Simulado Engenharia Aeronáutica | CONCURSO
Simulado Engenharia Aeronáutica
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Este Simulado Engenharia Aeronáutica foi elaborado da seguinte forma:
- Categoria: Concurso
- Instituição:
Diversas - Cargo: Diversos
- Matéria: Engenharia Aeronáutica
- Assuntos do Simulado: Diversos
- Banca Organizadora: Diversas
- Quantidade de Questões: 10
- Tempo do Simulado: 30 minutos
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REGRA DO SIMULADO
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Questões Engenharia Aeronáutica
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Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z
- #240562
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- Engenharia Aeronáutica
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(1,0) 1 -
Considerando as condições favoráveis à formação de nevoeiro, analise as afirmações seguintes e indique a opção correta.
I. Umidade relativa não muito elevada. II. Temperatura do ar igual à temperatura de orvalho. III. Núcleos higroscópicos raros. IV. Vento fraco (até 10 Kt).
Estão corretas somente as afirmações
- a) I e II.
- b) I e III.
- c) II e III.
- d) II e IV.
- e) III e IV.
- #240563
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(1,0) 2 -
A turbulência devido à cortante de vento é ocasionada pela mudança de velocidade e/ou direção do vento em uma pequena distância. A respeito de um dos tipos de cortante de vento, as chamadas tesouras de vento, analise os itens a seguir e escolha a opção correta.
I. Ocorrem geralmente na presença de nuvens de trovoadas, com microdescendentes violentas. II. As rajadas horizontais de vento provocam significativas variações na velocidade indicada do avião. III. As tesouras de vento não podem ser detectadas por equipamentos de solo. IV. O procedimento mais recomendado para uma aeronave que entre em uma tesoura de vento é aumentar a velocidade e manter o voo nivelado.
Estão corretos apenas os itens
- a) I e II.
- b) I e III.
- c) II e III.
- d) II e IV.
- e) III e IV.
- #240564
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(1,0) 3 -
A penetração de uma aeronave em uma nuvem de trovoada (cúmulos nimbos) deve sempre ser evitada, pois causa desconforto para a tripulação e os passageiros, podendo, ainda, em condições limites, causar dano à aeronave. Entretanto, caso a penetração não possa ser evitada, analise as opções abaixo e escolha a correta.
- a) A precipitação líquida é normalmente encontrada em todos os níveis, mas é mais abundante nos níveis superiores da nuvem.
- b) É sempre preferível procurar uma zona de poucos relâmpagos, ainda que para isso tenha que enfrentar um aumento da turbulência.
- c) A velocidade de penetração deve ser a de cruzeiro normal ou acima dela.
- d) A velocidade de penetração deve ser aquela estabelecida pelo fabricante da aeronave.
- e) Para um mesmo tipo de aeronave, quanto mais leve ela estiver, menor as acelerações devido à turbulência.
- #240565
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(1,0) 4 -
Nos manuais de voo dos aviões de transporte (RBAC 25), na parte que diz respeito ao cálculo do peso máximo permitido para a decolagem, além da limitação do comprimento mínimo da pista, é apresentada uma limitação adicional chamada de “limite de subida” ou, em inglês, climb limit. Essa limitação diz respeito à capacidade de o avião (bimotor)
- a) deixar o solo, ainda nos limites da pista, com todos os motores operando, e cruzar um obstáculo de 30 pés.
- b) deixar o solo, ainda nos limites da pista, no caso de pane do motor na Vef (velocidade de falha do motor crítico).
- c) conseguir subir até a altitude de 18.000 pés, com uma razão de subida residual de, no mínimo, 100 pés/min, após pane do motor crítico.
- d) decolar e subir até o nível de cruzeiro previsto, mantendo, no mínimo, até o final da subida, uma razão de 500 pés/min.
- e) cumprir os mínimos requeridos para a razão de subida em toda a trajetória de decolagem, até 1.500 pés.
- #240566
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(1,0) 5 -
No planejamento de uma decolagem, para os aviões da categoria transporte (RBAC 25), uma providência importante a fazer é a definição da V1, que é a velocidade em que o piloto terá que decidir, em caso de pane do motor crítico, se prossegue com a decolagem ou se atua no sentido de parar o avião. A respeito da V1, analise os itens a seguir e escolha a opção correta.
