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Simulado ENEM | PORTUGUÊS | ENEM

Simulado ENEM | PORTUGUÊS

SIMULADO ENEM | PORTUGUÊS

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para ENEM, prova do ENEM e/ou questões do ENEM.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos que almejam sua aprovação no ENEM. Que desejam tirar excelentes notas na prova do ENEM deste ano.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões do ENEM e da banca INEP. Estas questões são especificamente para o Aluno ENEM , contendo PORTUGUÊS que foram extraídas de provas anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais destas provas do ENEM.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado ENEM | PORTUGUÊS contém um total de 20 questões com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimentos.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking do ENEM e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para o ENEM é aqui!


#84054
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INEP
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Português
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ENEM
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(1,0) 1 - 

Brasil: o país dos 100 milhões de raios

 

Dos 3,15 bilhões de raios que golpeiam a Terra e seus habitantes durante um ano, 100 milhões deles vêm desabar em terras brasileiras. O número, divulgado no ano passado por uma equipe de cientistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos, São Paulo, não é superado por nenhum outro país. E ficou bem acima das estimativas que davam conta de 30 milhões ao ano. Agora, sabemos com segurança: em quantidade de relâmpagos, ninguém segura este país.

FON, A.C.; ZANCHETTA, M.l. Disponível em: http://super.abril.com.br. Acesso em:27jan. 2015

 

Diversos expedientes argumentativos são empregados nos textos para sustentar as ideias apresentadas. Nesse texto, a citação de um instituto especializado é uma estratégia para

  • a) atestar a necessidade de ações de prevenção de danos causados por raios.
  • b) apresentar as estimativas de incidência de raios em terras brasileiras.
  • c) promover discussão sobre as consequências das descargas de raios.
  • d) conferir credibilidade aos resultados de uma investigação sobre raios.
  • e) comparar o número de raios incidentes no Brasil e no mundo.
#84055
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Português
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(1,0) 2 - 

É viajando pelo mundo que os dois profissionais do Living Tongues Institute for Endangered Languages reúnem subsídios para formar os chamados “dicionários falantes” de idiomas em fase de extinção, com poucos falantes no planeta. “A maioria das línguas do mundo é oral, o que significa que não estão escritas ou seus falantes não costumam escrevê-las. E, apesar de os projetos tradicionais dos linguistas serem os de escrever gramáticas e dicionários, gostamos de pensar em línguas vivas, e saber que as pessoas as estão falando. Então, se você vai a um dicionário, deve ser capaz de ouvi-lo. Foi com isso em mente que criamos os dicionários para oito de algumas das línguas mais ameaçadas do mundo”, disse o linguista K. David Harrison. Para os ativistas de cada comunidade com idioma ameaçado, esse dicionário é uma ferramenta que pode ser usada para disseminar o conhecimento da língua entre os mais jovens. Para todas as outras pessoas interessadas, é a oportunidade de encontrar sons e formas de discursos humanos desconhecidos para grande parte da população do globo. É a diversidade linguística escondida e que agora pode ser revelada.

Disponível em: http://revistalingua.uol.com.br. Acesso em: 28jul. 2012 (adaptado).

 

Considerando o projeto dos “dicionários falantes”, compreende-se que o trabalho dos linguistas apresentado no texto objetiva

  • a) destacar a importância desse tipo de iniciativa para a reconstituição de línguas extintas.
  • b) ratificar a tradição oral como instrumento de preservação das línguas no mundo.
  • c) demonstrar a existência de registros linguísticos sob risco de desaparecer.
  • d) preservar a memória cultural de um povo por meio de registros escritos.
  • e) estimular projetos voltados para a escrita de gramáticas e dicionários.
#84056
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(1,0) 3 - 

Simulado ENEM 6155  PORTUGUêS  QUESTAO 03

Essa história em quadrinhos aborda a padronização da imagem corporal na contemporaneidade. O fator que pode ser identificado como influenciador do comportamento obsessivo retratado nos quadrinhos é o

