Processando...

Simulado FAINOR | CONCURSO

Simulado FAINOR
SIMULADO FAINOR INSTRUÇÕES DO SIMULADO OBJETIVOS Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores do País, através de simulados para , provas e questões de . PÚBLICO ALVO DO SIMULADO Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no FAINOR. SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO Este simulado contém questões da FAINOR que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos anteriores FAINOR, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais. ESTATÍSTICA DO SIMULADO O Simulado FAINOR contém um total de 10 questões de com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no FAINOR. RANKING DO SIMULADO Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no FAINOR. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação. CARGO DO SIMULADO Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal. COMO REALIZAR O SIMULADO FAINOR Para realizar o simulado FAINOR você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado FAINOR você verá as questões que errou e acertou. Bons Estudos! Simulado para FAINOR é aqui!

#183374
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
FAINOR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Analise o texto e, com base nos seus conhecimentos acerca das bacias hidrográficas do continente americano, preencha as lacunas:

De modo geral, o continente americano possui uma hidrografia farta, pois suas terras são drenadas por numerosos rios. A maior bacia fluvial das Américas é a do Amazonas, que está localizada na América do Sul. Na América do Norte, a maior e principal bacia fluvial é a do rio Mississipi. Ele nasce no norte dos Estados Unidos, ao oeste do Lago Superior, e percorre a Planície central até o delta da sua foz, no Golfo do México. Os principais afluentes do rio Mississipi são o Missouri e o Ohio. [...] Os rios São Lourenço e Grande destacam-se na formação hidrográfica dos Estados Unidos. O rio São Lourenço nasce no Lago Ontário, é o mais navegado do continente americano e possui um sistema de eclusa. O _____I___ é a maior parte da fronteira natural entre os Estados Unidos e o México. Ele deságua no____II __ . Na vertente do Atlântico, na América do Sul, as maiores bacias fluviais são a do Amazonas, a Platina, a do Orinoco. A Bacia do Amazonas banha as terras do Brasil, da Bolívia, da Colômbia, Peru, Equador, Venezuela e Guiana, num total de aproximadamente 6,5 milhões de quilômetros quadrados, dos quais quase 4 milhões de quilômetros quadrados encontram-se no território brasileiro. O rio principal dessa bacia nasce no pico Huagro, nos Andes peruanos. Depois de ingressar em terras do Brasil, recebe o nome de____III __ e, após receber as águas do____IV __ , seu principal afluente, passa a se chamar Rio Amazonas.
(Adaptado de Geografia: Minimanual de Pesquisa. BERTELLO, Edélzia. Claranto Editora. Minas Gerais, 2003. Versão em CD ROM)
No texto, os algarismos I, II, III e IV das lacunas podem ser substituídos corretamente por

  • a) rio São Francisco, Oceano Pacífico, Araguaia e Tocantins, respectivamente.
  • b) Golfo do México, rio Grande, Xingu e Araguaia, respectivamente.
  • c) rio Mississipi-Missouri, lago Ontário, Paraguai e rio da Prata, respectivamente.
  • d) rio Grande, Golfo do México, Solimões e rio Negro, respectivamente.
  • e) rio Colorado, oceano Pacífico, rio Branco e rio Tapajós, respectivamente.
#183377
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
FAINOR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Quanto aos processos migratórios internacionais, podemos identificar no mundo atual, áreas com características de repulsão e de atração populacional. Analise as assertivas abaixo e depois marque a alternativa incorreta:

  • a) O fim do socialismo, gerando uma profunda desordem social com o fim dos benefícios sociais patrocinados pelo Estado e expondo em alguns países conflitos étnicos e religiosos antes controlados, faz do leste europeu uma área de atração migratória no contexto internacional.
  • b) Os enormes bolsões de pobreza e as desigualdades sociais causadas, principalmente, pelo endividamento externo transformam a América Latina em área de repulsão no contexto das migrações mundiais.
  • c) Outra área que se notabiliza como repulsora no fluxo migratório internacional é o continente asiático, que concentra o maior contingente de pobreza do mundo, em razão, principalmente, de estruturas sociais injustas como o sistema de castas e também de elementos culturais presentes e arraigados.
  • d) Exemplo de área de atração são os EUA e em menor escala o Canadá, principalmente para as populações latinoamericanas, mais destacadamente os mexicanos e centroamericanos.
  • e) O Japão tornou-se um pólo de atração de migrantes provindo de regiões da Ásia e mais recentemente de brasileiros – dekasseguis, normalmente trabalhadores que são aproveitados em tarefas braçais ou em atividades que requerem pouca qualificação profissional.
#183379
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
FAINOR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Leia o texto a seguir e depois responda o que se pede:

A modernização do campo em face da industrialização


Traçado o quadro de mudanças em nossa recente história econômica, devemos lembrar que o campo não foi banido de nosso contexto econômico. A zona rural, agora subordinada aos interesses urbanos, orienta sua produção para a satisfação direta ou indireta da cidade... São atribuições do campo frente à configuração do Brasil urbano-industrial: •Produção de itens para a exportação; •Produção de matérias-primas para o setor industrial; •Produção de alimentos para o grande contingente populacional das cidades.

A urbanização e os problemas ambientais

Até o final do século passado (Séc. XIX), as cidades brasileiras constituíram-se em meros centros comerciais e portuários que tinham como função principal a exportação dos produtos agrícolas para o mercado internacional.

[...] E assim a cidade cresce, sua área aumenta, seus serviços tentam se expandir para atender as necessidades dessa população.

No Brasil, esse processo foi extremamente acelerado: entre 1940 e 1980, mais da metade da população abandona o campo (somente 1/3 dela, atualmente, lá permanece) e vem se concentrar nas grandes cidades, sobretudo nas 9 maiores metrópoles (1/3 da população).A Grande São Paulo, sozinha, absorve 11% do total demográfico, concentrado em uma área de cerca de1% da área do País.

(Adaptado de Geografia: Minimanual de Pesquisa. BERTELLO, Edélzia. Claranto Editora. Minas Gerais, 2003. Versão em CD Rom)

Todas as alternativas abaixo coadunam com o sentido do texto, exceto:

  • a) A dependência do campo em relação à cidade de que fala o texto é um dos principais fatores que impulsionam o deslocamento populacional campo-cidade, em vista da prevalência da grande propriedade em detrimento da produção familiar.
  • b) A urbanização brasileira transforma as cidades no centro produtor de capitais, da acumulação de mão-de-obra, da distribuição das mercadorias produzidas pelas indústrias, estando portanto, neste século que se inicia, capacitadas para atender às novas demandas e exigências, seja no aporte de infra-estrutura suficiente para o atendimento das necessidades do capital, seja para o atendimento às necessidades da população como um todo.
  • c) A produção de gêneros para exportação gera capitais que revertem-se na ampliação dessa produção ao mesmo tempo em que geram divisas empregadas no suprimento das necessidades financeiras do capital urbano e industrial.
  • d) Não há como negar a importância da produção de alimentos, mas as culturas destinadas à produção para consumo interno pouco ou nenhum amparo têm do Estado.
  • e) A modernização de nossa economia subordinou o campo à cidade, mantém a estrutura fundiária arcaica e transforma o campo em um mercado de consumo de itens como máquinas e tecnologia, cujo capital reverte-se para as cidades.
#183380
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
FAINOR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Desde os anos 30, com a crescente intervenção do Estado na economia, os países capitalistas vinham ampliando suas preocupações sociais, como forma de contraporem-se aos Estados socialistas. No entanto, a partir da década de 70, um novo cenário foi se configurando e, desde então, o modelo do Estado do Bem-Estar Social passou, lentamente, a ser abandonado, fazendo com que voltassem a surgir problemas sociais nos países mais desenvolvidos. No caso dos países subdesenvolvidos, como o Brasil, a política Neoliberal tem tornado ainda mais críticos os indicadores sociais, apesar da expressiva modernização em alguns setores da economia. No final do século, as desigualdades sociais voltam a ser o grande tema político, desafiando os homens a inventarem uma nova sociedade.
.