I. O valor máximo admissível para a V1 é V1=V2. II. Para a definição da V1, é indiferente se a pista está molhada ou não. III. O valor mínimo da V1 é V1=VMCG (velocidade mínima de controle no solo). IV. Quando houver chance de escolha (pista não balanceada), em decolagens com obstáculo, é preferível escolher uma V1 a menor possível. V. Quando houver chance de escolha (pista não balanceada) em decolagem com obstáculo, é preferível escolher uma V1 a maior possível.
Estão corretos apenas os itens
- a) I, II.
- b) I, III.
- c) II, IV.
- d) III, IV.
- e) III, V.
- #240567
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(1,0) 6 -
Nos manuais de voo dos aviões de transporte (RBAC 25), são apresentados os comprimentos de pista necessários para a decolagem em várias condições de peso, altitude e temperatura. Esses comprimentos mínimos de pista, considerando um avião bimotor, referem-se à
- a) distância de corrida no solo, acrescentado de um fator de segurança de 20%.
- b) distância de aceleração e parada, determinada de acordo com o requisito aplicável.
- c) distância de decolagem, conforme definida e determinada no requisito aplicável.
- d) maior entre a distância de aceleração e parada e a distância de decolagem.
- e) distância de aceleração e parada para pistas secas, acrescentada de um fator de segurança de 20%.
- #240568
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(1,0) 7 -
Considerando um avião a jato da classe transporte, a determinação da altitude ótima de cruzeiro depende de uma série de fatores. Entre esses fatores, é errado dizer que essa determinação leva também em conta
- a) a melhor relação de horas de voo por kg de combustível (autonomia específica).
- b) as limitações de tração (thrust limit).
- c) a capacidade de manobra do avião na altitude considerada.
- d) o vento na altitude de voo.
- e) a distância a ser voada.
- #240569
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(1,0) 8 -
Em relação à determinação das velocidades ótimas em diversas situações de voo, considerando um avião bimotor a jato de transporte de passageiros, é incorreto dizer que
- a) para o cálculo da velocidade de subida, quanto maior o peso, maior deve ser a velocidade.
- b) a velocidade de cruzeiro deverá ser igual ou ligeiramente maior que aquela que fornecer o maior alcance específico (milhas/kg de combustível).
- c) em caso de pane de um motor a descida monomotor para um nível mais baixo deverá ser feita na velocidade de melhor ângulo de descida.
- d) em caso de pane de um motor a velocidade de espera monomotor deve ser a velocidade de maior autonomia específica (horas de voo/kg de combustível).
- e) em caso de pane de um motor a velocidade de espera monomotor deve ser a menor velocidade que permita ao avião fazer curvas de até 30º para cima do motor em pane.
- #240570
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(1,0) 9 -
Para os aviões certificados segundo o RBAC 25, a respeito da distância disponível para pouso apresentada nos manuais de voo, analise os itens a seguir e indique a opção correta.
I. É a distância de pouso demonstrada em ensaios em voo para pista seca. II. É a distância de pouso demonstrada em ensaios em voo para pista seca, acrescida de 67%. III. É a distância demonstrada em ensaios em voo para pista seca, com um acréscimo de 42%. IV. Quando a pista estiver molhada, o comprimento de pista certificado para pista seca deve sofrer um acréscimo de 15%. V. Quando a pista estiver molhada, o comprimento de pista certificado para pista seca deve sofrer um acréscimo de 25%.
Estão corretos apenas os itens
- a) I, IV.
- b) II, IV.
- c) I, V.
- d) II, V.
- e) III, IV.
- #240571
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(1,0) 10 -
Sob o ponto de vista da capacidade de o avião pousar com segurança e parar dentro dos limites da pista, o peso máximo para pouso é limitado por uma série de fatores. Um desses fatores é a configuração do avião para a desaceleração após o toque (freios automáticos ou não, antiskid ou não, etc.). Em relação aos demais fatores considerados, analise os itens a seguir e indique a opção correta.
I. Posição dos flapes para pouso. II. Se a pista está molhada ou não. III. Gradiente da pista. IV. Desvio da temperatura da pista em relação à temperatura standard. V. Vento e altitude pressão do aeroporto.
Estão corretos apenas os itens
- a) I, II, IV.
- b) I, III, IV.
- c) I, II, V.
- d) II, III, IV.
- e) II; III, V.