Processando...

Simulado Etec | ETEC

Simulado Etec

📚 Simulado ETEC | Vestibulinho Etec | cód.19262

Está se preparando para o concurso ETEC? Então você precisa testar seus conhecimentos com nossos simulados exclusivos 🧠.

 

🔗 Vejam mais simulados ETEC

🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


🧪 Este Simulado ETEC foi elaborado da seguinte forma:

  • 📌 Categoria: Etec
  • 🏛️ Instituição: ETEC
  • 👔 Cargo: Vestibulinho Etec
  • 📚 Matéria: Matérias Diversas
  • 🧩 Assuntos do Simulado:
  • 🏢 Banca Organizadora: ETEC
  • ❓ Quantidade de Questões: 10
  • ⏱️ Tempo do Simulado: 30 minutos

⚙️ REGRA DO SIMULADO

Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.

 

📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.

 

🚀 Aproveite este simulado ETEC e saia na frente na sua preparação!


📖 Questões ETEC

Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:

Questões do concurso ETEC


🎥 Vídeo Aula

Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso ETEC. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.

Assistir vídeo aula sobre ETEC


📚 Apostila

Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso ETEC.

Ver apostilas para ETEC


📢 Concursos Abertos para ETEC

Veja os concursos abertos da instituição ETEC. A lista está sempre atualizada:

Concursos abertos para ETEC


🍀 Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅


#226161
Banca
ETEC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ETEC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Em sua barraca, um piscicultor comercializava bagres, cujas massas variavam de 1,3 kg a 1,6 kg. Um freguês comprou o bagre de maior massa por R$ 25,00.

De acordo com as informações do texto, é correto afirmar que

  • a) X < 15.
  • b) 15 < X < 20.
  • c) 15 > X > 20.
  • d) 15 < X > 20.
  • e) X > 20
#226162
Banca
ETEC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ETEC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Conclui-se, corretamente, que se trata de uma reação

  • a) exotérmica, pois cedeu calor para o sistema.
  • b) exotérmica, pois absorveu calor do sistema.
  • c) endotérmica, pois cedeu calor para o sistema.
  • d) endotérmica, pois absorveu calor do sistema.
  • e) isotérmica, pois não houve troca de energia.
#226163
Banca
ETEC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ETEC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

É possível calcular a quantidade de calor trocada em um sistema por meio da relação matemática: Q = m · c ·DT.

Essa relação é conhecida como a Equação Fundamental da Calorimetria e mostra que o calor trocado (Q) depende da massa (m), do calor específico (c) e da variação de temperatura do corpo (DT).

Sabendo que a massa da solução referida no texto é 100 g e considerando o calor específico como 1 cal/g ·ºC, a quantidade de calor trocada nesse processo é

  • a) 60 calorias.
  • b) 600 calorias
  • c) 2 200 calorias
  • d) 2 800 calorias
  • e) 5 000 calorias
#226164
Banca
ETEC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ETEC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Na alimentação humana, a preservação da saúde depende dos nutrientes utilizados pelo organismo, pois tanto os de origem vegetal quanto animal são importantes na obtenção de energia, na formação de novas células e na regulagem do metabolismo celular.

Considere que, após uma determinada refeição, com o processo digestivo totalmente realizado, verificou-se que as substâncias absorvidas pelo sistema digestório, em maior quantidade foram os aminoácidos, que certamente foram obtidos dos alimentos, que predominavam nessa refeição, tais como

  • a) batata e mandioca.
  • b) arroz e salada de folhas.
  • c) macarrão.
  • d) polenta frita
  • e) contrafilé na brasa.
#226165
Banca
ETEC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ETEC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Iniciada em 1789, a Revolução Francesa tinha como um de seus principais objetivos a abolição da sociedade de

Antigo Regime, com o fim dos privilégios e das desigualdades entre os diferentes grupos sociais.

