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Simulado FCRIA-AP de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado FCRIA-AP de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO FCRIA-AP DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso FCRIA-AP.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da FCRIA-AP que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores FCRIA-AP, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado FCRIA-AP de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 10 questões de Concurso com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso FCRIA-AP.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso FCRIA-AP. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO FCRIA-AP
Para realizar o simulado FCRIA-AP você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado FCRIA-AP você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para FCRIA-AP é aqui!


#149635
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
FCRIA
Tipo
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(1,0) 1 - 

No que diz respeito à Educação Escolar Indígena, a LDB determina que a União, em colaboração com as agências de fomento à cultura e de assistência aos índios, deverá

  • a) proporcionar um ensino diferenciado e individualizado a todas as crianças e adolescentes com algum tipo de deficiência.
  • b) garantir aos índios, suas comunidades e povos, o acesso ao uso da informática para realizar seu ensino a distância.
  • c) desenvolver programas integrados de ensino e pesquisa para a oferta de educação escolar bilíngue e intercultural aos povos indígenas.
  • d) realizar programas especiais para corrigir a defasagem das crianças indígenas em situação de vulnerabilidade.
#149636
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
FCRIA
Tipo
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(1,0) 2 - 

Considerando-se o processo histórico de configuração dos quilombos no Brasil e a realidade vivida, hoje, pelas comunidades quilombolas, é possível afirmar que a história dessa parcela da população tem sido construída por meio de várias e distintas estratégias de luta, dentre elas,

  • a) pelo direito ao ensino de libras na educação infantil, ensino fundamental e médio às crianças surdas.
  • b) pela garantia de escolas especiais a menores infratores em território quilombola.
  • c) pelo desenvolvimento de políticas compensatórias voltadas à obtenção de melhor nível cultur
  • d) pela terra e território, pelo respeito à diversidade sociocultural e contra o racismo.
#149637
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
FCRIA
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(1,0) 3 - 

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a verificação do rendimento escolar nos níveis fundamental e médio, será organizada com as seguintes regras, entre outras:

I. Avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos (...)

II. Possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar.

III. Obrigatoriedade de estudos de recuperação ao final do ano letivo e exame de verificação de aprendizagem no último mês letivo.

IV. Possibilidade de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação do aprendizado.

V. Realização de provas nacionais, sendo obrigatório seu preenchimento por todos os alunos.

Está correto o que se afirma em

    • a) I, IV e V, apenas.
    • b) II e III, apenas.
    • c) I, II e IV, apenas.
    • d) I, II, IV e V, apenas.
    #149638
    Banca
    . Bancas Diversas
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    Matérias Diversas
    Concurso
    FCRIA
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    (1,0) 4 - 

    Considere os seguintes objetivos da Assistência Social:

    I. A proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice.

    II. O amparo às crianças e aos adolescentes carentes.

    III. A promoção da integração ao mercado de trabalho.

    IV. A habilidade e reabilitação das pessoas com deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária.

    Está correto o que se afirma em

      • a) I, II e IV, apenas.
      • b) I, III e IV, apenas.
      • c) II, III e IV, apenas.
      • d) I, II e III, apenas.
      #149639
      Banca
      . Bancas Diversas
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      (1,0) 5 - 

      As medidas socioeducativas podem ser consideradas como a resposta dada pelo Estado à prática do ato infracional, cuja finalidade visa favorecer à emancipação e ao protagonismo do adolescente, pessoa em condição peculiar de desenvolvimento individual e social conforme dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

      Isto significa que os agentes envolvidos com o atendimento socioeducativo precisam, portanto, estimular o adolescente, em cumprimento de medida socioeducativa, a

      • a) perceber a internação como uma forma de “punição” dirigida às condutas consideradas desviantes em relação à norma penal.
      • b) organizar um projeto de vida, definindo objetivos e metas alcançáveis, tendo em vista a transformação de valores e ati
      • c) analisar sua atual condição de internamento e as formas de pagar pelos seus erros à sociedad
      • d) utilizar seu período de internação para reavaliar seu papel na sociedade, durante as atividades de orientação coletiva.
      #149640
      Banca
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      (1,0) 6 - 

