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Simulado ENEM | PORTUGUÊS | ENEM

Simulado ENEM | PORTUGUÊS

SIMULADO ENEM | PORTUGUÊS

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para ENEM, prova do ENEM e/ou questões do ENEM.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos que almejam sua aprovação no ENEM. Que desejam tirar excelentes notas na prova do ENEM deste ano.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões do ENEM e da banca INEP. Estas questões são especificamente para o Aluno ENEM , contendo PORTUGUÊS que foram extraídas de provas anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais destas provas do ENEM.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado ENEM | PORTUGUÊS contém um total de 20 questões com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimentos.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking do ENEM e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para o ENEM é aqui!


#84693
Banca
INEP
Matéria
Português
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 16 - 

Tudo era harmonioso, sólido, verdadeiro. No princípio. As mulheres, principalmente as mortas do álbum, eram maravilhosas. Os homens, mais maravilhosos ainda, ah, difícil encontrar família mais perfeita. A nossa família, dizia a bela voz de contralto da minha avó. Na nossa família, frisava, lançando em redor olhares complacentes, lamentando os que não faziam parte do nosso clã. [...]

Quando Margarida resolveu contar os podres todos que sabia naquela noite negra da rebelião, fiquei furiosa. [...]

É mentira, é mentira!, gritei tapando os ouvidos. Mas Margarida seguia em frente: tio Maximiliano se casou com a inglesa de cachos só por causa do dinheiro, não passava de um pilantra, a loirinha feiosa era riquíssima. Tia Consuelo? Ora, tia Consuelo chorava porque sentia falta de homem, ela queria homem e não Deus, ou o convento ou o sanatório. O dote era tão bom que o convento abriu-lhe as portas com loucura e tudo. “E tem mais coisas ainda, minha queridinha", anunciou Margarida fazendo um agrado no meu queixo. Reagi com violência: uma agregada, uma cria e, ainda por cima, mestiça. Como ousava desmoralizar meus heróis?

TELLES, L. F. A estrutura da bolha de sabão. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

Representante da ficção contemporânea, a prosa de Lygia Fagundes Telles configura e desconstrói modelos sociais. No trecho, a percepção do núcleo familiar descortina um(a)

  • a) convivência frágil ligando pessoas financeiramente dependentes.
  • b) tensa hierarquia familiar equilibrada graças à presença da matriarca.
  • c) pacto de atitudes e valores mantidos à custa de ocultações e hipocrisias.
  • d) tradicional conflito de gerações protagonizado pela narradora e seus tios.
  • e) velada discriminação racial refletida na procura de casamentos com europeus.
#84694
Banca
INEP
Matéria
Português
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 17 - 

Aquarela 
O corpo no cavalete é um pássaro que agoniza exausto do próprio grito. As vísceras vasculhadas principiam a contagem regressiva. No assoalho o sangue se decompõe em matizes que a brisa beija e balança: o verde - de nossas matas o amarelo - de nosso ouro o azul - de nosso céu o branco o negro o negro 
CACASO. In: HOLLANDA, H. B (Org.). 26 poetas hoje. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2007. 
Situado na vigência do Regime Militar que governou o Brasil, na década de 1970, o poema de Cacaso edifica uma forma de resistência e protesto a esse período, metaforizando

  • a) as artes plásticas, deturpadas pela repressão e censura.
  • b) a natureza brasileira, agonizante como um pássaro enjaulado.
  • c) o nacionalismo romântico, silenciado pela perplexidade com a Ditadura.
  • d) o emblema nacional, transfigurado pelas marcas do medo e da violência.
  • e) as riquezas da terra, espoliadas durante o aparelhamento do poder armado.
#84695
Banca
INEP
Matéria
Português
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 18 - 

Casa dos Contos 
& em cada conto te cont 0 & em cada enquanto me enca nto & em cada arco te a barco & em cada porta m e perco & em cada lanço t e alcanço & em cada escad a me escapo & em cada pe dra te prendo & em cada g rade me escravo & em ca da sótão te sonho & em cada esconso me affonso & em cada claúdio te canto & e m cada fosso me enforco & 
ÁVILA, A. Discurso da difamação do poeta. São Paulo: Summus, 1978. O contexto histórico e literário do período barroco- árcade fundamenta o poema Casa dos Contos, de 1975. A restauração de elementos daquele contexto por uma poética contemporânea revela que

