Simulado FATEC de Matemática para Vestibular | VESTIBULAR
SIMULADO FATEC DE MATEMÁTICA PARA VESTIBULAR
INSTRUÇÕES DO SIMULADO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Vestibular do País, através de simulados para Vestibular, provas e questões de Vestibular.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Vestibular FATEC.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da FATEC que foi organizado pela FATEC. Estas questões são de Matemática, contendo os assuntos de Geometria Plana ,Triângulos ,
Áreas e Perímetros, Álgebra Linear - Equações Lineares, Espaço Vetorial e Transformações Lineares e Matrizes ,
Álgebra Linear, Aritmética e Problemas ,
Porcentagem,
Polígonos, Análise de Tabelas e Gráficos, Geometria Espacial ,
Poliedros,
Análise de Tabelas e Gráficos, Geometria Plana ,
Ângulos - Lei Angular de Thales ,
Análise de Tabelas e Gráficos, Análise de Tabelas e Gráficos, Geometria Plana ,
Triângulos ,
Áreas e Perímetros, Probabilidade, Aritmética e Problemas ,
Razão e Proporção; e Números Proporcionais,
Álgebra ,
Problemas, Análise de Tabelas e Gráficos, Análise de Tabelas e Gráficos, Aritmética e Problemas, Análise de Tabelas e Gráficos, Prismas, Funções Trigonométricas e Funções Trigonométricas Inversas, orcentagem. que foram extraídas dos Vestibular anteriores FATEC, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado FATEC de Matemática para Vestibular contém um total de 20 questões de Vestibular com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matemática, Geometria Plana ,Triângulos ,
Áreas e Perímetros, Álgebra Linear - Equações Lineares, Espaço Vetorial e Transformações Lineares e Matrizes ,
Álgebra Linear, Aritmética e Problemas ,
Porcentagem,
Polígonos, Análise de Tabelas e Gráficos, Geometria Espacial ,
Poliedros,
Análise de Tabelas e Gráficos, Geometria Plana ,
Ângulos - Lei Angular de Thales ,
Análise de Tabelas e Gráficos, Análise de Tabelas e Gráficos, Geometria Plana ,
Triângulos ,
Áreas e Perímetros, Probabilidade, Aritmética e Problemas ,
Razão e Proporção; e Números Proporcionais,
Álgebra ,
Problemas, Análise de Tabelas e Gráficos, Análise de Tabelas e Gráficos, Aritmética e Problemas, Análise de Tabelas e Gráficos, Prismas, Funções Trigonométricas e Funções Trigonométricas Inversas, orcentagem. para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Vestibular FATEC.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Vestibular FATEC. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Vestibular. Se você esta estudando para ser aprovado para Vestibular não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.
COMO REALIZAR O SIMULADO FATEC
Para realizar o simulado FATEC você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado FATEC você verá as questões que errou e acertou.
Bons Estudos! Simulado para FATEC é aqui!
- #122091
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(1,0) 1 -
Leia o gráfico.
Fonte dos dados: <https://tinyurl.com/y8bbbchy> Acesso em: 31.10.2017.
Adote:
• População negra no Brasil em 2016: 54%;
• População branca no Brasil em 2016: 46%.
Com base no gráfico e nos dados apresentados, escolhido um brasileiro assalariado ao acaso, a probabilidade de ele ser negro e estar nas faixas salariais 0 a 0,5 salário mínimo ou 0,5 a 1 salário mínimo é igual a
- a) 11,25%
- b) 12,46%
- c) 13,72%
- d) 14,58%
- e) 15,94%
- #122092
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(1,0) 2 -
Todos os vinte e três livros de uma coleção serão distribuídos entre seis alunos da Fatec–Itatiba, de modo que cada aluno receba, pelo menos, dois livros.
Nessas condições, conclui-se necessariamente que
- a) nenhum aluno receberá quatro livros.
- b) algum aluno receberá, pelo menos, quatro livros.
- c) todos os alunos receberão, pelo menos, três livros.
- d) cinco alunos receberão quatro livros, e um aluno receberá três.
- e) dois alunos não poderão receber a mesma quantidade de livros.
- #122093
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(1,0) 3 -
O retângulo ABCD da figura foi decomposto em seis quadrados.
