Simulado FATEC de Física para Vestibular | VESTIBULAR
SIMULADO FATEC DE FÍSICA PARA VESTIBULAR
INSTRUÇÕES DO SIMULADO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Vestibular do País, através de simulados para Vestibular, provas e questões de Vestibular.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Vestibular FATEC.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da FATEC que foi organizado pela FATEC. Estas questões são de Física, contendo os assuntos de Física Térmica - Termologia ,
Temperatura e Escalas Termométricas,
Cargas Elétricas e Eletrização ,
Eletricidade,Leis de Newton ,
Dinâmica,Física Moderna ,
Relatividade,Cinemática ,
Movimento Retilíneo Uniformemente Variado,Magnetismo ,
Magnetismo Elementar,Força Gravitacional e Satélites ,
Gravitação Universal,Força Gravitacional e Satélites ,
Gravitação Universal. que foram extraídas dos Vestibular anteriores FATEC, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado FATEC de Física para Vestibular contém um total de 20 questões de Vestibular com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Física, Física Térmica - Termologia ,
Temperatura e Escalas Termométricas,
Cargas Elétricas e Eletrização ,
Eletricidade,Leis de Newton ,
Dinâmica,Física Moderna ,
Relatividade,Cinemática ,
Movimento Retilíneo Uniformemente Variado,Magnetismo ,
Magnetismo Elementar,Força Gravitacional e Satélites ,
Gravitação Universal,Força Gravitacional e Satélites ,
Gravitação Universal. para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Vestibular FATEC.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Vestibular FATEC. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Vestibular. Se você esta estudando para ser aprovado para Vestibular não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.
COMO REALIZAR O SIMULADO FATEC
Para realizar o simulado FATEC você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado FATEC você verá as questões que errou e acertou.
Bons Estudos! Simulado para FATEC é aqui!
- #122859
- Banca
- FATEC
- Matéria
- Física
- Concurso
- FATEC
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(1,0) 1 -
Um certo pesquisador constrói, na Baixada Santista, um termômetro de álcool e determina que sua escala será denominada “Z”. Para calibrá-lo, ele resolve adotar como parâmetros de referência a água e outro termômetro na escala Celsius. Assim, ele constrói um gráfico, como apresentado, relacionando as duas escalas.
Dessa forma é correto afirmar que, em condições normais,
- a) os valores atribuídos ao ponto de fusão do gelo nas duas escalas são iguais.
- b) os valores atribuídos ao ponto de ebulição da água nas duas escalas são iguais.
- c) a escala Z é uma escala centígrada.
- d) o valor de 120 °Z equivale a 60 °C.
- e) o valor de 60 °C equivale a 140 °Z.
- #122861
- Banca
- FATEC
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(1,0) 2 -
Com o advento dos aparelhos celulares, cada vez mais as pessoas procuram locais que disponham de tomadas elétricas para recarregar a bateria de seus aparelhos. Entretanto um dispositivo, que vem sendo cada vez mais comercializado, tem suprido parcialmente essa necessidade. Trata-se do “power bank” (ou recarregador portátil), um dispositivo com essa função de carregamento e que, na verdade, nada mais é do que um capacitor.
A imagem apresenta as especificações técnicas inscritas em um desses dispositivos.
Podemos afirmar corretamente que a grandeza física quantidade de carga elétrica está representada na imagem por
- a) 1,5 A.
- b) 8,0 Wh.
- c) 3 000 mAh.
- d) 0,5 A – 1 A.
- e) 3,75 V.
- #122864
- Banca
- FATEC
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(1,0) 3 -
Durante a construção de um edifício de 30 andares, uma grua precisa levantar até o topo do edifício um conjunto de blocos cuja massa é 1 000 kg. Observa-se que, quando esses blocos passam pela metade da altura total, a sua velocidade de ascensão é constante.
Considerando que a aceleração gravitacional no local da construção é 10 m/s², é correto afirmar que a ordem de grandeza da força resultante aplicada pela grua sobre o conjunto dos blocos quando esse passa pelo 18° andar é, em newtons,
- a) 103 .
- b) 104 .
- c) 105.
- d) 106 .
- e) 107 .
- #122866
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(1,0) 4 -
O Sambódromo do Anhembi, um dos polos culturais da cidade de São Paulo, tem uma pista de desfile com comprimento aproximado de 530 metros.
No Grupo Especial, cada escola de samba deve percorrer toda a extensão dessa pista, desde a entrada do seu primeiro integrante na concentração até a saída do seu último componente na dispersão, em tempo máximo determinado de 65 minutos.