  • a) a disposição visual do poema reflete sua dimensão plástica, que prevalece sobre a observação da realidade social.
  • b) a reflexão do eu lírico privilegia a memória e resgata, em fragmentos, fatos e personalidades da Inconfidência Mineira.
  • c) a palavra “esconso" (escondido) demonstra o desencanto do poeta com a utopia e sua opção por uma linguagem erudita.
  • d) o eu lírico pretende revitalizar os contrastes barrocos, gerando uma continuidade de procedimentos estéticos e literários.
  • e) o eu lírico recria, em seu momento histórico, numa linguagem de ruptura, o ambiente de opressão vivido pelos inconfidentes.
#84696
Banca
INEP
Matéria
Português
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 19 - 

Posso mandar por e-mail

Atualmente, é comum “disparar" currículos na internet com a expectativa de alcançar o maior número possível de selecionadores. Essa, no entanto, é uma ideia equivocada: é preciso saber quem vai receber seu currículo e se a vaga é realmente indicada para seu perfil, sob o risco de estar “queimando o filme" com um futuro empregador. Ao enviar o currículo por e-mail, tente saber quem vai recebê-lo e faça um texto sucinto de apresentação, com a sugestão a seguir:

Assunto: Currículo para a vaga de gerente de marketing 

Mensagem: Boa tarde. Meu nome é José da Silva e gostaria de me candidatar à vaga de gerente de marketing. Meu currículo segue anexo.

Guia da língua 2010: modelos e técnicas. Língua Portuguesa, 2010 (adaptado).

O texto integra um guia de modelos e técnicas de elaboração de textos e cumpre a função social de

  • a) divulgar um padrão oficial de redação e envio de currículos.
  • b) indicar um modelo de currículo para pleitear uma vaga de emprego.
  • c) instruir o leitor sobre como ser eficiente no envio de currículo por e-mail.
  • d) responder a uma pergunta de um assinante da revista sobre o envio de currículo por e-mail.
  • e) orientar o leitor sobre como alcançar o maior número possível de selecionadores de currículos.
#84697
Banca
INEP
Matéria
Português
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 20 - 

Entrevista — Tony Bellotto


A língua é rock


Guitarrista do Titãs e escritor completa dez anos à frente de programa televisivo em que discute a língua portuguesa por meio da música


O que o atraiu na proposta de Afinando a Língua?


No começo, em 1999, a ideia era fazer um programa que falasse de língua portuguesa usando a música como atrativo, principalmente, para os jovens. Com o passar do tempo, ele foi se transformando num programa sobre a linguagem usada em letras de música, no jornalismo, na literatura de ficção e na poesia. Como não sou um cara de TV, trago a experiência de escritor e músico, e sempre participo de forma mais ativa do que como um mero apresentador. Estou nas reuniões de pauta e faço sugestões nos roteiros. Mas o conteúdo é feito pelo pessoal do Futura.


Quais as vantagens e desvantagens do ensino da língua por meio das letras de música?


Não sou pedagogo ou educador, então só vejo vantagens, porque as letras de música usam uma linguagem que é a do dia a dia, principalmente, dos jovens. A música é algo que lhes dá prazer e, didaticamente, pode fazer as vezes de algo que o aluno tem a noção de ser entediante — estudo da língua, sentar e abrir um livro. Ao ouvir uma música, os exemplos surgem. É a grande vantagem e sempre foi a ideia do programa.


Disponível em: http://revistalingua.uol.com.br. Acesso em: 8 ago. 2012 (fragmento).


Os gêneros textuais são definidos por meio de sua estrutura, função e contexto de uso.Tomando por base a estrutura dessa entrevista, observa-se que

  • a) a organização em turnos de fala reproduz o diálogo que ocorre entre os interlocutores.
  • b) o tema e o suporte onde foi publicada justificam a ausência de traços da linguagem informal.
  • c) a ausência de referências sobre o entrevistado é uma estratégia para induzir à leitura do texto na íntegra.
  • d) o uso do destaque gráfico é um recurso de edição para ressaltar a importância do tema para o entrevistador.
  • e) o entrevistado é um especialista em abordagens educacionais alternativas para o ensino da língua portuguesa.