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Simulado Engenharia de Petróleo | CONCURSO

Simulado Engenharia de Petróleo

Simulado Engenharia de Petróleo

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Este Simulado Engenharia de Petróleo foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: Engenharia de Petróleo
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 10
  • Tempo do Simulado: 30 minutos

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Questões Engenharia de Petróleo

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#214797
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(1,0) 1 - 

No segmento industrial, o gás natural tem influência direta na qualidade final do produto em indústrias do setor

  • a) farmacêutico.
  • b) cerâmico.
  • c) de papel e celulose.
  • d) de bebidas.
  • e) de borrachas.
#214798
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(1,0) 2 - 

A atividade de completação pode ser definida como o conjunto de operações realizadas com o objetivo de condicionar o poço de petróleo para sua colocação em produção. Com relação a essa atividade, afirma-se que

  • a) a completação é definida como “molhada” quando é realizada em um poço marítimo, mesmo que a cabeça de produção esteja localizada no convés da plataforma.
  • b) a completação de um poço é definida como seca quando a cabeça de produção estiver localizada na superfície, seja em terra, seja no convés da plataforma.
  • c) a instalação de revestimento na zona de produção é obrigatória de forma a promover a contenção das paredes e o isolamento hidráulico.
  • d) o fraturamento hidráulico vem substituindo com sucesso a operação de canhoneio, objetivando colocar a zona de produção em contato com o interior do poço revestido.
  • e) é comum, em poços terrestres, manter instalado o preventor de erupção (BOP), mesmo após a instalação da árvore de natal.
#214799
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(1,0) 3 - 

O “gás lift” é um método de elevação artificial que utiliza a energia de um gás pressurizado para elevar fluidos (óleo e água) até a superfície onde ficam as instalações de produção. Existem dois tipos principais: o contínuo e o intermitente. A respeito desse método de elevação artificial, afirma-se que

  • a) é aplicável em poços com alta razão gás-líquido (RGL), situação na qual os métodos que usam bombas têm baixa eficiência volumétrica.
  • b) o gás, no tipo contínuo, é injetado continuamente a alta pressão na coluna de produção visando a aumentar a pressão no fundo do poço e, consequentemente, a vazão de produção.
  • c) a instalação fechada (com válvula de pé), no tipo contínuo, pode ser utilizada para evitar que a o gás injetado empurre parte dos fluidos de volta para o reservatório de formação.
  • d) o tipo intermitente visa a diminuir o gradiente médio de pressão, na coluna de produção, para garantir uma baixa pressão a montante da válvula “choke”.
  • e) o tipo intermitente tem aplicações restritas a poços que possuem alta pressão de fundo e com baixo índice de produtividade (IP).
#214800
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(1,0) 4 - 

Para que os fluidos contidos nas rochas reservatórios possam ser retirados e conduzidos à superfície de forma econômica, é necessário o conhecimento das propriedades das rochas e dos fluidos nela contidos, além da forma como estes interagem e das leis físicas que regem o movimento dos fluidos no seu interior.

A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I - O estado físico de uma mistura de hidrocarbonetos depende da sua composição e das condições de temperatura e pressão a que ela está submetida.

II - A composição original de uma mistura líquida é determinante para o seu grau de encolhimento, quando a mesma é levada das condições de reservatório para as condições de superfície (condições básicas).

III - O “Mecanismo de Influxo de Água” fornece resultados excelentes em termos de fator de recuperação, devido as pressões e vazões permanecerem altas, mantendo-se as características dos fluidos próximas às originais.

IV - À medida que um reservatório vai produzindo, o seu “Fator de Recuperação” vai-se reduzindo como uma consequência normal da produção.

Está correto o que se afirma em

  • a) I e II, apenas.
  • b) I e III, apenas.
  • c) II e III, apenas.
  • d) I, II e III, apenas.
  • e) I, II, III e IV.
#214801
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(1,0) 5 - 

Os fluidos de perfuração são misturas complexas de sólidos, líquidos e produtos químicos, podendo ser suspensões ou emulsões, dependendo do estado físico dos componentes. Nesse contexto, analise as funções descritas a seguir.