Admita que certa escola de samba, com todas as alas e integrantes, ocupe 510 metros de extensão total. Logo, para percorrer a pista no exato tempo máximo permitido, a velocidade média durante o desfile deve ser
- a) 0,4 m/s.
- b) 8,0 km/s.
- c) 8,0 m/min.
- d) 16 m/min.
- e) 16 km/min.
- #122867
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(1,0) 5 -
Para um trabalho de escola, David fez uma pesquisa sobre consumo de energia de alguns aparelhos elétricos. Para isso, fez o levantamento das informações técnicas de alguns aparelhos em sua casa e adotou, como critério de pesquisa, a escolha de equipamentos que mais consomem energia elétrica.
Baseando-se apenas nas informações de tensão e corrente elétricas, inscritas nesses equipamentos, e no tempo de utilização em um único dia de observação, David montou a seguinte tabela:
Nessas condições, a energia elétrica consumida por esses equipamentos no período referido na tabela é, em kWh, aproximadamente, igual
- a) 3,5.
- b) 4,5.
- c) 5,5.
- d) 6,5.
- e) 7,5.
- #122869
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(1,0) 6 -
Recentemente, uma empresa britânica apresentou um protótipo de um motor a jato hipersônico que permitirá às aeronaves comerciais voarem a uma velocidade muito acima da velocidade do som, fazendo com que uma viagem de São Paulo à Austrália dure, aproximadamente, 4 horas (atualmente essa viagem dura cerca de 24 horas).
Isso só é possível devido ao fato de o motor ser alimentado por uma mistura de hidrogênio e oxigênio. Esse motor “suga” o ar à sua frente fazendo com que os gases, antes de entrarem no combustor, sejam resfriados por um sistema denominado pre-cooler. Esse dispositivo consegue resfriar os gases variando a temperatura 1 000 K em cerca de 50 ms. Assim, ele aumenta a eficiência de combustível.
Com base nessas informações, podemos afirmar que a taxa de variação de resfriamento térmico, em °C/s, é
- a) 25 460
- b) 20 000
- c) 2 546
- d) 2 000
- e) 250
- #122871
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(1,0) 7 -
Na Teoria da Relatividade Restrita de Einstein, dois conceitos estudados referem-se ao fato de que, ao considerar um objeto propagando-se à velocidade da luz, podemos verificar
- a) a dilatação do tempo e a dilatação do comprimento.
- b) a contração do tempo e a dilatação do comprimento.
- c) a dilatação do tempo e a contração do comprimento.
- d) a dilatação do tempo sem contração do comprimento.
- e) a contração do tempo sem contração do comprimento.
- #122874
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(1,0) 8 -
Em 2019 comemora-se, em todo o mundo, o centenário das observações astronômicas realizadas na cidade de Sobral (CE), durante o eclipse solar de 29 de maio de 1919. As medidas da deflexão da luz decorrentes das estrelas na borda do Sol constituíram uma prova fundamental para a confirmação da Teoria da Relatividade Geral do físico Albert Einstein.
<http;//. Acesso em: 10.10.2019. Adaptado.
Sobre o eclipse referido, é correto afirmar que
- a) as regiões de eclipse solar total comprovam a Terra ser plana e as de eclipse solar parcial a Lua ser esférica.
- b) as regiões de eclipse solar total equivalem às penumbras e as de eclipse solar parcial, às sombras.
- c) a Terra se coloca entre o Sol e a Lua, projetando, assim, a sombra da Terra na Lua.
- d) o Sol se coloca entre a Terra e a Lua, projetando, assim, a sombra do Sol na Terra.
- e) a Lua se coloca entre o Sol e a Terra, projetando, assim, a sombra da Lua na Terra.
- #122875
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(1,0) 9 -
O tether consiste em dois objetos fixos nas duas extremidades de um cabo. A pesquisadora brasileira Alessandra F. S. Ferreira, da Unesp de Guaratinguetá (SP), foi agraciada com o prêmio Mario Grossi no evento internacional Tether in Space 2019 (em Madrid). Em seu estudo, ela propôs a aplicação de um cabo fino e rígido de 100 km de comprimento com uma ponta ancorada na superfície de um corpo celeste, como um asteroide por exemplo. A outra ponta estará ancorada em um veículo espacial, conforme apresentado na figura. Assim, a técnica poderá ser utilizada para economizar energia e aumentar o impulso em viagens espaciais mais longas.
Obs.: Imagem fora de escala.
Uma espaçonave de 100 toneladas, navegando a uma velocidade tangencial aproximada de 28,8 mil km/h, acopla-se ao cabo citado de 100 km de extensão ancorado em um asteroide (considerado aqui como um ponto material em repouso).
