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Simulado ENEM | PORTUGUÊS | ENEM

Simulado ENEM | PORTUGUÊS

SIMULADO ENEM | PORTUGUÊS

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para ENEM, prova do ENEM e/ou questões do ENEM.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos que almejam sua aprovação no ENEM. Que desejam tirar excelentes notas na prova do ENEM deste ano.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões do ENEM e da banca INEP. Estas questões são especificamente para o Aluno ENEM , contendo PORTUGUÊS que foram extraídas de provas anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais destas provas do ENEM.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado ENEM | PORTUGUÊS contém um total de 20 questões com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimentos.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking do ENEM e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para o ENEM é aqui!


#84718
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Português
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(1,0) 1 - 

Meu povo, meu poema

 

Meu povo e meu poema crescem juntos

Como cresce no fruto

A árvore nova

No povo meu poema vai nascendo

Como no canavial

Nasce verde o açúcar

No povo meu poema está maduro

Como o sol

Na garganta do futuro

Meu povo em meu poema

Se reflete

Como espiga se funde em terra fértil

Ao povo seu poema aqui devolvo

Menos como quem canta

Do que planta

FERREIRA GULLAR. Toda poesia. José Olympio: Rio de Janeiro, 2000.

 

O texto Meu povo, meu poema, de Ferreira Gullar, foi escrito na década de 1970. Nele, o diálogo com o contexto sociopolítico em que se insere expressa uma voz poética que

  • a) precisa do povo para produzir seu texto, mas se esquiva de enfrentar as desigualdades sociais.
  • b) dilui a importância das contingências políticas e sociais na construção de seu universo poético.
  • c) associa o engajamento político à grandeza do fazer poético, fator de superação da alienação do povo.
  • d) afirma que a poesia depende do povo, mas esse nem sempre vê a importância daquela nas lutas de classe.
  • e) reconhece, na identidade entre o povo e a poesia, uma etapa de seu fortalecimento humano e social.
#84719
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(1,0) 2 - 

A DOSE DO PERIGO

Os principais resultados da pesquisa

realizada pelo Ibope em maio passado,

com 1 008 adolescentes, 321 pais de

adolescentes e 1 204 adultos de todo

o estado de São Paulo

13 anos

é a idade com que atualmente os

adolescentes, começam a beber

Na década de 90, a iniciação ocorria

por volta dos 18 anos

------------------------------------------------

 

Aos 14 anos,

o consumo de álcool torna-se

um hábito

Na década d e 90, isso só ocorria por

volta dos 21 anos

Veja, São Paulo, 10 ago. 2011 (adaptado).

 

Os resultados da pesquisa realizada a respeito do consumo de álcool por adolescentes chamam a atenção para

  • a) os efeitos maléficos do álcool nos adolescentes.
  • b) o consumo exagerado de álcool entre adolescentes.
  • c) o risco do consumo de álcool cada vez mais precoce.
  • d) a problemática do consumo de álcool na década de 1990.
  • e) a diferença de comportamento entre adolescentes e adultos.
#84720
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(1,0) 3 - 

Simulado ENEM 6188  PORTUGUêS  QUESTAO 03

Os anúncios publicitários, em geral, utilizam as linguagens verbal e não verbal com a intenção de influenciar comportamentos. Os recursos linguísticos e imagéticos presentes na propaganda da ABP convergem para

  • a) reforçar o caráter informativo do anúncio sobre a realização do evento de publicidade.
  • b) mostrar que ideias ruins ou mal elaboradas também podem causar algum tipo de poluição.
  • c) definir os critérios para a participação no Festival Brasileiro de Publicidade de 2011.
  • d) comparar a poluição ocasionada por ideias ruins e a originada pela ação humana.
  • e) estimular os publicitários a se inscreverem no Festival Brasileiro de Publicidade de 2011.
#84721
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(1,0) 4 - 

Pesquisa da Faculdade de Educação da USP mostrou que quase metade dos alunos que ingressam nos cursos de licenciatura em Física e Matemática da universidade não estão dispostos a tornar-se professores. O detalhe inquietante é que licenciaturas foram criadas exatamente para formar docentes.

A dificuldade é que, se os estudantes não querem virar professores, fica difícil conseguir bons profissionais.

Resolver essa encrenca é o desafio. Salários são por certo uma parte importante do problema, mas outros elementos, como estabilidade na carreira e prestígio social, também influem.

SCHWARTSMAN, H. Folha de S. Paulo, 13 out. 2012.

