Processando...

Simulado EPE | CONCURSO

Simulado EPE

SIMULADO EPE

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concursos do País, através de simulados para Concursos, provas e questões de Concursos.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concursos EPE.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da EPE que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concursos anteriores EPE, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado EPE contém um total de 10 questões de Concursos com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concursos EPE.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concursos EPE. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO EPE
Para realizar o simulado EPE você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado EPE você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para EPE é aqui!


#182983
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
EPE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Grande parte do etanol anidro (adicionado à gasolina) e hidratado (veículos flex) chega às distribuidoras por meio de dutos. Em 2020 foram transportados 2 bilhões de litros de etanol nesse tipo de estrutura entre Uberaba (MG), Ribeirão Preto (SP), Paulínia (SP) e Ilha D’Água (RJ). Com relação aos dutos de transporte de etanol, analise as afirmativas a seguir.
I. O sistema minimiza a emissão de gases de efeito-estufa (GEEs). A operação dutoviária, ainda que utilizando veículos rodoviários para levar e trazer etanol das bases, é ambientalmente mais eficiente ante a tradicional, via caminhões.
II. O sistema permite ganhos logísticos tais como rapidez, garantia de entrega, de segurança e financeiros. Embora existam os custos de uso dos dutos, os caminhões exigem aportes seja em diesel, pneus e manutenção.
III. O A utilização de um sistema dutoviário para a exportação de etanol não acrescenta vantagem na construção da logística eficiente de exportação do produto no país.
Está correto o que se afirma em

  • a) I e III, apenas.
  • b) I, apenas.
  • c) II e III apenas.
  • d) II, apenas.
  • e) I e II, apenas. 
#182984
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
EPE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

No Brasil, até 1950, a colheita de cana-de-açúcar iniciava-se com o corte manual, queimadas e apenas o carregamento era mecânico. Nas décadas de 1950 e 1960 é introduzido o corte mecanizado, com a importação das primeiras máquinas vindas da Austrália, mas tais máquinas ainda exigiam a queimada da cana-- de-açúcar, o que, na época, não era considerado como problema ambiental.
Nos anos 1970, as primeiras configurações de máquinas, como as de hoje, começaram a ser produzidas no Brasil, seguindo a mesma tecnologia australiana da década de 1950, com colheita de cana picada. Cabe salientar que, nesse período, existiam também colhedoras que utilizavam o processo de colheita de cana inteira.
O processo de mecanização tornou-se mais acentuado com a implantação do Proálcool, em 1975. Foi somente a partir da década de 1990 que a opção pela cana picada na colheita se consolidou como rota tecnológica vencedora.
Com relação à colheita e plantio da cana-de-açúcar no Brasil, assinale a afirmativa correta.

  • a) A colheita mecânica, com o uso de colhedoras especialmente desenhadas para esse fim é utilizada em pequena escala no Brasil. O sistema de colheita mecanizado da cana-de-açúcar está se tornando presente nos sistemas de produção, mas ainda não alcançou patamares expressivos
  • b) O sistema de colheita mecânica é praticamente todo realizado com queima prévia, facilitando o processo de retirada da cana.
  • c) O sistema de colheita mecanizado da cana-de-açúcar está cada vez mais presente nos sistemas de produção, onde o transporte da cana-de-açúcar picada em pequenos toletes é realizado por carretas apropriadas para essa tarefa.
  • d) No Brasil, o plantio da cana é, predominantemente, não mecanizado, mas, recentemente, tem ocorrido um movimento de mudança para o plantio semimecanizado.
  • e) A cana-de-açúcar, uma vez plantada, permanecerá produzindo durante 1 ano, requerendo a reforma anual do canavial.
#182985
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
EPE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

A tecnologia de produção e o uso do etanol de primeira geração já estão consolidados. Agora está em processo de consolidação o etanol de segunda geração, também denominado etanol 2G. O etanol 2G é um biocombustível produzido a partir dos resíduos do processo produtivo do etanol de primeira geração tais como palha e bagaço da cana-de-açúcar. No entanto, também podem ser utilizados resíduos de beterraba, trigo ou milho.
Sobre o processo de produção do etanol de segunda geração, assinale a afirmativa correta.

