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Simulado ENEM | PORTUGUÊS | ENEM

Simulado ENEM | PORTUGUÊS

SIMULADO ENEM | PORTUGUÊS

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para ENEM, prova do ENEM e/ou questões do ENEM.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos que almejam sua aprovação no ENEM. Que desejam tirar excelentes notas na prova do ENEM deste ano.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões do ENEM e da banca INEP. Estas questões são especificamente para o Aluno ENEM , contendo PORTUGUÊS que foram extraídas de provas anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais destas provas do ENEM.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado ENEM | PORTUGUÊS contém um total de 20 questões com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimentos.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking do ENEM e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para o ENEM é aqui!


#84243
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(1,0) 1 - 

Reclame

 

 

se o mundo não vai bem

a seus olhos, use lentes ...

ou transforme o mundo.

ótica olho vivo

agradece a preferência.

CHACAL. Disponível em: www.escritas.org. Acesso em: 14 ago. 2014.

 

Os gêneros podem ser híbridos, mesclando características de diferentes composições textuais que circulam socialmente. Nesse poema, o autor preservou, do gênero publicitário, a seguinte característica:

  • a) Extensão do texto.
  • b) Emprego da injunção.
  • c) Apresentação do título.
  • d) Disposição das palavras.
  • e) Pontuação dos períodos.
#84255
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(1,0) 2 - 

Simulado ENEM 6158  PORTUGUêS  QUESTAO 02

Uma das funções da obra de arte é representar o contexto sociocultural ao qual ela pertence. Produzida na primeira metade do século XX, a Estrada de Ferro Central do Brasil evidencia o processo de modernização pela

  • a) verticalização do espaço.
  • b) desconstrução da forma.
  • c) sobreposição de elementos.
  • d) valorização da natureza.
  • e) abstração do tema.
#84257
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(1,0) 3 - 

O tradicional ornato para cabelos, a tiara ou diadema, já foi uma exclusividade feminina. Na origem, tanto “tiara” quanto “diadema” eram palavras de bom berço. “Tiara” nomeava o adorno que era o signo de poder entre os poderosos da Pérsia antiga e povos como os frísios, os bizantinos e os etíopes. A palavra foi incorporada do Oriente pela Grécia e chegou até nós por via latina, para quem queria referir-se à mitra usada pelos persas. Diadema era a faixa ou tira de linho fino colocado na cabeça pelos antigos latinos, herança do derivado grego para diádo (atar em volta, segundo o Houaiss). No Brasil, a forma de arco ou de laço das tiaras e alguns usos específicos (o nordestino “gigolete” faz alusão ao ornato usado por cafetinas, versões femininas do “gigolô”) produziram novos sinônimos regionais do objeto.

Os sinônimos da tiara. Língua Portuguesa, n. 23, 2007 (adaptado).

 

No texto, relata-se que o nome de um enfeite para cabelo assumiu diferentes denominações ao longo da história. Essa variação justifica-se pelo(a)

  • a) distanciamento de sentidos mais antigos
  • b) registro de fatos históricos ocorridos em uma dada época.
  • c) associação a questões religiosas específicas de uma sociedade.
  • d) tempo de uso em uma comunidade linguística.
  • e) utilização do objeto por um grupo social.
#84258
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(1,0) 4 - 

Simulado ENEM 6158  PORTUGUêS  QUESTAO 04

No texto, o uso da linguagem verbal e não verbal atende à finalidade de

  • a) chamar a atenção para o respeito aos sinais de trânsito.
  • b) informar os motoristas sobre a segurança dos usuários de ciclovias.
  • c) alertar sobre os perigos presentes nas vias urbanas brasileiras.
  • d) divulgar a distância permitida entre carros e veículos menores.
  • e) propor mudanças de postura por parte de motoristas no trânsito.
#84259
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(1,0) 5 - 

Para que serve a tecnologia

Computador

 

“Com os computadores e a internet, mudei muito. A Lian de hoje é totalmente diferente daquela de antes da informática. Me abriu portas e, além de tudo, fui aceita por pessoas que achava que não iriam me aceitar. Com a internet, viajei o mundo. Fui até Portugal e à África. Eu nem sabia que lá a realidade era tão forte. Perto deles, estamos até muito bem.” – Tânia “Lian” Silva, 26, índia pankararu.

 

TV

 

“Eu gosto muito de televisão. Assisto às novelas, me divirto muito. Mas, ao mesmo tempo, sei que aquilo tudo que passa lá não é verdade. É tudo uma ilusão.” – Valentina Maria Vieira dos Santos, 89, índia fulni-ô da aldeia Xixi a cla.

