Simulado FATEC de Matemática para Vestibular | VESTIBULAR
SIMULADO FATEC DE MATEMÁTICA PARA VESTIBULAR
INSTRUÇÕES DO SIMULADO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Vestibular do País, através de simulados para Vestibular, provas e questões de Vestibular.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Vestibular FATEC.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da FATEC que foi organizado pela FATEC. Estas questões são de Matemática, contendo os assuntos de Geometria Plana ,Triângulos ,
Áreas e Perímetros, Álgebra Linear - Equações Lineares, Espaço Vetorial e Transformações Lineares e Matrizes ,
Álgebra Linear, Aritmética e Problemas ,
Porcentagem,
Polígonos, Análise de Tabelas e Gráficos, Geometria Espacial ,
Poliedros,
Análise de Tabelas e Gráficos, Geometria Plana ,
Ângulos - Lei Angular de Thales ,
Análise de Tabelas e Gráficos, Análise de Tabelas e Gráficos, Geometria Plana ,
Triângulos ,
Áreas e Perímetros, Probabilidade, Aritmética e Problemas ,
Razão e Proporção; e Números Proporcionais,
Álgebra ,
Problemas, Análise de Tabelas e Gráficos, Análise de Tabelas e Gráficos, Aritmética e Problemas, Análise de Tabelas e Gráficos, Prismas, Funções Trigonométricas e Funções Trigonométricas Inversas, orcentagem. que foram extraídas dos Vestibular anteriores FATEC, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado FATEC de Matemática para Vestibular contém um total de 20 questões de Vestibular com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matemática, Geometria Plana ,Triângulos , Áreas e Perímetros, Álgebra Linear - Equações Lineares, Espaço Vetorial e Transformações Lineares e Matrizes , Álgebra Linear, Aritmética e Problemas , Porcentagem, Polígonos, Análise de Tabelas e Gráficos, Geometria Espacial , Poliedros, Análise de Tabelas e Gráficos, Geometria Plana , Ângulos - Lei Angular de Thales , Análise de Tabelas e Gráficos, Análise de Tabelas e Gráficos, Geometria Plana , Triângulos , Áreas e Perímetros, Probabilidade, Aritmética e Problemas , Razão e Proporção; e Números Proporcionais, Álgebra , Problemas, Análise de Tabelas e Gráficos, Análise de Tabelas e Gráficos, Aritmética e Problemas, Análise de Tabelas e Gráficos, Prismas, Funções Trigonométricas e Funções Trigonométricas Inversas, Porcentagem. para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Vestibular FATEC.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Vestibular FATEC. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Vestibular. Se você esta estudando para ser aprovado para Vestibular não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.
COMO REALIZAR O SIMULADO FATEC
Para realizar o simulado FATEC você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado FATEC você verá as questões que errou e acertou.
Bons Estudos! Simulado para FATEC é aqui!
- #122071
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(1,0) 1 -
O esquema apresenta as relações que certos quadriláteros notáveis possuem e que estão baseadas em algumas de suas propriedades, representadas pelos números 1 e 2.
A propriedade 1 é compartilhada somente pelos retângulos e quadrados e não é compartilhada pelos losangos; a propriedade 2 é compartilhada somente pelos losangos e quadrados e não é compartilhada pelos retângulos.
Com base nessas informações, é correto enunciar que a propriedade
- a) 1 pode ser “Diagonais cortam-se ao meio”.
- b) 1 pode ser “Formados por dois pares de lados paralelos entre si”.
- c) 2 pode ser “Diagonais congruentes entre si".
- d) 2 pode ser “Diagonais perpendiculares entre si”.
- e) 2 pode ser “Formados por apenas um par de lados paralelos entre si”.
- #122072
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(1,0) 2 -
Uma indústria de alimentos produz um salgadinho à base de milho em formato de um triângulo equilátero com 15 cm de perímetro. Desejando ampliar suas vendas, ela lançou um novo salgadinho com o mesmo formato, mas com área 20% maior do que a original.
Nessas condições, a área do triângulo referente ao formato do novo salgadinho será de
- a) 15,0 √3 cm².
- b) 12,5 √3 cm².
- c) 10,0 √3 cm².
