Processando...

Simulado Engenharia Florestal | CONCURSO

Simulado Engenharia Florestal

Simulado Engenharia Florestal

Se você irá prestar algum concurso que cobre a matéria de Engenharia Florestal não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis.

 

Vejam todos os simulados Engenharia Florestal

 

São milhares de simulados para concurso disponível para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


Este Simulado Engenharia Florestal foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: Engenharia Florestal
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 10
  • Tempo do Simulado: 30 minutos

Vejam outros Simulado Engenharia Florestal

  1. Todos Simulados Engenharia Florestal
  2. Simulado mais feitos
  3. Simulado mais difícil

 

REGRA DO SIMULADO

Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.

 

Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

Aproveitem estes simulados Engenharia Florestal e saiam na frente em seus estudos.

 

Questões Engenharia Florestal

Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões de Engenharia Florestal, que também são grátis. Clique Aqui!

 

Vejam todos os simulados Engenharia Florestal

   

Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z


#216326
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Engenharia Florestal Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Em relação à Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998), analise as assertivas a seguir:

I. Os animais apreendidos serão somente entregues a jardins zoológicos, fundações ou entidades assemelhadas, para a guarda e cuidados sob a responsabilidade de técnicos habilitados.

II. É considerado crime contra a fauna: matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, com a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente.

III. A multa será calculada segundo os critérios do Código Penal; se revelar-se ineficaz, ainda que aplicada no valor máximo, poderá ser aumentada até três vezes, tendo em vista o valor da vantagem econômica auferida.

IV. A pena para quem extrair de florestas de domínio público ou consideradas de preservação permanente, sem prévia autorização, pedra, areia, cal ou qualquer espécie de minerais é de detenção, de seis meses a um ano, e multa.

V. A perícia de constatação do dano ambiental, sempre que possível, fixará o montante do prejuízo causado para efeitos de prestação de fiança e cálculo de multa.

Quais estão corretas?

  • a) Apenas I e II.
  • b) Apenas II e III.
  • c) Apenas II, IV e V.
  • d) Apenas III, IV e V.
  • e) I, II, III, IV e V.
#216327
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Engenharia Florestal Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

As unidades de conservação (UCs) são legalmente instituídas pelo poder público, nas suas três esferas (municipal, estadual e federal). Elas são reguladas pela Lei nº 9.985, de 2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). São Unidades de Conservação localizadas no Estado do Rio Grande do Sul, EXCETO:

  • a) Área de Proteção Ambiental do Banhado Grande.
  • b) Parque Estadual de Espigão Alto.
  • c) Parque Estadual Rio Canoas.
  • d) Parque Estadual do Espinilho.
  • e) Reserva Biológica do Mato Grande.
#216328
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Engenharia Florestal Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

O planejamento de qualquer empreendimento é de grande importância, tendo em vista a possibilidade de redução de custos na instalação, manutenção dos bens e mão de obra. Para a instalação de um viveiro florestal, devem ser considerados vários fatores. Em relação ao assunto, assinale a alternativa INCORRETA.

  • a) Os viveiros florestais devem estar localizados em áreas com iluminação natural abundante durante todo o período de crescimento das plantas.
  • b) A disponibilidade de uma fonte de água de boa qualidade e em quantidade suficiente para o abastecimento é condição primordial para a instalação de um viveiro florestal.
  • c) O acesso à rede de energia elétrica é necessário para que sejam mantidos em funcionamento os equipamentos, recomendando-se que, no planejamento, a distribuição de pontos de energia possibilite seu uso em todas as instalações do viveiro.
  • d) Um local relativamente plano reduz os custos de instalação e facilita a movimentação das equipes, matéria-prima e veículos. O terreno escolhido deve apresentar leve declividade, de até 15%, para evitar o acúmulo de água em períodos chuvosos.
  • e) O acesso é um fator importante a ser avaliado para a implantação de um viveiro florestal. As estradas devem permitir o trânsito de veículos pesados, mesmo em épocas de chuva, quando, em geral, ocorre a maior parte das expedições de mudas para os plantios.
#216329
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Engenharia Florestal Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

A propagação assexuada ou vegetativa baseia-se em alguns eventos elementares das ciências biológicas, destacando-se a propriedade da totipotência celular, que tem como princípio a regeneração de novos tecidos e órgãos a partir de uma única célula competente, sendo possível formar uma planta completa. A miniestaquia consiste na utilização de brotações oriundas de plantas propagadas pelo processo de estaquia ou de mudas produzidas por sementes como fonte de propágulos. Sobre a miniestaquia é correto afirmar, EXCETO:

