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Simulado Engenharia de tráfego | CONCURSO

Simulado Engenharia de tráfego

Simulado Engenharia de tráfego

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Este Simulado Engenharia de tráfego foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: CONCURSO
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: Engenharia de tráfego
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 10
  • Tempo do Simulado: 30 minutos

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REGRA DO SIMULADO

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Questões Engenharia de tráfego

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ConcursosAZ - Aprovando de A a Z


#219629
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(1,0) 1 - 

O CONTRAN estabelecerá as normas e regulamentos a serem adotados em todo o território nacional quando da implementação das soluções adotadas pela Engenharia de Tráfego, assim como padrões a serem praticados por todos os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito. É correto afirmar sobre engenharia de tráfego, operação, fiscalização e policiamento ostensivo de trânsito que

  • a) qualquer obstáculo à livre circulação e à segurança de veículos e pedestres, tanto na via quanto na calçada, caso não possa ser retirado, deve ser devida e imediatamente sinalizado, sendo proibida a utilização das ondulações transversais e de sonorizadores como redutores de velocidade, independente de casos especiais definidos pelo órgão ou entidade competente, nos padrões e critérios estabelecidos pelo DETRAN.
  • b) nenhuma obra ou evento que possa perturbar ou interromper a livre circulação de veículos e pedestres, ou colocar em risco sua segurança, será iniciada sem permissão prévia do órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via, salvo se autorizada por decreto do poder executivo da localidade.
  • c) a obrigação de sinalizar é do responsável pela execução ou manutenção da obra ou do evento, juntamente com a policia militar e a guarda municipal.
  • d) nenhum projeto de edificação que possa transformar-se em polo atrativo de trânsito poderá ser aprovado sem prévia anuência do órgão ou entidade com circunscrição sobre a via e sem que do projeto conste área para estacionamento e indicação das vias de acesso adequadas.
  • e) obrigatoriamente a autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via avisará a comunidade, por intermédio dos meios de comunicação social, sempre com quarenta e oito horas de antecedência, de qualquer interdição da via, indicando-se os caminhos alternativos a serem utilizados.
#219630
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(1,0) 2 - 

De acordo com a conceituação de engenharia de tráfego, as vias rurais classificam-se em rodovias e estradas. Consideram-se rodovias, aquelas que

  • a) interligam regiões rurais, sem qualquer tipo de pavimentação.
  • b) permitem tráfego de qualquer tipo de veículo, automotor ou não.
  • c) são pedagiadas, no mínimo, a cada cinquenta quilômetros.
  • d) são administradas pelos municípios por onde passa o seu traçado.
  • e)  federais ou estaduais, interligam estados e/ou municípios.
#219631
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(1,0) 3 - 

De acordo com a função do sistema viário nas vias terrestres urbanas, o tráfego de cada área apresenta características específicas em relação a itens como, por exemplo, a velocidade máxima permitida.
Para que se tenha um funcionamento harmônico, contínuo e balanceado do sistema viário urbano como um todo é necessário que

  • a) o condutor seja um profissional conhecedor da sinalização local.
  • b) o veículo seja adequado às dimensões das vias trafegadas.
  • c) os pedestres sejam parte integrante da educação para o trânsito.
  • d) a transição entre as funções das diversas vias seja gradativa.
  • e) a sinalização seja, prioritariamente, horizontal, às margens das vias.
#219632
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(1,0) 4 - 

A expressão volume de tráfego define a(o)

  • a) variação de velocidade do pelotão de veículos num trecho da via.
  • b) velocidade do fluxo de veículos num determinado trecho da via.
  • c) classificação de veículos, segundo seu porte, num determinado período.
  • d) número de veículos contados na seção de uma via, num período de tempo.
  • e) tempo gasto por um número de veículos para percorrer o trecho de uma via.
#219633
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(1,0) 5 - 

Um grande evento será realizado em um local onde a livre circulação de veículos ficará seriamente afetada. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. O evento não poderá ser realizado sem permissão prévia do órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via.

II. A obrigação de sinalizar é do responsável pela realização do evento.

III. A autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via avisará à comunidade, pelos meios de comunicação, com oito horas de antecedência, qualquer interdição da via, indicando os caminhos alternativos a serem utilizados.