(KOSHIBA, Luiz, História (origens, estruturas e processos), Editora Atual, 2000, pág 62)

Com base no texto e em seus conhecimentos sobre Neoliberalismo, assinale a resposta correta:

  • a) A política Neoliberal só começa a ser difundida pelo mundo no final da década de 80.
  • b) A globalização nada tem a ver com a americanização do capitalismo mundial.
  • c) As empresas transnacionais repartem as tarefas de produção por suas unidades fabris espalhadas pelo mundo.
  • d) A política Neoliberal resulta sempre em inclusão social e desemprego.
  • e) A desregulamentação financeira foi altamente benéfica aos países de economias periféricas.
#183381
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
FAINOR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Uma das principais bandeiras da revolução de 30, que empolgou amplos setores da população, foi justamente a moralização dos costumes eleitorais. E isso, realmente, ocorre em parte: em 24 de fevereiro de 1932 era promulgado um novo Código Eleitoral, que criava a Justiça Eleitoral, para regulamentar e fiscalizar os pleitos – instituía o voto secreto, estendia o direito de voto às mulheres e diminuía o limite mínimo de idade para votar de 21 para 18 anos, provocando, de imediato, um crescimento significativo do eleitorado...
(Diversos autores, Retrato do Brasil, Política Editora de Livros, 1984, pág 317)


Com base no texto e nos seus conhecimentos sobre o Brasil republicano, assinale a alternativa correta:

  • a) Na 1ª República (República “Velha”) 1889/1930 os partidos Republicano Paulista (PRP) e Republicano Mineiro (PRM) eram uma espécie de “Colegiado de Coronéis”.
  • b) Pelo novo Código Eleitoral de 1932, só poderiam existir partidos transitórios, que se formavam às vésperas dos pleitos.
  • c) O Código Eleitoral de 1932 continuou existindo mesmo depois do golpe de 1937 que implantou o “Estado Novo” de Vargas.
  • d) O PCB (Partido Comunista Brasileiro), fundado em 1922, foi finalmente legalizado pelo Código Eleitoral de 1932.
  • e) Desde 1932 (Código Eleitoral) até os dias atuais, o nosso sistema político partidário adotado é o pluripartidarismo.
#183382
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
FAINOR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Os grandes países capitalistas iniciaram o século XX tratando outros países como colônias suas. A Inglaterra dominou Uganda, Gana, Radísia (hoje Zimbábue), África do Sul, Índia e etc. A França dominou a Argélia e o Marrocos, entre outros. Os Estados Unidos dominaram Porto Rico e tomaram do México, em 1847, os atuais estados do Texas, da Califórnia e do Novo México. Os povos de muitas colônias começaram a se revoltar. Quiseram a independência e o direito de determinarem seus destinos. As potências colonialistas investiram, assim, muito dinheiro na indústria bélica e no transporte e manutenção de tropas nas colônias, mesmo assim, o anseio de libertação dos povos demonstrou ser mais forte que a força militar das metrópoles. Surge, então, uma nova fase do capitalismo: O Imperialismo. (BETTO, Frei: Introdução à política brasileira, 5ª edição, 1990, pág 26, Editora Ática)



De acordo com o texto e com seus conhecimentos, assinale a alternativa que NÃO corresponde ao relacionamento entre metrópole e colônia:

  • a) As metrópoles detinham a direção política da colônia.
  • b) A economia das colônias era mantida pelas metrópoles.
  • c) As colônias forneciam produtos agrícolas e matéria-prima às metrópoles e eram proibidas de ter indústrias próprias.
  • d) As colônias só podiam comprar produtos industrializados dos países que as dominavam.
  • e) As colônias decidiam os preços dos produtos importados e exportados pelas metrópoles.
#183383
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
FAINOR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

