Processando...

Simulado Filosofia e a Grécia Antiga | CONCURSO

Simulado Filosofia e a Grécia Antiga

Simulado Filosofia e a Grécia Antiga

Se você irá prestar algum concurso que cobre a matéria de Filosofia e a Grécia Antiga não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis.

 

Vejam todos os simulados Filosofia e a Grécia Antiga

 

São milhares de simulados para concurso disponível para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


Este Simulado Filosofia e a Grécia Antiga foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: Filosofia e a Grécia Antiga
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 10
  • Tempo do Simulado: 30 minutos

Vejam outros Simulado Filosofia e a Grécia Antiga

  1. Todos Simulados Filosofia e a Grécia Antiga
  2. Simulado mais feitos
  3. Simulado mais difícil

 

REGRA DO SIMULADO

Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.

 

Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

Aproveitem estes simulados Filosofia e a Grécia Antiga e saiam na frente em seus estudos.

 

Questões Filosofia e a Grécia Antiga

Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões de Filosofia e a Grécia Antiga, que também são grátis. Clique Aqui!

 

Vejam todos os simulados Filosofia e a Grécia Antiga

   

Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z


#225024
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Filosofia e A Grécia Antiga
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Leia as afirmativas expostas abaixo sobre as principais características da Filosofia, em seu nascimento, na Grécia Antiga.


I. É uma cosmologia, isto é, uma explicação racional sobre a ordem presente ou atual do mundo: sua origem ou causas, sua forma, suas transformações e repetições, seu término.

II. A preocupação com o devir ou o vir a ser levará, pouco a pouco, os filósofos a distinguir entre aparência do mundo e a verdade ou essência do mundo.

III. Seu pressuposto básico é que “nada vem do nada e nada retorna ao nada": não há criação a partir do nada.

IV. A preocupação dos filósofos “físicos" é com o devir ou o vir a ser, ou seja, com o movimento (a transformação dos seres) e com o repouso (a identidade da phýsis e a estabilidade dos seres).

V. O fundo imortal e perene de onde tudo brota e para onde tudo regressa é a phýsis, qualidade primordial da origem e constituição dos seres.


Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:

  • a) Apenas I e IV.
  • b) Apenas II, III e V.
  • c) Apenas III, IV e V.
  • d) Apenas I, II e IV.
  • e) I, II, III, IV e V.
#225025
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Filosofia e A Grécia Antiga
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Segundo este filósofo, a moral é a esfera da razão prática que responde à pergunta: “O que devemos fazer?”. Tal afirmação foi realizada por:

  • a) Friedrich Hegel.
  • b) Karl Marx
  • c) Immanuel Kant.
  • d) Sartre.
  • e) Michel Foucault.
#225026
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Filosofia e A Grécia Antiga
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Considerando o contexto histórico da democracia ateniense, assinale a opção correta.

  • a) A concepção ateniense de democracia na antiguidade grega atribuía a todos os habitantes da cidade o título de cidadãos.
  • b) A ideia de justiça, sobre a qual se funda a democracia, exigia que todos fossem considerados iguais. Seguindo esse ideário igualitário, a sociedade ateniense esforçava-se para que não houvesse estratificação social na sua população.
  • c) A concepção de democracia na Atenas do século VIII a.C. não pode ser identificada com a concepção de democracia moderna nem pode ser identificada com um igualitarismo social tomado em sentido moderno.
  • d) A ideia de liberdade, sobre a qual também se funda a democracia, exigia que todos fossem considerados como cidadãos livres. Portanto, faziam-se esforços para que os escravos fossem reconhecidos em sua dignidade de seres humanos e fossem libertados do regime de escravidão.
  • e) Os trabalhadores eram respeitados como sujeitos de direito civis e políticos e exaltados como agentes de transformação social.
#225027
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Filosofia e A Grécia Antiga
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Péricles, num discurso reportado por Tucídides, ao elogiar os combatentes mortos durante o primeiro ano da guerra do Peloponeso (431), fez uma ponderação sobre o sentido da democracia ateniense, com a seguinte declaração: “Nossa Constituição tem por nome democracia, porque não tem como interesse servir a um pequeno número de indivíduos, mas à maioria. No que toca às leis, todos, dentro das diferenças entre particulares, gozam de direitos iguais; no que toca às dignidades, porém, cada um, segundo o mérito que o distingue, é ordinariamente preferido para os empregos públicos, não por causa de seu partido, mas de suas virtudes; e nem mesmo a falta de conhecimento em razão da pobreza é excludente, se a gente é em grau de fazer algum serviço ao Estado”.