  • a) A hidrólise da celulose, hemicelulose e lignina contidas nesses resíduos fornece os carboidratos que, posteriormente, são convertidos em etanol pela ação de microrganismos fermentadores, resultando em uma alternativa de energia menos poluente.
  • b) No processo da hidrólise enzimática, a celulose presente no bagaço de cana é convertida em açúcares, como a glicose, através da utilização de enzimas específicas. As enzimas podem ser reutilizadas, uma vez que são insolúveis em água.
  • c) As principais etapas da produção do etanol 2G são fermentação e destilação.
  • d) O etanol de segunda geração tem propriedades diferenciadas do etanol de primeira geração, possuindo, inclusive, especificação diferente de acordo com a regulamentação da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP.
  • e) A produção de etanol de segunda geração não requer o prétratamento da matéria-prima que pode ser utilizada diretamente no processo de fermentação.
#182986
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
EPE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

O biodiesel é um combustível renovável obtido a partir de um processo químico denominado transesterificação, sendo destinado principalmente à aplicação em motores de ignição por compressão (ciclo Diesel). Em todo o território brasileiro, o teor obrigatório de biodiesel no diesel é de 12%.
Com relação ao processo de produção do biodiesel, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) No processo de transesterificação, os triglicerídeos presentes nos óleos e na gordura animal reagem com um álcool primário, metanol ou etanol, em presença de um catalisador, gerando dois produtos: o éster e o glicerol.
( ) A reação de transesterificação é de caráter reversível, sendo necessário um excesso de álcool na reação (1:6 molar) para aumentar o rendimento de alquil ésteres e permitir a formação de uma fase separada de glicerol. Entretanto, o álcool em excesso não pode ser recuperado.
( ) A separação do glicerol pode ser realizada por decantação. A fase inferior possui o glicerol, o catalisador do processo, água, o resíduo de óleo e álcool sem reagir. A parte superior é composta de biodiesel praticamente puro.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

  • a) V – V – F.
  • b) V – F – F.
  • c) F – F – V.
  • d) V – F – V.
  • e) V – V – V. 
#182987
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
EPE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

RenovaBio é a Política Nacional de Biocombustíveis, instituída pela Lei nº 13.576/17, com os seguintes objetivos:
• contribuir para o cumprimento dos compromissos determinados pelo Brasil no âmbito do Acordo de Paris. • promover a expansão dos biocombustíveis na matriz energética, com ênfase na regularidade do abastecimento de combustíveis. • assegurar previsibilidade para o mercado de combustíveis, induzindo ganhos de eficiência energética e de redução de emissões de gases causadores do efeito estufa na produção, comercialização e uso de biocombustíveis.
Em relação ao Renovabio é correto afirmar que

  • a) a adesão é obrigatória para os produtores de biocombustíveis.
  • b) por meio da certificação da produção de biocombustíveis, será atribuída, para cada produtor e importador de biocombustível, uma Nota de Eficiência EnergéticoAmbiental, em valor inversamente proporcional à intensidade de carbono do biocombustível produzido.
  • c) o processo de certificação da produção de biocombustíveis não leva em conta a origem da biomassa energética matéria-prima do biocombustível.
  • d) a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) contratará firmas inspetoras para realização da Certificação de Biocombustível e emissão da Nota de Eficiência Energético-Ambiental e do volume elegível.
  • e) a participação do distribuidor de combustíveis é voluntária.
#182988
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
EPE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

O etanol é um biocombustível utilizado em motores de combustão interna com ignição por centelha (Ciclo Otto), em substituição especialmente à gasolina e em contraponto a outros combustíveis fósseis. O etanol hidratado é o etanol comum vendido nos postos, enquanto o etanol anidro é aquele misturado à gasolina. A diferença entre os dois diz respeito à quantidade de água presente em cada um deles.
Em relação ao etanol hidratado e ao etanol anidro, analise os itens a seguir:
I. O etanol anidro misturado à gasolina aumenta sua octanagem, resiste à maior compressão e reduz a emissão de poluentes.
II. Para evitar a fraude conhecida como "álcool molhado", o produtor, o operador, a empresa de inspeção da qualidade, o transportador dutoviário e o transportador aquaviário, conforme o caso, deverão adicionar corante ao etanol anidro combustível antes do produto ser entregue ao distribuidor
III. O teor de etanol anidro na gasolina, na legislação vigente, é de 20 a 25%.
Está correto o que se afirma em

  • a) I e III, apenas.
  • b) I e II, apenas.
  • c) I, II e III.
  • d) I, apenas.
  • e) III, apenas.
#182989
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
EPE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

A estocagem subterrânea de gás natural (ESGN) foi definida pela nova lei do gás como “armazenamento de gás natural em formações geológicas produtoras ou não de hidrocarbonetos” e o regime de outorga para esta atividade passou a ser o de autorização para todos as modalidades de estocagem.
Em relação às modalidades de estocagem subterrânea de gás natural, assinale a afirmativa correta.