  • a) O princípio biológico que justifica essa técnica é a possibilidade de resgatar a juvenilidade do material de propagação, tida como um dos fatores mais limitantes ao processo de enraizamento.
  • b) O local onde se encontram as fontes de propágulos para a confecção das miniestacas é chamado de área de produção de mudas (APM).
  • c) As miniestacas são colocadas em substrato para o enraizamento e formação de mudas em intervalos variáveis, dependendo da época do ano, condições estruturais, características do clone ou da espécie e fatores nutricionais.
  • d) A técnica apresenta como uma das desvantagens a maior sensibilidade das miniestacas às condições ambientais.
  • e) Em comparação à estaquia convencional, necessita de menores quantidades de fitorreguladores para o enraizamento e, em alguns casos, até a não aplicação.
#216330
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Engenharia Florestal Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

O Brasil é formado por seis biomas de características distintas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal. Cada um desses ambientes abriga diferentes tipos de vegetação e de fauna. Sobre os biomas brasileiros, assinale a alternativa que descreve corretamente suas características.

  • a) Amazônia: estimativas situam a região como a maior reserva de madeira tropical do mundo. Seus recursos naturais – que, além da madeira, incluem enormes estoques de borracha, castanha, peixe e minérios, por exemplo – representam uma abundante fonte de riqueza natural. A região abriga também grande riqueza cultural, incluindo o conhecimento tradicional sobre os usos e a forma de explorar esses recursos naturais sem esgotá-los e nem destruir o habitat natural.
  • b) A Caatinga ocupa uma área de cerca de 844.453 quilômetros quadrados, o equivalente a 11% do território nacional. Engloba somente os estados da Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Sergipe e o norte de Minas Gerais. Cerca de 27 milhões de pessoas vivem na região, a maioria carente e dependente dos recursos do bioma para sobreviver.
  • c) O Cerrado é o maior bioma da América do Sul, ocupando cerca de 22% do território nacional. A sua área contínua incide somente sobre os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal, além dos encraves no Amapá, Roraima e Amazonas.
  • d) A Mata Atlântica se distribui em 17 estados do território brasileiro, estendendo-se por grande parte da costa do país. É composta apenas pelas formações florestais nativas (Floresta Ombrófila Densa; Floresta Ombrófila Mista, também denominada de Mata de Araucárias, Floresta Estacional Semidecidual e Floresta Estacional Decidual), e ecossistemas associados (manguezais, vegetações de restingas, campos de altitude, brejos interioranos e encraves florestais do Nordeste).
  • e) O Pampa está restrito ao estado do Rio Grande do Sul, onde ocupa uma área que corresponde a 63% do território estadual e a 2,07% do território brasileiro. As paisagens naturais do Pampa são variadas, de serras a planícies, de morros rupestres a coxilhas. Por ser um conjunto de ecossistemas muito antigos, o Pampa apresenta flora e fauna próprias e grande biodiversidade, ainda não completamente descrita pela ciência. O bioma também é protegido pela Lei nº 11.428/2006, regulamentada pelo Decreto nº 6.660/2008.
#216331
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Engenharia Florestal Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Licenciamento ambiental é um processo administrativo executado pelos órgãos ambientais competentes, que pode conceder o licenciamento para a instalação, a ampliação e a operação de empreendimentos e atividades que utilizam de recursos ambientais, considerando os potenciais riscos de poluição, ou de degradação ambiental. Em relação ao assunto, analise as assertivas abaixo:

I. A Licença prévia é concedida na fase preliminar do planejamento do empreendimento ou atividade, aprovando sua localização e concepção, atestando a viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos nas próximas fases de sua implementação.

II. A Licença de operação autoriza a operação da atividade ou empreendimento, com as medidas de controle ambiental e condicionantes determinados para a operação.

III. Algumas atividades não são submetidas ao procedimento de licenciamento ambiental. No entanto, requerem a emissão de licenças e autorização específica do órgão ambiental competente, tais como uso e manejo de fauna silvestre, supressão e manejo da vegetação, transporte, por qualquer meio, e o armazenamento de madeira, lenha, carvão e outros produtos ou subprodutos florestais oriundos de florestas de espécies nativas, transporte de produtos perigosos.

IV. Adicionalmente à obtenção das licenças, poderão ser necessárias autorizações específicas, quando o projeto incluir supressão de vegetação e coleta, captura e transporte de material biológico.

V. Existe um licenciamento específico de atividades em regularização ambiental, denominado licenciamento ambiental corretivo. O procedimento de licenciamento ambiental corretivo contempla a obtenção da LO.

