Simulado Engenharia de tráfego | CONCURSO
Simulado Engenharia de tráfego
Se você irá prestar algum concurso que cobre a matéria de Engenharia de tráfego não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis.
Vejam todos os simulados Engenharia de tráfego
São milhares de simulados para concurso disponível para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
Este Simulado Engenharia de tráfego foi elaborado da seguinte forma:
- Categoria: CONCURSO
- Instituição:
Diversas - Cargo: Diversos
- Matéria: Engenharia de tráfego
- Assuntos do Simulado: Diversos
- Banca Organizadora: Diversas
- Quantidade de Questões: 10
- Tempo do Simulado: 30 minutos
Vejam outros Simulado Engenharia de tráfego
REGRA DO SIMULADO
Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.
Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.
Aproveitem estes simulados Engenharia de tráfego e saiam na frente em seus estudos.
Questões Engenharia de tráfego
Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões de Engenharia de tráfego, que também são grátis. Clique Aqui!
Vejam todos os simulados Engenharia de tráfego
Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z
- #219629
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Engenharia de Tráfego
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
O CONTRAN estabelecerá as normas e regulamentos a serem adotados em todo o território nacional quando da implementação das soluções adotadas pela Engenharia de Tráfego, assim como padrões a serem praticados por todos os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito. É correto afirmar sobre engenharia de tráfego, operação, fiscalização e policiamento ostensivo de trânsito que
- a) qualquer obstáculo à livre circulação e à segurança de veículos e pedestres, tanto na via quanto na calçada, caso não possa ser retirado, deve ser devida e imediatamente sinalizado, sendo proibida a utilização das ondulações transversais e de sonorizadores como redutores de velocidade, independente de casos especiais definidos pelo órgão ou entidade competente, nos padrões e critérios estabelecidos pelo DETRAN.
- b) nenhuma obra ou evento que possa perturbar ou interromper a livre circulação de veículos e pedestres, ou colocar em risco sua segurança, será iniciada sem permissão prévia do órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via, salvo se autorizada por decreto do poder executivo da localidade.
- c) a obrigação de sinalizar é do responsável pela execução ou manutenção da obra ou do evento, juntamente com a policia militar e a guarda municipal.
- d) nenhum projeto de edificação que possa transformar-se em polo atrativo de trânsito poderá ser aprovado sem prévia anuência do órgão ou entidade com circunscrição sobre a via e sem que do projeto conste área para estacionamento e indicação das vias de acesso adequadas.
- e) obrigatoriamente a autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via avisará a comunidade, por intermédio dos meios de comunicação social, sempre com quarenta e oito horas de antecedência, de qualquer interdição da via, indicando-se os caminhos alternativos a serem utilizados.
- #219630
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Engenharia de Tráfego
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
De acordo com a conceituação de engenharia de tráfego, as vias rurais classificam-se em rodovias e estradas. Consideram-se rodovias, aquelas que
- a) interligam regiões rurais, sem qualquer tipo de pavimentação.
- b) permitem tráfego de qualquer tipo de veículo, automotor ou não.
- c) são pedagiadas, no mínimo, a cada cinquenta quilômetros.
- d) são administradas pelos municípios por onde passa o seu traçado.
- e) federais ou estaduais, interligam estados e/ou municípios.
- #219631
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Engenharia de Tráfego
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
De acordo com a função do sistema viário nas vias terrestres urbanas, o tráfego de cada área apresenta características específicas em relação a itens como, por exemplo, a velocidade máxima permitida.
Para que se tenha um funcionamento harmônico, contínuo e balanceado do sistema viário urbano como um todo é necessário que
- a) o condutor seja um profissional conhecedor da sinalização local.
- b) o veículo seja adequado às dimensões das vias trafegadas.
- c) os pedestres sejam parte integrante da educação para o trânsito.
- d) a transição entre as funções das diversas vias seja gradativa.
- e) a sinalização seja, prioritariamente, horizontal, às margens das vias.
- #219632
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Engenharia de Tráfego
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
A expressão volume de tráfego define a(o)
- a) variação de velocidade do pelotão de veículos num trecho da via.
- b) velocidade do fluxo de veículos num determinado trecho da via.
- c) classificação de veículos, segundo seu porte, num determinado período.
- d) número de veículos contados na seção de uma via, num período de tempo.
- e) tempo gasto por um número de veículos para percorrer o trecho de uma via.
