Processando...

Simulado Ética e Legislação Profissional | CONCURSO

Simulado Ética e Legislação Profissional

Simulado Ética e Legislação Profissional

Se você irá prestar algum concurso que cobre a matéria de Ética e Legislação Profissional não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis.

 

Vejam todos os simulados Ética e Legislação Profissional

 

São milhares de simulados para concurso disponível para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


Este Simulado Ética e Legislação Profissional foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: Ética e Legislação Profissional
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 5
  • Tempo do Simulado: 15 minutos

Vejam outros Simulado Ética e Legislação Profissional

  1. Todos Simulados Ética e Legislação Profissional
  2. Simulado mais feitos
  3. Simulado mais difícil

 

REGRA DO SIMULADO

Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.

 

Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

Aproveitem estes simulados Ética e Legislação Profissional e saiam na frente em seus estudos.

 

Questões Ética e Legislação Profissional

Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões de Ética e Legislação Profissional, que também são grátis. Clique Aqui!

 

Vejam todos os simulados Ética e Legislação Profissional

   

Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z


#250505
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Ética e Legislação Profissional
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Considere a situação hipotética abaixo.

Dra. Vera da Silva e Silva, graduou-se terapeuta ocupacional em 2016 e em março de 2018 terminou o curso de pós-graduação Lato-Sensu: Terapia da Mão e Reabilitação Neurológica em Terapia Ocupacional. Dra. Vera já atendia em consultório e agora com a pós-graduação pretende aumentar sua clientela; para tanto entrou em contato com vários cirurgiões de mão, se apresentou, deixou seu currículo lates e vários cartões de visita. No cartão simples, na primeira linha, centralizado em destaque estava: Dra. Vera da Silva e Silva, logo abaixo Terapeuta da Mão e embaixo o número do CREFITO. Na lateral inferior direita o endereço do consultório e endereço eletrônico da Dra. Vera.

Nessa situação, Dra. Vera cometeu uma infração ética de acordo com a Resolução Coffito nº 425, de 08 de julho de 2013, que estabelece o Código de Ética e Deontologia da Terapia Ocupacional, de acordo com o artigo

  • a) 5 − O terapeuta ocupacional avalia sua capacidade técnica e somente aceita atribuição ou assume encargo quando capaz de desempenho seguro para o cliente/paciente/usuário, família/grupo/comunidade, em respeito aos direitos humanos.
  • b) 11 − O terapeuta ocupacional deve zelar pela provisão e manutenção de adequada assistência ao seu cliente/paciente/usuário/família/grupo/comunidade amparados em métodos e técnicas reconhecidas e/ou regulamentadas pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
  • c) 30 − É proibido ao terapeuta ocupacional: IV − substituir a titulação de terapeuta ocupacional por expressões genéricas tais como: terapeuta de mão, terapeuta funcional, terapeuta corporal, terapeuta holístico, entre outros.
  • d) 15 − É proibido ao terapeuta ocupacional: III − divulgar terapia infalível, secreta ou descoberta cuja eficácia não seja comprovada.
  • e) 15 V − Inserir em anúncio ou divulgação profissional, bem como expor em seu local de atendimento/trabalho, nome, iniciais de nomes, endereço ou fotografia, inclusive aquelas que comparam quadros anteriores e posteriores ao tratamento realizado, ou qualquer outra referência que possibilite a identificação do cliente/paciente/usuário/família/grupo/comunidade, salvo para divulgação em comunicações e eventos de cunho acadêmico e científico com a autorização formal prévia do cliente/paciente/usuário/família/grupo/comunidade ou do responsável legal.
#250506
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Ética e Legislação Profissional
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Considerando o Código de Ética do terapeuta ocupacional, a prática profissional deve

  • a) pautar-se exclusivamente no saber técnico, de modo a assegurar o melhor desfecho da intervenção.
  • b) centralizar no profissional a tomada de decisão sobre os cuidados.
  • c) incluir a prescrição de medicação, quando não houver outro recurso para o cuidado.
  • d) estar condicionada à filiação do profissional a todas as entidades associativas de classe.
  • e) apoiar iniciativas que visam ao aprimoramento cultural e à defesa dos legítimos interesses de classe.
#250507
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Ética e Legislação Profissional
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Assinale a alternativa que indica um contexto e descreve corretamente a ação do terapeuta ocupacional frente a esse contexto, de acordo com o Código de Ética da profissão.

