Simulado Engenheiro de Geodésia Júnior | CONCURSO
Simulado Engenheiro de Geodésia Júnior
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Este Simulado Engenheiro de Geodésia Júnior foi elaborado da seguinte forma:
- Categoria: Concurso
- Instituição:
Diversas - Cargo: Engenheiro de Geodésia Júnior
- Matéria: Diversas
- Assuntos do Simulado: Diversos
- Banca Organizadora: Diversas
- Quantidade de Questões: 5
- Tempo do Simulado: 15 minutos
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REGRA DO SIMULADO
Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.
Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.
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Questões Engenheiro de Geodésia Júnior
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Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z
- #253041
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- . Concursos Diversos
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- Múltipla escolha
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(1,0) 1 -
Considere um elipsóide achatado nos pólos. O seu semieixo maior está sobre o plano do Equador e mede 5.000.000 u.m. (unidades de medida). A distância focal em uma seção meridiana vale 6.000.000 u.m. Sabe-se que a distância PF₁, de um ponto qualquer sobre o perímetro da elipse a um dos focos, somada à distância PF₂, do mesmo ponto ao outro foco, é igual ao eixo maior. Qual o valor, em u.m., do semi-eixo menor?
- a) 30.000.000
- b) 11.000.000
- c) 5.500.000
- d) 4.000.000
- #253042
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(1,0) 2 -
Dispositivos para localização marítima de embarcações, em levantamentos batimétricos e sísmicos, tais como Loram, Raydist e Mini-Ranger, operam com base no método de
- a) poligonação.
- b) triangulação.
- c) trilateração.
- d) interseção a vante.
- #253043
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(1,0) 3 -
Seja a Terra representada por um elipsóide de revolução, com semi-eixo maior no plano do Equador e semi-eixo menor no eixo que liga o pólo norte ao pólo sul. Considere um ponto P1, de coordenadas φ = 0º e λ = -15º, e um ponto P2, de coordenadas φ = 20º e λ = -15º. A linha geodésica que une P1 a P2 é um(a)
- a) arco de parábola.
- b) arco de circunferência.
- c) linha reversa.
- d) curva plana.
- #253044
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(1,0) 4 -
Ecobatímetros são dispositivos que medem profundidades por meio da produção de um sinal sonoro, recepção e amplificação do eco, convertendo o tempo de emissão e recepção em unidade de profundidade. Para tanto, empregam transmissões de
- a) altas frequências para águas rasas, somente.
- b) altas frequências para qualquer profundidade, somente.
- c) baixas frequências para qualquer profundidade, somente.
- d) baixa freqüência para águas profundas e altas frequências em águas rasas.
- #253045
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(1,0) 5 -
PALAVRA PEJORATIVA
O uso do termo “diferenciada” com sentido negativo ressuscita o preconceito de classe
“Você já viu o tipo de gente que fica ao redor das estações do metrô? Drogados, mendigos, uma gente diferenciada.” As palavras atribuídas à psicóloga Guiomar Ferreira, moradora há 26 anos do bairro Higienópolis, em São Paulo, colocaram lenha na polêmica sobre a construção de uma estação de metrô na região, onde se concentra parte da elite paulistana. Guiomar nega ser a autora da frase. Mas a autoria, convenhamos, é o de menos. A menção a camelôs e usuários do transporte público ressuscitou velhos preconceitos de classe, e pode deixar como lembrança a volta de um clichê: o termo “diferenciada”.
A palavra nunca fora usada até então com viés pejorativo no Brasil. Habitava o jargão corporativo e publicitário, sendo usada como sinônimo vago de algo “especial”, destacado” ou “diferente” (sempre para melhor).
– Não me consta que já houvesse um “diferenciado” negativamente marcado. Não tenho nenhum conhecimento de existência desse “clichê”. Parece-me que a origem, aí, foi absolutamente episódica, nascida da infeliz declaração – explica Maria Helena Moura Neves, professora da Unesp de Araraquara (SP) e do Mackenzie.
Para a professora, o termo pode até ganhar as ruas com o sentido negativo, mas não devido a um deslizamento semântico natural. Por natural, entenda-se uma direção semântica provocada pela configuração de sentido do termo originário. No verbo “diferenciar”, algo que “se diferencia” será bom, ao contrário do que ocorreu com o verbo “discriminar”, por exemplo. Ao virar “discriminado”, implicou algo negativo. Maria Helena, porém, não crê que a nova acepção de “diferenciado” tenha vida longa.
– Não deve vingar, a não ser como chiste, aquelas coisas que vêm entre aspas, de brincadeira – emenda ela. [...]
MURANO, Edgard. Disponível em: <;. Acesso em: 05 jul. 2011.n Adaptado.
“Não me consta que já houvesse um ‘diferenciado’ negativamente marcado.” (. 18-19) . A respeito da ocorrência da forma verbal houvesse, destacada no trecho, teceram-se os seguintes comentários:
I - A forma verbal houvesse, nessa estrutura, tem valor de existisse, e se apresenta como verbo impessoal.
II - O verbo haver, quando impessoal, transmite sua impessoalidade a auxiliares.
III - A forma verbal houvesse, nesse trecho, desempenha uma função de verbo auxiliar.
É correto o que se afirma em:
- a) I, apenas.
- b) II, apenas.
- c) I e II, apenas.
- d) I e III, apenas.