- d) 7,5 √3 cm².
- e) 5,0 √3 cm².
- #122073
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(1,0) 3 -
Você certamente não percebeu, mas a Lua está se afastando de nós. O satélite da Terra está atualmente 18 vezes mais longe do que quando se formou, há 4,5 bilhões de anos, e vem se afastando de nosso planeta a uma velocidade de 3,78 centímetros por ano.
<http://tinyurl.com/pezmcwj> Acesso em: 19.03.2015. Adaptado.
Admita que a velocidade de afastamento da Lua em relação à Terra sempre foi constante. Nessas condições, é correto concluir que a distância da Lua à Terra, há 4,5 bilhões de anos, era aproximadamente, em quilômetros, igual a
- a) 1,0 x 104
- b) 1,0 x 105
- c) 1,0 x 106
- d) 1,0 x 107
- e) 1,0 x 108
- #122074
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(1,0) 4 -
O sólido representado na figura é um tetraedro regular.
Assinale a alternativa que apresenta uma planificação de um tetraedro regular, em que cada lado comum a dois triângulos representa uma aresta do tetraedro.
- a)
- b)
- c)
- d)
- e)
- #122075
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(1,0) 5 -
Na figura temos um mapa onde se localiza a Praça Tales de Mileto. A prefeitura pretende cobri-la completamente com grama.
Considere retilíneos esses trechos de ruas e avenidas
Admita que a medida do ângulo agudo formado entre a Rua Fibonacci e a Avenida Descartes é igual a 60º, e que a Avenida Bhaskara é paralela à Avenida Descartes.
Nessas condições, o total da área a ser gramada é, em metros quadrados, igual a
- a) 20 400 . √3
- b) 20 400 . √2
- c) 27 000
- d) 18 000 . √3
- e) 12 000
- #122076
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(1,0) 6 -
Um aprendiz de feiticeiro, numa experiência investigativa, tem a sua disposição cinco substâncias distintas entre as quais deverá escolher três distintas para fazer uma poção. No entanto, duas dessas cinco substâncias, quando misturadas, anulam qualquer efeito reativo.
A probabilidade do aprendiz obter uma poção sem efeito reativo é
- a) 20%
- b) 30%
- c) 40%
- d) 50%
- e) 60%
- #122077
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(1,0) 7 -
Um tanque de combustível contém 50 litros de uma mistura de gasolina e álcool na razão 2:3, nessa ordem. Deseja-se acrescentar à mistura N litros de álcool para que a razão de gasolina e álcool, nessa ordem, passe a ser 1:3.
Assim, o valor N é
- a) 10
- b) 20
- c) 30
- d) 40
- e) 50
- #122078
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(1,0) 8 -
Uma empresa trabalha com fretamento de ônibus para o litoral. O valor cobrado por passageiro, no caso dos 50 lugares disponíveis serem todos ocupados, é de R$ 40,00. No caso de não ocorrer a lotação máxima, cada passageiro deverá pagar R$ 2,00 a mais por assento vazio.
O valor máximo arrecadado por essa empresa, numa dessas viagens, é
- a) R$ 2.000,00
- b) R$ 2.200,00
- c) R$ 2.350,00
- d) R$ 2.450,00
- e) R$ 2.540,00
- #122079
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(1,0) 9 -
Carlos está desempregado já há algum tempo e resolveu estudar a possibilidade de se tornar motorista de aplicativos. Pesquisando as possibilidades, encontrou uma simulação de quanto recebem os motoristas de aplicativos em viagens curtas de 5 quilômetros.
Carlos trabalhará apenas com plataformas nas quais o valor recebido pelo motorista para esse tipo de viagem esteja acima da média aritmética dos valores encontrados na tabela.
Assim, a quantidade de aplicativos que atende às exigências de Carlos é
- a) 1
- b) 2
- c) 3
- d) 4
- e) 5
- #122080
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(1,0) 10 -
Leia o gráfico que apresenta a distribuição do trabalho informal no Brasil, em milhões de trabalhadores, referente ao segundo trimestre de 2019.
