Simulado FUNAI | Indigenista Especializado | CONCURSO
SIMULADO FUNAI | INDIGENISTA ESPECIALIZADO
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso FUNAI para o cargo de Indigenista Especializado.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca ESAF para o concurso FUNAI. Estas questões são especificamente para o cargo de Indigenista Especializado, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado FUNAI | Indigenista Especializado contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso FUNAI.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #105820
- Banca
- ESAF
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- FUNAI
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 16 -
O Decreto nº. 6.861, de setembro de 2009, criou os chamados “territórios etnoeducacionais” estabelecendo uma nova base administrativa de planejamento e gestão das políticas e ações de educação escolar indígena no país. Segundo o antropólogo indígena Baniwa, Gersem José dos Santos Luciano, há aspectos relevantes em que os territórios etnoeducacionais revolucionam o campo da cultura política, administrativa e pedagógica, seja reforçando diretamente as lutas históricas dos povos indígenas, seja inovando no campo das políticas de educação escolar indígena. Entre esses aspectos relevantes, não se inclui:
- a) a esperança de atendimento das demandas locais e regionais dos povos indígenas de modo desigual, baseado nas especificidades socioculturais locais.
- b) a virtual consequência positiva do reconhecimento da importância da noção de territorialidade indígena no âmbito do Estado e da sociedade brasileira, que é a possível retomada e reconstrução das chamadas autonomias ou autogestão dos territórios no âmbito dos planos coletivos de vida desses povos originários.
- c) a possibilidade de mudança nos princípios orientadores da administração pública brasileira no tocante ao atendimento aos povos indígenas.
- d) o reconhecimento, pelo Estado brasileiro, de que os povos indígenas possuem suas territorialidades próprias, muito diferentes da estabelecida pelas divisões político-administrativas dos municípios, estados e União, que dividiu e separou povos e famílias indígenas inteiras, em nome da imaginada unidade nacional.
- e) a expectativa de construir uma experiência de participação e controle social indígena mais efetiva no âmbito das políticas de educação escolar indígena, na medida em que se deve criar unidades de planejamento e gestão configuradas segundo as territorialidades definidas coletivamente com permanente participação e envolvimento de representantes indígenas.
- #105821
- Banca
- ESAF
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- FUNAI
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 17 -
A Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI) foi instituída por meio do Decreto nº. 7.747, de 05 de junho de 2012, com o objetivo de garantir e promover a proteção, a recuperação, a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais das terras e territórios indígenas, assegurando a integridade do patrimônio indígena, a melhoria da qualidade de vida e as condições plenas de reprodução física e cultural das atuais e futuras gerações dos povos indígenas, respeitando sua autonomia sociocultural, nos termos da legislação vigente. Seus objetivos específicos estão divididos em eixos temáticos. Assinale a opção que indica quantos e quais são esses eixos.
- a) Três: proteção territorial e dos recursos naturais; etnodesenvolvimento; e gestão ambiental – correspondente aos três pilares da gestão territorial indígena.
- b) Sete: proteção territorial e dos recursos naturais; governança e participação indígena; áreas protegidas, unidades de conservação e terras indígenas; prevenção e recuperação de danos ambientais; uso sustentável de recursos naturais e iniciativas produtivas indígenas; propriedade intelectual e patrimônio genético; capacitação, formação, intercâmbio e educação ambiental.
- c) Quatro: proteção territorial e dos recursos naturais; gestão ambiental; etnodesenvolvimento; e promoção da cidadania – correspondente aos quatro pilares da gestão territorial indígena.
- d) Cinco: proteção territorial e dos recursos naturais; áreas protegidas, unidades de conservação e terras indígenas; prevenção e recuperação de danos ambientais; uso sustentável de recursos naturais e iniciativas produtivas indígenas; propriedade intelectual e patrimônio genético.
- e) Cinco: proteção territorial e dos recursos naturais; etnodesenvolvimento; gestão ambiental; promoção da cidadania; e governança indígena – correspondente aos cinco pilares da gestão territorial indígena.
- #105822
- Banca
- ESAF
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- FUNAI
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 18 -
Assinale, entre as opções abaixo, aquela que apresenta algumas das principais noções desenvolvidas em Etnologia Indígena no Brasil.
- a) Evolucionismo cultural, transfiguração étnica, fricção interétnica.
- b) Aculturação, fricção interétnica, situação histórica.
- c) Transfiguração étnica, fricção interétnica, situação histórica.
- d) Fricção interétnica, drama social, situação histórica.
- e) Participação observante, transfiguração étnica, fricção interétnica.
- #105823
- Banca
- ESAF
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- FUNAI
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- Múltipla escolha
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(1,0) 19 -
Os principais troncos e famílias linguísticos encontrados no território brasileiro são:
- a) Caribe, Quéchua, Tupi-Guarani, Macro-Jê.
- b) Tupi-Guarani, Aruaque, Caribe, Macro-Jê.
- c) Aruaque, Iroquês, Macro-Jê, Caribe.
- d) Caribe, Azteca, Micro-Jê, Tupi-Guarani.
- e) Tupi-Guarani, Chibchana, Pano, Aruaque.
- #105824
- Banca
- ESAF
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- FUNAI
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 20 -
No trabalho de campo junto a um povo indígena, o etnólogo deverá:
- a) procurar estabelecer uma relação dialógica com o povo indígena, demonstrando sempre o respeito pela cultura indígena.
- b) tentar se integrar totalmente à cultura indígena para ser aceito como um membro daquela sociedade.
- c) observar a vida do povo indígena de maneira neutra e objetiva, sempre mantendo uma distância científica.
- d) observar e anotar tudo o que passa na comunidade indígena sem se envolver diretamente na vida dos indígenas.
- e) procurar uma imersão na vida dos indígenas para que os indígenas o aceitem como um nativo.