Processando...

Simulado ENEM | SOCIOLOGIA | ENEM

Simulado ENEM | SOCIOLOGIA

SIMULADO ENEM | SOCIOLOGIA

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para ENEM, prova do ENEM e/ou questões do ENEM.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos que almejam sua aprovação no ENEM. Que desejam tirar excelentes notas na prova do ENEM deste ano.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões do ENEM e da banca INEP. Estas questões são especificamente para o Aluno ENEM , contendo SOCIOLOGIA que foram extraídas de provas anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais destas provas do ENEM.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado ENEM | SOCIOLOGIA contém um total de 20 questões com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimentos.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking do ENEM e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para o ENEM é aqui!


#82458
Banca
INEP
Matéria
Sociologia
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 1 - 

FIGURA 1

Simulado ENEM 6074  SOCIOLOGIA   QUESTAO 01 -1

FIGURA 2

Simulado ENEM 6074  SOCIOLOGIA   QUESTAO 01 -2

Duquesa de Cambridge, Kate Middleton. Disponível em: http://rockandglamour.blogspot.com. Acesso em: 4 ago. 2012. 
As figuras indicam mudanças no universo feminino, como a

  • a) decadência da Monarquia, revelada pela aparição solitária e informal das nobres.
  • b) redução na escolaridade, simbolizada pela vida dinâmica e sem dedicação à leitura.
  • c) ampliação do status, conferida pela passagem do local rústico para os jardins do palácio.
  • d) inclusão na política, representada pela diferença entre o espaço privado e o espaço público.
  • e) valorização do corpo, salientada pelo uso de roupas mais curtas e pela postura mais relaxada.
#82461
Banca
INEP
Matéria
Sociologia
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 2 - 

Maria da Penha 
Você não vai ter sossego na vida, seu moço Se me der um tapa Da dona “Maria da Penha” Você não escapa O bicho pegou, não tem mais a banca De dar cesta básica, amor Vacilou, tá na tranca Respeito, afinal, é bom e eu gosto 
[...] 
Não vem que eu não sou Mulher de ficar escutando esculacho Aqui o buraco é mais embaixo A nossa paixão já foi tarde 
[...] 
Se quer um conselho, não venha Com essa arrogância ferrenha Vai dar com a cara Bem na mão da “Maria da Penha” 
ALCIONE. De tudo o que eu gosto. Rio de Janeiro: Indie; Warner, 2007. 
A letra da canção faz referência a uma iniciativa destinada a combater um tipo de desrespeito e exclusão social associado, principalmente, à(s)

  • a) mudanças decorrentes da entrada da mulher no mercado de trabalho.
  • b) formas de ameaça doméstica que se restringem à violência física.
  • c) relações de gênero socialmente construídas ao longo da história.
  • d) violência doméstica contra a mulher relacionada à pobreza.
  • e) ingestão excessiva de álcool pelos homens.
#82463
Banca
INEP
Matéria
Sociologia
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 3 - 

Em 1961, o presidente De Gaulle apelou com êxito aos recrutas franceses contra o golpe militar dos seus comandados, porque os soldados podiam ouvi-lo em rádios portáteis. Na década de 1970, os discursos do aiatolá Khomeini, líder exilado da futura Revolução Iraniana, eram gravados em fita magnética e prontamente levados para o Irã, copiados e difundidos. 

HOBSBAWM, E. Era dos extremos: o breve século X X (1914-1991). São Paulo: Cia. das Letras, 1995.


Os exemplos mencionados no texto evidenciam um uso dos meios de comunicação identificado na

  • a) manipulação da vontade popular.
  • b) promoção da mobilização política.
  • c) insubordinação das tropas militares.
  • d) implantação de governos autoritários.
  • e) valorização dos socialmente desfavorecidos.
#82464
Banca
INEP
Matéria
Sociologia
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 4 - 

Existe uma cultura política que domina o sistema e é fundamental para entender o conservadorismo brasileiro. Há um argumento, partilhado pela direita e pela esquerda, de que a sociedade brasileira é conservadora. Isso legitimou o conservadorismo do sistema político: existiriam limites para transformar o país, porque a sociedade é conservadora, não aceita mudanças bruscas. Isso justifica o caráter vagaroso da redemocratização e da redistribuição da renda. Mas não é assim. A sociedade é muito mais avançada que o sistema político. Ele se mantém porque consegue convencer a sociedade de que é a expressão dela, de seu conservadorismo.