  • a) entendimento da aparência corporal relacionada à saúde.
  • b) controle feminino sobre o ideal social de estética corporal.
  • c) desejo pelo modelo de corpo ideal construído socialmente.
  • d) questionamento crítico dos valores ligados ao sucesso social.
  • e) posicionamento reflexivo da mulher frente às imposições estéticas.
#84057
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(1,0) 4 - 

TEXTO I

 

280 novos veículos por dia no estado

Frota, que chega a quase 1,4 milhão, deve

dobrarem 13 anos

A cada dia, uma média de 280 novos veículos chega às ruas do Espírito Santo, segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES). No final do mês passado, a frota já era de 1 395 342 unidades, 105 mil a mais do que no mesmo mês de 2011. Os números incluem automóveis, motocicletas, caminhões e ônibus, entre outros tipos. De dezembro para cá, o crescimento foi de mais de 33 mil veículos. E, se esse ritmo continuar, a frota do Espírito Santo vai dobrar até 2025. O diretor-geral do Detran-ES relaciona o crescimento desses números à facilidade encontrada para se comprar um veículo. “Há toda uma questão econômica, da facilidade de crédito. Como oferecemos um transporte coletivo que ainda precisa ser melhorado, inevitavelmente o cidadão que pode adquire seu próprio veículo”.

Disponível em: http://gazetaonline.globo.com. Acesso em: 10 ago. 2012 (adaptado).

 

TEXTO II

Simulado ENEM 6155  PORTUGUêS  QUESTAO 04

Os textos I e II tratam do mesmo tema, embora sejam de gêneros diferentes. Estabelecendo-se as relações entre os dois textos, entende-se que o Texto II tem a função de 

  • a) reprovar as medidas do governo de incentivo à aquisição do carro próprio.
  • b) apontar uma possível alternativa para resolver a questão do excesso de veículos.
  • c) mostrar a dificuldade de solução imediata para resolver o problema do crescimento da frota.
  • d) criticar, por meio da sátira, as consequências do aumento da frota de veículos.
  • e) responsabilizar a má qualidade do serviço de transporte pelo crescimento do número de veículos.
#84058
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(1,0) 5 - 

Se o dançarino já preparou toda a sensação antes, ele não está no vazio... já está acabado. Nesse momento (vazio) é o seu corpo que está dizendo algo, não é você. Quando o ator está nesse momento de desistir, é nesse momento que ele deve continuar; é nesse momento que chega algo para quem está assistindo. Não importa tanto a coreografia e todo esse trabalho. O mais importante é isso, o vazio, e como você continua com isso...

COLLA, A. C. Caminhante, não há caminhos, só rastros. São Paulo: Perspectiva, 2013.

 

O texto considera que um corpo vazio (de som, sentimento e pensamento) pode fazer qualquer coisa. Nessa concepção, a atuação do dançarino alcança o ápice de

  • a) inércia em cena.
  • b) transcendência de si.
  • c) significação do preparo.
  • d) ausência de comunicação.
  • e) consciência do movimento.
#84059
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(1,0) 6 - 

O adolescente

 

A vida é tão bela que chega a dar medo.

Não o medo que paralisa e gela,

estátua súbita,

mas

esse medo fascinante e fremente de curiosidade

[que faz

o jovem felino seguir para frente farejando o vento

ao sair, a primeira vez, da gruta.

Medo que ofusca: luz!

Cumplicentemente,

as folhas contam-te um segredo

velho como o mundo:

Adolescente, olha! A vida é nova...

A vida é nova e anda nua

— vestida apenas com o teu desejo!

QUINTANA, M. Nariz de vidro. São Paulo: Moderna, 1998.

 

Ao abordar uma etapa do desenvolvimento humano, o poema mobiliza diferentes estratégias de composição. O principal recurso expressivo empregado para a construção de uma imagem da adolescência é a

  • a) hipérbole do medo.
  • b) metáfora da estátua.
  • c) personificação da vida.
  • d) antítese entre juventude e velhice.
  • e) comparação entre desejo e nudez.
#84060
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(1,0) 7 - 

As lutas podem ser classificadas de diferentes formas, de acordo com a relação espacial entre os oponentes. As lutas de contato direto são caracterizadas pela manutenção do contato direto entre os adversários, os quais procuram empurrar, desequilibrar, projetar ou imobilizar o oponente. Já as lutas que mantêm o adversário a distância são caracterizadas pela manutenção de uma distância segura em relação ao adversário, para não ser atingido pelo oponente, procurando o contato apenas no momento da aplicação de uma técnica (golpe).

Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes curriculares de educação física para os anos finais do ensino fundamental e para o ensino médio. Curitiba: SEED, 2008 (adaptado).

 

Com base na classificação presente no texto, são exemplos de luta de contato direto e de luta que mantém o adversário a distância, respectivamente,

  • a) judô e karatê.
  • b) jiu-jítsu e sumô.
  • c) boxe e kung fu.
  • d) esgrima e luta olímpica.
  • e) Muay Thai e tae kwon do.
#84061
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(1,0) 8 - 

Árvore é cortada para dar lugar à propaganda

sobre preservação ambiental

 

“Uma criança abraça uma árvore com o sorriso no rosto. No fundo verde, uma mensagem exalta a importância da preservação da natureza e lembra o Dia da Árvore”. O que seria um roteiro padrão para uma peça publicitária virou motivo de revolta e indignação em uma cidade do interior de São Paulo. Isso porque uma empresa de outdoor derrubou uma árvore centenária em um terreno para a instalação de suas placas.

A empresa teria informado que tinha autorização da prefeitura e da polícia ambiental para cortar a árvore. Sobre a propaganda, a empresa disse que foi “uma infeliz coincidência”, já que não sabia o que iria ser anunciado.

Em nota, a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), ligada à Secretaria do Meio Ambiente do governo paulista, informou que não há nenhuma autorização em nome da empresa para o corte da árvore.

A multa, segundo a polícia ambiental, varia entre R$100 e R$ 1 000 por árvore ou planta cortada.

Disponível em: http://oglobo.globo.com. Acesso em: 21 set. 2015 (adaptado).

 

O texto apresenta uma crítica ao uso social de um outdoor. Essa crítica está associada ao fato de

  • a) uma multa de R$ 100 a R$ 1 000 ser aplicada por corte de árvore ou de planta.
  • b) a Secretaria do Meio Ambiente ter negado a autorização do corte da árvore.
  • c) a empresa informar que foi uma “infeliz coincidência” o corte da árvore.
  • d) uma campanha ambiental ter substituído uma árvore centenária.
  • e) a empresa utilizar a imagem de uma criança na campanha.
#84062
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(1,0) 9 - 

O mistério do brega

 

Famoso no seu tempo, o marechal Schõnberg (1615-90) ditava a moda em Lisboa, onde seu nome foi aportuguesado para Chumbergas. Consta que ele foi responsável pela popularização dos vastos bigodes tufados na Metrópole. Entre os adeptos estaria o governador da província de Pernambuco, o português Jerônimo de Mendonça Furtado, que, por isso, aqui ganhou o apelido de Chumbregas - variante do aportuguesado Chumbergas. Talvez por ser um homem não muito benquisto na Colônia, o apelido deu origem ao adjetivo xumbrega: “coisa ruim”, “ordinária”. E talvez por ser um homem também da folia, surgiu o verbo xumbregar, que inicialmente teve o sentido de “embriagar-se” e depois veio a adquirir o de “bolinar”, “garanhar”. Dedução lógica: de coisa ruim a bebedeira e atos libidinosos, as palavras xumbrega ou xumbregar chegaram aos anos 60 do século XX na forma reduzida brega, designando locais onde se bebe, se bolina e se ouvem cantores cafonas. E o que inicialmente era substantivo, “música de brega”, acabou virando adjetivo, “música brega” - numa já distante referência a um certo marechal alemão chamado Schõnberg.

ARAÚJO, P. C. Revista USP, n. 87, nov. 2010 (adaptado).