Sabendo que o quadrado EFGH tem área igual a 1 cm² , então a área do retângulo ABCD é, em centímetros quadrados,
- a) 64.
- b) 89.
- c) 104.
- d) 111.
- e) 205.
- #122094
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(1,0) 4 -
Recentemente têm sido observadas grandes transformações no panorama da educação e do mercado de trabalho, afetando principalmente os jovens. Considere os gráficos.
não foi realizada a PNAD. Os números foram obtidos a partir de média simples dos valores entre os anos anterior e posterior.
PEA: População Economicamente Ativa Estuda e PEA: jovens que estudam e trabalham Só PEA: jovens que só trabalham Nem-nem: jovens que não estudam nem trabalham
A partir da leitura dos gráficos, é possível concluir que
- a) no período 1995–2006, houve aumento tanto da renda média dos adultos como da taxa de atividade dos jovens, o que resultou declínio na taxa de participação dos jovens que só trabalham, além de redução da proporção dos que são economicamente ativos e estudam simultaneamente.
- b) no período 2002–2003, a renda média dos adultos ficou estagnada e a taxa de atividade dos jovens aumentou, o que resultou declínio da taxa dos jovens que não estudam nem trabalham e aumento do número de jovens que só trabalham.
- c) no período 2009–2012, houve aumento da renda média dos adultos e diminuição da taxa de atividade dos jovens, o que resultou declínio da taxa de participação dos jovens na População Economicamente Ativa, além do aumento da participação dos jovens que só estudam.
- d) no período 1992–1995, a renda média dos adultos aumentou e a taxa de atividade dos jovens diminuiu, o que resultou aumento dos jovens que não estudam nem trabalham, bem como redução tanto dos jovens que estudam e trabalham, quanto dos que só estudam.
- e) no período 1995–1998, a renda média dos adultos diminuiu e a taxa de atividade dos jovens aumentou, o que resultou elevação da proporção tanto dos jovens que não estudam nem trabalham, quanto dos jovens que só trabalham.
- #122095
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(1,0) 5 -
O Teorema de Stevin relaciona a pressão atmosférica e a pressão nos líquidos. Para um líquido homogêneo, em equilíbrio, cuja superfície está sob ação da pressão atmosférica, a pressão (P) exercida em um ponto submerso qualquer do líquido em relação à altura da coluna de líquido (h) é dada por uma função polinomial do 1º grau.
O gráfico apresenta a variação da pressão (P) em função da altura da coluna de líquido (h) em um tanque de combustível.
Nessas condições, a pressão (P) exercida em um ponto desse líquido que se encontra a 4 m de profundidade é, em Pa,
- a) 1,3 × 100
- b) 1,6 × 100
- c) 1,3 × 103
- d) 1,3 × 105
- e) 1,6 × 105
- #122096
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(1,0) 6 -
De uma caixa com 50 cartões numerados de 1 a 50, sorteia-se aleatoriamente um cartão. A probabilidade de que o número sorteado seja divisor de 30 é um valor
- a) entre 1/7 e 1/5.
- b) igual a 1/5.
- c) entre 1/5 e 1/2.
- d) igual a 1/2.
- e) maior que 1/2.
- #122097
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(1,0) 7 -
De um paralelepípedo retorretângulo de 30 cm, 4 cm e 15 cm, é removido um semicilindro circular reto de altura 4 cm e base de diâmetro 20 cm, obtendo-se uma peça como mostra a figura.
Assim sendo, o volume da peça é, em centímetros cúbicos,
Adote π = 3.
- a) 1 100.
- b) 1 200.
- c) 1 300.
- d) 1 400.
- e) 1 500.
- #122098
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(1,0) 8 -
Um grupo de cinco amigos resolveu passar o final de semana em um hotel fazenda no interior do estado de São Paulo. Todos foram juntos no mesmo carro e decidiram dividir, igualmente, a despesa total da viagem entre os cinco participantes.
Dados da viagem de carro: • a distância percorrida ida e volta foi de 432 km; • o consumo de gasolina do veículo foi de 9 km/L; • o preço da gasolina foi de R$ 4,50/L; • o valor de cada pedágio foi de o P1: R$ 10,00 o P2: R$ 2,50 o P3: R$ 4,40 o P4: R$ 2,70
Sabendo que todos os pedágios foram pagos na ida e na volta, cada amigo gastou em transporte, considerando apenas a gasolina e os pedágios, a quantia de
- a) R$ 43,20.