Quais estão corretas?

  • a) Apenas I e III.
  • b) Apenas II e IV.
  • c) Apenas II, III e V.
  • d) Apenas III, IV e V.
  • e) I, II, III, IV, V.
#216332
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Engenharia Florestal Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

A Resolução CONSEMA nº 372/2018 dispõe sobre os empreendimentos e atividades utilizadores de recursos ambientais, efetiva ou potencialmente poluidores ou capazes, sob qualquer forma, de causar degradação ambiental, passíveis de licenciamento ambiental no Estado do Rio Grande do Sul, destacando os de impacto de âmbito local para o exercício da competência municipal no licenciamento ambiental. Diante disso, analise as assertivas abaixo e que correspondem corretamente aos empreendimentos e atividades que causam ou possam causar impacto de âmbito local, cuja competência de licenciamento é municipal.

I. Fabricação de placas/chapas, madeira aglomerada/prensada/compensada com utilização de resinas (mdf, mdp e outras), de porte médio (de 2000,01 a 10000,00 m² de área útil).

II. Fabricação de móveis, com tratamento de superfície e sem pintura, de porte médio (de 2000,01 a 10000,00 m² de área útil).

III. Criação de suínos ciclo completo com manejo dejetos líquidos, de porte médio (de 51 a 60 matrizes).

IV. Criação de aves de corte, de porte médio (de 36001 a 48000 aves).

Quais estão corretas?

  • a) Apenas III.
  • b) Apenas IV.
  • c) Apenas I e IV.
  • d) Apenas II e III.
  • e) Apenas III e IV.
#216333
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Engenharia Florestal Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

Em relação à classificação ecológica das espécies, assinale a alternativa correta:

  • a) Espécies pioneiras possuem abundante regeneração sob o dossel e seu crescimento é lento.
  • b) A produção de sementes de espécies pioneiras é abundante e durante todo o ano, sendo a presença de dormência uma característica frequente.
  • c) Espécies pioneiras são de rápido crescimento e, em geral, possuem madeira de alta densidade.
  • d) A idade da primeira produção de frutos e sementes das espécies pioneiras é tardia, em geral, posterior a 20 anos.
  • e) O mecanismo de dispersão de espécies pioneiras é por zoocoria por animais grandes e baricoria, e a produção de sementes pode ter alternância de produção.
#216334
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Engenharia Florestal Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

Na Regra para Análise de Sementes, há distintas formas para determinação do grau de umidade das sementes. Em relação a isso, assinale a alternativa correta.

  • a) O método de estufa a alta temperatura 130-133 °C é o método básico de referência para introdução de novas espécies e métodos adotado pelas Regras Internacionais de Análise de Sementes da International (Seed Testing Association – ISTA).
  • b) A água contida nas sementes é extraída em forma de vapor pela aplicação de calor sob condições controladas. Os métodos recomendados foram desenvolvidos para reduzir oxidação, decomposição ou a perda de outras substâncias voláteis, enquanto asseguram a remoção máxima, tanto quanto possível, da água.
  • c) No método a alta temperatura 130-133°C, as amostras devem ser mantidas na estufa durante 24 horas.
  • d) O grau de umidade de uma amostra é representado pela perda de volume quando esta é submetida aos métodos existentes. É expresso em porcentagem do volume da amostra original.
  • e) O método de estufa a baixa temperatura 101-105 °C é indicado para todas as espécies e com sementes inteiras.
#216335
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Engenharia Florestal Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

Na coluna da esquerda, são citadas “ações de restauração” e na da direita, os “princípios e condicionantes” para cada ação. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

1. Enriquecer com espécies
2. Induzir/conduzir a regeneração natural
3. Isolar a área
4. Retirar fatores de degradação
5. Transplante de mudas/sementes
( ) Ações para a disseminação dos propágulos existentes (chuva ou banco de sementes e a brotação).
( ) Evitar continuidade da degradação; preservar a resiliência local.
( ) Identificar corretamente o agente de degradação; Avaliar o potencial de regeneração.
( ) Transferência de serapilheira ou de plântulas de áreas contíguas para o local degradado.
( ) Utilizar o plantio ou a semeadura onde houver baixa diversidade vegetal e pouca dispersão.

Assinale a sequência correta.

  • a) 3, 2, 5, 1, 4
  • b) 4, 5, 2, 1, 3
  • c) 2, 3, 4, 5, 1
  • d) 4, 2, 1, 3, 5
  • e) 1, 4, 3, 2, 5