 

O texto trata das mudanças linguísticas que resultaram na palavra “brega”. Ao apresentar as situações cotidianas que favoreceram as reinterpretações do seu sentido original, o autor mostra a importância da

  • a) interação oral como um dos agentes responsáveis pela transformação do léxico do português.
  • b) compreensão limitada de sons e de palavras para a criação de novas palavras em português.
  • c) eleição de palavras frequentes e representativas na formação do léxico da língua portuguesa.
  • d) interferência da documentação histórica na constituição do léxico.
  • e) realização de ações de portugueses e de brasileiros a fim de padronizar as variedades linguísticas lusitanas.
#84063
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(1,0) 10 - 

Revolução digital cria a era do leitor-sujeito

 

Foi-se uma vez um leitor. Com a revolução digital, quem lê passa a ter voz no processo de leitura. “Até outro dia, as críticas literárias eram exclusividade de um grupo fechado, assim como em tantas outras áreas. Agora, temos grupos que conversam, trocam, se manifestam em tempo real, recomendam ou desaprovam, trocam ideias com os autores, participam ativamente da construção de obras literárias coletivas. Isso é um jeito novo de pensar a escrita, de construir memória e o próprio conhecimento”, analisa uma professora de comunicação da PUC-MG.

A secretária Fabiana Araújo, 32, é uma “leitora-sujeito”, como Daniela chama esses novos atores do universo da leitura. Leitora assídua desde o final da adolescência, quando foi seduzida pela série Harry Potter, só neste ano já leu mais de 30 títulos. Suas leituras não costumam terminar quando fecha um livro. Fabiana escreve resenhas de títulos como Estilhaça-me, romance fantástico na linha de Crepúsculo, publicadas em um blog com o qual foi convidada a colaborar. “Escrever sobre um livro é uma forma de relê-lo. E conversar, pessoal ou virtualmente, com outros leitores também”, defende.

FANTINI, D. Jornal Pampulha, n. 1138, maio 2012 (adaptado).

 

As sequências textuais “Até outro dia” e “agora” auxiliam a progressão temática do texto, pois delimitam

  • a) o perfil social dos envolvidos na revolução digital.
  • b) o limite etário dos promotores da revolução digital.
  • c) os períodos pré e pós revolução digital.
  • d) a urgência e a rapidez da revolução digital.
  • e) o alcance territorial da leitura digital.
#84064
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(1,0) 11 - 

Pedra sobre pedra

 

Algumas fazendas gaúchas ainda preservam as taipas, muros de pedra para cercar o gado. Um tipo de cerca primitiva. Não há nada que prenda uma pedra na outra, cuidadosamente empilhadas com altura de até um metro. Engenharia simples que já dura 300 anos. A mesma técnica usada no mangueirão, uma espécie de curral onde os animais ficavam confinados à noite. As taipas são atribuídas aos jesuítas. O objetivo era domar o gado xucro solto nos campos pelos colonizadores espanhóis.

FERRI, M. Revista Terra da Gente, n. 96, abr. 2012.

 

Um texto pode combinar diferentes funções de linguagem. Exemplo disso é Pedra sobre pedra, que se vale da função referencial e da metalinguística. A metalinguagem é estabelecida

  • a) por tempos verbais articulados no presente e no pretérito.
  • b) pelas frases simples e referência ao ditado “não ficará pedra sobre pedra”.
  • c) pela linguagem impessoal e objetiva, marcada pela terceira pessoa.
  • d) pela definição de termos como “taipa” e “mangueirão”.
  • e) por adjetivos como “primitivas” e “simples”, indicando o ponto de vista do autor.
#84065
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(1,0) 12 - 

Como se vai de São Paulo a Curitiba (1928)

 

Os tempos mudaram.

O mundo contemporâneo pulsa em ritmos acelerados. Novos fatores revelam conveniência de outros métodos.

Surgem, no decurso dos nossos dias, motivos que nos convencem de que cada município deve levar a sério o problema da circulação rodoviária.

Para facilitar a ação administrativa.

Para uma revisão das suas possibilidades econômicas.

Ritmo de ruralização.

Costurar o país com estradas alegres, desligadas de horários. Livres e cheias de sol como um verso moderno!

