Simulado Especialista em Regulação de Aviação Civil - Área 5 | CONCURSO
Simulado Especialista em Regulação de Aviação Civil - Área 5
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Este Simulado Especialista em Regulação de Aviação Civil - Área 5 foi elaborado da seguinte forma:
- Categoria: Concurso
- Instituição:
Diversas - Cargo: Especialista em Regulação de Aviação Civil - Área 5
- Matéria: Diversas
- Assuntos do Simulado: Diversos
- Banca Organizadora: Diversas
- Quantidade de Questões: 5
- Tempo do Simulado: 15 minutos
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Questões Especialista em Regulação de Aviação Civil - Área 5
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ConcursosAZ - Aprovando de A a Z
- #256828
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(1,0) 1 -
Considerando o previsto no Regulamento Brasileiro de Aviação Civil RBAC 29, em relação ao sistema de controles e comandos de voo do helicóptero, é correto afirmar que
- a) o cíclico, que comanda um dispositivo denominado swashplate de forma a variar o passo das pás de maneira diferenciada (feathering), atua de forma semelhante aos comandos do manche do avião, permitindo o direcionamento contínuo do helicóptero para frente, para trás, para os lados, para cima e para baixo.
- b) o coletivo, que também usa o swashplate para variar o passo das pás uniformemente, atua de forma semelhante à manete de motor do avião, atuando somente na potencia do motor para manter a rotação constante.
- c) os controles primários de voo são utilizados pelo piloto para cabrar, rolar, derrapar, e mover verticalmente o helicóptero, devendo operar independentemente após um mal funcionamento, falha ou travamento de qualquer controle auxiliar interconectado.
- d) os pedais, que comandam o passo do rotor principal, permitem a compensação do torque do rotor de cauda e o comando direcional do helicóptero.
- e) Todas as acima estão corretas.
- #256829
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(1,0) 2 -
Durante o voo, a utilização do Piloto Automático traz uma série de vantagens: concorre para uma pilotagem mais precisa, particularmente nas aproximações de precisão, e alivia o piloto de tarefas cansativas, permitindo-lhe desviar a atenção para atividades mais importantes. Entretanto, seu uso requer conhecimento do sistema e cuidados especiais. Entre esses cuidados, analise os itens abaixo e escolha a opção correta.
I. Para aviões não equipados com auto-throttle ou auto-thrust, o piloto não pode se esquecer de ajustar o motor no final de uma subida ou descida. II. Caso o Piloto Automático não esteja desempenhando a tarefa que lhe foi determinada de acordo como esperado pelo piloto, este deve ajudar, agindo sobre o controle de voo conveniente. III. Na preparação para uma aproximação, a rampa do glideslope deve sempre ser interceptada por cima, nunca por baixo da rampa. IV. Sempre que estiver fazendo uma descida ou subida, não deixar de pré-selecionar a altitude em que a descida ou subida deverá se estabilizar.
Estão corretos apenas os itens
- a) I, II.
- b) II, III.
- c) I, IV.
- d) II, IV.
- e) III, IV.
- #256830
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(1,0) 3 -
A respeito das hélices usadas em aviação, analise as afirmativas abaixo e assinale a opção incorreta.
- a) A maneira como as hélices produzem tração difere daquela das asas de um avião, já que as hélices não podem estolar.
- b) A quantidade de tração produzida por uma hélice depende da forma do perfil do aerofólio, do ângulo de ataque da pá da hélice (passo) e da RPM.
- c) Para que a sustentação produzida por uma hélice ao longo de todo o seu comprimento seja uniforme, o ângulo de ataque da pá não é o mesmo, sofrendo uma torção do cubo para a ponta, de modo que o maior ângulo seja no cubo e o menor, na ponta.
- d) Nas hélices a passo fixo, o indicador de RPM é o próprio indicador da potência do motor.
- e) Nas hélices a passo variável, uma vez selecionada uma RPM específica, o governador da hélice ajusta automaticamente o ângulo da hélice (passo) de modo a manter a RPM selecionada.
- #256831
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(1,0) 4 -
Considerando os instrumentos de bordo servidos pelo sistema anemométrico de um avião, analise os itens abaixo e assinale a opção correta.
I. Se você estiver voando de uma área de alta pressão para uma área de baixa pressão sem fazer o ajuste no altímetro, sua altitude real será menor do que a indicada no altímetro. II. Se você estiver voando de uma área da alta pressão para uma área de baixa pressão sem fazer o ajuste no altímetro, sua altitude real será maior do que a indicada no altímetro. III. O velocímetro é alimentado pelo tubo de pitot e apresenta a pressão total (pressão de estagnação) medida pela sonda em uma escala de velocidades. IV. O indicador de velocidade vertical (VSI), chamado comumente de climb, é alimentado por uma sonda que mede diretamente a velocidade vertical do avião. V. A velocidade calibrada (Vc) é a velocidade indicada, corrigidos os erros do instrumento e de instalação.
Estão corretos apenas os itens
- a) I, III.
- b) II, III.
- c) II, IV.
- d) I, V.
- e) II, V.
- #256832
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(1,0) 5 -
Considerando um sistema de proteção contra a formação de gelo de uma aeronave, analise as afirmativas abaixo e assinale a incorreta.
- a) Uma proteção contra a formação de gelo do bordo de ataque das asas pode ser conseguida pela instalação de botas infláveis ou por ar quente sangrado do compressor e direcionado diretamente para aquele local.
- b) Pequenos aviões, que possuam um sistema de aquecimento somente para o tubo de pitot, não podem ser autorizados a voar em condições de formação de gelo.
- c) Não há exigência para que o sensor de aviso de estol possua um sistema de aquecimento para voo em condições de formação de gelo.
- d) Quando uma aeronave passa muito tempo no solo em local onde esteja ocorrendo precipitação de neve, é altamente recomendável que seja pedido ao pessoal de terra que aplique nas asas e estabilizador horizontal da aeronave o material próprio para esse fim.
- e) Para os aviões certificados de acordo com o RBAC 25, é exigido que os pilotos possam ser avisados quando o sistema de proteção contra gelo não esteja funcionando satisfatoriamente.