 

MP3 Player

 

“Cuido do meu tocador de MP3 como se fosse um tesouro. É um pen drive simples, mas é muito especial para mim. Nele ouço músicas indígenas e bandas da própria aldeia. Ele vive emprestado porque acaba sendo a diversão da aldeia inteira. Uso até para exibir uns vídeos que baixo da internet. Basta colocar no aparelho de DVD com entrada USB que tenho.” – Jailton Pankararu, 23, índio pankararu.

Disponível em: www2.uol.com.br. Acesso em: 1 ago. 2012.

 

Os depoimentos apresentados no texto retratam o modo como diferentes gerações indígenas relatam suas experiências com os artefatos tecnológicos. Os comentários revelam

  • a) uma preferência pela possibilidade de uso do computador.
  • b) um elogio à utilidade da tecnologia no cotidiano indígena.
  • c) uma crítica à própria identidade antes da inclusão digital.
  • d) o gosto pela ilusão em telenovelas transmitidas na TV.
  • e) o desejo de possuir um aparelho importado.
#84260
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(1,0) 6 - 

Uma língua, múltiplos falares

 

Desde suas origens, o Brasil tem uma língua dividida em falares diversos. Mesmo antes da chegada dos portugueses, o território brasileiro já era multilíngue. Havia cerca de 1,2 mil línguas faladas pelos povos indígenas. O português trazido pelo colonizador tampouco era uma língua homogênea, havia variações dependendo da região de Portugal de onde ele vinha. Há de se considerar também que a chegada de falantes de português acontece em diferentes etapas, em momentos históricos específicos. Na cidade de São Paulo, por exemplo, temos primeiramente o encontro linguístico de portugueses com índios e, além dos negros da África, vieram italianos, japoneses, alemães, árabes, todos com suas línguas. “Todo este processo vai produzindo diversidades linguísticas que caracterizam falares diferentes”, afirma um linguista da Unicamp. Daí que na mesma São Paulo pode-se encontrar modos de falar distintos como o de Adoniran Barbosa, que eternizou em suas composições o sotaque típico de um filho de imigrantes italianos, ou o chamado erre retroflexo, aquele erre dobrado que, junto com a letra i, resulta naquele jeito de falar “cairne” e “poirta” característico do interior de São Paulo.

MARIUZZO, P. Disponível em: www.labjor.unicamp.br. Acesso em: 30 jul. 2012 (adaptado).

 

A partir desse breve histórico da língua portuguesa no Brasil, um dos elementos de identidade nacional, entende-se que a diversidade linguística é resultado da

  • a) imposição da língua do colonizador sobre as línguas indígenas.
  • b) interação entre os falantes de línguas e culturas diferentes.
  • c) sobreposição das línguas europeias sobre as africanas e indígenas.
  • d) heterogeneidade da língua trazida pelo colonizador.
  • e) preservação dos sotaques característicos dos imigrantes.
#84261
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(1,0) 7 - 

bom... o... eu tenho impressão que o rádio provocou uma revolução... no país na medida que:... ahn principalmente o rádio de pilha né? quer dizer o rádio de pilha representou a quebra de um isolamento do homem do campo principalmente quer dizer então o homem do campo que nunca teria condição de ouvir... falar... de outras coisas... de outros lugares... de outras pessoas, entende? através do rádio de pilha... ele pôde se ligar ao resto do mundo saber que existem outros lugares outras pessoas, que existe um governo, que existem atos do governo... de modo que... o rádio, eu acho que tem um papel até... numa certa medida... ele provocou pelo alcance que tem uma revolução até maior do que a televisão... o que significou a quebra do isolamento... entende? de certas pessoas... a gente vê hoje o operário de obra com o rádio de pilha debaixo do braço durante todo o tempo que ele está trabalhando... quer dizer... se esse canal que é o rádio fosse usado da mesma forma como eu mencionei a televisão... num sentido cultural educativo de boas músicas e de... numa linha realmente de crescimento do homem [...] Esses veículos... de telecomunicações se colocassem a serviço da cultura e da educação seria uma beleza, né?

CASTILHO, A. T.; PRETTI, D. (Org.). A linguagem falada na cidade de São Paulo: materiais para seu estudo. São Paulo: T. A. Queiroz; Fapesp, 1987.

 

A palavra comunicação origina-se do latim communicare e significa “tornar comum”, “repartir”. Nessa transcrição de entrevista, reafirma-se esse papel dos meios de comunicação de massa porque o rádio poderia

  • a) oferecer diversão para as massas, possibilitando um melhor ambiente de trabalho.
  • b) atender as demandas de mercado, servindo de instrumento à indústria do consumo.
  • c) difundir uma cultura homogênea, abolindo as marcas identitárias de toda uma coletividade.
  • d) trazer oportunidades de aprimoramento intelectual, permitindo ao homem o acesso a informações e a bens culturais.
  • e) inserir o indivíduo em sua classe social, fornecendo entretenimento de pouco aprofundamento crítico.
#84265
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(1,0) 8 - 

Deserto de sal

O silêncio ajuda a compor a trilha que se ouve na caminhada pelo Salar de Atacama.