 

Identificar o gênero do texto é um passo importante na caminhada interpretativa do leitor. Para isso, é preciso observar elementos ligados à sua produção e recepção. Reconhece-se que esse texto pertence ao gênero artigo de opinião devido ao(à)

  • a) suporte do texto: um jornal de grande circulação.
  • b) lugar atribuído ao leitor: interessados no magistério.
  • c) tema tratado: o problema da escassez de professores.
  • d) função do gênero: refletir sobre a falta de professores.
  • e) linguagem empregada pelo autor: formal e denotativa.
#84722
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(1,0) 5 - 

Para as pessoas que estudam a inserção das tecnologias da informação e da comunicação (TICs) na sociedade, não é suficiente dar acesso ao hardware (com softwaresinstalados). Deve-se, também, disponibilizar recursos físicos, digitais, humanos e sociais. Além disso, deve-se considerar conteúdo, linguagem, alfabetização e educação, comunidade e estrutura institucional, para se permitir o acesso significativo às tecnologias digitais. Por acesso significativo, entende-se não só a possibilidade de manejo do computador, de suas ferramentas e do acesso à internet, mas, sobretudo, a capacidade de utilizar esses conhecimentos para o acesso a conteúdos que tenham influência direta para a melhoria da qualidade de vida da pessoa, de seu grupo e de sua comunidade.

WARSCHAUER, M. Tecnologia e inclusão social: a exclusão digital em debate. São Paulo: Senac, 2006.

 

O uso significativo dos recursos ligados às tecnologias da informação e da comunicação faz-se presente na hipótese de

  • a) distribuição de laptops aos alunos para que possam registrar o conteúdo passado em sala de aula em meio digital, diminuindo, assim, o tempo gasto com atividades feitas em papel
  • b) criação de uma rádio web escolar com programas gravados, editados e organizados pelos alunos e professores, com utilização de mídias como gravador de som, computador e internet.
  • c) inserção, na grade curricular do ensino médio, de disciplina que tenha o objetivo de ensinar o uso de aplicativos de edição de texto, planilhas eletrônicas, navegadores, editores de imagem etc.
  • d) liberação do uso dos laboratórios de informática em horários extraclasse para que os alunos possam utilizar as tecnologias da forma que precisarem.
  • e) incentivo ao uso da internet para realização de pesquisas escolares, pela grande quantidade de fontes e imagens que poderão enriquecer os trabalhos dos alunos.
#84723
Banca
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(1,0) 6 - 

Um gramático contra a gramática

 

O gramático Celso Pedro Luft era formado em Letras Clássicas e Vernácula pela PUCRS e fez curso de especialização em Portugal. Foi professor na UFRGS e na Faculdade Porto-Alegrense de Ciências e Letras. Suas obras mais relevantes são: Gramática resumida, Moderna gramática brasileira, Dicionário gramatical da língua portuguesa, Novo manual de português, Minidicionário Luft, Língua e liberdade e O romance das palavras. Na obra Língua e liberdade, Luft traz um conjunto de ideias que subverte a ordem estabelecida no ensino da língua materna, por combater, de forma veemente, o ensino da gramática em sala de aula. Nos seis pequenos capítulos que integram a obra, o gramático bate, intencionalmente, sempre na mesma tecla — uma variação sobre o mesmo tema: a maneira tradicional e errada de ensinar a língua materna.

SCARTON, G. Disponível em: www.portugues.com.br. Acesso em: 26 out. 2011 (fragmento).

 

Reconhecer os diversos gêneros textuais que circulam na sociedade constitui-se uma característica fundamental do leitor competente. A análise das características presentes no fragmento de Um gramático contra a gramática, de Gilberto Scarton, revela que o texto em questão pertence ao seguinte gênero textual:

  • a) Artigo científico, uma vez que o fragmento contém título, nome completo do autor, além de ter sido redigido em uma linguagem clara e objetiva.
  • b) Relatório, pois o fragmento em questão apresenta informações sobre o autor, bem como descreve com detalhes o conteúdo da obra original.
  • c) Resenha, porque além de apresentar características estruturais da obra original, o texto traz ainda o posicionamento crítico do autor do fragmento.
  • d) Texto publicitário, pois o fragmento apresenta dados essenciais para a promoção da obra original, como informações sobre o autor e o conteúdo.
  • e) Resumo, visto que, no fragmento, encontram-se informações detalhadas sobre o currículo do autor e sobre o conteúdo da obra original.
#84724
Banca
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(1,0) 7 - 

Como ganhar qualquer discussão

 

A verdade nem sempre depende de fatos — nos jornais, no Congresso ou no boteco, ela é frequentemente empacotada com táticas perversas e milenares. Conhecer essas técnicas é um bom jeito de se defender contra elas (e fazer a sua opinião prevalecer).

 

1. Capte a benevolência — Siga a dica da retórica romana (captatio benevolentiae) e adule o interlocutor.

2. Exagere o argumento do adversário — É a “técnica do espantalho”, também chamada de ampliação indevida pelo filósofo Arthur Schopenhauer.

