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Simulado ENEM | PORTUGUÊS | ENEM

Simulado ENEM | PORTUGUÊS

SIMULADO ENEM | PORTUGUÊS

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para ENEM, prova do ENEM e/ou questões do ENEM.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos que almejam sua aprovação no ENEM. Que desejam tirar excelentes notas na prova do ENEM deste ano.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões do ENEM e da banca INEP. Estas questões são especificamente para o Aluno ENEM , contendo PORTUGUÊS que foram extraídas de provas anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais destas provas do ENEM.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado ENEM | PORTUGUÊS contém um total de 20 questões com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimentos.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking do ENEM e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para o ENEM é aqui!


#84758
Banca
INEP
Matéria
Português
Concurso
ENEM
Tipo
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difícil

(1,0) 1 - 

Simulado ENEM 6190  PORTUGUêS  QUESTAO 01

Para a autora, a substituição de “haver” por “ter” em diferentes contextos evidencia que

  • a) o estabelecimento de uma norma prescinde de uma pesquisa histórica.
  • b) os estudos clássicos de sintaxe histórica enfatizam a variação e a mudança na língua.
  • c) a avaliação crítica e hierarquizante dos usos da língua fundamenta a definição da norma.
  • d) a adoção de uma única norma revela uma atitude adequada para os estudos linguísticos.
  • e) a adoção de uma única norma revela uma atitude adequada para os estudos linguísticos.
#84759
Banca
INEP
Matéria
Português
Concurso
ENEM
Tipo
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(1,0) 2 - 

Simulado ENEM 6190  PORTUGUêS  QUESTAO 02

Estudos contemporâneos mostram que cada língua possui sua própria complexidade e dinâmica de funcionamento. O texto ressalta essa dinâmica, na medida em que enfatiz

  • a) a inexistência de conteúdo comum a todas as línguas, pois o léxico contempla visão de mundo particular específica de uma cultura.
  • b) a existência de línguas limitadas por não permitirem ao falante nativo se comunicar perfeitamente a respeito de qualquer conteúdo.
  • c) a tendência a serem mais restritos o vocabulário e a gramática de línguas indígenas, se comparados com outras línguas de origem europeia.
  • d) a existência de diferenças vocabulares entre os idiomas, especificidades relacionadas à própria cultura dos falantes de uma comunidade.
  • e) a atribuição de maior importância sociocultural às línguas contemporâneas, pois permitem que sejam abordadas quaisquer temáticas, sem dificuldades.
#84760
Banca
INEP
Matéria
Português
Concurso
ENEM
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(1,0) 3 - 

Simulado ENEM 6190  PORTUGUêS  QUESTAO 03

A escolha do tratamento que se queira atribuir a alguém geralmente considera as situações específicas de uso social. A violação desse princípio causou um mal-estar no autor da carta. O trecho que descreve essa violação é:

  • a) “Essa palavra, ‘senhor’, no meio de uma frase ergueu entre nós um muro frio e triste.”
  • b) “A única nobreza do plebeu está em não querer esconder a sua condição.”
  • c) “Só poderíeis ter encontrado essa senhoria nas rugas de minha testa.”
  • d) “O território onde eu mando é no país do tempo que foi.”
  • e) “Não é de muito, eu juro, que acontece essa tristeza; mas também não era a vez primeira.”
#84761
Banca
INEP
Matéria
Português
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(1,0) 4 - 

Simulado ENEM 6190  PORTUGUêS  QUESTAO 04

No trecho apresentado, o sociólogo Roger Chartier caracteriza o texto eletrônico como um poderoso suporte que coloca ao alcance da humanidade o antigo sonho de universalidade e interatividade, uma vez que cada um passa a ser, nesse espaço de interação social, leitor e autor ao mesmo tempo. A universalidade e a interatividade que o texto eletrônico possibilita estão diretamente relacionadas à função social da internet de

  • a) propiciar o livre e imediato acesso às informações e ao intercâmbio de julgamentos.
  • b) globalizar a rede de informações e democratizar o acesso aos saberes.
  • c) expandir as relações interpessoais e dar visibilidade aos interesses pessoais.
  • d) propiciar entretenimento e acesso a produtos e serviços.
  • e) expandir os canais de publicidade e o espaço mercadológico.
#84762
Banca
INEP
Matéria
Português
Concurso
ENEM
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(1,0) 5 - 

