Simulado Etec | ETEC
📚 Simulado ETEC | Vestibulinho Etec | cód.19262
Está se preparando para o concurso ETEC? Então você precisa testar seus conhecimentos com nossos simulados exclusivos 🧠.
🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
🧪 Este Simulado ETEC foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Etec
- 🏛️ Instituição: ETEC
- 👔 Cargo: Vestibulinho Etec
- 📚 Matéria: Matérias Diversas
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: ETEC
- ❓ Quantidade de Questões: 10
- ⏱️ Tempo do Simulado: 30 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.
📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.
🚀 Aproveite este simulado ETEC e saia na frente na sua preparação!
📖 Questões ETEC
Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:
🎥 Vídeo Aula
Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso ETEC. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.
Assistir vídeo aula sobre ETEC
📚 Apostila
Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso ETEC.
📢 Concursos Abertos para ETEC
Veja os concursos abertos da instituição ETEC. A lista está sempre atualizada:
🍀 Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅
- #226161
- Banca
- ETEC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- ETEC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Em sua barraca, um piscicultor comercializava bagres, cujas massas variavam de 1,3 kg a 1,6 kg. Um freguês comprou o bagre de maior massa por R$ 25,00.
De acordo com as informações do texto, é correto afirmar que
- a) X < 15.
- b) 15 < X < 20.
- c) 15 > X > 20.
- d) 15 < X > 20.
- e) X > 20
- #226162
- Banca
- ETEC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- ETEC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Conclui-se, corretamente, que se trata de uma reação
- a) exotérmica, pois cedeu calor para o sistema.
- b) exotérmica, pois absorveu calor do sistema.
- c) endotérmica, pois cedeu calor para o sistema.
- d) endotérmica, pois absorveu calor do sistema.
- e) isotérmica, pois não houve troca de energia.
- #226163
- Banca
- ETEC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- ETEC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
É possível calcular a quantidade de calor trocada em um sistema por meio da relação matemática: Q = m · c ·DT.
Essa relação é conhecida como a Equação Fundamental da Calorimetria e mostra que o calor trocado (Q) depende da massa (m), do calor específico (c) e da variação de temperatura do corpo (DT).
Sabendo que a massa da solução referida no texto é 100 g e considerando o calor específico como 1 cal/g ·ºC, a quantidade de calor trocada nesse processo é
- a) 60 calorias.
- b) 600 calorias
- c) 2 200 calorias
- d) 2 800 calorias
- e) 5 000 calorias
- #226164
- Banca
- ETEC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- ETEC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Na alimentação humana, a preservação da saúde depende dos nutrientes utilizados pelo organismo, pois tanto os de origem vegetal quanto animal são importantes na obtenção de energia, na formação de novas células e na regulagem do metabolismo celular.
Considere que, após uma determinada refeição, com o processo digestivo totalmente realizado, verificou-se que as substâncias absorvidas pelo sistema digestório, em maior quantidade foram os aminoácidos, que certamente foram obtidos dos alimentos, que predominavam nessa refeição, tais como
- a) batata e mandioca.
- b) arroz e salada de folhas.
- c) macarrão.
- d) polenta frita
- e) contrafilé na brasa.
- #226165
- Banca
- ETEC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- ETEC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Iniciada em 1789, a Revolução Francesa tinha como um de seus principais objetivos a abolição da sociedade de
Antigo Regime, com o fim dos privilégios e das desigualdades entre os diferentes grupos sociais.
Pouco antes da Revolução, a sociedade francesa estava dividida entre
- a) apoiadores de Napoleão e de Robespierre, importantes lideranças políticas conservadoras que lutavam pela manutenção da monarquia francesa.
- b) burguesia e trabalhadores rurais e urbanos, já que o clero e a nobreza não tinham participação significativa na política francesa no período pré-revolucionário.
- c) Girondinos e Sans Culottes, grupos rivais que disputavam a hegemonia política e representavam os diferentes interesses da burguesia na relação com o rei Luís XVI.
- d) Primeiro e Segundo Estados (clero e nobreza), que reuniam cerca de 3% da população, e Terceiro Estado, que abrigava a burguesia, os trabalhadores urbanos e rurais e pagava, sozinho, todas as taxas e os impostos diretos cobrados pela monarquia.