3. Entre na onda — Concorde com parte dos argumentos do outro para, a partir daí, traçar a própria conclusão.

 

Outras dicas do mal:

 

• Mantenha a calma (o tom de fala vale mais que bons argumentos).

• Invalide as opiniões do adversário, desqualificando-o sem questioná-lo.

• Repita o argumento do outro, mas agora a seu favor.

• Revele que está usando uma tática para ganhar a discussão (aproveite para fingir que você venceu).

NARLOCH, L. Disponível em: http://super.abril.com.br. Acesso em: 27 out. 2011 (fragmento).

 

O fragmento, retirado de uma revista de divulgação científica, constrói-se em tom de humor, a partir de uma linguagem lúdica e despojada. O apelo a esse recurso expressivo é adequado para essa situação comunicativa, porque

  • a) converge para a subjetividade, característica desse tipo de periódico.
  • b) segue parâmetros textuais semelhantes aos das publicações científicas.
  • c) confirma o próprio periódico como meio de comunicação de massa.
  • d) atende a um leitor interessado em expandir conhecimento teórico.
  • e) contraria o uso previsto para o registro formal da língua portuguesa.
#84725
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(1,0) 8 - 

O cordelista por ele mesmo

 

Aos doze anos eu era

forte, esperto e nutrido.

Vinha do Sítio de Piroca

muito alegre e divertido

vender cestos e balaios

que eu mesmo havia tecido.

Passava o dia na feira

e à tarde regressava

levando umas panelas

que minha mãe comprava

e bebendo água salgada

nas cacimbas onde passava.

BORGES, J. F. Dicionário dos sonhos e outras histórias de cordel. Porto Alegre: LP&M, 2003 (fragmento).

 

Literatura de cordel é uma criação popular em verso, cuja linguagem privilegia, tematicamente, histórias de cunho regional, lendas, fatos ocorridos para firmar certas crenças e ações destacadas nas sociedades locais. A respeito do uso das formas variantes da linguagem no Brasil, o verso do fragmento que permite reconhecer uma região brasileira é

  • a) “muito alegre e divertido”.
  • b) “Passava o dia na feira”.
  • c) “levando umas panelas”
  • d) “que minha mãe comprava”
  • e) “nas cacimbas onde passava”.
#84726
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(1,0) 9 - 

Simulado ENEM 6188  PORTUGUêS  QUESTAO 09

Os textos relativos ao mundo do trabalho, geralmente, são elaborados no padrão normativo da língua. No anúncio, apesar de o enunciador ter usado uma variedade linguística não padrão, ele atinge seus propósitos comunicativos porque

  • a) os fazendeiros podem contar com a comodidade de serem atendidos em suas fazendas.
  • b) a parede de uma casa é um suporte eficiente para a divulgação escrita de um anúncio.
  • c) a letra de forma torna a mensagem mais clara, de modo a facilitar a compreensão.
  • d) os mecânicos especializados em máquinas pesadas são raros na zona rural.
  • e) o contexto e a seleção lexical permitem que se alcance o sentido pretendido.
#84727
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(1,0) 10 - 

Simulado ENEM 6188  PORTUGUêS  QUESTAO 09

Os textos relativos ao mundo do trabalho, geralmente, são elaborados no padrão normativo da língua. No anúncio, apesar de o enunciador ter usado uma variedade linguística não padrão, ele atinge seus propósitos comunicativos porque

  • a) os fazendeiros podem contar com a comodidade de serem atendidos em suas fazendas.
  • b) a parede de uma casa é um suporte eficiente para a divulgação escrita de um anúncio.
  • c) a letra de forma torna a mensagem mais clara, de modo a facilitar a compreensão.
  • d) os mecânicos especializados em máquinas pesadas são raros na zona rural.
  • e) o contexto e a seleção lexical permitem que se alcance o sentido pretendido.
#84728
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(1,0) 11 - 

Simulado ENEM 6188  PORTUGUêS  QUESTAO 11

A foto mostra integrantes de um grupo de choro tocando instrumentos de diferentes classificações. Nessa formação, o instrumento que representa a família

  • a) das madeiras é a flauta transversal.
  • b) das cordas friccionadas é o bandolim.
  • c) dos metais é o pandeiro.
  • d) das percussões com membrana é o afoxé.
  • e) das cordas percurtidas é o cavaquinho.
#84729
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(1,0) 12 - 

Uma língua é um sistema social reconhecível em diferentes variedades e nos muitos usos que as pessoas fazem dela em múltiplas situações de comunicação. O texto que se apresenta na variedade padrão formal da língua é