- #219633
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Engenharia de Tráfego
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Um grande evento será realizado em um local onde a livre circulação de veículos ficará seriamente afetada. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
I. O evento não poderá ser realizado sem permissão prévia do órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via.
II. A obrigação de sinalizar é do responsável pela realização do evento.
III. A autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via avisará à comunidade, pelos meios de comunicação, com oito horas de antecedência, qualquer interdição da via, indicando os caminhos alternativos a serem utilizados.
Assinale:
- a) se somente a afirmativa I estiver correta.
- b) se somente a afirmativa III estiver correta.
- c) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
- d) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
- e) se todas as afirmativas estiverem corretas.
- #219634
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Engenharia de Tráfego
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Quanto ao uso de equipamentos eletrônicos na fiscalização de trânsito, assinale a alternativa incorreta:
- a) Quando em um trecho da via urbana houver instalado medidor de velocidade do tipo fixo, os equipamentos dos tipos estático, portátil e móvel, somente poderão ser utilizados a uma distância miníma de cem metros daquele fixo.
- b) Os medidores de velocidade devem ser revisados obrigatoriamente com periodicidade maxima de 12 (doze) meses e, eventualmente, conforme determina a !egislação metrológica em vigência.
- c) Os medidores de velocidade devem ter seu modelo aprovado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - INMETRO.
- d) Cabe a autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via determinar a localização, a sinalização, a instalação e a operação dos medidores de velocidade do tipo fixo.
- e) É necessário um estudo técnico para determinar a necessidade da instalação de medidor de velocidade do tipo fixo
- #219635
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Engenharia de Tráfego
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Para o cálculo de capacidade de vias utiliza-se o Fator Horário de Pico, que representa
- a) a porcentagem da ducentésima hora mais carregada do ano em relação ao Volume Médio Viário.
- b) a distribuição no sentido do fluxo horário para a hora de pico.
- c) a porcentagem da quinquagésima hora mais carregada do ano em relação ao Volume Médio Viário.
- d) a relação entre o volume da hora pico e o valor do período de quinze minutos com o maior fluxo de tráfego dentro da hora de pico.
- e) o ajuste da sazonalidade da hora pico ao longo do dia.
- #219636
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Engenharia de Tráfego
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
A função de custos definida para estimativa dos impactos econômicos dos acidentes nas rodovias brasileiras é composta de quatro grupos de componentes de custos relativos: às pessoas, aos veículos, à via e ao ambiente onde ocorre o acidente e ao envolvimento de instituições públicas com o acidente.
Além dos danos materiais aos veículos, os custos associados aos veículos são, exclusivamente, os de
- a) remoção/pátio e danos à propriedade pública.
- b) perda de carga e reposição.
- c) remoção/pátio e reposição.
- d) perda de carga, remoção/pátio e reposição.
- e) perda de carga, reposição e danos à propriedade pública.
- #219637
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Engenharia de Tráfego
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
A Velocidade de Fluxo Livre em rodovias de pista simples corresponde a fluxos de até 200 ucp/h e deve ser obtida por pesquisa de campo por meio de uma amostra de pelo menos 100 veículos. Se não for viável a medição da velocidade no campo, adota-se determinado Valor Básico de Velocidade de Fluxo livre − BVFL e ajusta-o pelo fator de ajustamento
I. para veículos pesados.
II. de larguras de faixa e de acostamento.
III. de larguras de faixa.
IV. para o número de acessos.
Está correto o que consta APENAS em
- a) I e IV.
- b) I e III.
- c) II e III.
- d) III e IV.
- e) II e IV.
- #219638
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Engenharia de Tráfego
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
No nível de serviço D, nas rodovias de quatro ou mais faixas de tráfego,
- a) a presença dos outros veículos já é sentida, mas os motoristas têm liberdade de realizar manobras menores. Eventuais interferências do fluxo são facilmente absorvidas, embora seja perceptível a queda do nível nesses locais.
- b) a habilidade para manobrar é severamente restringida devido a congestionamento do tráfego. A velocidade é reduzida pelo volume crescente. Apenas distúrbios muito pequenos podem ser absorvidos sem que se formem extensas filas.
- c) a influência da densidade do tráfego na operação torna-se mais visível. A habilidade para manobrar dentro da corrente de tráfego é claramente afetada pelos outros veículos. Pequenas interferências podem provocar a formação de filas.
- d) a operação fica próxima à capacidade. Os veículos operam com o mínimo de espaçamento para manter o fluxo uniforme. Eventuais distúrbios não podem ser absorvidos rapidamente, provocando a formação de filas.
- e) o fluxo opera forçado ou em colapso. Ocorre quando o fluxo de veículos que chega supera o que sai, ou quando a demanda excede a capacidade da via.