Simulado Especialista em Proteção e Defesa do Consumidor l | CONCURSO
Simulado Especialista em Proteção e Defesa do Consumidor l
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Este Simulado Especialista em Proteção e Defesa do Consumidor l foi elaborado da seguinte forma:
- Categoria: Concurso
- Instituição:
Diversas - Cargo: Especialista em Proteção e Defesa do Consumidor l
- Matéria: Diversas
- Assuntos do Simulado: Diversos
- Banca Organizadora: Diversas
- Quantidade de Questões: 5
- Tempo do Simulado: 15 minutos
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Questões Especialista em Proteção e Defesa do Consumidor l
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ConcursosAZ - Aprovando de A a Z
- #255909
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(1,0) 1 -
Sobre o fornecimento de produtos e serviços no mercado, é correto afirmar que
- a) a condição de fornecedor somente pode ser atribuída à pessoa jurídica.
- b) o produto é qualquer bem, móvel ou imóvel, material ou imaterial, colocado no mercado de consumo.
- c) serviço é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, independente de remuneração.
- d) as atividades de natureza bancária, financeira, de crédito e securitária, e as decorrentes das relações de caráter trabalhista podem ser enquadradas como fornecimento de serviços.
- e) fornecedor de serviços é toda pessoa jurídica que desenvolve atividade civil de caráter econômico ou filantrópico.
- #255910
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(1,0) 2 -
A respeito da prescrição e decadência no âmbito das relações de consumo, é correto afirmar que
- a) o direito de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação caduca em 60 (sessenta) dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos não duráveis.
- b) o direito de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação caduca em 120 (cento e vinte) dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos duráveis.
- c) se inicia a contagem do prazo decadencial a partir da entrega parcial da execução dos serviços quando composto por tarefas.
- d) a reclamação comprovadamente formulada pelo consumidor perante o fornecedor de produtos e serviços até a resposta negativa correspondente, que deve ser transmitida de forma inequívoca, obsta a decadência.
- e) a instauração de inquérito civil, obsta a decadência pelo prazo de 01 (um) ano.
- #255911
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(1,0) 3 -
A Política Nacional das Relações de Consumo deverá seguir os seguintes princípios:
- a) incentivo à criação pelos fornecedores de meios eficientes de controle de qualidade e segurança de produtos e serviços, assim como de mecanismos alternativos de solução de conflitos de consumo.
- b) reconhecimento da vulnerabilidade do consumidor no mercado de consumo, restrita à comercialização de produtos no mercado.
- c) prevalência do interesse do consumidor e compatibilização de sua proteção com a necessidade de desenvolvimento econômico e tecnológico, de modo a viabilizar os princípios nos quais se funda a ordem econômica.
- d) educação e informação de fornecedores e consumidores, quanto aos seus direitos e deveres, com vistas à melhoria do mercado de consumo, quando isso for economicamente viável.
- e) coibição e repressão eficientes de todos os abusos praticados no mercado de consumo, inclusive a concorrência desleal e utilização indevida de inventos e criações industriais das marcas e nomes comerciais e signos distintivos que possam causar prejuízos aos consumidores, quando for possível, dadas as peculiaridades do mercado de consumo.
- #255912
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(1,0) 4 -
Deverá ser considerado como consumidor
- a) a pessoa física que utiliza o produto, mesmo que não o faça como destinatário.
- b) a pessoa jurídica que adquire e utiliza o produto como insumo.
- c) a coletividade de pessoas, ainda que indetermináveis, mesmo que não hajam intervindo nas relações de consumo.
- d) a vítima do acidente de consumo, mesmo que não tenha sido ela quem adquiriu o produto.
- e) todas as pessoas determináveis ou não, ainda que não expostas às práticas comerciais abusivas.
- #255913
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(1,0) 5 -
O comerciante é responsável pela reparação ao consumidor, face ao acidente de consumo, quando
- a) customizar o produto com seu nome, mesmo identificando o fabricante.
- b) o produto for fornecido sem identificação clara do seu fabricante, produtor, construtor ou importador.
- c) não conservar adequadamente os produtos duráveis.
- d) não armazenar de forma segura quaisquer produtos fungíveis.
- e) comercializar produto importado, mesmo identificando o importador.