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Simulado ENEM | PORTUGUÊS | ENEM

Simulado ENEM | PORTUGUÊS

SIMULADO ENEM | PORTUGUÊS

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para ENEM, prova do ENEM e/ou questões do ENEM.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos que almejam sua aprovação no ENEM. Que desejam tirar excelentes notas na prova do ENEM deste ano.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões do ENEM e da banca INEP. Estas questões são especificamente para o Aluno ENEM , contendo PORTUGUÊS que foram extraídas de provas anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais destas provas do ENEM.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado ENEM | PORTUGUÊS contém um total de 20 questões com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimentos.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking do ENEM e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para o ENEM é aqui!


#84698
Banca
INEP
Matéria
Português
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ENEM
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(1,0) 1 - 

Sem flecha, na rima 
O grupo de rap Brô MCs, criado no final de 2009, é formado pelos pares de irmãos (daí o “bro”, de brother) Bruno/Clemerson e Kelvin/Charles, jovens que cresceram ouvindo hip hop nas rádios da aldeia Jaguapiru Bororo, em Dourados, Mato Grosso do Sul. — Desde o começo a gente não queria impor uma cultura estranha que invadisse a cultura indígena — afirma o produtor, chamando a atenção para o grande destaque do Brô MCs: as letras em língua indígena. Expressar-se em língua originária e fazer com que os jovens indígenas percebam a vitalidade do idioma nativo é uma das motivações do grupo. A dificuldade maior vem dos críticos, que não aceitam o fato de que a cultura indígena é dinâmica e sempre incorpora novidades. — “Mas índio cantando rap?”, tem gente que questiona. O rap é de quem canta, é de quem gosta, não é só dos americanos — avalia Dani [o vocal feminino]. 
BONFIM, E. Revista Língua Portuguesa, n. 81, jul. 2012 (adaptado) 
Considerando-se as opiniões apresentadas no texto, a indagação “Mas índio cantando rap?” traduz um ponto de vista que evidencia

  • a) desqualificação dos indígenas como músicos, desmerecendo sua capacidade musical devido a sua cultura.
  • b) desvalorização da cultura rap em contrapartida às tradições musicais indígenas, motivo pelo qual os índios não devem cantar rap.
  • c) preconceito por parte de quem não concebe que os índios possam conhecer o rap e, menos ainda, cantar esse gênero musical.
  • d) equívoco por desconsiderar as origens culturais do gênero musical, ligadas ao contexto urbano.
  • e) entendimento do rap como um gênero ultrapassado em relação à linguagem musical dos indígenas.
#84699
Banca
INEP
Matéria
Português
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ENEM
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(1,0) 2 - 

Se observarmos o maxixe brasileiro, a beguine da Martinica, o danzón de Santiago de Cuba e o ragtime norte-americano, vemos que todos são adaptações da polca. A diferença de resultado se deve ao sotaque inerente à música de cada colonizador (português, espanhol, francês e inglês) e, em alguns casos, a uma maior influência da música religiosa. 
CAZES, H. Choro: do quintal ao Municipal. São Paulo: Editora 34, 1998 (adaptado). 
Além do sotaque inerente à música de cada colonizador e da influência religiosa, que outro elemento auxiliou a constituir os gêneros de música popular citados no texto?

  • a) A região da África de origem dos escravos, trazendo tradições musicais e religiosas de tribos distintas.
  • b) O relevo dos países, favorecendo o isolamento de comunidades, aumentando o número de gêneros musicais surgidos.
  • c) O conjunto de portos, que favorecem o trânsito de diferentes influências musicais e credos religiosos.
  • d) A agricultura das regiões, pois o que é plantado exerce influência nas canções de trabalho durante o plantio.
  • e) O clima dos países em questão, pois as temperaturas influenciam na composição e vivacidade dos ritmos.
#84700
Banca
INEP
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Português
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(1,0) 3 - 

