Simulado Especialista em Regulação - Odontologia | CONCURSO
Simulado Especialista em Regulação - Odontologia
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Este Simulado Especialista em Regulação - Odontologia foi elaborado da seguinte forma:
- Categoria: Concurso
- Instituição:
Diversas - Cargo: Especialista em Regulação - Odontologia
- Matéria: Diversas
- Assuntos do Simulado: Diversos
- Banca Organizadora: Diversas
- Quantidade de Questões: 5
- Tempo do Simulado: 15 minutos
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REGRA DO SIMULADO
Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.
Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.
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Questões Especialista em Regulação - Odontologia
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Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z
- #260834
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(1,0) 1 -
A estruturação do Sistema de Saúde Bucal no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS contempla equipamentos e serviços prestados nos diferentes níveis de atenção. Nesse sentido, é INCORRETO afirmar:
- a) A atenção secundária e a terciária baseiam-se na garantia de critérios de acesso em função da análise de risco e das necessidades do usuário, com utilização de protocolos de referência e contra-referência.
- b) A atenção básica deve procurar elaborar projetos de saúde individual e coletiva para usuários da rede, considerando perfil epidemiológico da população, as políticas intersetoriais e as necessidades de saúde, em Unidades de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde.
- c) Cabe à atenção básica incentivar práticas promocionais, o acolhimento e a inclusão do usuário, promovendo a otimização dos serviços.
- d) A atenção especializada de média e alta complexidade está associada ao tipo de procedimento realizado, características dos equipamentos utilizados e disponibilidade de profissionais especializados.
- e) A inclusão, nas rotinas de assistência, de métodos diagnósticos que identifiquem precocemente as lesões - biópsias e exames complementares - são estratégias da atenção secundária.
- #260835
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(1,0) 2 -
Ao realizar uma perícia odontológica, o profissional relata ao paciente examinado o que lhe parece serem falhas do tratamento realizado, sugerindo a realização de outros procedimentos clínico-cirúrgicos. Nesta situação, o cirurgião-dentista comete infração ética no caso de
- a) restringir-se aos limites de suas atribuições e de sua competência.
- b) atuar com isenção em seu julgamento.
- c) violar o segredo profissional.
- d) fazer qualquer apreciação na presença do examinado.
- e) reservar suas observações para relatório sigiloso e lacrado.
- #260836
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(1,0) 3 -
Visando ao controle de infecções no ambiente de trabalho, alguns cuidados com o lixo produzido na prática odontológica são necessários, como a eliminação apropriada do material segundo a categoria:
- a) Material; categoria do lixo- Gaze; infeccioso Eliminação- Incineração e saco de lixo plástico branco leitoso
- b) Material; categoria do lixo- Agulha; infecciosoEliminação- Recipiente plástico e saco de lixo hospitalar na cor branca
- c) Material; categoria do lixo- Formocresol; farmacêutico Eliminação- Recipiente plástico resistente e saco de lixo hospitalar.
- d) Material; categoria do lixo- Dentes; patológicoEliminação- Saco de lixo plástico branco leitoso.
- e) Material; categoria do lixo- Solução reveladora; farmacêutico Eliminação- Saco de lixo plástico branco leitoso.
- #260837
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(1,0) 4 -
Na prevenção de cárie dentária, o dentifrício fluorado tem-se mostrado efetivo. Contudo, crianças de 2 a 4 anos de idade deglutem, em média, 50% do dentifrício utilizado na escovação e crianças de 5 a 7 anos, cerca de 25%. Com o objetivo de reduzir a potência deste fator de risco para fluorose dentária, é indicado
- a) orientar pais ou responsáveis a supervisionar as escovações domésticas pelo menos até os 3 anos de idade, para instruir a criança a não engolir a espuma da escovação.
- b) dispensar uma quantidade de dentifrício correspondente a, no máximo, metade da largura da ponta ativa da escova dental com o tubo de dentifrício em posição perpendicular ao longo eixo da escova.
- c) orientar pais ou responsáveis a colocar na escova dental pequena quantidade de dentifrício, utilizando a técnica longitudinal ultrapassando metade da extensão da ponta ativa.
- d) utilizar, para as crianças maiores de 4 anos, a técnica que consiste em pressionar levemente o tubo de modo a que fique retida, na parte interna da tampa, uma pequena quantidade de pasta, pressionando em seguida a ponta ativa da escova contra a parte interna da tampa.
- e) utilizar a técnica transversal nos primeiros anos de vida, mantendo-a, no máximo, até aproximadamente os 4 anos de idade.
- #260838
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(1,0) 5 -
O planejamento de programas de saúde que adotam a estratégia populacional como abordagem para a promoção de saúde deve contemplar
- a) participação de formadores de opinião identificados com práticas deletérias à saúde em seu ambiente de trabalho.
- b) métodos de educação direcionados ao público infantil, em atividades esporádicas e intermitentes.
- c) introdução de práticas de marketing que encorajem a venda de produtos de alto valor calórico em contextos de dificuldades protéicas.
- d) educação de lideranças comunitárias para melhorar comportamentos individuais de saúde em contextos de baixa coesão social.
- e) o encorajamento de comportamentos pela modificação do ambiente, como melhorias de higiene em escolas e locais de trabalho.