I - Limpar os cascalhos gerados pelas brocas de perfuração no fundo do poço e transportá-los para a superfície.

II - Exercer pressão hidrostática sobre as formações, a fim de evitar o kick (influxo de fluidos indesejáveis).

III - Estabilizar as paredes do poço.

IV - Resfriar e lubrificar a coluna de perfuração e a broca.

São funções dos fluidos de perfuração as descritas em

  • a) I e II, apenas.
  • b) I e III, apenas.
  • c) II e III, apenas.
  • d) I, II e III, apenas.
  • e) I, II, III e IV.
#214802
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(1,0) 6 - 

Ao longo da vida produtiva de um campo de petróleo, ocorre, geralmente, a produção simultânea de gás, óleo e água. Como o interesse econômico é somente na produção de óleo e gás, instalações de produção são projetadas para efetuar, sob condições controladas, o processamento primário desses fluidos. Esse processamento consiste na redução da pressão do petróleo oriundo do “manifold de produção” e na separação física desses fluidos.
Em relação a esse processamento, afirma-se que a(o)

  • a) água, por não formar uma mistura homogênea com o óleo, é totalmente separada nos separadores trifásicos, devido à diferença de densidades entre essas substâncias.
  • b) água produzida nos separadores é, na realidade, uma salmoura, pois contém uma concentração elevada de sais orgânicos, pode ser reinjetada nos campos de produção para aumento da produção e ser descartada como um efluente.
  • c) petróleo efluente dessas instalações é transportado para as refinarias ainda com um teor residual de água e de hidrocarbonetos mais leves.
  • d) gás produzido nessa instalação é conhecido como gás natural e é enviado para os distribuidores, a fim de atender aos usos industrial, doméstico e veicular.
  • e) gás produzido é formado por hidrocarbonetos de menos de 4 átomos de carbono, pois esses são gases nas condições de temperatura e pressão dos vasos de separação.
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(1,0) 7 - 

O petróleo é uma mistura complexa de ocorrência natural formada por substâncias químicas de origem orgânica. Na sua composição, vários elementos químicos estão presentes. Com respeito à sua composição elementar, analise as afirmativas apresentadas a seguir.

I - O carbono é o elemento químico presente em maior percentual em massa em qualquer tipo de petróleo conhecido.

II - Independente do tipo de petróleo, todos os seus derivados terão os elementos químicos carbono e hidrogênio na sua composição.

III - O nitrogênio é o elemento químico responsável por problemas de corrosão e poluição no uso dos derivados do petróleo.

É correto APENAS o que se afirma em

  • a) I.
  • b) II.
  • c) III.
  • d) I e II.
  • e) II e III.
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(1,0) 8 - 

Cada campo de petróleo possui características distintas, mas, de uma forma geral, a maior parte dos petróleos produzidos em águas profundas no Brasil apresentam algumas características comuns. Os petróleos nacionais produzidos nesses campos possuem

  • a) baixo teor de asfaltenos.
  • b) baixo teor de compostos de nitrogênio.
  • c) elevado teor de compostos de enxofre.
  • d) elevada acidez naftênica.
  • e) alto °API.
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(1,0) 9 - 

Um dos tipos de óleo diesel produzido no Brasil é conhecido como diesel S50. Esse tipo de óleo diesel possui

  • a) índice de cetano maior do que os demais tipos comercializados.
  • b) densidade 50 unidades menor que a da gasolina.
  • c) teor de enxofre de, no máximo, 50 mg/kg.
  • d) aditivo Supra 50, na sua composição, com o fim de melhorar a qualidade de ignição.
  • e) 50 vezes o poder de detonação do cetano (n- hexadecano).
#214806
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(1,0) 10 - 

Entre os derivados de petróleo, aquele que apresenta o maior consumo no Brasil é o(a)

  • a) GLP, devido ao elevado consumo nas residências.
  • b) óleo combustível, devido ao elevado consumo nas indústrias e termoelétricas.
  • c) óleo Diesel, devido ao seu elevado consumo no modal rodoviário.
  • d) querosene de aviação, devido ao elevado consumo nas aeronaves.
  • e) gasolina, devido ao elevado número de automóveis.