Miss Universo: "As pessoas racistas devem procurar ajuda" 
SÃO PAULO - Leila Lopes, de 25 anos, não é a primeira negra a receber a faixa de Miss Universo. A primazia coube a Janelle "Penny" Commissiong, de Trinidad e Tobago, vencedora do concurso em 1977. Depois dela vieram Chelsi Smith, dos Estados Unidos, em 1995; Wendy Fitzwilliam, também de Trindad e Tobago, em 1998, e Mpule Kwelagobe, de Botswana, em 1999. Em 1986, a gaúcha Deise Nunes, que foi a primeira negra a se eleger Miss Brasil, ficou em sexto lugar na classificação geral. Ainda assim a estupidez humana faz com que, vez ou outra, surjam manifestações preconceituosas como a de um site brasileiro que, às vésperas da competição, e se valendo do anonimato de quem o criou, emitiu opiniões do tipo "Como alguém consegue achar uma preta bonita?" Após receber o título, a mulher mais linda do mundo - que tem o português como língua materna e também fala fluentemente o inglês - disse o que pensa de atitudes como essa e também sobre como sua conquista pode ajudar os necessitados de Angola e de outros países. 
COSTA, D. Disponível em: http://oglobo.globo.com. Acesso em: 10 set 2011 (adaptado) 
O uso da expressão “ainda assim” presente nesse texto tem como finalidade

  • a) criticar o teor das informações fatuais até ali veiculadas.
  • b) questionar a validade das ideias apresentadas anteriormente.
  • c) comprovar a veracidade das informações expressas anteriormente.
  • d) introduzir argumentos que reforçam o que foi dito anteriormente.
  • e) enfatizar o contrassenso entre o que é dito antes e o que vem em seguida.
#84701
Banca
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(1,0) 4 - 

Evocação do Recife 
A vida não me chegava pelos jornais nem pelos livros Vinha da boca do povo na língua errada do povo Língua certa do povo Porque ele é que fala gostoso o português do Brasil Ao passo que nós O que fazemos É macaquear A sintaxe lusíada... 
Bandeira, M Estrela da vida inteira. Rio de Janeiro Nova Fronteira, 2007. 
Segundo o poema de Manuel Bandeira, as variações linguísticas originárias das classes populares devem ser

  • a) Satirizadas, pois as várias formas de se falar o português no Brasil ferem a língua portuguesa autêntica.
  • b) questionadas, pois o povo brasileiro esquece a sintaxe da língua portuguesa.
  • c) subestimadas, pois o português "gostoso" de Portugal deve ser a referência de correção linguística.
  • d) reconhecidas, pois a formação cultural brasileira é garantida por meio da fala do povo.
  • e) reelaboradas, pois o povo "macaqueia" a língua portuguesa original.
#84702
Banca
INEP
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(1,0) 5 - 

A leitura nos tempos do e-book 
Não é só nas bibliotecas e livrarias que se encerra o conhecimento. A internet, por meio de seu infinito conteúdo, e através de sites como Domínio Público e muitos outros similares, demonstra as transformações ocorridas na disponibilização de obras literárias ou de todas as outras áreas. Sites, como o citado acima, contêm arquivos com textos digitalizados dos mais variados autores, dos clássicos aos contemporâneos. Antes, esse conteúdo todo só seria passível de consulta em suporte material. O suporte virtual, também conhecido como e-book, é, digamos, semimaterial, pois nos põe em contato com o texto através do computador, mas não nos põe o livro nas mãos, a não ser que queiramos imprimir o texto digital. 
Nossa geração passa por um período de transição lento que transformará profundamente o hábito da leitura. Paradoxalmente, a alta velocidade com que se proliferam as informações faz com que também seja aumentada a nossa velocidade de captação dessas informações, ou seja, aos poucos e de modo geral a leitura vai ficando cada vez mais fragmentada. Isso já apresenta reflexos no modo como lemos os diversos textos contidos em revistas, jornais ou internet, e igualmente na produção literária contemporânea. 
Disponível em: www.tecnosapiens.com.br. Acesso em: 28 fev. 2012 (adaptado). 
A criação dos e-books oferece vantagens e facilidades para a leitura. No texto, ressalta-se a influência desse meio virtual, sobretudo no contexto atual, pois