NOBRE, M. Dois ismos que não rimam. Disponível em: www.unicamp.br. Acesso em: 28 mar. 2014 (adaptado). 

A característica do sistema político brasileiro, ressaltada no texto, obtém sua legitimidade da

  • a) dispersão regional do poder econômico.
  • b) polarização acentuada da disputa partidária.
  • c) orientação radical dos movimentos populares.
  • d) condução eficiente das ações administrativas.
  • e) sustentação ideológica das desigualdades existentes.
#82465
Banca
INEP
Matéria
Sociologia
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 5 - 

Em 1879, cerca de cinco mil pessoas reuniram-se para solicitar a D. Pedro II a revogação de uma taxa de 20 réis, um vintém, sobre o transporte urbano. O vintém era a moeda de menor valor da época. A polícia não permitiu que a multidão se aproximasse do palácio. Ao grito de “Fora o vintém!”, os manifestantes espancaram condutores, esfaquearam mulas, viraram bondes e arrancaram trilhos. Um oficial ordenou fogo contra a multidão. As estatísticas de mortos e feridos são imprecisas. Muitos interesses se fundiram nessa revolta, de grandes e de políticos, de gente miúda e de simples cidadãos. Desmoralizado, o ministério caiu. Uma grande explosão social, detonada por um pobre vintém. 

Disponível em: www.revistadehistoria.com.br. Acesso em: 4 abr. 2014 (adaptado). 

A leitura do trecho indica que a coibição violenta das manifestações representou uma tentativa de

  • a) capturar os ativistas radicais.
  • b) proteger o patrimônio privado.
  • c) salvaguardar o espaço público.
  • d) conservar o exercício do poder.
  • e) sustentar o regime democrático.
#82466
Banca
INEP
Matéria
Sociologia
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 6 - 

A Comissão Nacional da Verdade (CNV) reuniu representantes de comissões estaduais e de várias instituições para apresentar um balanço dos trabalhos feitos e assinar termos de cooperação com quatro organizações. O coordenador da CNV estima que, até o momento, a comissão examinou, “por baixo”, cerca de 30 milhões de páginas de documentos e fez centenas de entrevistas. 

Disponível em: www.jb.com.br. Acesso em: 2 mar. 2013 (adaptado).


A notícia descreve uma iniciativa do Estado que resultou da ação de diversos movimentos sociais no Brasil diante de eventos ocorridos entre 1964 e 1988. O objetivo dessa iniciativa é

  • a) anular a anistia concedida aos chefes militares.
  • b) rever as condenações judiciais aos presos políticos.
  • c) perdoar os crimes atribuídos aos militantes esquerdistas.
  • d) comprovar o apoio da sociedade aos golpistas anticomunistas.
  • e) esclarecer as circunstâncias de violações aos direitos humanos.
#82467
Banca
INEP
Matéria
Sociologia
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 7 - 

Todo homem de bom juízo, depois que tiver realizado sua viagem, reconhecerá que é um milagre manifesto ter podido escapar de todos os perigos que se apresentam em sua peregrinação; tanto mais que há tantos outros acidentes que diariamente podem aí ocorrer que seria coisa pavorosa àqueles que aí navegam querer pô-los todos diante dos olhos quando querem empreender suas viagens.

J. P T Histoire de plusieurs voyages aventureux. 1600. In: DELUMEAU, J . História do medo no Ocidente: 1300-1800. São Paulo: Cia. das Letras, 2009 (adaptado).


Esse relato, associado ao imaginário das viagens marítimas da época moderna, expressa um sentimento de

  • a) gosto pela aventura.
  • b) fascínio pelo fantástico.
  • c) temor do desconhecido.
  • d) interesse pela natureza.
  • e) purgação dos pecados.
#82468
Banca
INEP
Matéria
Sociologia
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 8 - 

Simulado ENEM 6074  SOCIOLOGIA   QUESTAO 08

A discussão levantada na charge, publicada logo após a promulgação da Constituição de 1988, faz referência ao seguinte conjunto de direitos:

  • a) Civis, como o direito à vida, à liberdade de expressão e à propriedade.
  • b) Sociais, como direito à educação, ao trabalho e à proteção à maternidade e à infância.
  • c) Difusos, como direito à paz, ao desenvolvimento sustentável e ao meio ambiente saudável.
  • d) Coletivos, como direito à organização sindical, à participação partidária e à expressão religiosa.
  • e) Políticos, como o direito de votar e ser votado, à soberania popular e à participação democrática.
#82469
Banca
INEP
Matéria
Sociologia
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 9 - 

Uma norma só deve pretender validez quando todos os que possam ser concernidos por ela cheguem (ou possam chegar), enquanto participantes de um discurso prático, a um acordo quanto à validade dessa norma. 

