Simulado Filosofia | CONCURSO
Simulado Filosofia
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Este Simulado Filosofia foi elaborado da seguinte forma:
- Categoria: Concurso
- Instituição:
Diversas - Cargo: Diversos
- Matéria: Filosofia
- Assuntos do Simulado: Diversos
- Banca Organizadora: Diversas
- Quantidade de Questões: 10
- Tempo do Simulado: 30 minutos
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ConcursosAZ - Aprovando de A a Z
- #215377
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(1,0) 1 -
Acerca da ética e da moral, assinale a alternativa correta.
- a) Para Aristóteles, a ética conduzia o homem à felicidade e à justiça, motivo por que não cabe análise de ética, mas apenas de moral, nas decisões de agentes públicos.
- b) A ética, mesmo sendo considerada relativa e não absoluta como a moral, deve ser o principal e único parâmetro de ação do servidor público.
- c) A ética possibilita a reflexão sobre as ações que são consideradas certas para o bem comum.
- d) A moral não possibilitou a evolução da humanidade, e sim conflitos existenciais e políticos.
- e) A ética deve ser eliminada das decisões administrativas para o bem coletivo.
- #215378
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(1,0) 2 -
Leia o texto.
“A técnica moderna introduziu ações de uma tal ordem inédita de grandeza, com tais novos objetos e consequências que a moldura ética antiga não consegue mais enquadrá-las. [...]. A presença do homem no mundo era um dado primário e indiscutível de onde partia toda ideia de dever referente à conduta humana: agora, ela própria tornou-se um objeto de dever – isto é, o dever de proteger a premissa básica de todo dever, ou seja, precisamente a presença de meros candidatos a um universo moral no mundo físico do futuro; isso significa, entre outras coisas, conservar este mundo físico de modo que as condições para uma tal presença permaneçam intactas”.
(JONAS, H. O princípio responsabilidade: ensaio de uma ética para civilização tecnológica. Rio de Janeiro: Contraponto; Ed. PUC-Rio, 2006.)
Considerando o trecho citado e as reflexões de Hans Jonas sobre o princípio da responsabilidade, é correto afirmar:
- a) A separação entre ser humano e natureza, característica da sociedade moderna, permitiu colocar a natureza como objeto de responsabilidade ética.
- b) A responsabilidade ética na sociedade atual exige uma perspectiva antropocêntrica a fim de preservar a vida das gerações futuras.
- c) A ação ética na civilização tecnológica demanda uma responsabilidade coletiva que tome como base as futuras gerações.
- d) As premissas das éticas antigas devem ser resgatadas uma vez que permitem repensar a inserção do ser humano na natureza e os impactos da ação humana no planeta.
- e) A ética da responsabilidade desconsidera a dignidade própria da natureza, mas defende o uso moderado dos recursos naturais a fim de preservar as condições materiais de vida das gerações futuras.
- #215379
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(1,0) 3 -
Leia o texto.
“Finalmente há um imperativo que, sem pôr no fundamento como condição qualquer outro objetivo a ser alcançado mediante uma certa conduta, ordena imediatamente essa conduta. Este imperativo é categórico. Ele não diz respeito à matéria da ação e ao que deve seguir-se dela, mas à forma e ao princípio do qual ela mesma decorre, e o essencialmente bom da ação consiste na disposição, seja qual for seu resultado. Este imperativo pode chamar-se de imperativo da moralidade”.
(KANT, I. Fundamentação da metafísica dos costumes. In: MARCONDES, D. Textos básicos de filosofia. 2 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000)
De acordo com o trecho e as características da ética kantiana, é correto afirmar:
- a) A lei moral pondera as consequências da ação.
- b) O imperativo moral deriva da experiência.
- c) A lei moral conduz à felicidade.
- d) A lei moral é condicionada, em seu princípio, pela cultura.
- e) O imperativo moral é a priori.
- #215380
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(1,0) 4 -
Filósofo grego que estabeleceu os preceitos morais e éticos da sociedade Grega (400 AC) época em que viveu, esses preceitos persistem por mais de XXIII séculos, essa tarefa teve continuidade com Platão e Aristóteles:
- a) Demócrito.
- b) Tales.
- c) Sócrates.
- d) Pitágoras.
- e) Diógenes.
- #215381
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(1,0) 5 -
Em seu “Discurso sobre o método” Descartes traz regras que, segundo ele, devem ser seguidas com rigor se se deseja chegar a um conhecimento verdadeiro. Dentre as alternativas a seguir, marque aquela que está INCORRETA quanto às regras do método cartesiano:
- a) Produzir revisões tão gerais de forma que não possamos duvidar da correção dos passos do método.
- b) Duvidar de tudo aquilo que nos foi apresentado, de modo a ter como passo inicial a desconstrução daquilo considerado indevidamente como certo e que jamais foi avaliado por nosso intelecto.
- c) Verificar os procedimentos, de modo a ter-se a certeza de que nenhum deles foi repetido de forma desnecessária.
- d) Dividir os problemas, de modo a chegar a suas partes menores em função da facilitação de suas resoluções.
- e) Organizar, a partir de suas dificuldades, todas partes menores de um problema, com vistas a tratar as coisas mais simples primeiro.