  • a) as livrarias e bibliotecas estão se tornando lugares pouco atrativos para os leitores, uma vez que os livros impressos estão em desuso.
  • b) a semimaterialidade dos e-books garante maior interação entre o leitor e o texto.
  • c) os e-books possibilitam maior difusão da leitura, tendo em vista a velocidade e a dinamicidade da informação.
  • d) as obras clássicas e contemporâneas ficaram gratuitas, devido às digitalizações propiciadas com o surgimento da internet.
  • e) a velocidade de proliferação e captação de informações transforma a leitura fragmentada em uma solução para o acesso às obras.
#84703
Banca
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(1,0) 6 - 

TEXTO I

Simulado ENEM 6187  PORTUGUêS  QUESTAO 06

BANKSY Disponível em: www.banksy.co.uk. Acesso em: 4 ago. 2012. 
TEXTO II 
Só Deus pode me julgar 
Soldado da guerra a favor da justiça Igualdade por aqui é coisa fictícia Você ri da minha roupa, ri do meu cabelo Mas tenta me imitar se olhando no espelho Preconceito sem conceito que apodrece a nação Filhos do descaso mesmo pós-abolição 
MV BILL. Declaração de guerra. Manaus:BMG, 2002 (fragmento). 
O trecho do rap e o grafite evidenciam o papel social das manifestações artísticas e provocam a

  • a) consciência do público sobre as razões da desigualdade social.
  • b) rejeição do público-alvo à situação representada nas obras.
  • c) reflexão contra a indiferença nas relações sociais de forma contundente.
  • d) ideia de que a igualdade é atingida por meio da violência.
  • e) mobilização do público contra o preconceito racial em contextos diferentes.
#84704
Banca
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(1,0) 7 - 

Mães 
Triste, mas verdadeira, a constatação de Jairo Marques — colunista que tem um talento raro — em seu texto “E a mãe ficou velhinha” (“Cotidiano”, ontem). Aqueles que percebem que a mãe envelheceu sempre têm atitudes diversas. Ou não a procuram mais, porque essa é uma forma de negar que um dia perderão o amparo materno, ou resolvem estar ao lado dela o maior tempo possível, pois têm medo de perdê-la sem ter retribuído plenamente o amor que receberam. 
Leonor Souza (São Paulo, SP) — Painel do Leitor. Folha de S. Paulo, 29 fev. 2012. 
Os gêneros textuais desempenham uma função social específica, em determinadas situações de uso da língua, em que os envolvidos na interação verbal têm um objetivo comunicativo. Considerando as características do gênero, a análise do texto Mães revela que sua função é

  • a) ensinar sobre os cuidados que se deve ter com as mães, especialmente na velhice.
  • b) influenciar o ânimo das pessoas, levando-as a querer agir segundo um modelo sugerido.
  • c) informar sobre os idosos e sobre seus sentimentos e necessidades.
  • d) avaliar matéria publicada em edição anterior de jornal ou de revista.
  • e) apresentar nova publicação, visando divulgá-la para leitores de jornal.
#84705
Banca
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(1,0) 8 - 

