Processando...

Simulado EsSA - Música | CONCURSO

Simulado EsSA - Música

OBJETIVOS | Simulado EsSA - Música

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO | Simulado EsSA - Música

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Médio do concurso EsSA.

SOBRE AS QUESTÕES | Simulado EsSA - Música

Este simulado contém questões da banca Exército, para nível Médio do cargo de Sargento Músico. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes EsSA.

*Conteúdo Programático do Simulado EsSA - Música.

Compassos em geral (simples, composto, misto e alternado). Transformação do compasso simples em composto e vice-versa. Tempos fortes e fracos. Partes fortes e fracas de tempo. Tempo meio forte e contratempo. Síncopas regulares. Quiálteras. Sinais de alteração: sustenidos, bemóis, dobrado sustenido, dobrado bemol e bequadro; suas finalidades. Armadura de claves e acidentes. Tons relativos, tons vizinhos e afastados. Sinais de intensidade. Palavras e expressões que modificam os andamentos. Tetracórdio. Reprodução das escalas maiores com sustenidos e bemóis. Escalas cromáticas ascendentes e descendentes, maiores e menores, com sustenidos e bemóis. Escalas diatônicas ascendentes e descendentes, maiores e menores, com sustenidos e bemóis. Tons homônimos; notas comuns e diferenciais entre dois tons diferentes. Intervalos em geral: intervalos superiores, suas classificações e inversões. Tom, semitons diatônicos e cromáticos; intervalos melódicos e harmônicos. Intervalos consonantes e dissonantes, suas classificações e inversões. Ornamentos: portamento, apogiatura superior e inferior, simples e dupla; floreio de duas notas superiores e inferiores; mordente superior e inferior; trinado; e grupeto superior e inferior. Acordes de 3 (três) sons.

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Música.

#42510
Banca
Exército Brasileiro
Matéria
Música
Concurso
EsSA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 1 - 

As notas estranhas ao desenho melódico e que servem para adornar as notas reais da melodia, aumentando o efeito e dando-lhes mais brilho e graça é o(a): 

  • a) Ornamento; 
  • b) Colcheia; 
  • c) Sincope; 
  • d) Fermata; 
  • e) Acorde;
#42512
Banca
Exército Brasileiro
Matéria
Música
Concurso
EsSA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 2 - 

O efeito de acentuações de uma nota executada em tempo fraco ou parte fraca de tempo e prolongada ao tempo forte ou parte forte do tempo seguinte é chamado de:

  • a) contratempos; 
  • b) síncope; 
  • c) quiálteras; 
  • d) semitom cromático; 
  • e) alteração;
#42514
Banca
Exército Brasileiro
Matéria
Música
Concurso
EsSA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 3 - 

A cada grupo de 4 (quatro) sons, dá-se o nome de tetracorde; cada teracorde é formado de:

  • a) dois tons e um semitom;
  • b) dois semitons e meio; 
  • c) um tom e dois semitons; 
  • d) dois semitons; 
  • e) três tons;
#42516
Banca
Exército Brasileiro
Matéria
Música
Concurso
EsSA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 4 - 

A apogiatura formada por duas notas chama-se apogiatura:

  • a) simples;
  • b) longa; 
  • c) breve; 
  • d) expressiva;
  • e) sucessiva;
#42519
Banca
Exército Brasileiro
Matéria
Música
Concurso
EsSA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 5 - 

Em se tratando de sinais de abreviatura, uma mínima com 2 traços oblíquos terá a sua execução da forma: 

  • a) 4 semínimas; 
  • b) 4 colcheias; 
  • c) 2 colcheias;
  • d) 4 semicolcheias;
  • e) 2 semicolcheias;
#42521
Banca
Exército Brasileiro
Matéria
Música
Concurso
EsSA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 6 - 

O tom relativo da escala de Mib Maior é chamado de: 

  • a) dó menor; 
  • b) mi menor; 
  • c) ré menor;
  • d) sol menor; 
  • e) lá menor.
#42523
Banca
Exército Brasileiro
Matéria
Música
Concurso
EsSA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 7 - 

Chamamos de escalas homônimas àquelas:

  • a) que têm a mesma armadura de clave e modos diferentes; 
  • b) que têm a mesma tônica e pertencem a modos diferentes; 
  • c) que são constituídas por uma sucessão de tons e semitons diatônicos; 
  • d) que são formadas por semitons;
  • e) que possuem alteração ascendente no VII grau. 
#42525
Banca
Exército Brasileiro
Matéria
Música
Concurso
EsSA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 8 - 

Qual das expressões abaixo não faz o efeito de retardar o andamento de uma melodia:

  • a) allargando;
  • b) stringendo;
  • c) ritardando;
  • d) rallentando;
  • e) ritenuto;
#42527
Banca
Exército Brasileiro
Matéria
Música
Concurso
EsSA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 9 - 

Os tons que têm a mesma armadura de clave, uma alteração a mais na armadura e uma alteração a menos na armadura, são chamados de:

  • a) tons afastados; 
  • b) tons vizinhos; 
  • c) tons homônimos;
  • d) acordes; 
  • e) intervalos;
#42529
Banca
Exército Brasileiro
Matéria
Música
Concurso
EsSA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 10 - 

Na escala menor melódica, o grau que é chamado de grau modal variável ou móvel é o: 

  • a) llI grau ; 
  • b) VlI grau; 
  • c) Vl grau; 
  • d) IV grau;
  • e) V grau;