Simulado ENEM 6190  PORTUGUêS  QUESTAO 05

O efeito de sentido da charge é provocado pela combinação de informações visuais e recursos linguísticos. No contexto da ilustração, a frase proferida recorre à

  • a) polissemia, ou seja, aos múltiplos sentidos da expressão “rede social” para transmitir a ideia que pretende veicular.
  • b) ironia para conferir um novo significado ao termo “outra coisa”.
  • c) homonímia para opor, a partir do advérbio de lugar, o espaço da população pobre e o espaço da população rica.
  • d) personificação para opor o mundo real pobre ao mundo virtual rico.
  • e) antonímia para comparar a rede mundial de computadores com a rede caseira de descanso da família.
#84763
Banca
INEP
Matéria
Português
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(1,0) 6 - 

Simulado ENEM 6190  PORTUGUêS  QUESTAO 06

Na entrevista, o autor defende o uso de formas linguísticas coloquiais e faz uso da norma padrão em toda a extensão do texto. Isso pode ser explicado pelo fato de que ele

  • a) adapta o nível de linguagem à situação comunicativa, uma vez que o gênero entrevista requer o uso da norma padrão.
  • b) apresenta argumentos carentes de comprovação científica e, por isso, defende um ponto de vista difícil de ser verificado na materialidade do texto.
  • c) propõe que o padrão normativo deve ser usado por falantes escolarizados como ele, enquanto a norma coloquial deve ser usada por falantes não escolarizados.
  • d) acredita que a língua genuinamente brasileira está em construção, o que o obriga a incorporar em seu cotidiano a gramática normativa do português europeu.
  • e) defende que a quantidade de falantes do português brasileiro ainda é insuficiente para acabar com a hegemonia do antigo colonizador.
#84764
Banca
INEP
Matéria
Português
Concurso
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(1,0) 7 - 

Simulado ENEM 6190  PORTUGUêS  QUESTAO 07

Nos textos em geral, é comum a manifestação simultânea de várias funções da linguagem, com o predomínio, entretanto, de uma sobre as outras. No fragmento da crônica Desabafo, a função da linguagem predominante é a emotiva ou expressiva, pois

  • a) o discurso do enunciador tem como foco o próprio código.
  • b) a atitude do enunciador se sobrepõe àquilo que está sendo dito.
  • c) o interlocutor é o foco do enunciador na construção da mensagem.
  • d) o referente é o elemento que se sobressai em detrimento dos demais.
  • e) o enunciador tem como objetivo principal a manutenção da comunicação.
#84765
Banca
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Matéria
Português
Concurso
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(1,0) 8 - 

Simulado ENEM 6190  PORTUGUêS  QUESTAO 08

O título do poema explora a expressividade de termos que representam o conflito do momento histórico vivido pelo poeta na década de 1970. Nesse contexto, é correto afirmar que

  • a) o poeta utiliza uma série de metáforas zoológicas com significado impreciso.
  • b) “morcegos”, “cabras” e “hienas” metaforizam as vítimas do regime militar vigente.
  • c) o “porco”, animal difícil de domesticar, representa os movimentos de resistência.
  • d) o poeta caracteriza o momento de opressão através de alegorias de forte poder de impacto.
  • e) “centuriões” e “sentinelas” simbolizam os agentes que garantem a paz social experimentada.
#84766
Banca
INEP
Matéria
Português
Concurso
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(1,0) 9 - 

Simulado ENEM 6190  PORTUGUêS  QUESTAO 09

O quadro Les Demoiselles d’Avignon (1907), de Pablo Picasso, representa o rompimento com a estética clássica e a revolução da arte no início do século XX. Essa nova tendência se caracteriza pela

  • a) pintura de modelos em planos irregulares.
  • b) mulher como temática central da obra.
  • c) cena representada por vários modelos.
  • d) oposição entre tons claros e escuros.
  • e) nudez explorada como objeto de arte.
#84767
Banca
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Matéria
Português
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(1,0) 10 - 

Simulado ENEM 6190  PORTUGUêS  QUESTAO 10

Ao estabelecer uma relação com o texto bíblico nesse poema, o eu lírico identifica-se com Pote Cru porque

  • a) entende a necessidade de todo poeta ter voz de oratórios perdidos.
  • b) elege-o como pastor a fim de ser guiado para a salvação divina.
  • c) valoriza nos percursos do pastor a conexão entre as ruínas e a tradição.
  • d) necessita de um guia para a descoberta das coisas da natureza.
  • e) acompanha-o na opção pela insignificância das coisas.
#84768
Banca
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Português
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(1,0) 11 - 