Segundo o gráfico, a porcentagem aproximada de trabalhadores empregados no setor privado sem carteira assinada, em relação ao total de trabalhadores informais, é
- a) 10%
- b) 20%
- c) 30%
- d) 40%
- e) 50%
- #122081
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(1,0) 11 -
Analise o gráfico.
Com base nos dados apresentados, podemos afirmar corretamente que
- a) o decrescimento, observado na taxa de desemprego entre mulheres, no período de 2003 a 2005, é linear, com taxa de variação igual a –1,6% ao ano.
- b) o decrescimento, observado na taxa de desemprego entre mulheres, no período de 2005 a 2007, é linear, com taxa de variação igual a –1,1% ao ano.
- c) o decrescimento, observado na taxa de desemprego entre homens, no período de 2005 a 2007, é linear, com taxa de variação igual a –1,0% ao ano.
- d) o decrescimento, observado na taxa de desemprego entre homens, no período de 2006 a 2007, tem a mesma taxa de variação que o decrescimento observado na taxa de desemprego entre mulheres, no período de 2005 a 2006.
- e) o decrescimento, observado na taxa de desemprego entre homens, no período de 2009 a 2010, tem a mesma taxa de variação que o decrescimento observado na taxa de desemprego entre mulheres, no período de 2012 a 2013.
- #122082
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(1,0) 12 -
Os triângulos da figura são equiláteros.
As medidas dos lados dos triângulos formam uma Progressão Geométrica de razão 0,5.
Sabendo que a medida de um lado do triângulo maior é igual a 8 cm, a soma das áreas dos três triângulos é, em centímetros quadrados, igual a
- a) 3√3.
- b) 7√3.
- c) 12√3.
- d) 18√3.
- e) 21√3.
- #122083
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(1,0) 13 -
Observe a tabela referente à oferta interna de energia a partir de fontes renováveis, no Brasil, em 2011/2012.
Energia (em Mtep*)
Fontes Renováveis 2012 2011
Energia hidráulica e eletricidade 39,2 39,9
Biomassa da cana 43,6 42,8
Lenha e carvão vegetal 25,7 26,0
Outras 11,8 11,1
*Milhões de toneladas equivalentes de petróleo
(Fonte dos dados: https://ben.epe.gov.br/BENRelatorioSintese2013.aspx. Acesso em: 08.03.2014)
Com base nos dados apresentados, podemos afirmar corretamente que, de 2011 a 2012, em relação à oferta total de energia a partir de fontes renováveis, houve variação de
- a) 0,3 Mtep
- b) 0,5 Mtep.
- c) 0,6 Mtep.
- d) 0,8 Mtep
- e) 0,9 Mtep.
- #122084
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(1,0) 14 -
A Sabesp lançou um incentivo econômico para estimular moradores da Grande São Paulo a reduzir o consumo de água. Essa medida foi adotada por causa do calor recorde e da inédita falta de chuvas no Sistema Cantareira, que atingiu o nível crítico no início de 2014. Teve direito a um desconto de 30% na conta o consumidor que reduziu o consumo de água em pelo menos 20%, em relação ao consumo médio mensal de um período de 12 meses: de fevereiro de 2013 a janeiro de 2014.
Considere a seguinte situação:
o consumo médio mensal de água em uma casa foi de 30 m³ de fevereiro de 2013 a janeiro de 2014; nessa casa, em fevereiro de 2014, o consumo de água foi reduzido em 20%, em relação ao consumo médio mensal acima; o valor da conta de água dessa casa, referente ao mês de fevereiro de 2014, foi de R$ 30,00.
Com base nessas informações, podemos afirmar corretamente que o consumo de água, em metros cúbicos, e o valor aproximado do desconto, em reais, referentes ao mês de fevereiro de 2014 para essa casa foram, respectivamente, de
- a) 12 e 42,85.
- b) 12 e 12,85.
- c) 24 e 12,85.
- d) 24 e 17,25.
- e) 24 e 42,85.
- #122085
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(1,0) 15 -
No retângulo ABCD da figura, M é o ponto médio do lado AD e N é o ponto médio do lado DC .
Se a área do retângulo ABCD é 72 cm2 , então a área do triângulo MDN é, em centímetros quadrados,
- a) 6.
- b) 8.
- c) 9.
- d) 12.
- e) 15.