Com 100 quilômetros de extensão, o Salar de Atacama é o terceiro maior deserto de sal do mundo. De acordo com estudo publicado pela Universidade do Chile, o Salar de Atacama é uma depressão de 3 500 quilômetros quadrados entre a Cordilheira dos Andes e a Cordilheira de Domeiko. Sua origem está no movimento das placas tectônicas. Mais tarde, a água evaporou-se e, desta forma, surgiram os desertos de sal do Atacama. Além da crosta de sal que recobre a superfície, há lagoas formadas pelo degelo de neve acumulada nas montanhas.

FORNER, V. Terra da Gente, n. 96, abr. 2012.

 

Os gêneros textuais são textos materializados que circulam socialmente. O texto Deserto de sal foi veiculado em uma revista de circulação mensal. Pelas estratégias linguísticas exploradas, conclui-se que o fragmento apresentado pertence ao gênero

  • a) relato, pela apresentação de acontecimentos ocorridos durante uma viagem ao Salar de Atacama.
  • b) verbete, pela apresentação de uma definição e de exemplos sobre o termo Salar de Atacama.
  • c) artigo de opinião, pela apresentação de uma tese e de argumentos sobre o Salar de Atacama.
  • d) reportagem, pela apresentação de informações e de dados sobre o Salar de Atacama.
  • e) resenha, pela apresentação, descrição e avaliação do Salar de Atacama.
#84271
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(1,0) 9 - 

Simulado ENEM 6158  PORTUGUêS  QUESTAO 09

Em sua conversa com o pai, Calvin busca persuadi-lo, recorrendo à estratégia argumentativa de

  • a) mostrar que um bom trabalho como pai implica a valorização por parte do filho.
  • b) apelar para a necessidade que o pai demonstra de ser bem-visto pela família.
  • c) explorar a preocupação do pai com a própria imagem e popularidade.
  • d) atribuir seu ponto de vista a terceiros para respaldar suas intenções.
  • e) gerar um conflito entre a solicitação da mãe e os interesses do pai.
#84273
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(1,0) 10 - 

TEXTO I

 

Por “complexo de vira-latas” entendo eu a inferioridade em que o brasileiro se coloca, voluntariamente, em face do resto do mundo. Isto em todos os setores e, sobretudo, no futebol. Dizer que nós nos julgamos “os maiores” é uma cínica inverdade. Em Wembley, por que perdemos? Porque, diante do quadro inglês, louro e sardento, a equipe brasileira ganiu de humildade. Jamais foi tão evidente e, eu diria mesmo, espetacular o nosso vira-latismo [...]. É um problema de fé em si mesmo. O brasileiro precisa se convencer de que não é um vira-latas.

RODRIGUES, N. À sombra das chuteiras imortais. São Paulo: Cia. das Letras, 1993.

 

TEXTO II

 

A melhor banda de todos os tempos da última semana

As músicas mais pedidas

Os discos que vendem mais

As novidades antigas

Nas páginas dos jornais

 

Um idiota em inglês

Se é idiota, é bem menos que nós

Um idiota em inglês

É bem melhor do que eu e vocês

 

A melhor banda de todos os tempos da última semana

O melhor disco brasileiro de música americana

O melhor disco dos últimos anos de sucessos do passado

O maior sucesso de todos os tempos entre os dez maiores fracassos

 

TITÃS. A melhor banda de todos os tempos da última semana. São Paulo: Abril Music, 2001 (fragmento).

 

O verso do Texto II que estabelece a adequada relação temática com “o nosso vira-latismo”, presente no Texto I, é:

  • a) “As novidades antigas”.
  • b) “Os discos que vendem mais”.
  • c) “O melhor disco brasileiro de música americana”.
  • d) “A melhor banda de todos os tempos da última semana”.
  • e) “O maior sucesso de todos os tempos entre os dez maiores fracassos”.
#84279
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(1,0) 11 - 

Simulado ENEM 6158  PORTUGUêS  QUESTAO 11

TEXTO II

 

Stephen Lund, artista canadense, morador em Victoria, capital da Colúmbia Britânica (Canadá), transformou-se em fenômeno mundial produzindo obras de arte virtuais pedalando sua bike. Seguindo rotas traçadas com o auxílio de um dispositivo de GPS, ele calcula ter percorrido mais de 10 mil quilômetros.