- #215382
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(1,0) 6 -
‘’Enquanto em todas as palavras de Heráclito exprime-se a imponência e a majestade da verdade, mas da verdade apreendida na intuição, não da verdade galgada pela escada de corda da lógica; enquanto ele em um êxtase sublime vê, mas não espia, conhece, mas não calcula, aparece ao lado seu contemporâneo Parmênides, como um par; igualmente com o tipo de um profeta da verdade, mas como que formado de gelo, não de fogo, vertendo em torno de si uma luz fria e penetrante’’.
(NIETZSCHE, A filosofia na era trágica dos gregos. São Paulo: Edições 70, 2008. p. 24)
Os filósofos citados no texto de Nietzsche fazem parte do momento de formação inicial da filosofia ocidental e são considerados expoentes por desenvolverem, de forma pungente, um debate sobre qual área do saber filosófico?
- a) Antropologia filosófica
- b) Gnosiologia
- c) Cosmologia
- d) Ontologia
- e) Deontologia
- #215383
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(1,0) 7 -
Muito do que vem sendo escrito nos últimos anos em termos de filosofia política gira em torno das questões de igualdade distributiva e meritocracia. Neste sentido, analise a citação abaixo:
“Ninguém mereça sua maior capacidade natural nem mereça um ponto de partida mais favorável na sociedade [...] não decorre daí que alguém deva eliminar estas distinções. Há outra maneira de lidar com elas. A estrutura básica pode ser ordenada de maneira que estas contingencias operem para o bem dos menos afortunados. Portanto, somos levados ao princípio da diferença se desejamos estabelecer o sistema social de tal maneira que ninguém ganhe nem perca com seu lugar arbitrário na distribuição dos bens naturais ou na sua posição inicial na sociedade, sem dar nem receber vantagens compensatórias em troca.”
Marque a alternativa CORRETA que descreve a corrente de pensamento da filosofia política contemporânea.
- a) Comunitarismo
- b) Utilitarismo
- c) Liberalismo
- d) Marxismo
- e) Feminismo
- #215384
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(1,0) 8 -
Os filósofos abaixo podem ser didaticamente chamados de comunitaristas em suas abordagens na área da filosofia política, EXCETO:
- a) Charles Taylor
- b) Alasdair MacIntyre
- c) Michael Walzer
- d) Thomas Nagel
- e) Michael Sandel
- #215385
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(1,0) 9 -
Analise as alternativas e marque aquela que NÃO representa um enunciado coerente dentro do debate contemporâneo em filosofia política:
- a) As abordagens sobre Justiça, caras às sociedades contemporâneas ocidentais, podem ser feitas com ênfase nas reflexões sobre o indivíduo, ou priorizando o papel da comunidade. Assim, coloca-se em debate em que medida a Justiça pode se expressar na preservação da liberdade individual ou na construção de uma vida social bem-sucedida.
- b) As diversas perspectivas comunitaristas confluem para uma concepção de justiça enraizada nos valores culturais existentes nas comunidades acerca da definição de bem. Partem da premissa de que a moralidade é uma realidade intrinsecamente social.
- c) Além das críticas a concepções de justiça liberal, os comunitaristas criticam o individualismo exacerbado, a neutralidade estatal e a postura universalista e racionalista que transforma o indivíduo um ser abstrato, desconectado da vida social.
- d) No paradigma liberal, o papel adequado do Estado é proteger liberdades individuais básicas e tornar seus cidadãos virtuosos, guiando-os em direção a uma concepção substantiva da boa vida.
- e) John Rawls, em sua tese sobre a justiça como equidade caracteriza, a sociedade bem ordenada como aquela na qual “(1) todos aceitem e saibam que os outros aceitam os mesmos princípios de justiça, e (2) as instituições sociais básicas geralmente satisfazem, e geralmente se sabe que elas satisfazem esses princípios.”
- #215386
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(1,0) 10 -
Entre os séculos XVI e XVIII, uma das principais questões que ocuparam os debates filosóficos foi em torno do surgimento da sociedade civil, ou seja, o que levou os homens a formarem Estados e qual a origem legítima de seus governos. Neste contexto, encontra-se o holandês Baruch de Espinosa (1632-1677), com sua obra Tratado Teológico-Político. (1670)
Em relação à política e organização da sociedade civil, no pensamento de Espinosa, assinale a alternativa CORRETA:
- a) Espinosa define a democracia enquanto união dos homens em um todo que tem o direito soberano coletivo sobre tudo que está em seu poder, considerando-a como melhor regime, mais natural e mais racional.
- b) Espinosa, assim como Hobbes, defendia a ideia segundo a qual os homens só podem viver em paz se concordarem em se submeter a um poder absoluto e centralizado. No entanto, para o holandês é na figura da igreja que esse poder deve repousar.
- c) Espinosa critica o individualismo exacerbado, a neutralidade estatal e a postura universalista e racionalista que transforma o indivíduo um ser abstrato, desconectado da vida social.
- d) Espinosa define a vontade geral não como uma soma das vontades de todos os componentes, como preconiza Rousseau, mas uma realidade que brota da renúncia de cada um a seus próprios interesses em favor da coletividade.
- e) Espinosa resume a vontade geral como um pacto que os homens estreitam com Deus e entre si mesmos, em plena liberdade e com perfeita igualdade.