Apud S. Wrublevski. A Justiça na Antiguidade Grega. Teresópolis: Daimon Editora, 2010, p. 34 (com adaptações).

A respeito das informações apresentadas no texto acima, assinale a opção correta.

  • a) Na visão de Péricles, a igualdade democrática exige excluir como injustas todas as diferenças entre os cidadãos.
  • b) A democracia, segundo Péricles, caracteriza-se pelo jogo de interesses entre partidos. Consiste em fazer passar a visão do próprio partido como a melhor para o todo da polis.
  • c) Democracia é o estado político em que a soberania pertence somente aos nobres por nascimento ou à elite dos mais ricos e visa servir aos interesses desses dois segmentos.
  • d) Segundo Péricles, a democracia exclui o mérito como princípio para avaliar a capacidade de os cidadãos prestarem seu serviço ao público.
  • e) Na concepção de Péricles, democracia implica compartilhar o cuidado pela polis entre todos os cidadãos, buscando em todas as decisões favorecer a maioria; entretanto, possuir iguais direitos em relação às leis não exclui o princípio do mérito, ou seja, que os cidadãos mais virtuosos tenham papéis mais destacados na condução da vida em comum.
#225028
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Filosofia e A Grécia Antiga
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Isonomia não significa que todos sejam iguais perante a lei nem que a lei seja igual para todos, mas sim que todos têm o mesmo direito à atividade política; e essa atividade na polis era de preferência uma atividade de conversa mútua. Por isso, isonomia é, antes de tudo, liberdade de falar e como tal é o mesmo que isegoria; mais tarde, em Polibios, ambas significam apenas isologia. Porém, o falar na forma de ordenar e o ouvir na forma de obedecer não eram avaliados como falar e ouvir originais; não era uma conversa livre porquanto comprometida com um fenômeno determinado não pela conversa, mas sim pelo fazer ou trabalhar. As palavras eram aqui como que o substituto do fazer e, na verdade, de um fazer que pressupunha o forçar e o ser forçado. Quando os gregos diziam que os escravos e bárbaros eram aneu logou, não dominavam a palavra, queriam dizer que eles se encontravam numa situação na qual era impossível a conversa livre. Na mesma situação, encontra-se o déspota, que só conhece o ordenar; para poder conversar, ele precisava de outros de categoria igual à dele. Portanto, para a liberdade, não se precisava de uma democracia igualitária no sentido moderno, mas sim de uma esfera limitada de maneira estreitamente oligárquica ou aristocrática, na qual pelo menos os poucos ou os melhores se relacionassem entre si como iguais entre iguais.

Hanna Arendt. O que é política? Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998, p. 49 (com adaptações).

Considerando as informações do texto acima, assinale a opção correta.

  • a) Da democracia grega fazia parte a isonomia, que é entendida, fundamentalmente, como a igualdade de todos perante a lei ou a igualdade da lei para todos os cidadãos.
  • b) Para os gregos, os escravos e bárbaros eram seres sem o domínio da palavra porque não eram seres humanos, mas meros animais.
  • c) Na vida política dos gregos, isonomia é entendida como isegoria, ou seja, liberdade de falar. O exercício político originário da linguagem consiste na conversa livre entre homens livres e iguais, em que se discute e se decide sobre os rumos da vida comum na polis.
  • d) Para os gregos, a palavra ou o discurso (logos) não tem importância, visto que o que importa na vida da comunidade política é agir.
  • e) Mesmo em uma relação despótica, dá-se o exercício político da linguagem, pois o déspota usa a palavra para dar ordens aos que lhe estão sujeitos e estes se utilizam da linguagem para obedecer às ordens.
#225029
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Filosofia e A Grécia Antiga
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

É na Grécia clássica que a tradição cultural ocidental estabelece a origem da linguagem conceitual, onde uma nova forma de falar constitui-se em oposição à forma originária que comunicava por metáforas situações vividas pelo narrador. Essa nova forma de falar descreve e demonstra o pensamento entendedor das coisas: as propriedades destas são pensadas analiticamente como existindo sem nenhuma dependência dos processos emocionais de quem as compreende.