Jornal do Commércio deu um brado esta semana contra as casas que vendem drogas para curar a gente, acusando-as de as vender para outros fins menos humanos. Citou os envenenamentos que tem havido na cidade, mas esqueceu de dizer, ou não acentuou bem, que são produzidos por engano das pessoas que manipulam os remédios. Um pouco mais de cuidado, um pouco menos de distração ou de ignorância, evitarão males futuros. Mas todo ofício tem uma aprendizagem, e não há benefício humano que não custe mais ou menos duras agonias. Cães, coelhos e outros animais são vítimas de estudos que lhes não aproveitam, e sim aos homens; por que não serão alguns destes, vítimas do que há de aproveitar aos contemporâneos e vindouros? Há um argumento que desfaz em parte todos esses ataques às boticas; é que o homem é em si mesmo um laboratório. Que fundamento jurídico haverá para impedir que eu manipule e venda duas drogas perigosas? Se elas matarem, o prejudicado que exija de mim a indenização que entender; se não matarem, nem curarem, é um acidente e um bom acidente, porque a vida fica. 
ASSIS, M. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1967 (fragmento). 
No gênero crônica, Machado de Assis legou inestimável contribuição para o conhecimento do contexto social de seu tempo e seus hábitos culturais. O fragmento destacado comprova que o escritor avalia o(a)

  • a) manipulação inconsequente dos remédios pela população.
  • b) uso de animais em testes com remédios desconhecidos.
  • c) fato de as drogas manipuladas não terem eficácia garantida.
  • d) hábito coletivo de experimentar drogas com objetivos terapêuticos.
  • e) ausência de normas jurídicas para regulamentar a venda nas boticas.
#84706
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(1,0) 9 - 

O termo Foco equivale ao ponto de concentração I do ator. O nível de concentração é determinado pelo envolvimento com o problema a ser solucionado. Tomemos o exemplo do jogo teatral Cabo de Guerra: o Foco desse jogo reside em dar realidade ao objeto, que nesse caso é a corda imaginária. A dupla de jogadores no palco mobiliza toda sua atenção e energia para dar realidade à corda. Quando a concentração é plena, a dupla sai do jogo com toda evidência de ter realmente jogado o Cabo de Guerra — sem fôlego, com dor nos músculos do braço etc. A plateia observa em função do Foco.

 

KOUDELA, I. D. Jogos teatrais. São Paulo: Perspectiva, 1990.

 

De acordo com o texto, a autora argumenta que o uso do foco da cena teatral permite

  • a) transformar um objeto imaginário em um objeto concreto, produzindo sobre o espectador uma sensação igual à que ele teria em um espetáculo de mágica.
  • b) produzir sobre a plateia, por meio do envolvimento dos atores, imagens e/ou situações capazes de ativar seu imaginário e seu conhecimento de mundo.
  • c) provocar efeito físico no ator, o que lhe confere a certeza de que seu corpo foi trabalhado adequadamente para a produção da cena.
  • d) acionar no ator a atenção a múltiplas ações que ocorrem concomitantemente, tornando-o mais disponível para a atuação em cena.
  • e) determinar uma única leitura da ação proposta, explicitando qual entendimento o espectador deve ter da cena.
#84707
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(1,0) 10 - 

Futebol de rua 
Pelada é o futebol de campinho, de terreno baldio. Mas existe um tipo de futebol ainda mais rudimentar do que a pelada. É o futebol de rua. Perto do futebol de rua qualquer pelada é luxo e qualquer terreno baldio é o Maracanã em jogo noturno. Se você é brasileiro e criado em cidade, sabe do que eu estou falando. Futebol de rua é tão humilde que chama pelada de senhora. Não sei se alguém, algum dia, por farra ou nostalgia, botou num papel as regras do futebol de rua. Elas seriam mais ou menos assim: DO CAMPO — O campo pode ser só até o fio da calçada, calçada e rua, rua e a calçada do outro lado e — nos clássicos — o quarteirão inteiro. O mais comum é jogar-se só no meio da rua. DA DURAÇÃO DO JOGO — Até a mãe chamar ou escurecer, o que vier primeiro. Nos jogos noturnos, até alguém da vizinhança ameaçar chamar a polícia. DA FORMAÇÃO DOS TIMES — O número de jogadores em cada equipe varia, de um a setenta para cada lado. DO JUIZ — Não tem juiz. DO INTERVALO PARA DESCANSO — Você deve estar brincando. 
VERISSIMO, L. F. In: Para gostar de ler: crônicas 6. São Paulo: Ática, 2002 (fragmento). 
Nesse trecho de crônica, o autor estabelece a seguinte relação entre o futebol de rua e o futebol oficial:

  • a) As regras do futebol de rua descaracterizam o futebol de campo, uma vez que entre as duas práticas não há similaridades.
  • b) As condições materiais do futebol de rua impedem o envolvimento das pessoas e o caráter prazeroso desta prática.
  • c) O futebol de rua expressa a possibilidade de autoria das pessoas para a prática de esporte e de lazer.
  • d) O futebol de rua é necessariamente um futebol de menor valor e importância em relação ao futebol oficial.
  • e) A ausência de regras formalizadas no futebol de rua faz com que o jogo seja desonesto em comparação com o futebol oficial.
#84708
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(1,0) 11 - 

Simulado ENEM 6187  PORTUGUêS  QUESTAO 11

Disponível em: http://blog.planalto.gov.br. Acesso em: 29 fev. 2012. 
Anúncios publicitários geralmente fazem uso de elementos verbais e não verbais. Nessa peça publicitária, a imagem, que simula um manual, e o texto verbal, que faz uso de uma variedade de língua específica, combinados, pretendem

  • a) fazer a gradação de comportamentos e de atitudes em termos da gravidade de efeitos da bebida alcoólica.
  • b) aconselhar o leitor da peça publicitária a não “pegar” a namorada do amigo para o “bicho não pegar”.
  • c) promover a mudança de comportamento dos jovens em relação ao consumo do álcool e à direção.
  • d) demonstrar que a viagem de ônibus ou de táxi é mais segura, independentemente do consumo de álcool.
  • e) incentivar a prática da carona em carros de motoristas do sexo feminino.
#84709
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(1,0) 12 - 

O veneno do bem 
Imagine que você cortou o rosto e, em vez de dar pontos, o seu médico passa uma supercola feita de sangue de boi e veneno de cascavel. Isso pode mesmo acontecer. Mas não se assuste. A história moderna das serpentes não tem nada a ver com o medo ancestral que inspiram. Para a ciência, elas guardam produtos utilíssimos nas glândulas letais. O mais recente é uma cola de pele genuinamente brasileira, que, segundo os testes já feitos, dá uma cicatrização perfeita. A descoberta pertence à equipe do professor Benedito Barraviera, da Universidade Estadual Paulista, em Botucatu. E não é a primeira feita no Brasil. Nos anos 1960, o médico Sérgio Ferreira, atual presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, descobriu na jararaca uma molécula que em 1977 virou remédio contra a hipertensão. 
Disponível em: www.super.abril.com.br. Acesso em: 2 mar. 2012 (fragmento) 
Nos diferentes textos, pode-se inferir, entre outras informações, quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público-alvo. No trecho, para aproximar-se do interlocutor, o autor

  • a) emprega uma linguagem técnica de domínio do leitor.
  • b) enfatiza informações importantes para a vida do leitor.
  • c) introduz o tema antecipando possíveis reações do leitor.
  • d) explora um tema sobre o qual o leitor tem reconhecido interesse.
  • e) apresenta ao leitor, de forma minuciosa, a descoberta dos médicos.
#84710
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(1,0) 13 - 

Liberada, judoca árabe faz história nos Jogos Olímpicos de Londres 
Aos 16 anos de idade, a judoca Wojdan Ali Seraj Shaherkani, da categoria pesado (acima de 78 kg), fez história nos Jogos Olímpicos de Londres. Ela se tornou a primeira mulher da Arábia Saudita a disputar uma Olimpíada. Isso depois de superar não só o preconceito em seu país como também o quase veto da Federação Internacional de Judô (FIJ), que não queria permitir que a atleta competisse vestindo o hijab, o tradicional véu islâmico.