A religião constituía um sistema interpretativo do universo, usado para explicar o desenvolvimento da civilização egípcia, justificar sua estrutura social e política e determinar o papel de cada classe. A visão egípcia do mundo achava-se profundamente marcada pela eminência da destruição, com o universo ameaçado de se desorganizar não fossem as preces e os ritos. Os deuses garantiam o equilíbrio do cosmo; as práticas rituais asseguravam a felicidade na vida e a sobrevivência após a morte; o ritmo das enchentes, a fertilidade do solo e a própria disposição racional dos canais de irrigação dependiam diretamente da ação divina do faraó.”
(BETTO, Frei, Extraído da História das civilizações – O Egito Antigo, São Paulo, Abril Cultural, 1975, vol 01 pág 17)

Com base no texto e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta:

  • a) Em um Estado teocrático, a ideologia dominante tem caráter racial.
  • b) A ideologia dominante no Egito antigo explicava a ordem do universo como dádiva dos deuses.
  • c) A adoração dos deuses, o culto ao poder divino do faraó e as práticas rituais eram parte do cotidiano do Egito antigo porque o povo tinha medo da guerra.
  • d) A ideologia permitia que existisse liberdade de religião.
  • e) As práticas rituais asseguravam o poder econômico.
#183384
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
FAINOR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

O regime militar mexeu tanto na legislação eleitoral para favorecer seus candidatos que, certa vez, num debate na televisão; um deputado da oposição comentou: “Agora só falta o governo decretar que o voto a seu favor vale dois e o voto à oposição vale um...”
(Frei Betto, Introdução à política brasileira, Editora Ática, pág 47, 1990)

De acordo com os seus conhecimentos sobre os governos militares no Brasil (1964/1985), assinale a(s) alternativa(s) verdadeira(s) obedecendo o código abaixo.

( )I. Em setembro de 1969, a junta militar que governava o Brasil reabriu o Congresso para que os deputados e senadores referendassem o nome do general Emílio Garrastazu Médici para presidir o país. ( )II. Em vigor a partir de 1976, a lei Falcão restringiu o acesso dos candidatos a cargos eletivos aos meios de comunicação, principalmente ao rádio e à televisão. ( )III. O “pacote de abril”, conjunto de regras eleitorais baixadas pelo governo em 1977, reduziu o peso do voto urbano e aumentou o peso do voto rural, com o objetivo de fazerem soar mais alto as reivindicações do homem do campo. ( )IV. O deputado Alencar Furtado teve seu mandato cassado porque denunciou a prática de tortura a presos políticos, na televisão. ( )V. Ante o fortalecimento crescente da oposição, que ganhava a preferência dos eleitores, o presidente Figueiredo veio a público afirmando que seriam respeitados os resultados de todas as eleições, pois numa democracia, deve existir revezamento do poder.

  • a) Somente I é verdadeira.
  • b) Somente I, II e IV são verdadeiras.
  • c) Somente IV é verdadeira.
  • d) Somente II e III são verdadeiras.
  • e) Somente III e V são verdadeiras.
#183387
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
FAINOR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

Uma mulher teve um filho recentemente e necessitava dar-lhe um banho de 10 litros de água a 35°C. Resolveu misturar uma quantidade x, em litros, de água da torneira, inicialmente a 20°C, com uma quantidade y, em litros, de água retirada do chuveiro elétrico cuja temperatura era de 40°C. Para ela poder alcançar o seu objetivo, os valores de x e y são respectivamente iguais a:

  • a) 2,5 e 7,5
  • b) 7,5 e 2,5
  • c) 3,3 e 6,7
  • d) 6,7 e 3,3
  • e) 5,0 e 5,0
#183388
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
FAINOR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

Uma fita de vídeo do tipo VHS possui 246m de extensão e, com determinada velocidade, ela é exibida completamente por um aparelho gastando um total de 2h. A velocidade média da fita durante a exibição é um valor próximo de:

  • a) 123m/s
  • b) 34m/s
  • c) 3,4cm/s
  • d) 1,23cm/s
  • e) 34cm/s