HABERMAS, J. Consciência moral e agir comunicativo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989. 


Segundo Habermas, a validez de uma norma deve ser estabelecida pelo(a)

  • a) liberdade humana, que consagra a vontade.
  • b) razão comunicativa, que requer um consenso.
  • c) conhecimento filosófico, que expressa a verdade.
  • d) técnica científica, que aumenta o poder do homem.
  • e) poder político, que se concentra no sistema partidário.
#82470
Banca
INEP
Matéria
Sociologia
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 10 - 

O cidadão norte-americano desperta num leito construído segundo padrão originário do Oriente Próximo, mas modificado na Europa Setentrional antes de ser transmitido à América. Sai debaixo de cobertas feitas de algodão cuja planta se tornou doméstica na Índia. No restaurante, toda uma série de elementos tomada de empréstimo o espera. O prato é feito de uma espécie de cerâmica inventada na China. A faca é de aço, liga feita pela primeira vez na Índia do Sul; o garfo é inventado na Itália medieval; a colher vem de um original romano. Lê notícias do dia impressas em caracteres inventados pelos antigos semitas, em material inventado na China e por um processo inventado na Alemanha. 

LINTON, R. O homem: uma introdução à antropologia. São Paulo: Martins, 1959 (adaptado)

A situação descrita é um exemplo de como os costumes resultam da

  • a) assimilação de valores de povos exóticos.
  • b) experimentação de hábitos sociais variados.
  • c) recuperação de heranças da Antiguidade Clássica.
  • d) fusão de elementos de tradições culturais diferentes.
  • e) valorização de comportamento de grupos privilegiados.
#82471
Banca
INEP
Matéria
Sociologia
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 11 - 

TEXTO I

 

Não é sem razão que o ser humano procura de boa vontade juntar-se em sociedade com outros que estão já unidos, ou pretendem unir-se, para a mútua conservação da vida, da liberdade e dos bens a que chamo de propriedade.

LOCKE, J. Segundo tratado sobre governo: ensaio relativo à verdadeira origem, extensão e objetivo do governo civil. São Paulo: Abril Cultural, 1978 (adaptado).

 

TEXTO II

 

Para que essas classes com interesses econômicos em conflitos não destruam a si mesmas e à sociedade numa luta estéril, surge a necessidade de um poder que, na aparência, esteja acima da sociedade, que atenue o conflito, mantenha-o dentro dos limites da ordem.

ENGELS, F. In: GALLINO, L. Dicionário de sociologia. São Paulo: Paulus, 2005 (adaptado).

 

Os textos expressam duas visões sobre a forma como os indivíduos se organizam socialmente. Tais visões apontam, respectivamente, para as concepções:

  • a) Liberal, em defesa da liberdade e da propriedade privada — Conflituosa, exemplificada pela luta de classes.
  • b) Heterogênea, favorável à propriedade privada — Consensual, sob o controle de classes com interesses comuns.
  • c) Igualitária, baseada na filantropia — Complementar, com objetivos comuns unindo classes antagônicas.
  • d) Compulsória, na qual as pessoas possuem papéis que se complementam — Individualista, na qual as pessoas lutam por seus interesses.
  • e) Libertária, em defesa da razão humana — Contraditória, na qual vigora o estado de natureza.
#82472
Banca
INEP
Matéria
Sociologia
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 12 - 

Imagine uma festa. São centenas de pessoas aparentemente viajadas, inteligentes, abertas a novas amizades. Você seleciona uma delas e começa um diálogo. Apesar do assunto envolvente, você olha para o lado, perde o foco e dá início a um novo bate-papo. Trinta segundos depois, outra pessoa desperta a sua atenção. Você repete a mesma ação. Lá pelas tantas você se dá conta de que não lembra o nome de nenhuma das pessoas com quem conversou. A internet é mais ou menos assim, repleta de coisas legais, informações relevantes. São janelas e mais janelas abertas.