  • a) A estocagem em campos depletados de óleo e gás natural é a forma mais utilizada de ESGN, empregada em um campo cuja produção terminou ou está próxima ao fim.
  • b) Todo campo depletado pode ser utilizado para estocagem de gás natural.
  • c) O aquífero também constitui uma formação rochosa porosa e permeável, porém tal estrutura é portadora de água, a qual é deslocada para profundidades maiores à medida que o gás é injetado. A atividade é permitida em qualquer aquífero, desde que esteja localizado próximo ao centro produtor.
  • d) A estocagem em aquífero representa uma opção mais barata que a estocagem em campos depletados, pois requer atividades de condicionamento menos complexas.
  • e) A estocagem em cavernas de sal apresenta atratividade econômica para pequenos volumes de gás armazenado, uma vez que possui baixas taxas de injeção e de retirada.
#182990
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
EPE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

O gás natural é a terceira fonte energética mais importante do mundo. Esse combustível de origem fóssil, composto principalmente por hidrocarbonetos (carbono e hidrogênio), é encontrado no estado físico gasoso. No entanto, o processamento do gás natural pode originar outros combustíveis, como, por exemplo, o gás natural liquefeito, também chamado de GNL.
Relacione as etapas da cadeia de valor do GNL às suas respectivas definições.
1. Acondicionamento e Liquefação 2. Transporte 3. Regaseificação
( ) O gás natural comprimido é estocado em conjuntos de cilindros de alta pressão, desenhados e fabricados para trabalhar à pressão de 250 bar.
( ) A Unidade de Transporte e Armazenagem é conectada à uma PRP (Planta de Redução de Pressão) para assim acondicionar o gás na temperatura e pressão requerida pelo cliente.
( ) Após o processo de acondicionamento, o gás natural é liquefeito à temperatura de - 162ºC e à pressão entre 2 – 4 bar, utilizando criogeradores STIR-LNG para esta finalidade.
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.

  • a) 3 – 2 – 1.
  • b) 2 – 3 – 1.
  • c) 1 – 2 – 3.
  • d) 1 – 3 – 2.
  • e) 2 – 1 – 3.
#182991
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
EPE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), até o terceiro trimestre de 2021, o consumo nacional de gás natural aumentou 57%, em relação ao mesmo período de 2020.
O forte aumento do indicador reflete principalmente a maior demanda de gás para geração de energia elétrica, diante do maior acionamento de termelétricas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Em relação ao aumento da demanda de gás natural no Brasil, assinale a afirmativa correta.

  • a) Como a geração hidrelétrica passa por sazonalidades, as termelétricas a gás têm sido as principais fontes de geração de complementação e backup, garantindo estabilidade e segurança energética para o sistema.
  • b) Embora o acionamento das termelétricas seja condicionado às necessidades do sistema, a demanda das termelétricas é considerada firme.
  • c) O aumento da demanda constitui fator ambiental negativo uma vez que a combustão do gás natural não é considerada limpa, causando impactos ambientais com emissão de diversos poluentes.
  • d) Embora exista demanda de gás natural para o setor industrial, a demanda termelétrica é muito superior.
  • e) Na indústria, de forma geral, o gás natural é utilizado tanto como matéria-prima quanto como insumo energético, mas o setor industrial não se configura como consumidor firme de gás natural.
#182992
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
EPE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

De acordo com dados do Ministério de Minas e Energia e da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, a oferta de GNL no Brasil, em 2021, aumentou 211% em relação à 2020.
No que diz respeito à relevância dos terminais de regaseificação para o país, analise as afirmativas a seguir.
I. Os terminais de regaseificação de GNL se configuram como alternativa ao suprimento de gás natural por gasodutos, provendo a flexibilidade de oferta de gás.
II. As motivações para a construção de Terminais de regaseificação de GNL podem ser o abastecimento de mercados remotos, o atendimento de demandas sazonais, a diversificação de fontes de suprimento de gás natural, ou a garantia da segurança energética.
III. O Modelo Institucional Portuário Brasileiro oferece apenas a alternativa de arrendamento de áreas públicas (dentro do Porto Organizado) para empreendimentos de terminais de regaseificação de GNL.
IV. O Modelo Institucional Portuário Brasileiro oferece apenas a alternativa de implantação de Terminais de Uso Privado (TUP) em área localizada fora do Porto Organizado.
Está correto o que se afirma em

  • a) II e III, apenas.
  • b) I e III, apenas
  • c) I e II, apenas.
  • d) I e IV, apenas
  • e) II e IV, apenas.