  • c) Prudentemente. 
  • d) Irrefletidamente.
#43616
Banca
FAFIPA
Matéria
Português
Concurso
FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 5 - 

Indique a alternativa em que há um erro de separação silábica.

  • a) I-ne-le-gi-bi-li-da-de, ex-ce-ção.
  • b) P-te-ro-dác-ti-lo, re-tân-gu-lo.
  • c) Cons-ti-tu-ci-o-nal-men-te, as-cen-so-ris-ta.
  • d) A-qua-pla-na-gem, pro-jé-teis.
#43617
Banca
FAFIPA
Matéria
Português
Concurso
FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 6 - 

Marque a alternativa em que a palavra “exemplo” apresenta função de predicativo do objeto. 

  • a) O chefe a considera um exemplo.
  • b) Ela é um exemplo.
  • c) Esta instituição a transformou num exemplo.
  • d) Ela precisa de um exemplo.
#43618
Banca
FAFIPA
Matéria
Português
Concurso
FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 7 - 

Em qual das orações abaixo, a palavra “segundo” é classificada como substantivo?

  • a) O diodo emitiu luz durante um segundo.
  • b) No segundo dia da excursão, visitamos uma cachoeira. 
  • c) Segundo uma pesquisa recente, beber água demais pode ser fatal.
  • d) Primeiramente, faremos a revisão e, por segundo, a impressão do texto.
#43619
Banca
FAFIPA
Matéria
Português
Concurso
FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 8 - 

Assinale a alternativa em que um dos elementos do par de palavras NÃO está de acordo com a ortografia oficial.

  • a) Estático – extático.
  • b) Ascender – acender.
  • c) Extensão – estensão. 
  • d) Cessão – sessão.
#43620
Banca
FAFIPA
Matéria
Português
Concurso
FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 9 - 

Qual conjunção pode ser adequadamente usada na lacuna da oração “Em 2016, os resultados da empresa foram excelentes. _____, ela declarou falência no mês passado.”?

  • a) por isso
  • b) ou
  • c) não obstante
  • d) por conseguinte 
#43621
Banca
FAFIPA
Matéria
Português
Concurso
FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 10 - 

Assinale a alternativa que apresenta os porquês que podem ser corretamente usados na lacuna da oração “– _______ você não me avisou que teríamos reunião? – Não avisei, _______ também não sabia disso.”:

  • a) Porque, porquê.
  • b) Por quê, porque.
  • c) Por que, por quê.
  • d) Por que, porque.