Assinale:

  • a) se somente a afirmativa I estiver correta.
  • b) se somente a afirmativa III estiver correta.
  • c) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • d) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • e) se todas as afirmativas estiverem corretas.
#219634
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(1,0) 6 - 

Quanto ao uso de equipamentos eletrônicos na fiscalização de trânsito, assinale a alternativa incorreta:

  • a) Quando em um trecho da via urbana houver instalado medidor de velocidade do tipo fixo, os equipamentos dos tipos estático, portátil e móvel, somente poderão ser utilizados a uma distância miníma de cem metros daquele fixo.
  • b) Os medidores de velocidade devem ser revisados obrigatoriamente com periodicidade maxima de 12 (doze) meses e, eventualmente, conforme determina a !egislação metrológica em vigência.
  • c) Os medidores de velocidade devem ter seu modelo aprovado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - INMETRO.
  • d) Cabe a autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via determinar a localização, a sinalização, a instalação e a operação dos medidores de velocidade do tipo fixo.
  • e) É necessário um estudo técnico para determinar a necessidade da instalação de medidor de velocidade do tipo fixo
#219635
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(1,0) 7 - 

Para o cálculo de capacidade de vias utiliza-se o Fator Horário de Pico, que representa

  • a) a porcentagem da ducentésima hora mais carregada do ano em relação ao Volume Médio Viário.
  • b) a distribuição no sentido do fluxo horário para a hora de pico.
  • c) a porcentagem da quinquagésima hora mais carregada do ano em relação ao Volume Médio Viário.
  • d) a relação entre o volume da hora pico e o valor do período de quinze minutos com o maior fluxo de tráfego dentro da hora de pico.
  • e) o ajuste da sazonalidade da hora pico ao longo do dia.
#219636
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(1,0) 8 - 

A função de custos definida para estimativa dos impactos econômicos dos acidentes nas rodovias brasileiras é composta de quatro grupos de componentes de custos relativos: às pessoas, aos veículos, à via e ao ambiente onde ocorre o acidente e ao envolvimento de instituições públicas com o acidente.

Além dos danos materiais aos veículos, os custos associados aos veículos são, exclusivamente, os de

  • a) remoção/pátio e danos à propriedade pública.
  • b) perda de carga e reposição.
  • c) remoção/pátio e reposição.
  • d) perda de carga, remoção/pátio e reposição.
  • e) perda de carga, reposição e danos à propriedade pública.
#219637
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(1,0) 9 - 

A Velocidade de Fluxo Livre em rodovias de pista simples corresponde a fluxos de até 200 ucp/h e deve ser obtida por pesquisa de campo por meio de uma amostra de pelo menos 100 veículos. Se não for viável a medição da velocidade no campo, adota-se determinado Valor Básico de Velocidade de Fluxo livre − BVFL e ajusta-o pelo fator de ajustamento

I. para veículos pesados.

II. de larguras de faixa e de acostamento.

III. de larguras de faixa.

IV. para o número de acessos.

Está correto o que consta APENAS em

  • a) I e IV.
  • b) I e III.
  • c) II e III.
  • d) III e IV.
  • e) II e IV.
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(1,0) 10 - 

No nível de serviço D, nas rodovias de quatro ou mais faixas de tráfego,

  • a) a presença dos outros veículos já é sentida, mas os motoristas têm liberdade de realizar manobras menores. Eventuais interferências do fluxo são facilmente absorvidas, embora seja perceptível a queda do nível nesses locais.
  • b) a habilidade para manobrar é severamente restringida devido a congestionamento do tráfego. A velocidade é reduzida pelo volume crescente. Apenas distúrbios muito pequenos podem ser absorvidos sem que se formem extensas filas.
  • c) a influência da densidade do tráfego na operação torna-se mais visível. A habilidade para manobrar dentro da corrente de tráfego é claramente afetada pelos outros veículos. Pequenas interferências podem provocar a formação de filas.
  • d) a operação fica próxima à capacidade. Os veículos operam com o mínimo de espaçamento para manter o fluxo uniforme. Eventuais distúrbios não podem ser absorvidos rapidamente, provocando a formação de filas.
  • e) o fluxo opera forçado ou em colapso. Ocorre quando o fluxo de veículos que chega supera o que sai, ou quando a demanda excede a capacidade da via.