Assumindo que a massa do cabo seja desprezível em relação ao sistema, podemos afirmar, corretamente, que a força centrípeta aplicada na extremidade do cabo ligada ao veículo espacial, em newtons, é
Lembre-se de que ac = V2 / R
- a) 6,4×107
- b) 6,4×105
- c) 6,4×103
- d) 8,3×104
- e) 8,3×106
- #122876
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(1,0) 10 -
Considere o gráfico de velocidade vertical por tempo
Considerando-se um sistema de referência ideal orientado de cima para baixo, podemos associar o gráfico ao movimento aproximado de
- a) um balão com gás hélio solto das mãos de uma criança em pé no chão.
- b) um foguete, alçando voo a partir de um lançamento no solo.
- c) uma fruta, caindo de uma árvore direto ao solo.
- d) um paraquedista, saindo de uma aeronave, a qual está com velocidade vertical nula, até chegar ao solo.
- e) uma águia de bico amarelo em seu sobrevoo, atacando uma presa posicionada próxima à superfície do oceano.
- #122877
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(1,0) 11 -
Segundo o texto, a emissão de sinais da Voyager 1 leva de 12 a 14 horas para chegar à Terra.
Isto se deve ao fato de que esses sinais são ondas
- a) mecânicas, que viajam a velocidades próximas da luz.
- b) mecânicas, que viajam a velocidades próximas do som.
- c) eletromagnéticas, que viajam a velocidades próximas da luz.
- d) eletromagnéticas, que viajam a velocidades próximas do som.
- e) eletromagnéticas, que viajam a velocidades próximas da Voyager 1.
- #122878
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(1,0) 12 -
Considerando um fornecimento constante de energia até o seu total esgotamento, podemos estimar, de acordo com o texto, que a energia dissipada pela bateria da Voyager 1 nos próximos 10 anos será de, em joules, aproximadamente:
- a) 9,5×1010
- b) 4,0×109
- c) 9,5×108
- d) 4,0×107
- e) 9,5×106
- #122879
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(1,0) 13 -
Estudo sobre os ventos solares e tempestades solares são importantes para prever suas intensidades, seus efeitos e os possíveis danos que causam na Terra e em suas proximidades. Com a tempestade solar ocorrida em março de 2018, pudemos notar a importância dos resultados desses estudos.
Em relação aos ventos solares, podemos concluir corretamente que são
- a) responsáveis pela geração de Auroras Boreais ou Austrais em países tropicais.
- b) partículas de ar oriundas do campo magnético interestelar que, no caso da Terra, são originadas no Sol.
- c) originados de explosões solares, portanto sopram em todas as direções, criando uma bolha que protege a Terra.
- d) tempestades solares com características eletromagnéticas, por isso há interferência em sistemas de comunicação como GPS.
- e) originados de explosões solares, que lançam no espaço partículas que não chegam até à superfície terrestre devido à atmosfera.
- #122880
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(1,0) 14 -
Considere que a Voyager 1 continuará a se afastar da Terra com a mesma velocidade, supostamente constante, e que não se chocará em seu caminho com nenhum corpo celeste que a destruiria.
Podemos concluir, de acordo com o texto, que suas baterias de Plutônio pararão de funcionar quando a distância da espaçonave em relação à Terra for, aproximadamente, em UA, de
- a) 175.
- b) 165.
- c) 150.
- d) 143.
- e) 142.
- #122881
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(1,0) 15 -
Durante a preparação das salas para o concurso da Fatec, os organizadores arrastavam mesas e carteiras para que tudo ficasse pronto. Vesti começou a observar Bular empurrar uma mesa. Ele notou que a colega aplicava uma força de intensidade FAP sobre a mesa e a mesa não começava a se movimentar instantaneamente, demorando um certo intervalo de tempo para isso.
Vesti deduziu então que isso ocorria devido à força de atrito de intensidade FAT entre o chão e os pés da mesa. Lembrando das aulas de Física, recordou-se de três conceitos: atrito estático, atrito dinâmico (ou cinético) e iminência de movimento.
Considerando a situação descrita e esses três conceitos, podemos concluir corretamente que, no gráfico esquemático representado, os pontos (I), (II) e (III) correspondem, respectivamente, a situações de
- a) I. iminência de movimento II. atrito dinâmico III. atrito estático
- b) I. atrito dinâmico II. iminência de movimento III. atrito estático
- c) I. atrito dinâmico II. atrito estático III. iminência de movimento
- d) I. atrito estático II. iminência de movimento III. atrito dinâmico
- e) I. iminência de movimento II. atrito estático III. atrito dinâmico