Pouco antes da Revolução, a sociedade francesa estava dividida entre

  • a) apoiadores de Napoleão e de Robespierre, importantes lideranças políticas conservadoras que lutavam pela manutenção da monarquia francesa.
  • b) burguesia e trabalhadores rurais e urbanos, já que o clero e a nobreza não tinham participação significativa na política francesa no período pré-revolucionário.
  • c) Girondinos e Sans Culottes, grupos rivais que disputavam a hegemonia política e representavam os diferentes interesses da burguesia na relação com o rei Luís XVI.
  • d) Primeiro e Segundo Estados (clero e nobreza), que reuniam cerca de 3% da população, e Terceiro Estado, que abrigava a burguesia, os trabalhadores urbanos e rurais e pagava, sozinho, todas as taxas e os impostos diretos cobrados pela monarquia.
  • e) Primeiro e Segundo Estados (clero e nobreza), que reuniam a minoria da população, mas pagavam, sozinhos, todas as taxas e os impostos diretos que financiavam os programas assistenciais que mantinham parte do Terceiro Estado.
#226166
Banca
ETEC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ETEC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Oficialmente, a Conferência de Berlim, realizada entre novembro de 1884 e fevereiro de 1885, na Alemanha, serviria para garantir a livre circulação e comércio na bacia do rio do Congo e no rio Níger, bem como o compromisso das potências europeias de lutar pelo fim da escravidão no Continente.

Entretanto, o maior objetivo das negociações era

  • a) garantir os direitos portugueses de colonização sobre toda a área que se estende entre Angola e Moçambique, na África Austral, já que Portugal foi o primeiro país a se instalar nos territórios africanos.
  • b) resolver os conflitos entre as potências europeias, que tinham interesse em adquirir a maior extensão de territórios e possessões na África, continente rico em recursos naturais e em matérias-primas.
  • c) concretizar os planos de Martinho Lutero que, no contexto da Reforma Protestante, preconizou a conversão dos povos africanos ao cristianismo evangélico.
  • d) apoiar a expansão do Partido Nazista alemão com a anexação de novos territórios e, consequentemente, de novos cidadãos para a formação do III Reich
  • e) impedir a participação dos países emergentes da América do Sul no comércio de longa distância de produtos como ouro, diamantes e marfim.
#226167
Banca
ETEC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ETEC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

As chuvas mencionadas no texto são esperadas, pois ajudam no plantio de

  • a) arroz, em um sistema agrícola chamado terraceamento
  • b) azeitona, utilizando a técnica de rotação de culturas.
  • c) feijão, em sistema de pecuária intensiva.
  • d) uva, em sistema de pecuária extensiva
  • e) mandioca, plantada com técnicas industriais.
#226168
Banca
ETEC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ETEC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

O texto se refere às chamadas sociedades

  • a) feudais
  • b) fluviais
  • c) nômades.
  • d) patriarcais.
  • e) pré-históricas.
#226169
Banca
ETEC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ETEC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

No início do século XV, os portugueses iniciaram um processo de expansão marítima que se tornou conhecido posteriormente como Grandes Navegações. Esse processo foi resultado de um conjunto de fatores políticos,econômicos e científicos.

Sobre a Ciência e as Grandes Navegações, é correto afirmar que

  • a) estavam ligadas ao desenvolvimento econômico das comunidades pesqueiras do litoral do mar Egeu.
  • b) o desenvolvimento científico era considerado um empecilho para os navegadores, pois estes acreditavam que a Terra era plana.
  • c) as viagens foram favorecidas por invenções, tais como as caravelas, navios rápidos, versáteis e de fácil manobra, que podiam navegar inclusive com ventos contrários.
  • d) os grandes cientistas do período se afastaram dessa empreitada, pois, sob comando da Igreja Católica, dedicaram-se às grandes questões teológicas de sua época
  • e) a experiência dos povos americanos foi decisiva para o desenvolvimento científico de instrumentos de localização e de embarcações apropriadas para as viagens transoceânicas.
#226170
Banca
ETEC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ETEC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

Embora algumas doenças prevenidas por meio da vacinação tenham se tornado raras em alguns países, os agentes infecciosos que as causam continuam a circular e, em um mundo altamente interligado, podem atravessar fronteiras geográficas e infectar qualquer pessoa que não esteja protegida.

Assim, em relação a doenças como sarampo, caxumba, rubéola e poliomielite, pode-se afirmar corretamente que

  • a) o alto custo da produção de suas vacinas específicas, não coberto pelo sistema público de saúde, torna inacessível e impossível a prevenção dessas doenças para a população.
  • b) seus agentes infecciosos são vírus que, quando são enfraquecidos ou mortos para tratamento preventivo, estimulam uma resposta imunológica ativa no organismo humano.
  • c) seus agentes infecciosos são bactérias que, apesar de terem sido erradicadas da maioria dos países, afetam preferencialmente idosos e pessoas de vida sedentária.
  • d) a produção de vacinas específicas para cada uma delas é feita atualmente, em pequena escala, a partir da hiperimunização de cavalos
  • e) seus agentes infecciosos foram eliminados totalmente da maioria dos países, tornando desnecessária a aplicação de medidas preventivas.