Disponível em: www.booooooom.com. Acesso em: 9 dez. 2017 (adaptado).

 

Os textos destacam a inovação artística proposta por Stephen Lund a partir do(a)

  • a) deslocamento das tecnologias de suas funções habituais.
  • b) perspectiva de funcionamento do dispositivo de GPS.
  • c) ato de guiar sua bicicleta pelas ruas da cidade.
  • d) análise dos problemas de mobilidade urbana.
  • e) foco na promoção cultural da sua cidade.
#84283
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(1,0) 12 - 

A Casa de Vidro

 

Houve protestos.

Deram uma bola a cada criança e tempo para brincar. Elas aprenderam malabarismos incríveis e algumas viajavam pelo mundo exibindo sua alegre habilidade. (O problema é que muitos, a maioria, não tinham jeito e eram feios de noite, assustadores. Seria melhor prender essa gente - havia quem dissesse.)

Houve protestos.

Aumentaram o preço da carne, liberaram os preços dos cereais e abriram crédito a juros baixos para o agricultor. O dinheiro que sobrasse, bem, digamos, ora o dinheiro que sobrasse!

Houve protestos.

Diminuíram os salários (infelizmente aumentou o número de assaltos) porque precisamos combater a inflação e, como se sabe, quando os salários estão acima do índice de produtividade eles se tornam altamente inflacionários, de modo que.

Houve protestos.

Proibiram os protestos.

E no lugar dos protestos nasceu o ódio. Então surgiu a Casa de Vidro, para acabar com aquele ódio.

ÂNGELO, I. A casa de vidro. São Paulo: Círculo do Livro, 1985.

 

Publicado em 1979, o texto compartilha com outras obras da literatura brasileira escritas no período as marcas do contexto em que foi produzido, como a

  • a) referência à censura e à opressão para alegorizar a falta de liberdade de expressão característica da época.
  • b) valorização de situações do cotidiano para atenuar os sentimentos de revolta em relação ao governo instituído.
  • c) utilização de metáforas e ironias para expressar um olhar crítico em relação à situação social e política do país.
  • d) tendência realista para documentar com verossimilhança o drama da população brasileira durante o Regime Militar.
  • e) sobreposição das manifestações populares pelo discurso oficial para destacar o autoritarismo do momento histórico.
#84287
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(1,0) 13 - 

Simulado ENEM 6158  PORTUGUêS  QUESTAO 13

Nesse texto, busca-se convencer o leitor a mudar seu comportamento por meio da associação de verbos no modo imperativo à

  • a) indicação de diversos canais de atendimento.
  • b) divulgação do Centro de Defesa da Mulher.
  • c) informação sobre a duração da campanha.
  • d) apresentação dos diversos apoiadores.
  • e) utilização da imagem das três mulheres.
#84288
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(1,0) 14 - 

ABL lança novo concurso cultural:

“Conte o conto sem aumentar um ponto”

 

Em razão da grande repercussão do concurso de Microcontos do Twitter da ABL, o Abletras, a Academia Brasileira de Letras lançou no dia do seu aniversário de 113 anos um novo concurso cultural intitulado “Conte o conto sem aumentar um ponto”, baseado na obra A cartomante, de Machado de Assis.

“Conte o conto sem aumentar um ponto” tem como objetivo dar um final distinto do original ao conto A cartomante, de Machado de Assis, utilizando-se o mesmo número de caracteres - ou inferior - que Machado concluiu seu trabalho, ou seja, 1778 caracteres.

Vale ressaltar que, para participar do concurso, o concorrente deverá ser seguidor do Twitter da ABL, o Abletras.

Disponível em: www.academia.org.br. Acesso em: 18 out. 2015 (adaptado).

 

O Twitter é reconhecido por promover o compartilhamento de textos. Nessa notícia, essa rede social foi utilizada como veículo/suporte para um concurso literário por causa do(a)

  • a) limite predeterminado de extensão do texto.
  • b) interesse pela participação de jovens.
  • c) atualidade do enredo proposto.
  • d) fidelidade a fatos cotidianos.
  • e) dinâmica da sequência narrativa.
#84289
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(1,0) 15 - 

Simulado ENEM 6158  PORTUGUêS  QUESTAO 15

Essa imagem ilustra a reação dos celíacos (pessoas sensíveis ao glúten) ao ler rótulos de alimentos sem glúten. Essas reações indicam que, em geral, os rótulos desses produtos

  • a) trazem informações explícitas sobre a presença do glúten.
  • b) oferecem várias opções de sabor para esses consumidores.
  • c) classificam o produto como adequado para o consumidor celíaco.
  • d) influenciam o consumo de alimentos especiais para esses consumidores.
  • e) variam na forma de apresentação de informações relevantes para esse público.