Processando...

Simulado Ética e Legislação Profissional | CONCURSO

Simulado Ética e Legislação Profissional

Simulado Ética e Legislação Profissional

Se você irá prestar algum concurso que cobre a matéria de Ética e Legislação Profissional não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis.

 

Vejam todos os simulados Ética e Legislação Profissional

 

São milhares de simulados para concurso disponível para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


Este Simulado Ética e Legislação Profissional foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: Ética e Legislação Profissional
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 5
  • Tempo do Simulado: 15 minutos

Vejam outros Simulado Ética e Legislação Profissional

  1. Todos Simulados Ética e Legislação Profissional
  2. Simulados
  3. Questões de Simulados

 

REGRA DO SIMULADO

Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.

 

Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

Aproveitem estes simulados Ética e Legislação Profissional e saiam na frente em seus estudos.

 

Questões Ética e Legislação Profissional

Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões de Ética e Legislação Profissional, que também são grátis. Clique Aqui!

 

Vejam todos os simulados Ética e Legislação Profissional

   

Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z


#239286
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Ética e Legislação Profissional
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

De acordo com o código de ética profissional do Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional, publicado no DOU nº 182 de 22/09/1978, seção I, Parte II, páginas 5265/5268, aprovado pela resolução COFFITO 10, Capítulo II do Exercício Profissional ART. 7º. São deveres do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional, nas respectivas áreas de atuação,

I. exercer sua atividade com zelo, probidade e decoro e obedecer aos preceitos da ética profissional, da moral, do civismo e das leis em vigor, preservando a honra, o prestígio, e as tradições de suas profissões.

II. pertencer, no mínimo, a uma entidade associativa da respectiva classe, de caráter cultural e/ou sindical, da jurisdição onde exerce sua atividade profissional.

III. respeitar a vida humana desde a concepção até a morte, jamais cooperando em ato que voluntariamente se atente contra ela, ou que coloque em risco a integridade física ou psíquica do ser humano.

IV. apoiar as iniciativas que visam o aprimoramento cultural e a defesa dos legítimos interesses da respectiva classe.

Estão Corretas:

  • a) III e IV.
  • b) I e III.
  • c) I, III e IV.
  • d) II, III e IV.
  • e) I, II, III e IV.
#239287
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Ética e Legislação Profissional
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

O código de ética do profissional fisioterapeuta e terapeuta ocupacional foi publicado no DOU nº 182, de 22/09/1978. O código de ética foi dividido em VI capítulos, contemplando as especificidades inerentes ao bom desempenho do profissional. Benício (2007) descreve o que cada um destes capítulos dispõe; diante do que foi publicado no DOU nº 182, de 22/09/1978, associe adequadamente as colunas a seguir.

1. No capítulo IV, sobre as atitudes do profissional perante os colegas e demais membros de equipe de saúde, a publicação dispõe que:

2. No capítulo I, sobre as responsabilidades fundamentais do profissional no código de ética, a publicação dispõe que:

3. No capítulo III, sobre a postura do profissional perante as entidades de classe, a publicação dispõe que:

( ) Para o empenho do profissional em melhorar as condições de saúde da coletividade e dos serviços de saúde, o zelo pela profissão e a manutenção da adequada assistência ao cliente ou paciente, a atualização e aperfeiçoamento dos seus conhecimentos técnicos, científicos e culturais, como também a responsabilidade pelo desempenho técnico dos que estiverem sob sua direção, coordenação, supervisão e orientação.

( ) Estabelece regras de bom relacionamento e de etiqueta, evitando qualquer referência que possa denegrir a reputação moral e científica de qualquer deles.

( ) É dever do fisioterapeuta e do terapeuta ocupacional pertencer, no mínimo, a uma entidade associativa da respectiva classe de caráter cultural e/ou sindical, da jurisdição onde exerce sua atividade profissional.

A sequência está correta em

  • a) 3, 1, 2.
  • b) 1, 2, 3.
  • c) 3, 2, 1.
  • d) 2, 1, 3.
  • e) 1, 3, 2.
#239288
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Ética e Legislação Profissional
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

“Os conselhos profissionais constituem órgãos de direito público com atribuições e competências para normatizarem e exercerem a fiscalização do exercício profissional aos credenciados e proibindo esse exercício aos leigos.”

(Lázaro, 2007.)

Sobre as competências dos Conselhos Federal e Regionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, é correto afirmar que:

  • a) É de responsabilidade dos conselhos estimular a exação no exercício da profissão, porém sem interferir no prestígio e bom conceito dos que a exercem.
  • b) É de responsabilidade dos conselhos tomar conhecimento e maximizar as dúvidas suscitadas pelos Conselhos Regionais e prestar-lhes assistência técnica permanente
  • c) É de responsabilidade dos conselhos publicar, semanalmente, seu orçamento e respectivos créditos adicionais, os balanços, a execução orçamentária, o relatório de suas atividades e a relação dos profissionais registrados.
  • d) É de responsabilidade dos conselhos exercer função normativa, baixar atos necessários à interpretação e execução do dispositivo na Lei nº 6.316/1975 e a fiscalização do exercício profissional, adotando providências indispensáveis à realização dos objetivos institucionais.
  • e) É de responsabilidade dos conselhos promover, perante o juízo competente, a cobrança de cada atendimento realizado pelo profissional no exercício de sua profissão, além de cobrar anuidades, taxas, emolumentos e multas, esgotados os meios de cobrança amigável.
#239289
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Ética e Legislação Profissional
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

De acordo com a Resolução Coffito nº 415, de 19 de maio de 2012, que dispõe sobre a obrigatoriedade do registro em prontuário pelo terapeuta ocupacional, da guarda e do seu descarte, é correto afirmar que:

  • a) É obrigatório o registro em prontuário das atividades assistenciais prestadas pelo terapeuta ocupacional aos seus clientes/pacientes/usuários.
  • b) O terapeuta ocupacional não é obrigado a manter sigilo de todas as informações contidas no prontuário do cliente/paciente/usuário, quando for necessária a sua divulgação para a sociedade.
  • c) A guarda do prontuário do cliente/paciente/usuário não é de responsabilidade do terapeuta ocupacional e/ou da instituição onde a assistência terapêutica ocupacional for prestada, mas, sim, do paciente, pois ele é responsável pelo seu prontuário.
  • d) É permitido ao terapeuta ocupacional negar ao cliente/paciente/usuário ou seu responsável legal o acesso ao seu prontuário, bem como deixar de dar explicações necessárias à sua compreensão, salvo quando ocasionar riscos para o cliente/paciente ou a terceiros.
  • e) Em caso de assistência terapêutica ocupacional prestada em regime de estágio obrigatório ou não obrigatório, o registro em prontuário não necessariamente deverá constar a identificação e assinatura do responsável/técnico/ supervisor/preceptor que responderá pelo serviço prestado, bem como do estagiário.
#239290
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Ética e Legislação Profissional
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Assinale a alternativa incorreta. Segundo o COFFITO (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional), compete ao terapeuta ocupacional (TO) o uso de tecnologia assistiva (TA) nas AVDs (Atividade de Vida Diária) e AIVDs (Atividades instrumentais de Vida Diária) com os objetivos de:

  • a) desadaptar unidades computadorizadas de controle ambiental
  • b) promover adaptações de jogos, brincadeiras e brinquedos
  • c) criar equipamentos, adaptações de acesso ao computador e software
  • d) utilizar sistemas de comunicação alternativa, de órteses, próteses e adaptações
  • e) promover ajuste, acomodação e adequação do indivíduo a uma nova condição e melhorar sua qualidade de vida ocupacional