Simulado ENEM 6190  PORTUGUêS  QUESTAO 11

O fragmento destacado foi transcrito do Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles. Centralizada no episódio histórico da Inconfidência Mineira, a obra, no entanto, elabora uma reflexão mais ampla sobre a seguinte relação entre o homem e a linguagem:

  • a) A força e a resistência humanas superam os danos provocados pelo poder corrosivo das palavras.
  • b) As relações humanas, em suas múltiplas esferas, têm seu equilíbrio vinculado ao significado das palavras.
  • c) O significado dos nomes não expressa de forma justa e completa a grandeza da luta do homem pela vida.
  • d) Renovando o significado das palavras, o tempo permite às gerações perpetuar seus valores e suas crenças.
  • e) Como produto da criatividade humana, a linguagem tem seu alcance limitado pelas intenções e gestos.
#84769
Banca
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Português
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(1,0) 12 - 

Simulado ENEM 6190  PORTUGUêS  QUESTAO 12

Em relação ao Texto I, que analisa a linguagem do rádio, o Texto II apresenta, em uma letra de canção,

  • a) estilo simples e marcado pela interlocução com o receptor, típico da comunicação radiofônica.
  • b) lirismo na abordagem do problema, o que o afasta de uma possível situação real de comunicação radiofônica.
  • c) marcação rítmica dos versos, o que evidencia o fato de o texto pertencer a uma modalidade de comunicação diferente da radiofônica.
  • d) direcionamento do texto a um ouvinte específico, divergindo da finalidade de comunicação do rádio, que é atingir as massas.
  • e) objetividade na linguagem caracterizada pela ocorrência rara de adjetivos, de modo a diminuir as marcas de subjetividade, do locutor.
#84770
Banca
INEP
Matéria
Português
Concurso
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(1,0) 13 - 

Simulado ENEM 6190  PORTUGUêS  QUESTAO 13

No texto, o autor desenvolve uma reflexão sobre diferentes possibilidades de uso da língua e sobre os sentidos que esses usos podem produzir, a exemplo das expressões “voltou de ateu”, “disilimina esse” e “eu não sei a ler”. Com essa reflexão, o autor destaca

  • a) os desvios linguísticos cometidos pelos personagens do texto.
  • b) a importância de certos fenômenos gramaticais para o conhecimento da língua portuguesa.
  • c) a distinção clara entre a norma culta e as outras variedades linguísticas.
  • d) o relato fiel de episódios vividos por Cabeludinho durante as suas férias.
  • e) a valorização da dimensão lúdica e poética presente nos usos coloquiais da linguagem.
#84771
Banca
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(1,0) 14 - 

Simulado ENEM 6190  PORTUGUêS  QUESTAO 14

As palavras e as expressões são mediadoras dos sentidos produzidos nos textos. Na fala de Hagar, a expressão “é como se” ajuda a conduzir o conteúdo enunciado para o campo da

  • a) conformidade, pois as condições meteorológicas evidenciam um acontecimento ruim.
  • b) reflexibilidade, pois o personagem se refere aos tubarões usando um pronome reflexivo.
  • c) condicionalidade, pois a atenção dos personagens é a condição necessária para a sua sobrevivência.
  • d) possibilidade, pois a proximidade dos tubarões leva à suposição do perigo iminente para os homens.
  • e) impessoalidade, pois o personagem usa a, terceira pessoa para expressar o distanciamento dos fatos.
#84772
Banca
INEP
Matéria
Português
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ENEM
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(1,0) 15 - 

Simulado ENEM 6190  PORTUGUêS  QUESTAO 15

Na leitura do fragmento do texto Antigamente constata-se, pelo emprego de palavras obsoletas, que itens lexicais outrora produtivos não mais o são no português brasileiro atual. Esse fenômeno revela que

  • a) a língua portuguesa de antigamente carecia de termos para se referira fatos e coisas do cotidiano.
  • b) o português brasileiro se constitui evitando a ampliação do léxico proveniente do português europeu.
  • c) a heterogeneidade do português leva a uma estabilidade do seu léxico no eixo temporal.
  • d) o português brasileiro apoia-se no léxico inglês para ser reconhecido como língua independente.
  • e) o léxico do português representa uma realidade linguística variável e diversificada.