- b) R$ 45,24.
- c) R$ 47,12.
- d) R$ 51,04.
- e) R$ 53,08.
- #122099
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(1,0) 9 -
A divisão é uma das quatro operações fundamentais da Aritmética e pode ser representada utilizando o algoritmo:
Considere que, no conjunto dos números naturais, a divisão de 43 por 5 tem quociente q. Seja N o número natural tal que (N + 43) dividido por 5 tem como quociente (q + 500).
Nessas condições, o menor valor de N é
- a) 2 497
- b) 2 498
- c) 2 499
- d) 2 500
- e) 2 501
- #122100
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(1,0) 10 -
Considerando que x = 9, y = 12 e z = 15, assinale a alternativa que apresenta uma expressão cujo valor lógico é verdadeiro.
- a) (4y + 2z < 8x) ou (3z – 2y = 3x + 5)
- b) (2z = x + y) ou (x + y – z < 5)
- c) (3x – y = z) e (x – y + z ≠ y)
- d) (x + z ≥ y) e (y – z = 3)
- e) (x + y > z) e (xy < xz)
- #122101
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(1,0) 11 -
Em 2015, um arranha-céu de 204 metros de altura foi construído na China em somente 19 dias, utilizando um modelo de arquitetura modular pré-fabricada. Suponha que o total de metros de altura construídos desse prédio varie diariamente, de acordo com uma Progressão Aritmética (PA), de primeiro termo igual a 12,5 metros (altura construída durante o primeiro dia), e o último termo da PA igual a x metros (altura construída durante o último dia).
Com base nessas informações, o valor de x é, aproximadamente,
- a) 7,5.
- b) 8,0.
- c) 8,5.
- d) 9,0.
- e) 9,5.
- #122102
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(1,0) 12 -
Um atossegundo é uma unidade de tempo que representa um bilionésimo de um bilionésimo de segundo. Um femtossegundo é também uma unidade de tempo que representa um milionésimo de um bilionésimo de segundo. Sabe-se que o processo que permite a visão depende da interação da luz com pigmentos da retina e leva cerca de 200 femtossegundos para ocorrer.
Fonte dos dados:<http://tinyurl.com/ov3ur4z> Acesso em: 17.09.2015. Adaptado.
Dessa forma, o tempo em que a luz interage com os pigmentos da retina, em atossegundos, é igual a
- a) 2 000.
- b) 20 000.
- c) 200 000.
- d) 2 000 000.
- e) 20 000 000.
- #122103
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(1,0) 13 -
Na figura, os pontos A, B, C e D são pontos médios dos lados do quadrado MNPQ de lado de medida l. Os pontos E e F pertencem ao segmento
de modo que BE = FD = l /4.
A área do quadrado MNPQ é igual a k vezes a área da superfície destacada em cinza.
Assim sendo, o valor de k é
- a) 2.
- b) 4.
- c) 6.
- d) 8.
- e) 10.
- #122104
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(1,0) 14 -
Nas competições olímpicas de Tiro com Arco, o alvo possui 1,22 m de diâmetro. Ele é formado por dez circunferências concêntricas pintadas sobre um mesmo plano e a uma distância constante de 6,1 cm entre si, como vemos no esquema.
Podemos afirmar corretamente que a razão entre a área da região cinza e a área total do alvo, nessa ordem, é igual a
- a) 3/10.
- b) 2/15
- c) 1/25.
- d) 10/61.
- e) 5/21.
- #122105
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(1,0) 15 -
No Boxe, um dos esportes olímpicos, um pugilista tem à sua disposição quatro golpes básicos: o jab, o direto, o cruzado e o gancho. Suponha que um pugilista, preparando-se para os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, queira criar uma sequência com 6 golpes, empregando necessariamente dois jabs, dois diretos, um cruzado e um gancho.
Assim, o número máximo de sequências que ele poderá criar será de
- a) 180.
- b) 160.
- c) 140.
- d) 120.
- e) 100