Simulado Fonoaudiologia Educacional | CONCURSO
Simulado Fonoaudiologia Educacional
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Este Simulado Fonoaudiologia Educacional foi elaborado da seguinte forma:
- Categoria: Concurso
- Instituição:
Diversas - Cargo: Diversos
- Matéria: Fonoaudiologia Educacional
- Assuntos do Simulado: Diversos
- Banca Organizadora: Diversas
- Quantidade de Questões: 5
- Tempo do Simulado: 15 minutos
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REGRA DO SIMULADO
Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.
Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.
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Questões Fonoaudiologia Educacional
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Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z
- #250315
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Fonoaudiologia Educacional
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 1 -
Segundo Amorim, (1972) a atuação fonoaudiológica advém, principalmente, de três enfoques básicos: o preventivo, o curativo e o estético. Na prevenção secundária, é CORRETO afirmar que:
- a) Reintegra o indivíduo na sociedade com ações de reabilitação fonoaudiológicas.
- b) Recoloca o indivíduo afetado em sua posição útil na sociedade.
- c) Combate a determinadas patologias fonoaudiológicas especificas.
- d) Reverte um quadro em andamento, alternando ou retardando sua evolução.
- #250316
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- Fonoaudiologia Educacional
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- Múltipla escolha
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(1,0) 2 -
Quando uma criança tem dificuldades de processamento ortográfico, pode apresentar problema como:
- a) dificuldade no reconhecimento das letras, confundindo o nome das letras do alfabeto, a leitura invertida de sílabas ou palavras.
- b) facilidade em usar processamento fonológico para auxiliar no reconhecimento de palavras visualmente não familiares.
- c) facilidade em utilizar pistas contextuais para a compreensão do texto.
- d) processamento ortográfico rápido.
- #250317
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- Múltipla escolha
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(1,0) 3 -
Uma criança com desvio fonológico apresenta substituições de fricativas por plosivas, em posição inicial, caracterizando um processo de plosivização. O fonoaudiólogo teve como alvo terapêutico, durante seis sessões, a palavra "chuta", considerando a posição inicial e o contexto fonológico seguinte. A criança conseguiu adquirir o fonema nessa palavra. Resta saber se houve estabilização do novo segmento no sistema fonológico e se a criança é capaz de generalizar esse novo padrão em palavras ainda não usadas em terapia. Considerando os possíveis próximos passos nessa intervenção, qual alternativa está INCORRETA?
- a) Uma das formas de promover a generalização é utilizar palavras com características fonéticas semelhantes, de modo que a criança possa usar em diferentes contextos lexicais e fonológicos, então poderiam ser elencadas palavras com a mesma sílaba, na mesma posição, com tonicidade diferente e distintos graus de familiaridade, como "chupeta", "chuteira" e "chuveiro".
- b) Como a escolha do alvo proporcionou uma resposta positiva da criança, poderiam ser escolhidas novas palavras, mantendo o contexto fonológico seguinte semelhante, como a vogal labial /u/, que comunga traços com a consoante em questão.
- c) O próximo passo poderia ser o de usar contextos fonológicos seguintes bem distantes do até então usado como alvo, adotando a vogal anterior /i/ e a vogal /a/ como contexto fonológico seguinte, para observar como a criança lidaria com essa nova informação e, ainda, se seria capaz de generalizar.
- d) Continuar estimulando a partir do mesmo alvo, até o final da terapia, de modo que a criança consolide esse novo segmento na aquisição.
- #250318
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- Múltipla escolha
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(1,0) 4 -
Trata-se de um transtorno da aprendizagem de origem neurobiológica, que se caracteriza pela dificuldade de decodificação de estímulos escritos ou símbolos gráficos e que acometem escolares, comprometendo sua capacidade de ler, escrever e compreender textos escritos.
- a) Distúrbios de linguagem
- b) Afasia infantil
- c) Dificuldade de aprendizagem
- d) Dislexia
- #250319
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- Múltipla escolha
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(1,0) 5 -
Carlos é um menino de 8 anos que não fala nem apresenta escrita funcional desenvolvida. No processo de avaliação, o fonoaudiólogo identificou capacidade comunicativa por outros canais de comunicação como gestos, sons, expressões faciais e também significativa capacidade de observar e distinguir figuras. Com esses dados, o correto é o fonoaudiólogo fazer o seguinte encaminhamento:
- a) Indicar o uso de AASI porque as características de sua comunicação são típicas de deficiência Auditiva que necessita de correção.
- b) Persistir no trabalho exclusivo com a comunicação oral pois pelas capacidades apresentadas, Carlos está prestes a falar.
- c) Sugerir um trabalho intensivo conjunto fonoaudiológico e psicopedagógico para tornar a escrita funcional pois este é o meio mais apropriado de comunicação.
- d) Sugerir a introdução de comunicação alternativa sem e com auxílio externo, visto que Carlos demonstrou capacidade de se comunicar por expressões faciais e corporais, além de usar cartões ou pranchas com um número mais variado de elementos do repertório comunicativo.