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Simulado Especialista em Educação - Orientação | CONCURSO

Simulado Especialista em Educação - Orientação

Simulado Especialista em Educação - Orientação

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Este Simulado Especialista em Educação - Orientação foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Especialista em Educação - Orientação
  • Matéria: Diversas
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 5
  • Tempo do Simulado: 15 minutos

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REGRA DO SIMULADO

Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.

 

Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

Aproveitem estes simulados Diversas e saiam na frente em seus estudos.

 

Questões Especialista em Educação - Orientação

Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões para Especialista em Educação - Orientação, que também são grátis. Clique Aqui!

 

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Boa sorte e Bons Estudos,

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(1,0) 1 - 

Quando o Orientador Educacional compromete-se com a real função da escola, ou seja, possibilita um clima facilitador de aprendizagem, deixando a antiga preocupação em criar um clima facilitador de relações, direciona seu foco de atuação. Considerando este novo foco, NÃO está correto afirmar que:

  • a) A escola deve transmitir a cultura historicamente acumulada durante os tempos e possibilitar novos conhecimentos para seus alunos.
  • b) A escola deve facilitar a escolha vocacional através da sondagem de aptidões dos seus alunos.
  • c) A escola bem sucedida deve capacitar seus alunos a pensar e articular bem seu pensamento.
  • d) A escola deve respeitar a cultura e os princípios da comunidade que o aluno pertence.
#259685
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(1,0) 2 - 

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), analise:
I. Os PCN’s foram estabelecidos a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN’s), onde se estabeleceram eixos norteadores para a educação básica.
II. A concepção dos PCN’s está diretamente relacionada à questão federativa brasileira, considerando-se que o papel da União é emanar referenciais que garantam a soberania do país pela união de suas entidades federadas que, por sua vez, detêm certa autonomia conferida pela Constituição Federal.
III. Os temas transversais devem ser trabalhados de forma contínua, sistemática, abrangente e integrados, visto que são componentes curriculares.
IV. Os PCN’s instituíram os projetos com a melhor metodologia para trabalhar os temas transversais dos currículos dos ensinos fundamental e médio.
Estão corretas apenas as afirmativas:

  • a) I, II
  • b) I, III
  • c) II, IV
  • d) I, II, IV
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(1,0) 3 - 

Considerando a história da profissão do Orientador Educacional (OE), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) A origem da Orientação Educacional, se iniciou com a Orientação Vocacional, nos Estados Unidos, no início do século passado, com um caráter de aconselhador que marca toda sua trajetória, como os movimentos em prol da psicometria, da revolução industrial, da saúde mental e das novas tendências pedagógicas.
( ) No Brasil, a Orientação Educacional teve início primeiro em São Paulo, também com a função de Orientação Profissional e Educacional, com o maior objetivo de guiar o indivíduo na escolha de seu lugar social pela profissão, seguido também por algumas experiências no Rio de Janeiro.
( ) Com a Publicação das Leis Orgânicas do Ministro de Getúlio Vargas, Gustavo Capanema, pela primeira vez se encontrava referências explícitas à Orientação Educacional. A profissão passa a ser regulamentada, tendo o Orientador Educacional que fazer um curso próprio para exercer a profissão.
( ) A Lei de Diretrizes e Bases da Educação, nº. 4024/1961, determina sobre a formação do Orientador Educacional e também que as áreas de abrangência seriam a orientação escolar, psicológica, profissional, da saúde, recreativa e familiar.
( ) Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, nº. 5692/1971, a Orientação Educacional assume um papel fundamental, sendo a área de Orientação Vocacional a mais privilegiada para atender aos objetivos de ensino da própria lei.
A sequência está correta em:

  • a) V, V, V, V, V
  • b) V, V, F, F, V
  • c) F, F, V, V, V
  • d) F, F, F, V, V
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(1,0) 4 - 

Segundo Libâneo, “o Projeto Político Pedagógico da escola representa a oportunidade de toda a comunidade escolar, tomar em suas mãos a escola, definindo seu papel estratégico na educação das crianças e jovens, organizando suas ações com o propósito de atingir os objetivos que se propõem.” O Orientador Educacional atua no Projeto Político Pedagógico da escola, objetivando:

  • a) A pacificação das reuniões durante o trabalho coletivo, de forma que não ocorra nenhum conflito.
  • b) A padronização de paradigmas, comportamentos e atitudes que tracem mudanças: no ensino, nos alunos e nas famílias.
  • c) A mediação do processo de encaminhamento coletivo de construção do planejamento participativo, cooperativo e necessário ao seu dinamismo.
  • d) A participação e a coordenação sistemática das ações pedagógicas em função da centralização burocrática necessária.
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(1,0) 5 - 

Na última década do século anterior, iniciou-se a construção de uma nova prática dos Orientadores Educacionais (OE’s), que procuravam buscar nos demais educadores, a especificidade de seu trabalho, visando favorecer as relações entre o desenvolvimento e o aprendizado, como também no ambiente sócio cultural. De acordo com esta nova prática, é correto afirmar que, EXCETO:

  • a) Está diretamente relacionada à função social desenvolvida pela escola, num processo onde se destaca a importância do trabalho do OE, que é de promover a integração de todos os profissionais da escola, conscientizando-os da necessidade da sincronicidade no fazer pedagógico.
  • b) Favorece o despertar de ações presentes na dimensão política que se revela pela relação ética do educador com a realidade social mais ampla, através da busca de um relacionamento entre o que faz a realidade do aluno.
  • c) A prática se caracteriza num processo terapêutico de atendimento aos alunos com dificuldades na aprendizagem, através de técnicas para diagnóstico e aconselhamentos.
  • d) Busca construir sua prática, caracterizada pela relação sócio-afetiva e cognitiva entre o OE e o aluno e entre aluno-aluno, preocupando em construir o grupo de educadores e educandos numa dimensão humana interacional, garantido um trabalho integrado e cooperativo na escola.