      Situado em área de baixas latitudes e com predomínio de baixas altitudes, o estado do Amapá apresenta um clima equatorial que tem como uma de suas características a

      • a) maior concentração de chuvas no norte e no litoral do estado enquanto que as porções oeste e sudoeste (Serra do Tumucumaque e Jari) apresentam menores quantidades anuais de chuvas
      • b) grande amplitude térmica anual que ocorre por influência da maior ou menor permanência no território das baixas pressões provocadas pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
      • c) sazonalidade das chuvas no estado, com o período mais chuvoso ocorrendo na primavera (setembro a novembro) e o mais seco ocorrendo no outono (março a maio).
      • d) instabilidade atmosférica provocada pela atuação dos ventos alísios que se traduz nas variações de temperatura e umidade ao longo dos meses do ano.
      #149641
      Banca
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      (1,0) 7 - 

      Embora as medidas socioeducativas possuam um caráter jurídico sancionatório e restritivo de direitos, na medida em que são aplicadas após a prática de um ato infracional, sendo impostas aos adolescentes, sua execução deve

      • a) restringir as atividades esportivas e de lazer ao socioeducando.
      • b) levar à aprendizagem de conhecimentos comportamentais.
      • c) prever medidas de prevenção disciplinar
      • d) ter conteúdo predominantemente pedagógico.
      #149642
      Banca
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      (1,0) 8 - 

      Segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2018, a população do Amapá é de 829.494 habitantes. Dentre as características da população amapaense pode-se citar

      • a) as baixas taxas de mortalidade, comparáveis às encontradas no Sul do Brasil.
      • b) a distribuição rarefeita mas regular pelo território que apresenta 7,2 hab/km2.
      • c) a manutenção de altas taxas de fecundidade, que em 2010 atingiam 4,7 filhos por mulher.
      • d) o predomínio de adultos, entre 20 e 59 anos, que atingem cerca de 53% do total.
      #149643
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      (1,0) 9 - 

      Dentre as principais atividades econômicas vigentes no Amapá, e existentes desde meados do século XX , destaca-se

        • a) a agricultura voltada ao abastecimento da região Norte, de produtos como feijão, arroz, soja, laranja e café.
        • b) o extrativismo vegetal biosustentável, por meio de produtos como o babaçu e o carvão.
        • c) a produção industrial de eletrodomésticos e outros bens de consumo comercializados na Zona Franca de Manaus.
        • d) o extrativisimo mineral, a exemplo da exploração das jazidas de manganês.
        #149644
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        (1,0) 10 - 

        Considere o texto abaixo.

        Em 1900, reuniram-se em Berna, na Suíça, as delegações brasileiras e francesas para finalmente estabelecer a soberania entre o rio Araguari e o rio Oiapoque. Do lado brasileiro, a estrela de José Maria da Silva Paranhos Júnior, o Barão do Rio Branco. Do lado francês, o então promissor geógrafo Vidal de la Blache, que confeccionou alguns mapas para a ocasião (...).

        (Adaptado de: CAVLAK, Iuri. Introdução à História da Guiana Francesa. Rio de Janeiro: Editora da Unifap/Autografia, 2017, p. 48)

        A reunião a que o texto se refere definiu

        • a) as fronteiras entre o Amapá, a Guiana Francesa e o Suriname, que ainda não tinham sido estabelecidas devido à ausência de mapas e o desinteresse colonial português por essa região.
        • b) os limites territoriais do Amapá, principalmente no trecho que envolve os rios mencionados, uma vez que a França contestava o pertencimento dessa faixa territorial à Guiana Francesa.
        • c) os contornos de todo o Território Federal do Amapá, criado nessa ocasião, logo após a vitória histórica obtida pelo Barão do Rio Branco nas negociações diplomáticas.
        • d) as fronteiras do Amapá em toda sua extensão, uma vez que tanto ao norte quanto ao sul havia disputas históricas envolvendo Espanha, França e Portugal, finalmente resolvidas pela arbitragem suíça.