Processando...

Simulado Engenheiro Clínico | CONCURSO

Simulado Engenheiro Clínico

Simulado Engenheiro Clínico

Se você irá prestar algum concurso para o cargo de Engenheiro Clínico não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis.

 

Vejam todos os simulados Engenheiro Clínico

 

São milhares de simulados para o cargo desejado para que você possa praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


Este Simulado Engenheiro Clínico foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Engenheiro Clínico
  • Matéria: Diversas
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 5
  • Tempo do Simulado: 15 minutos

Vejam outros Simulado Engenheiro Clínico

  1. Todos Simulados Engenheiro Clínico
  2. Simulado mais feitos
  3. Simulado mais difícil

 

REGRA DO SIMULADO

Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.

 

Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

Aproveitem estes simulados Diversas e saiam na frente em seus estudos.

 

Questões Engenheiro Clínico

Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões para Engenheiro Clínico, que também são grátis. Clique Aqui!

 

Vejam todos os simulados Engenheiro Clínico

   

Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z


#253646
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Sobre as características de equipamentos para saúde, o seu gerenciamento adequado e uso seguro, assinale a alternativa correta.

  • a) Para a instalação de equipamentos de saúde deve-se sempre seguir as orientações e requisitos do fabricante do equipamento constantes no manual ou em documento acompanhante. No caso de equipamentos de grande porte como tomógrafos computadorizados ou equipamentos de hemodinâmica, requisitos de difícil execução podem ser tratados como opcionais a critério da engenharia clínica do serviço de saúde.
  • b) Os equipamentos e sistemas eletromédicos, devem passar por ensaios de segurança elétrica e desempenho durante a sua vida útil, nas seguintes situações: previamente à entrada em serviço, durante a manutenção, inspeção e serviços e após reparo executado, ou ainda por ocasião dos ensaios recorrentes para avaliar a segurança do equipamento ou sistema ou suas partes.
  • c) Na aquisição de imagens angiográficas em modo “cine”, os equipamentos podem oferecer as opções de taxa de 15 quadros/segundo ou 30 quadros/segundo, sendo a segunda opção mais usada para pacientes obesos.
  • d) Em equipamentos de ultrassonografia, o transdutor transesofágico se caracteriza como um transdutor endocavitário, para aplicações diagnósticas do sistema digestivo. Similarmente a um endoscópio flexível possui comando de movimento da ponta do transdutor lateral e antero-posterior e deve ser processado a cada uso com desinfetante químico.
  • e) A integração de monitores multiparâmetros com outros equipamentos, como bombas de infusão ou ventiladores pulmonares, e com o prontuário eletrônico do paciente para transferência e registro de informações clinicas e demográficas dos pacientes, através de protocolo Dicom, é uma tendência no setor de saúde, uma vez que propicia maior segurança ao paciente, rastreabilidade de informação, maior eficiência no cuidado, uma vez que reduz ou elimina o registro manual por parte da equipe de enfermagem.
#253647
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Os estabelecimentos de saúde que buscam maior eficácia, efetividade e eficiência nos resultados oferecidos para a comunidade, vêm investindo nas últimas décadas na qualidade e na segurança do paciente e dos usuários do serviço, como estratégia em saúde, para obter a sustentabilidade esperada. Sobre esta temática, é correto afirmar que:

  • a) A acreditação dos serviços de saúde é um método de avaliação e certificação que busca promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde, de acordo com padrões e requisitos estabelecidos pela ONA (Organização Nacional de Acreditação), reconhecidos internacionalmente, e preconizados pela RDC nº 63/2011, de Boas Práticas de Funcionamento para os Serviços de Saúde.
  • b) A certificação ONA a partir do Manual para Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde (versão 2022/2025), tornou a acreditação item de fiscalização para serviços terciários de alta complexidade.
  • c) Alguns dos programas de acreditação mais conhecidos e utilizados por serviços de saúde hospitalares no Brasil, além da ONA, são a Qmentum (da Accreditation Canada International), a Joint Commission International (JCI), a NIAHO (Acreditação Nacional Integrada para Organizações de Saúde) e a certificação de conformidade do Inmetro.
  • d) Dentre os serviços para saúde, não são elegíveis para qualificação do selo ONA os serviços de tecnologia da informação, segurança patrimonial e gerenciamento de resíduos sólidos de saúde.
  • e) O Sistema Único de Saúde emprega um sistema de remuneração diferenciado para os serviços de saúde acreditados, como forma de incentivar e valorizar a qualificação continua do cuidado ao paciente.
#253648
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Sobre equipamentos para saúde e seu gerenciamento, é correto afirmar que:

  • a) O gerador de marca-passo externo temporário é um equipamento de emergência e de suporte à vida que deve estar disponível apenas nas Unidades de terapia intensiva e emergências cardiológicas para utilização como “ponte” até que o paciente receba terapia definitiva.
  • b) Para os desfibriladores e cardioversores disponíveis em setores ou serviços do hospital onde o equipamento seja pouco demandado, por ser um equipamento para uso apenas em emergências, as inspeções de rotina e testes de funcionalidade podem ser menos frequentes.
  • c) Os DCEI, ou dispositivos cardíacos eletrônicos implantáveis, são classificados de acordo com suas funções como: marca-passo (MP) multiprogramável; dispositivo para terapia de ressincronização cardíaca (TRC) para estimulação biventricular; cardioversor/desfibrilador implantável (CDI); ou ambas as funções TRC e CDI em um único aparelho. Surgiram recentemente geradores MP sem cabos eletrodos (leadless pacemaker) com implante por sistema de bainhas transvenosas.
  • d) Equipamento de radioscopia para realização de implante de DCEI devem ser angiógrafos fixos, pois os arcos cirúrgicos moveis nem sempre possuem os recursos preconizados pela Diretriz Brasileira de Dispositivos Cardíacos Eletrônicos Implantáveis (2023): boa qualidade da imagem, recursos de gravação e espelhamento de imagens, foco fino duplo para possibilitar visualização de fios-guia de pequeno calibre e movimentos em diferentes projeções (oblíquas).
  • e) Em ressonância magnética, um dos impeditivos para realização de exames são os pacientes com CDI implantado, os quais, mesmo quando dispuserem de programação temporária para RM, uma vez acionada, permanecerão inativos, deixando o paciente desprotegido em caso de arritmias ventriculares.
#253649
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

No dimensionamento de necessidades para incorporação de um sistema de tomografia computadorizado para o hospital, a engenharia clínica e o grupo multidisciplinar que está elaborando o projeto, verificaram os requisitos necessários para implementação futura do Programa de Garantia da Qualidade e do Programa de Radioproteção do serviço de tomografia. Com base na Instrução Normativa nº 93/2021, da Anvisa, a qual estabelece os requisitos sanitários para a Garantia da Qualidade e da Segurança em Sistemas de Tomografia Computadorizada para uso médico, assinale a alternativa INCORRETA:

  • a) Para os equipamentos de tomografia com mais de 16 canais, deve ser comprovado com certificado de adequação emitido pelo fabricante na instalação do tubo de raios-x, que o equipamento tem blindagem no cabeçote, de modo a garantir nível mínimo de radiação de fuga, restringida à taxa de kerma no ar de 1 mGy/h (um miligray por hora) a 1 (um) metro do ponto focal, quando operado em condições de ensaio de fuga.
  • b) O tomógrafo deve dispor de protocolos pediátricos, cuja inexistência inabilita o uso do equipamento para aplicações em pediatria.
  • c) A emissão de raios-x, enquanto durar a exposição radiográfica, deve ser indicada por sinal sonoro e luminoso localizado no painel de controle do equipamento.
  • d) Não estarão habilitados ao uso tomógrafos sem relatório de dose em formato Dicom, para equipamentos comercializados após a publicação da Instrução Normativa nº 93/2021.
  • e) A Instrução Normativa nº 93/2021 estabelece a relação mínima de testes de aceitação e de controle de qualidade que devem ser realizados pelos serviços de saúde, determinando as respectivas periodicidades, tolerâncias e níveis de restrição.
#253650
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Uma determinada rede hospitalar definiu o diálogo competitivo como modalidade de licitação para contratação de serviço de calibração das balanças da rede. A modalidade foi selecionada observadas a variedade e especificidades dos equipamentos e da rede, com o intuito de desenvolver uma ou mais alternativas capazes de atender às suas necessidades. Ao declarar a conclusão do diálogo e execução das ações consequentes, os critérios empregados para pré-seleção dos licitantes foram previstos em edital e os licitantes convocados a apresentarem suas propostas. Qual é o prazo que os licitantes terão para apresentação de suas propostas?

  • a) 15 dias úteis.
  • b) 7 dias úteis.
  • c) 45 dias úteis.
  • d) 60 dias úteis.
  • e) 30 dias corridos.