As duas formas de linguagens, mencionadas no parágrafo acima, são

  • a) senso-comum e bom-senso.
  • b) teologia e ciência.
  • c) mythos e logos.
  • d) linguagem popular e linguagem erudita.
  • e) religião e filosofia.
#225030
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Filosofia e A Grécia Antiga
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

Leia o texto abaixo.
O termo grego episteme designa o conhecimento teórico fundamentado e elaborado com rigor. Opõe-se à doxa, o conhecimento comum, obtido sem reflexão constituindo uma mera opinião. Em sentido estrito, o termo epistemologia designa a disciplina filosófica que estuda a natureza do conhecimento obtido nas ciências; identifica e avalia os métodos e o modo de operar de cada uma. Busca distinguir a ciência autêntica da pseudociência. Muitas vezes, a epistemologia é identificada com a filosofia da ciência, embora esta constitua um campo de investigação mais vasto. Em sentido amplo, o termo epistemologia equivale à teoria do conhecimento ou gnosiologia (do grego gnosis, ação de conhecer), a área de estudo filosófico sobre o processo de conhecer em geral.
A partir desses apontamentos, com qual questionamento abaixo o texto acima tece relação direta?

  • a) Como tiveram início as primeiras cidades e as leis que as regem e organizam?
  • b) Existe alguma diferença entre o belo artístico e o belo considerado natural?
  • c) O que é linguagem e como explicar a sua função no mundo contemporâneo?
  • d) Qual fundamento alicerça os deveres e como se define a forma de agir?
  • e) Uma teoria científica pode ser refutada por uma única observação contrária?
#225031
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Filosofia e A Grécia Antiga
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

Democracia é uma forma de governo que nasceu na Grécia antiga. Para os gregos, os interesses dos cidadãos e da cidade eram decididos em assembleia em praça pública. Os cidadãos eram convocados para votar quando havia um assunto que fosse de interesse comum. Com isso, os gregos exerciam um tipo de democracia na qual

  • a) todos os cidadãos votavam em um grupo seleto previamente indicado que dava a palavra final sobre temas específicos.
  • b) o conjunto dos cidadãos convocados a votar variava conforme a gravidade do assunto e os interesses em disputa.
  • c) os eleitores podiam recorrer da decisão quando era realizada a votação de um assunto de interesse comum.
  • d) eram considerados cidadãos todos os homens que viviam na cidade, e excluídas da cidadania todas as mulheres.
  • e) todos os cidadãos tinham participação direta em todas as decisões que fossem de interesse comum.
#225032
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Filosofia e A Grécia Antiga
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:

I. Para os gregos, tudo o que existe, fenômenos naturais e humanos, e mesmo os próprios deuses, é oriundo das relações sexuais entre eles;

II. “Os deuses são homens amplificados e idealizados, são quantitativamente superiores a nós, mas não qualitativamente diferentes”;

III. Os fenômenos naturais, nesse sentido, são promovidos pelos deuses. Por exemplo: os trovões e raios são lançados por Zeus, do Olimpo; as ondas do mar são levantadas pelo tridente de Poseidon; o Sol é carregado pelo carro de Apolo etc.

IV. Os fenômenos da vida individual e social do homem grego, o destino da cidade, bem como as guerras, não sofrem interferência dos deuses, são produtos meramente da ação humana;

V. Tudo é divino, ou seja, tudo o que acontece é obra dos deuses.

Estão corretas as afirmativas:

  • a) I e II, apenas
  • b) II e III, apenas
  • c) I, II, III e IV, apenas
  • d) I, II, III e V, apenas
  • e) I, II, III, IV e V
#225033
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Filosofia e A Grécia Antiga
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:

( ) A ética não é um assunto novo. Desde os gregos, os filósofos se debruçam sobre o problema da ética e o vêm fazendo até os dias atuais com discussões cada vez mais complexas. Por isso é que não existe “a ética” propriamente, mas “éticas”, no sentido de que os debates em seu entorno são tão numerosos quanto as tendências de suas abordagens.

( ) Na Antiguidade clássica o sujeito moral não podia ser compreendido na sua completa individualidade. Como os gregos eram, antes de tudo, cidadãos, a ética ligava-se diretamente à política, exatamente onde a liberdade era exercida.

( ) Outro aspecto importante da ética grega era o caráter metafísico que ela assumia, ou seja, a busca pela compreensão e sentido do ser, da sua essência.

( ) Daí a importância que, desde Sócrates, foi dada à definição do conceito. É justamente nesse sentido que Platão vai defender que “alcançar o bem” está ligado à capacidade de “compreender o bem”.

( ) Aristóteles, por seu turno, aprofundou as discussões éticas inicialmente pela busca do fim último de todas as atividades humanas, uma vez que tudo o que fazemos visa àquilo que nos parece ser um bem.

A sequência correta é:

  • a) F, F, F, F, F
  • b) V, V, V, V, V
  • c) V, F, V, F, V
  • d) V, V, F, F, V
  • e) F, V, F, V, F