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Simulado Especialista Educacional | CONCURSO

Simulado Especialista Educacional

Simulado Especialista Educacional

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Este Simulado Especialista Educacional foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Especialista Educacional
  • Matéria: Diversas
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 5
  • Tempo do Simulado: 15 minutos

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REGRA DO SIMULADO

Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.

 

Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

Aproveitem estes simulados Diversas e saiam na frente em seus estudos.

 

Questões Especialista Educacional

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Boa sorte e Bons Estudos,

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#259319
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(1,0) 1 - 

Em relação às concepções de educação presentes no cenário brasileiro, analisar a sentença abaixo:

A tendência humanista tradicional abrange a pedagogia católica e outras correntes formuladas entre os séculos XVI e XIX, nas quais se destacam as ideias de Comênio e Herbart (1ª parte). A tendência crítico-reprodutivista reúne teorias concebidas no contexto da educação europeia, ganhando muita notoriedade no Brasil por propiciar uma análise crítica da educação na sociedade capitalista (2ª parte). A tendência dialética surge na segunda metade do século XIX, na Europa, e, depois, nos Estados Unidos, com Decroly, inspirando os centros de interesse, que atingem seu apogeu na década de 1960 (3ª parte).

A sentença está:

  • a) Correta somente em sua 1ª parte.
  • b) Correta somente em sua 3ª parte.
  • c) Correta somente em suas 1ª e 2ª partes.
  • d) Correta somente em suas 1ª e 3ª partes.
  • e) Correta somente em suas 2ª e 3ª partes.
#259320
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(1,0) 2 - 

Vygotsky era um intelectual excepcional, e, hoje, sua teoria sociocultural é uma referência inegável no desenvolvimento histórico da psicologia. Em relação à teoria sociocultural, é CORRETO afirmar que:

  • a) O foco central dessa abordagem é a compreensão dos fatores internos que interferem no comportamento. Essa abordagem valoriza a experiência pessoal e a orientação autônoma da vida social.
  • b) Está sustentada em um sistema unidirecional de estímulo-resposta, visto que a fonte do conhecimento é externa ao sujeito.
  • c) Acredita na existência de diferentes domínios genéticos necessários para entender a conduta humana e os processos psicológicos, entre eles o filogenético, o sociogenético, o ontogenético e o microgenético.
  • d) A inteligência desenvolve-se em uma sequência predeterminada, sem necessidade de intervenção pedagógica.
  • e) Caracteriza-se pela ênfase no objeto, no conhecimento. Seu método de ensino utiliza a cópia, o ditado, a memória de curto prazo e a leitura mecânica para posterior leitura compreensiva.
#259321
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(1,0) 3 - 

Ana, 19 anos de idade, é pessoa com deficiência e deseja realizar processo seletivo em uma instituição de Ensino Superior. Nesse sentido, de acordo com o Estatuto da Pessoa com Deficiência, devem ser adotadas as seguintes medidas:

  • a) As Instituições de Ensino Superior devem adotar critérios igualitários durante os processos seletivos.
  • b) A disponibilização de recursos de acessibilidade e de Tecnologia Assistiva adequados, previamente solicitados e escolhidos pelo candidato com deficiência.
  • c) Dilação de tempo, conforme demanda apresentada pelo candidato com deficiência, na realização de exame para seleção, mediante prévia solicitação, sendo inexigível a comprovação da necessidade.
  • d) Adoção de critérios de avaliação das provas escritas, discursivas ou de redação que desconsiderem a singularidade linguística da pessoa com deficiência.
  • e) Atendimento igualitário à pessoa com deficiência nas dependências das Instituições de Ensino Superior.
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(1,0) 4 - 

De acordo com o Estatuto da Igualdade Racial, o direito à liberdade de consciência e de crença e ao livre exercício dos cultos religiosos de matriz africana compreende:

  • a) A fundação e a manutenção, por iniciativa pública ou privada, de instituições beneficentes ligadas às respectivas convicções religiosas.
  • b) A prática de cultos, a celebração de reuniões relacionadas à religiosidade e a fundação e a manutenção, por iniciativa pública ou privada, de lugares reservados para tais fins.
  • c) A coleta de contribuições financeiras de pessoas naturais para a manutenção das atividades religiosas e sociais das respectivas religiões, sendo vedada a contribuição de pessoas jurídicas.
  • d) A celebração de festividades e cerimônias de acordo com preceitos das respectivas religiões, desde que em ambiente privado.
  • e) A comunicação ao Ministério Público para abertura de ação penal em face de atitudes e práticas de intolerância religiosa nos meios de comunicação e em quaisquer outros locais.
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(1,0) 5 - 

A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, ao preparo para o exercício da cidadania e à qualificação para o trabalho. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente:

  • a) Atendimento no Ensino Fundamental, por meio de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.
  • b) Ensino Fundamental, segundo a capacidade de cada um, inclusive para aqueles que não tiveram acesso a este na idade própria.
  • c) Atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, em escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados.
  • d) Acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, obrigatório e gratuito.
  • e) Atendimento em creche e pré-escola às crianças de 0 a 6 de idade.