Processando...

Simulado FUNAI | CONCURSO

Simulado FUNAI

SIMULADO FUNAI

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concursos do País, através de simulados para Concursos, provas e questões de Concursos.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concursos FUNAI.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da FUNAI que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concursos anteriores FUNAI, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado FUNAI contém um total de 10 questões de Concursos com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concursos FUNAI.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concursos FUNAI. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO FUNAI
Para realizar o simulado FUNAI você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado FUNAI você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para FUNAI é aqui!


#183945
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
FUNAI
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

No setor público, a gestão da mudança pelas reformas administrativas deriva de agendas explícitas de reorientação política e (re)estruturação institucional em governos e organizações públicas. Uma modernização do setor público baseado no paradigma da burocracia inclui, entre outros aspectos:

  • a) uma gestão pública empreendedora, orientada por instrumentos de contratualização de resultados.
  • b) um gerenciamento público de tipo ideal weberiano, marcado pela formalidade e pelo corporativismo.
  • c) uma administração pública racional-legal, guiada pela impessoalidade e pela meritocracia.
  • d) uma administração pública anti-patrimonialista, pautada pelo sistema de patronagem.
  • e) uma gestão pública eficiente e tecnopolítica, organizada em aneis burocráticos e com foco relacional.
#183947
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
FUNAI
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

De acordo com Pacheco (2010, p. 186), “(...) desde meados dos anos 1970, as sociedades passaram a demonstrar um conjunto de pressões e questionamentos sobre a forma de organização e funcionamento do Estado que havia prevalecido durante o século XX”.

(PACHECO, S. R. Burocracia e política no Brasil. 2010, pág. 186)

Em resposta a tais questões, governos de diferentes países empreenderam reformas nos últimos 30 anos e essas medidas foram agrupadas sob a marca da New Public Management. A agenda do modelo da Nova Gestão Pública abriga vários conteúdos e orientações, com exceção:

  • a) de mudanças na forma de avaliação no setor público, com valorização do controle procedimental.
  • b) da introdução de mecanismos de gestão baseados em desempenho.
  • c) de alterações na macroestrutura, com a criação de novos formatos organizacionais.
  • d) da adoção de princípios de governança pública, incluindo a participação cidadã no ciclo de gestão.
  • e) do uso de algumas técnicas de gerenciamento comumente utilizadas no setor privado.
#183949
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
FUNAI
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Sobre o processo decisório na administração pública, que envolve técnicas de análise de problemas, solução de problemas e tipos de decisão, é correto afirmar que:

  • a) problemas públicos cíclicos são aqueles que ocorrem de repente, sem uma periodicidade prevista e que recebem um pico de atenção da opinião pública e dos governantes por causa de algum evento extraordinário.
  • b) a análise política dos problemas públicos trata, sobretudo, da descrição dos atores envolvidos com o problema, suas relações com o problema, suas perspectivas, seus interesses e seu senso de urgência.
  • c) a análise custo-benefício é um método de auxílio à tomada de decisão sobre alguma política (programa, projeto, atividade) que tem como objetivo maximizar a equidade. É também conhecida como análise social de problemas públicos.
  • d) a análise custo-efetividade é um método de auxílio à tomada de decisão sobre alguma política (programa, projeto, atividade) que tem como objetivo maximizar a eficiência integrada com a eficácia. É também conhecida como análise econômica de problemas públicos.
  • e) o tipo de decisão incremental considera que os administradores públicos usam métodos abrangentes, com forte embasamento científico, em suas escolhas. Isto é, decidem de modo racional por sucessivas comparações ilimitadas entre situações.
#183951
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
FUNAI
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Diversos são os mecanismos institucionais e as ferramentas gerenciais que a administração pública pode utilizar para promover a melhoria da qualidade dos serviços públicos. Assinale a opção que faz a incorreta associação entre o instrumento e a sua função.

  • a) A adoção de ouvidorias públicas como mecanismo institucional, tanto para gerenciar o fluxo de reclamações dos cidadãos-usuários e encaminhar possíveis soluções, como para a realização de processos de mediação e conciliação voltados para a resolução de conflitos com o público-alvo.
  • b) A divulgação de cartas de serviços pelas organizações públicas, uma ferramenta gerencial que incentiva o controle social da prestação dos serviços públicos, seja pela informação aos cidadãos-usuários dos seus direitos, seja pela elaboração de padrões mínimos de qualidade.
  • c) A realização contínua de pesquisas de satisfação nas diversas organizações públicas prestadoras de serviços, de forma a conhecer as discrepâncias entre o nível de serviço ofertado e as necessidades e expectativas dos cidadãos-usuários.
  • d) O uso de ferramentas de governo eletrônico para a realização de atendimentos remotos que simplifiquem e racionalizem o acesso a determinados serviços públicos, o que evita filas e melhora o dimensionamento da sua oferta.
  • e) A implantação em todas as organizações públicas prestadoras de serviços de Sistemas de Qualidade Total do tipo ISO 9000, que garantam uma certificação que incremente a reputação organizacional perante os seus stakeholders.
#183953
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
FUNAI
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

O Ciclo de Gestão no Governo Federal engloba as funções de planejamento-orçamento, execução e controle, cada qual com seus instrumentos normativos. Em relação ao planejamento governamental e ao instrumento do Plano Plurianual (PPA), é correto afirmar que:

  • a) o PPA tem um papel fundamental no planejamento do governo federal e, diferente do que ocorre majoritariamente na ambiência da gestão municipal brasileira, vai muito além de um documento elaborado apenas para cumprir obrigações meramente legais.
  • b) o PPA no governo federal é um instrumento de planejamento governamental de médio prazo (quatro anos) que se encerra no mandato do presidente que o elabora e, portanto, prescinde de uma orientação estratégica de longo prazo.
  • c) o PPA, elaborado no primeiro ano de governo, define as diretrizes, os objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras dela decorrentes, bem como para as despesas relativas às ações de duração continuada, encerrando-se no último ano do mandato.
  • d) o PPA é um plano cujo processo é técnico-normativo da área de planejamento, orçamento e gestão do governo federal e, dessa forma, não se faz necessário considerar os mecanismos de participação social na sua elaboração.
  • e) a Lei Orçamentária Anual (LOA) deve ser harmonizada com o Plano Plurianual e a unidade de integração entre PPA e LOA são os indicadores de políticas públicas.
#183955
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
FUNAI
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Conforme Diniz (2015, pág. 50), “(...) o e-gov é, hoje, uma realidade em construção e, apesar de possuir crescimento distinto dependendo do país ou região, é considerado um dos principais instrumentos governamentais para melhora da gestão pública”.

(DINIZ, E. H. Governo na web: reflexões teóricas e práticas. 2015, pág. 50)

Sobre o desenvolvimento do governo eletrônico no contexto brasileiro, é correto afirmar que:

  • a) governo aberto em distintas bases de dados e a interoperabilidade entre os sistemas de informações governamentais estão amplamente difundidos na gestão pública brasileira, sem diferenças significativas entre os níveis de governo.
  • b) a sociedade brasileira tem pleno acesso às tecnologias da informação, o que oportuniza o amplo desenvolvimento de ações relacionadas à democracia digital.
  • c) a Lei de Acesso à Informação (LAI) representa um grande avanço normativo para a relação entre Estado e sociedade no Brasil e busca garantir o direito fundamental de acesso à informação dos cidadãos no âmbito do setor público.
  • d) a disponibilização, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira atrapalha a gestão governamental e é facultada aos entes governamentais.
  • e) o Portal da Transparência do Governo Federal caracteriza-se como um mecanismo de transparência passiva e fortalece a governança eletrônica e a aproximação com o cidadão.
#183956
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
FUNAI
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

Analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta.

I. A accountability horizontal depende, essencialmente, da atuação de órgãos de controle externo, como o Ministério Público no Brasil, cujo objetivo central é garantir a governabilidade.

II. A accountability vertical pressupõe a participação dos cidadãos no processo fiscalizatório e, portanto, constitui-se em uma dimensão importante da governança no setor público.

III. A combinação de diversos mecanismos de accountability no setor público possibilita o funcionamento do sistema de check and balances.

  • a) Somente I está correta.
  • b) Somente II está correta.
  • c) Somente I e II estão corretas.
  • d) Somente I e III estão corretas.
  • e) Somente II e III estão corretas.
#183957
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
FUNAI
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

O sistema de freios e contrapesos consagra o princípio do controle no Estado. Em relação ao controle sobre os atos da administração pública existentes na gestão pública contemporânea no Brasil, é incorreto apontar:

  • a) Controle parlamentar, a partir da fiscalização do Poder Legislativo sobre os atos do Poder Executivo.
  • b) Controle judiciário, com mecanismos de auditoria operacional via tribunais de contas.
  • c) Controle procedimental clássico, com a averiguação da legalidade dos atos governamentais, realizado interna ou externamente.
  • d) Controle pela lógica dos resultados, com avaliação a partir de metas estabelecidas previamente, realizado interno ou externamente.
  • e) Controle social, a partir de instrumentos de transparência e espaços para participação social que permitam o monitoramento e a avaliação das políticas públicas.
#183958
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
FUNAI
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

Analise os itens a seguir e assinale a opção correta.

I. A criação do Departamento de Administração do Serviço Público (DASP), em 1938, pode ser considerada um importante marco para o início da profissionalização na administração pública brasileira em nível federal.

II. O Decreto-Lei 200 de 1967, ao reorganizar a estrutura da administração pública federal e estabelecer a divisão entre administração pública direta e indireta, demarca o início das práticas burocráticas no Estado brasileiro.

III. O movimento de publicização de serviços não-exclusivos do Estado, pautado pelo Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado de 1995, evidencia uma forma de administração pública orientada pela abordagem gerencialista.

  • a) Somente I está correto.
  • b) Somente III está correto.
  • c) Somente I e II estão corretos.
  • d) Somente I e III estão corretos.
  • e) Somente II e III estão corretos.
#183960
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
FUNAI
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

Segundo Peters e Pierre (2010, pág. 21), uma das grandes “(...) mudanças na gestão pública [contemporânea] tem sido o estreitamento da relação entre Estado e sociedade na entrega de serviços públicos. O governo não é mais um ator autônomo na implementação de políticas, e cada vez mais frequentemente dependente do setor privado e do terceiro setor para cumprir seus objetivos”.

(PETERS, B. G.; PIERRE, J. Administração pública: coletânea. 2010, pág. 21)

São formas de interface do Estado brasileiro com organizações não-estatais e atores sociais, respectivamente, para a execução e discussão das políticas públicas, exceto:

  • a) Parcerias com Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público e Conselhos Setoriais.
  • b) Contrato de Gestão com Organizações Sociais e práticas de Orçamento Participativo.
  • c) Parcerias Público-Privadas e realização de Audiências Públicas.
  • d) Insulamento Burocrático e Consultas Públicas com o uso de tecnologias de informação e comunicação.
  • e) Contrato de Concessão e organização de Conferências de Políticas Públicas.