- e) Primeiro e Segundo Estados (clero e nobreza), que reuniam a minoria da população, mas pagavam, sozinhos, todas as taxas e os impostos diretos que financiavam os programas assistenciais que mantinham parte do Terceiro Estado.
- #226166
- Banca
- ETEC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- ETEC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Oficialmente, a Conferência de Berlim, realizada entre novembro de 1884 e fevereiro de 1885, na Alemanha, serviria para garantir a livre circulação e comércio na bacia do rio do Congo e no rio Níger, bem como o compromisso das potências europeias de lutar pelo fim da escravidão no Continente.
Entretanto, o maior objetivo das negociações era
- a) garantir os direitos portugueses de colonização sobre toda a área que se estende entre Angola e Moçambique, na África Austral, já que Portugal foi o primeiro país a se instalar nos territórios africanos.
- b) resolver os conflitos entre as potências europeias, que tinham interesse em adquirir a maior extensão de territórios e possessões na África, continente rico em recursos naturais e em matérias-primas.
- c) concretizar os planos de Martinho Lutero que, no contexto da Reforma Protestante, preconizou a conversão dos povos africanos ao cristianismo evangélico.
- d) apoiar a expansão do Partido Nazista alemão com a anexação de novos territórios e, consequentemente, de novos cidadãos para a formação do III Reich
- e) impedir a participação dos países emergentes da América do Sul no comércio de longa distância de produtos como ouro, diamantes e marfim.
- #226167
- Banca
- ETEC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- ETEC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
As chuvas mencionadas no texto são esperadas, pois ajudam no plantio de
- a) arroz, em um sistema agrícola chamado terraceamento
- b) azeitona, utilizando a técnica de rotação de culturas.
- c) feijão, em sistema de pecuária intensiva.
- d) uva, em sistema de pecuária extensiva
- e) mandioca, plantada com técnicas industriais.
- #226168
- Banca
- ETEC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- ETEC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
O texto se refere às chamadas sociedades
- a) feudais
- b) fluviais
- c) nômades.
- d) patriarcais.
- e) pré-históricas.
- #226169
- Banca
- ETEC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- ETEC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
No início do século XV, os portugueses iniciaram um processo de expansão marítima que se tornou conhecido posteriormente como Grandes Navegações. Esse processo foi resultado de um conjunto de fatores políticos,econômicos e científicos.
Sobre a Ciência e as Grandes Navegações, é correto afirmar que
- a) estavam ligadas ao desenvolvimento econômico das comunidades pesqueiras do litoral do mar Egeu.
- b) o desenvolvimento científico era considerado um empecilho para os navegadores, pois estes acreditavam que a Terra era plana.
- c) as viagens foram favorecidas por invenções, tais como as caravelas, navios rápidos, versáteis e de fácil manobra, que podiam navegar inclusive com ventos contrários.
- d) os grandes cientistas do período se afastaram dessa empreitada, pois, sob comando da Igreja Católica, dedicaram-se às grandes questões teológicas de sua época
- e) a experiência dos povos americanos foi decisiva para o desenvolvimento científico de instrumentos de localização e de embarcações apropriadas para as viagens transoceânicas.
- #226170
- Banca
- ETEC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- ETEC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Embora algumas doenças prevenidas por meio da vacinação tenham se tornado raras em alguns países, os agentes infecciosos que as causam continuam a circular e, em um mundo altamente interligado, podem atravessar fronteiras geográficas e infectar qualquer pessoa que não esteja protegida.
Assim, em relação a doenças como sarampo, caxumba, rubéola e poliomielite, pode-se afirmar corretamente que
- a) o alto custo da produção de suas vacinas específicas, não coberto pelo sistema público de saúde, torna inacessível e impossível a prevenção dessas doenças para a população.
- b) seus agentes infecciosos são vírus que, quando são enfraquecidos ou mortos para tratamento preventivo, estimulam uma resposta imunológica ativa no organismo humano.
- c) seus agentes infecciosos são bactérias que, apesar de terem sido erradicadas da maioria dos países, afetam preferencialmente idosos e pessoas de vida sedentária.
- d) a produção de vacinas específicas para cada uma delas é feita atualmente, em pequena escala, a partir da hiperimunização de cavalos
- e) seus agentes infecciosos foram eliminados totalmente da maioria dos países, tornando desnecessária a aplicação de medidas preventivas.