Simulado ENEM 6187  PORTUGUêS  QUESTAO 13

Disponível em: www.lancenet.com.br. Acesso em: 8 ago. 2012 (adaptado). 
No âmbito do esporte de alto rendimento, o uso do véu pela lutadora saudita durante os Jogos Olímpicos de Londres 2012 representa o(a)

  • a) descumprimento da regra oficial do judô.
  • b) risco para a integridade física das atletas adversárias.
  • c) vantagem para a atleta saudita na competição de judô.
  • d) influência de aspectos culturais e religiosos no esporte.
  • e) dificuldade da mulher islâmica para vencer preconceitos.
#84711
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(1,0) 14 - 

Interfaces 
Um dos mais importantes componentes do hipertexto é a sua interface. As interfaces permitem a visualização do conteúdo, determinam o tipo de interação que se estabelece entre as pessoas e a informação, direcionando sua escolha e o acesso ao conteúdo. O hipertexto retoma e transforma antigas interfaces da escrita (a noção de interface não deve ser limitada às técnicas de comunicação contemporânea). Constitui-se, na verdade, em uma poderosa rede de interfaces que se conectam a partir de princípios básicos e que permitem uma “interação amigável”. As particularidades do hipertexto virtual, como sua dinamicidade e seus aspectos multimidiáticos, devem-se ao seu suporte ótico, magnético, digital e à sua interface amigável. A influência do hipertexto é tanta, que as representações de tipo cartográfico ganham cada vez mais importância nas tecnologias intelectuais de suporte informático. Esta influência também é devida ao fato de a memória humana, segundo estudos da psicologia cognitiva, compreender e reter melhor as informações organizadas, especialmente em diagramas e em mapas conceituais manipuláveis. Por isso, imagina-se que o hipertexto deva favorecer o domínio mais rápido e fácil das informações, em contraponto a um audiovisual tradicional, por exemplo. 
Disponível em: vsites.unb.br. Acesso em: 1 ago. 2012. 
O texto informa como as interfaces são reaproveitadas pelo hipertexto virtual, influenciando as tecnologias de informação e comunicação. De acordo com o texto, qual é a finalidade do uso do hipertexto quanto à absorção e manipulação das informações?

  • a) Mesclar antigas interfaces com mecanismos virtuais.
  • b) Auxiliar os estudos de psicologia cognitiva com base nos hipertextos.
  • c) Amparar a pesquisa de mapas e diagramas relacionados à cartografia.
  • d) Salientar a importância das tecnologias de informação e comunicação.
  • e) Ajudar na apreensão das informações de modo mais eficaz e facilitado.
#84712
Banca
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(1,0) 15 - 

A forte presença de palavras indígenas e africanas e de termos trazidos pelos imigrantes a partir do século XIX é um dos traços que distinguem o português do Brasil e o português de Portugal. Mas, olhando para a história dos empréstimos que o português brasileiro recebeu de línguas europeias a partir do século XX, outra diferença também aparece: com a vinda ao Brasil da família real portuguesa (1808) e, particularmente, com a Independência, Portugal deixou de ser o intermediário obrigatório da assimilação desses empréstimos e, assim, Brasil e Portugal começaram a divergir, não só por terem sofrido influências diferentes, mas também pela maneira como reagiram a elas. 

ILARI, R.; BASSO, R. O português da gente: a língua que estudamos, a língua que falamos. São Paulo: Contexto, 2006. 

Os empréstimos linguísticos, recebidos de diversas línguas, são importantes na constituição do português do Brasil porque

  • a) deixaram marcas da história vivida pela nação, como a colonização e a imigração.
  • b) transformaram em um só idioma línguas diferentes, como as africanas, as indígenas e as europeias.
  • c) promoveram uma língua acessível a falantes de origens distintas, como o africano, o indígena e o europeu.
  • d) guardaram uma relação de identidade entre os falantes do português do Brasil e os do português de Portugal.
  • e) tornaram a língua do Brasil mais complexa do que as línguas de outros países que também tiveram colonização portuguesa.