  • a) Quando você quis eu não quis Qdo eu quis você ñ quis Pensando mal quase q fui Feliz (Cacaso)
  • b) — Aonde é que você vai, rapaz?! — Tá louco, bicho, vou cair fora! — Mas, qual é, rapaz?! Uma simples operação de apendicite! (Ziraldo)
  • c) Eu, hoje, acordei mais cedo e, azul, tive uma ideia clara. Só existe um segredo. Tudo está na cara. (Paulo Leminski)
  • d) Com deus mi deito com deus mi levanto comigo eu calo comigo eu canto eu bato um papo eu bato um ponto eu tomo um drink eu fico tonto. (Chacal)
  • e) O tempo é um fio por entre os dedos. Escapa o fio, perdeu-se o tempo (Henriqueta Lisboa)
#84730
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(1,0) 13 - 

Como os gêneros são históricos e muitas vezes estão ligados às tecnologias, eles permitem que surjam novidades nesse campo, mas são novidades com algum gosto do conhecido. Observem-se as respectivas tecnologias e alguns de seus gêneros: telegrama; telefonema; entrevista televisiva; entrevista radiofônica; roteiro cinematográfico e muitos outros que foram surgindo com tecnologias específicas. Neste sentido, é claro que a tecnologia da computação, por oferecer uma nova perspectiva de uso da escrita num meio eletrônico muito maleável, traz mais possibilidades de inovação.

MARCUSCHI, L. A. Disponível em: www.progesp.ufba.br. Acesso em: 23 jul. 2012 (fragmento).

 

O avanço das tecnologias de comunicação e informação fez, nas últimas décadas, com que surgissem novos gêneros textuais. Esses novos gêneros, contudo, não são totalmente originais, pois eles inovam em alguns pontos, mas remetem a outros gêneros textuais preexistentes, como ocorre no seguinte caso:

  • a) O gênero e-mail mantém características dos gêneros carta e bilhete.
  • b) O gênero aula virtual mantém características do gênero reunião de grupo.
  • c) O gênero bate-papo virtual mantém características do gênero conferência.
  • d) O gênero videoconferência mantém características do gênero aula presencial.
  • e) O gênero lista de discussão mantém características do gênero palestra.
#84731
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(1,0) 14 - 

Simulado ENEM 6188  PORTUGUêS  QUESTAO 14

Disponível em: http://portal.rpc.com.br. Acesso em: 13 jun. 2011.

 

A tirinha faz referência a uma situação muito comum nas famílias brasileiras: a necessidade de estudar para o vestibular. Buscando convencer o seu interlocutor, os personagens da tira fazem uso das seguintes estratégias argumentativas:

  • a) Comoção e chantagem.
  • b) Comoção e ironia.
  • c) Intimidação e chantagem.
  • d) Intimidação e sedução.
  • e) Sedução e ironia.
#84732
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(1,0) 15 - 

TEXTO I

 

Eles se beijavam no elevador, nos corredores do prédio. Se amavam tanto, que o vizinho solteirão da esquerda guardava por eles uma vermelha inveja. Uma tarde, sem que ninguém soubesse por que, eles se enforcaram no banheiro. Houve muito tumulto, carros da polícia parados em frente ao edifício, as equipes de TV.

O sol caía sobre as marquises e a cabeça dos curiosos na rua. Um senhor dizia para uma mulher passando ali:

— Eles se suicidaram.

Uma comerciária acrescentava:

— Dizem que eles se gostavam muito.

— Que coisa!

Enquanto isso, o solteirão, na janela do seu apartamento, vendo todos lá embaixo, mordia com sabor a carne acesa de uma enorme goiaba.

FERNANDES, R. O caçador. João Pessoa: UFPB, 1997 (fragmento).

 

TEXTO II

 

Invejoso

 

O carro do vizinho é muito mais possante

E aquela mulher dele é tão interessante

Por isso ele parece muito mais potente

Sua casa foi pintada recentemente

E quando encontra o seu colega de trabalho

Só pensa em quanto deve ser o seu salário

Queria ter a secretária do patrão

Mas sua conta bancária já chegou ao chão

[...]

Invejoso

Querer o que é dos outros é o seu gozo

E fica remoendo até o osso

Mas sua fruta só lhe dá o caroço

Invejoso

O bem alheio é o seu desgosto

Queria um palácio suntuoso

Mas acabou no fundo desse poço...

ANTUNES, A. Iê Iê Iê. São Paulo: Rosa Celeste, 2009 (fragmento).

 

O conto e a letra de canção abordam o mesmo tema, a inveja. Embora empreguem recursos linguísticos diferentes, ambos lançam mão de um mecanismo em comum, que consiste em 

  • a) referir-se, em terceira pessoa, a um indivíduo qualificado como invejoso.
  • b) conferir à inveja aspectos humanos ao fazer dela personagem de narrativa.
  • c) expressar o ponto de vista do invejoso por meio da fala de uma personagem.
  • d) dissertar sobre a inveja, apresentando argumentos contrários e favoráveis.
  • e) fazer uma descrição do perfil psicológico de alguém caracterizado como invejoso.