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Simulado Especialista em Educação - Supervisão | CONCURSO

Simulado Especialista em Educação - Supervisão

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Este Simulado Especialista em Educação - Supervisão foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Especialista em Educação - Supervisão
  • Matéria: Diversas
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 5
  • Tempo do Simulado: 15 minutos

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REGRA DO SIMULADO

Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.

 

Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

Aproveitem estes simulados Diversas e saiam na frente em seus estudos.

 

Questões Especialista em Educação - Supervisão

Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões para Especialista em Educação - Supervisão, que também são grátis. Clique Aqui!

 

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Boa sorte e Bons Estudos,

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#259679
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(1,0) 1 - 

O currículo da escola deve considerar as experiências vividas pelos estudantes, nas quais se articulam saberes advindos da vivência escolar e da convivência nas suas comunidades. A sistematização dos conhecimentos escolares, portanto, deve ser proposta de forma acessível, integrada e significativa pela escola. Nessa perspectiva, o currículo escolar pressupõe:

  • a) a inclusão de experiências culturais diversificadas, para que os estudantes possam ter acesso ao saber organizado e valorizado socialmente.
  • b) a seleção exclusiva de práticas culturais já conhecidas pela maioria dos estudantes, para que não se sintam desvalorizados diante dos saberes dos professores.
  • c) um processo de seleção cultural diversificada que não reproduza as assimetrias e desigualdades estruturantes da vida social.
  • d) uma multiplicidade de propostas para propiciar aos estudantes os saberes corretos, que os levarão à ascensão social desejada.
  • e) a classificação entre saberes escolares e sabedoria popular, de modo a levar os estudantes a perceberem a diferença entre o que é científico e o que não é.
#259680
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(1,0) 2 - 

É fundamental implementar na escola espaços coletivos de estudos, pesquisas e planejamentos, para que professores e gestores possam melhor compreender e por em prática as situações de ensino-aprendizagem. Assim, é correto afirmar que:

  • a) professores e equipe pedagógica devem ter garantidos seus espaços específicos para estudos teóricos, assumindo o repensar das suas práticas, tanto em sala de aula, quanto no que se refere à gestão escolar.
  • b) os professores devem estudar para que possam impulsionar seus alunos no sentido de conquistarem classificações importantes, na esfera social, garantindolhes boa performance meritocrática.
  • c) a equipe pedagógica deve planejar das diretrizes da escola, passando aos professores que rumo devem seguir no sentido de alcançar os objetivos traçados para cada bimestre, avaliados nas provas periódicas.
  • d) os professores e a equipe pedagógica devem elaborar plano coletivo de trabalho, centrado tanto no processo ensino-aprendizagem, como também, na avaliação constante, tanto da aprendizagem quanto do ensino.
  • e) cada equipe de professores deve decidir o melhor caminho a seguir com as suas turmas, participando à equipe gestora as decisões tomadas e os estudos que acompanham o planejamento de cada aula.
#259681
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(1,0) 3 - 

A educação não é um privilégio de poucos, portanto a política educacional brasileira deve contemplar um sistema em que se juntem as vantagens da descentralização e da autonomia, com a unidade dos três poderes – municipal, estadual e federal – em prol da escola.
O teórico da educação cuja interpretação da relação entre escola e sociedade está contemplada no comentário acima é:

  • a) John Dewey.
  • b) Jean-Jacques Rousseau.
  • c) Anísio Teixeira.
  • d) Florestan Fernandes.
  • e) Theodore Schultz.
#259682
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(1,0) 4 - 

Práticas avaliativas revelam concepções sobre aprendizagem e desenvolvimento. A avaliação se torna estratégia pedagógica fundamental quando se sustenta na reflexão sobre os sujeitos avaliados, ao comparar avanços, analisar dificuldades e competências e, por fim, orientar o planejamento das intervenções futuras. Considerando esses pressupostos, a função da avaliação da aprendizagem na Educação Básica deve ser:

  • a) comparar os desempenhos dos alunos em relação ao que se espera que todos alcancem.
  • b) viabilizar uma prática investigativa que, a partir do conhecimento sobre os sujeitos avaliados, revele o comprometimento com conquistas e avanços desses sujeitos.
  • c) desemprenhar o papel de prática corretiva, com base em métodos classificatórios de verificação da aprendizagem dos alunos.
  • d) favorecer a utilização de instrumentos variados como estratégia para medir os avanços nas aprendizagens dos sujeitos.
  • e) quantificar erros e acertos das práticas pedagógicas, tanto no que se refere aos alunos, quanto no que se refere ao cumprimento dos conteúdos pelos docentes.
#259683
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(1,0) 5 - 

Jon Bergmann é autor de vários livros que abordam o conceito de sala de aula invertida.
Considere as afirmações sobre a metodologia proposta por esse modelo.
I. Os estudantes atuam como transmissores de informações obtidas em plataformas digitais e o professor é mero observador. II. Os estudantes são dispensados da aula presencial e todo conteúdo programático é transmitido e avaliado via internet. III. Os estudantes e os professores utilizam o tempo da mesma forma que nas metodologias tradicionais. IV. Os estudantes têm acesso prévio ao conteúdo da aula e estudam no tempo, no ritmo e em qualquer lugar que desejarem. V. A sala de aula se torna o lugar onde os estudantes tiram suas dúvidas, fazem exercícios e participam de atividades em grupo.

Estão corretos, apenas, os itens:

  • a) I e IV.
  • b) I e III.
  • c) II e V.
  • d) II e III.
  • e) IV e V.