Disponível em: http://revistagalileu.globo.com. Acesso em: 19 fev. 2013 (adaptado).

 

Refletindo sobre a correlação entre meios de comunicação e vida social, o texto associa a internet a um padrão de sociabilidade que se caracteriza pelo(a)

  • a) isolamento das pessoas.
  • b) intelectualização dos internautas.
  • c) superficialidade das interações.
  • d) mercantilização das relações.
  • e)   massificação dos gostos.
#82473
Banca
INEP
Matéria
Sociologia
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 13 - 

Ao longo das três últimas décadas, houve uma explosão de movimentos sociais pelo mundo. Essa diversidade de movimentos — que vão desde os movimentos por direitos civis e os movimentos feministas dos anos de 1960 e 1970, até os movimentos antinucleares e ecológicos dos anos de 1980 e a campanha pelos direitos homossexuais da década de 1990 — é normalmente denominado pelos comentadores do tema como novos movimentos sociais.

GIDDENS, A. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005 (adaptado).

 

Uma explicação para a expansão dos chamados novos movimentos sociais nas últimas três décadas é a

  • a) fragilidade das redes globais comunicacionais, como internet e telefonia.
  • b) garantia dos direitos sociais constitucionais, como educação e previdência.
  • c) crise das organizações representativas tradicionais, como partidos e sindicatos.
  • d) instabilidade das instituições políticas democráticas, como eleições e parlamentos.
  • e) consolidação das corporações transnacionais monopolistas, como petrolíferas e mineradoras.
#82474
Banca
INEP
Matéria
Sociologia
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 14 - 

Os produtos e seu consumo constituem a meta declarada do empreendimento tecnológico. Essa meta foi proposta pela primeira vez no início da Modernidade, como expectativa de que o homem poderia dominar a natureza. No entanto, essa expectativa, convertida em programa anunciado por pensadores como Descartes e Bacon e impulsionado pelo iluminismo, não surgiu “de um prazer de poder” , “de um mero imperialismo humano , mas da aspiração de libertar o homem e de enriquecer sua vida, física e culturalmente.

CUPANI, A. A tecnologia como problema filosófico três enfoques. Scientiae Studia. São Paulo, v. 2, n. 4. 2004 (adaptado).

Autores da filosofia moderna, notadamente Descartes e Bacon, e o projeto iluminista concebem a ciência como uma forma de saber que almeja libertar o homem das intempéries da natureza. Nesse contexto, a investigação científica consiste em

  • a) expor a essência da verdade e resolver definitivamente as disputas teóricas ainda existentes.
  • b) oferecer a última palavra acerca das coisas que existem e ocupar o lugar que outrora foi da filosofia.
  • c) ser a expressão da razão e servir de modelo para outras áreas do saber que almejam o progresso.
  • d) explicitar as leis gerais que permitem interpretar a natureza e eliminar os discursos éticos e religiosos.
  • e) explicar a dinâmica presente entre os fenômenos naturais e impor limites aos debates acadêmicos.
#82475
Banca
INEP
Matéria
Sociologia
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 15 - 

O edifício é circular. Os apartamentos dos prisioneiros ocupam a circunferência. Você pode chamá-los, se quiser, de celas. O apartamento do inspetor ocupa o centro; você pode chamá-lo, se quiser, de alojamento do inspetor. A moral reformada; a saúde preservada; a indústria revigorada, a instrução difundida; os encargos públicas aliviados; a economia assentada, como deve ser, sobre uma rocha; o nó górdio da Lei sobre os Pobres não cortado, mas desfeito — tudo por uma simples ideia de arquitetura!

BENTHAM. J. O panóptico. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

Essa é a proposta de um sistema conhecido como panóptico, um modelo que mostra 0 poder da disciplina nas sociedades contemporâneas, exercido preferencialmente por mecanismos

  • a) religiosos, que se constituem como um olho divino controlador que tudo vê.
  • b) ideológicos, que estabelecem limites pela alienação, impedindo a visão da dominação sofrida,
  • c) repressivos, que perpetuam as relações de dominação entre os homens por meio da tortura física.
  • d) sutis, que adestram os corpos no espaço-tempo por meio do olhar como instrumento de controle.
  • e) consensuais, que pactuam acordos com base na compreensão dos benefícios gerais de se ter as próprias ações controladas.