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Simulado Fonoaudiologia Educacional | CONCURSO

Simulado Fonoaudiologia Educacional

Simulado Fonoaudiologia Educacional

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Este Simulado Fonoaudiologia Educacional foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: Fonoaudiologia Educacional
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 5
  • Tempo do Simulado: 15 minutos

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REGRA DO SIMULADO

Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.

 

Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

Aproveitem estes simulados Fonoaudiologia Educacional e saiam na frente em seus estudos.

 

Questões Fonoaudiologia Educacional

Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões de Fonoaudiologia Educacional, que também são grátis. Clique Aqui!

 

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Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z


#250315
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Fonoaudiologia Educacional
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 1 - 

Segundo Amorim, (1972) a atuação fonoaudiológica advém, principalmente, de três enfoques básicos: o preventivo, o curativo e o estético. Na prevenção secundária, é CORRETO afirmar que:

  • a) Reintegra o indivíduo na sociedade com ações de reabilitação fonoaudiológicas.
  • b) Recoloca o indivíduo afetado em sua posição útil na sociedade.
  • c) Combate a determinadas patologias fonoaudiológicas especificas.
  • d) Reverte um quadro em andamento, alternando ou retardando sua evolução.
#250316
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Fonoaudiologia Educacional
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 2 - 

Quando uma criança tem dificuldades de processamento ortográfico, pode apresentar problema como:

  • a) dificuldade no reconhecimento das letras, confundindo o nome das letras do alfabeto, a leitura invertida de sílabas ou palavras.
  • b) facilidade em usar processamento fonológico para auxiliar no reconhecimento de palavras visualmente não familiares.
  • c) facilidade em utilizar pistas contextuais para a compreensão do texto.
  • d) processamento ortográfico rápido.
#250317
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Fonoaudiologia Educacional
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 3 - 

Uma criança com desvio fonológico apresenta substituições de fricativas por plosivas, em posição inicial, caracterizando um processo de plosivização. O fonoaudiólogo teve como alvo terapêutico, durante seis sessões, a palavra "chuta", considerando a posição inicial e o contexto fonológico seguinte. A criança conseguiu adquirir o fonema nessa palavra. Resta saber se houve estabilização do novo segmento no sistema fonológico e se a criança é capaz de generalizar esse novo padrão em palavras ainda não usadas em terapia. Considerando os possíveis próximos passos nessa intervenção, qual alternativa está INCORRETA?

  • a) Uma das formas de promover a generalização é utilizar palavras com características fonéticas semelhantes, de modo que a criança possa usar em diferentes contextos lexicais e fonológicos, então poderiam ser elencadas palavras com a mesma sílaba, na mesma posição, com tonicidade diferente e distintos graus de familiaridade, como "chupeta", "chuteira" e "chuveiro".
  • b) Como a escolha do alvo proporcionou uma resposta positiva da criança, poderiam ser escolhidas novas palavras, mantendo o contexto fonológico seguinte semelhante, como a vogal labial /u/, que comunga traços com a consoante em questão.
  • c) O próximo passo poderia ser o de usar contextos fonológicos seguintes bem distantes do até então usado como alvo, adotando a vogal anterior /i/ e a vogal /a/ como contexto fonológico seguinte, para observar como a criança lidaria com essa nova informação e, ainda, se seria capaz de generalizar.
  • d) Continuar estimulando a partir do mesmo alvo, até o final da terapia, de modo que a criança consolide esse novo segmento na aquisição.
#250318
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Fonoaudiologia Educacional
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 4 - 

Trata-se de um transtorno da aprendizagem de origem neurobiológica, que se caracteriza pela dificuldade de decodificação de estímulos escritos ou símbolos gráficos e que acometem escolares, comprometendo sua capacidade de ler, escrever e compreender textos escritos.

  • a) Distúrbios de linguagem
  • b) Afasia infantil
  • c) Dificuldade de aprendizagem
  • d) Dislexia
#250319
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Fonoaudiologia Educacional
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 5 - 

Carlos é um menino de 8 anos que não fala nem apresenta escrita funcional desenvolvida. No processo de avaliação, o fonoaudiólogo identificou capacidade comunicativa por outros canais de comunicação como gestos, sons, expressões faciais e também significativa capacidade de observar e distinguir figuras. Com esses dados, o correto é o fonoaudiólogo fazer o seguinte encaminhamento:

  • a) Indicar o uso de AASI porque as características de sua comunicação são típicas de deficiência Auditiva que necessita de correção.
  • b) Persistir no trabalho exclusivo com a comunicação oral pois pelas capacidades apresentadas, Carlos está prestes a falar.
  • c) Sugerir um trabalho intensivo conjunto fonoaudiológico e psicopedagógico para tornar a escrita funcional pois este é o meio mais apropriado de comunicação.
  • d) Sugerir a introdução de comunicação alternativa sem e com auxílio externo, visto que Carlos demonstrou capacidade de se comunicar por expressões faciais e corporais, além de usar cartões ou pranchas com um número mais variado de elementos do repertório comunicativo.