  • a) Em caso de guerra, catástrofe, epidemia ou crise social – colocar seus serviços à disposição da comunidade.
  • b) Contato com fato sigiloso – comunicar superiores e registrar em prontuário.
  • c) Em caso de improbidade administrativa de instituições – encaminhar pacientes para seu consultório particular.
  • d) Contato com populações vulneráveis e de baixa renda – oferecer atendimento gratuito.
  • e) Trabalho em equipe multidisciplinar – delegar suas atribuições.
#250508
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Ética e Legislação Profissional
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Segundo o artigo 14, do Código de Ética, Constituem deveres fundamentais dos profissionais terapeutas ocupacionais na sua relação com o cliente/paciente/usuário/família/grupo/comunidade:

I. Respeitar a vida humana desde a concepção até a morte, jamais cooperando em ato em que voluntariamente se atente contra ela, ou que coloque em risco a integridade física, psíquica, moral, cultural e social do ser humano ou sua inclusão sócio-comunitária.

II. Prestar assistência ao ser humano respeitando seus direitos e sua dignidade de modo que a prioridade no atendimento obedeça a razões de urgência, independentemente de qualquer consideração relativa à raça e etnia, nacionalidade, credo sóciopolítico, crença, religião, gênero, orientação sexual, condição sócio-econômica-cultural, ou a qualquer outra forma de preconceito, sempre em defesa da vida.

III. Respeitar o natural pudor e a intimidade do cliente/paciente/usuário/família/grupo.

IV. Respeitar os princípios bioéticos de autonomia, beneficência e não maleficência do cliente/paciente/usuário/família/grupo/comunidade de decidir sobre sua pessoa ou coletividade e seu bem estar.

V. Informar ao cliente/paciente/usuário e à família ou responsável legal e a outros profissionais envolvidos, quanto à consulta, procedimentos de avaliação, diagnóstico, prognóstico, objetivos do tratamento e condutas terapêuticas ocupacionais a serem adotadas, esclarecendo-o ou o seu responsável legal, assim como informar sobre os resultados que forem sendo obtidos, de forma clara, objetiva, compreensível e adaptada à condição cultural e intelectual de quem a recebe.

VI. Permitir o acesso do responsável, cuidador, familiar ou representante legal, durante a avaliação e/ou tratamento/assistência, quanto pertinente ao projeto terapêutico, salvo quando sua presença comprometer a eficácia do atendimento ou da mediação sócioocupacional para emancipação social, desenvolvimento sócioambiental, econômico e cultural, de cliente /paciente /usuário /família / grupo/ comunidade.

Estão CORRETAS as alternativas:

  • a) Apenas V e VI.
  • b) Apenas II, IV, V.
  • c) Apenas I, III, IV, V.
  • d) I, II, III, IV, V, VI.
  • e) Apenas I, II, III e V.
#250509
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Ética e Legislação Profissional
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Segundo o artigo 15, do Código de Ética, é proibido ao Terapeuta Ocupacional:
Assinale a alternativa INCORRETA:

  • a) Abandonar o cliente/paciente/usuário/família/grupo/comunidade em meio ao tratamento ou mediação sócio-ocupacional, sem a garantia de continuidade de assistência, salvo por motivo relevante.
  • b) Dar consulta ou prescrever tratamento terapêutico ocupacional de forma não presencial.
  • c) Divulgar terapia infalível, secreta ou descoberta cuja eficácia não seja comprovada.
  • d) Prescrever tratamento terapêutico ocupacional sem realização de consulta prévia diretamente com o cliente/paciente/usuário, exceto em caso de indubitável urgência.
  • e) Inserir em anúncio ou divulgação profissional, bem como expor em seu local de atendimento/trabalho, nome, iniciais de nomes, endereço ou fotografia, inclusive aquelas que comparam quadros anteriores e posteriores ao tratamento realizado, ou qualquer outra referência que possibilite a identificação do cliente / paciente / usuário / família / grupo / comunidade, salvo para divulgação em comunicações e eventos de cunho acadêmico e científico com a autorização formal prévia do cliente / paciente / usuário / família / grupo / comunidade ou do responsável legal.