BOPP, R. Poesia completa de Raul Bopp. Rio de Janeiro: José Olympio; São Paulo: Edusp, 1998 (fragmento).

 

Nos anos de 1920, a necessidade de modernizar o Brasil refletiu-se na proposta de renovação estética defendida por artistas modernistas como Raul Bopp. No poema, o posicionamento favorável às transformações da sociedade brasileira aparece diretamente relacionado à experimentação na poesia. A relação direta entre modernização e procedimento estético no poema deve-se à correspondência entre

  • a) a discussão de tema técnico e a fragmentação da linguagem.
  • b) a afirmação da mudança dos tempos e a inovação vocabular.
  • c) a oposição à realidade rural do país e a simplificação da sintaxe.
  • d) a adesão ao ritmo de vida urbano e a subjetividade da linguagem.
  • e) a exortação à ampla difusão das estradas e a liberdade dos versos.
#84066
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(1,0) 13 - 

Simulado ENEM 6155  PORTUGUêS  QUESTAO 13

A pintura Napoleão cruzando os Alpes, do artista francês Jacques Louis-David, produzida em 1801, contempla as características de um estilo que

  • a) utiliza técnicas e suportes artísticos inovadores.
  • b) reflete a percepção da população sobre a realidade.
  • c) caricaturiza episódios marcantes da história europeia.
  • d) idealiza eventos históricos pela ótica de grupos dominantes.
  • e) compõe obras com base na visão crítica de artistas consagrados.
#84067
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(1,0) 14 - 

Ainda os equívocos no combate aos estrangeirismos

 

Por que não se reconhece a existência de norma nas variedades populares? Para desqualificá-las? Por que só uma norma é reconhecida como norma e, não por acaso, a da elite?

Por tantos equívocos, só nos resta lamentar que algumas pessoas, imbuídas da crença de que estão defendendo a língua, a identidade e a pátria, na verdade estejam reforçando velhos preconceitos e imposições. O português do Brasil há muito distanciou-se do português de Portugal e das prescrições dos gramáticos, cujo serviço às classes dominantes é definir a língua do poder em face de ameaças - internas e externas.

ZILLES, A. M. S. In: FARACO, C. A. (Org.). Estrangeirismos: guerras em torno da língua. São Paulo: Parábola, 2004 (adaptado).

 

O texto aborda a linguagem como um campo de disputas e poder. As interrogações da autora são estratégias que conduzem ao convencimento do leitor de que

  • a) o português do Brasil é muito diferente do português de Portugal.
  • b) as prescrições dos gramáticos estão a serviço das classes dominantes.
  • c) a norma linguística da elite brasileira é a única reconhecida como tal.
  • d) o português do Brasil há muito distanciou-se das prescrições dos gramáticos.
  • e) a desvalorização das variedades linguísticas populares tem motivação social.
#84068
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(1,0) 15 - 

O Google Art é uma ferramenta on-line que permite a visitação virtual dos mais importantes museus do mundo e a visualização de suas obras de arte. Por meio da tecnologia Street View e de um veículo exclusivamente desenvolvido para o projeto, fotografou-se em 360 graus o interior de lugares como o MoMA, de Nova York, o Museu Van Gogh, em Amsterdã, e a National Gallery, de Londres. O resultado é que se pode andar pelas galerias assim como se passeia pelas ruas com o Street View. Além disso, cada museu escolheu uma única obra de arte de seu acervo para ser fotografada com câmeras de altíssima resolução, ou gigapixel. As imagens contêm cerca de sete bilhões de pixels, o que significa que é mais de mil vezes mais detalhada do que uma foto de câmera digital comum. Além disso, todas as obras vêm acompanhadas de metadados de proveniência, tais como títulos originais, artistas, datas de criação, dimensões e a quais coleções já pertenceram. Os usuários também podem criar suas próprias coleções e compartilhá-las pela web.

Disponível em: http://oglobo.globo.com. Acesso em: 3 out. 2013 (adaptado).

As tecnologias da computação possibilitam um novo olhar sobre as obras de arte. A prática permite que usuários

  • a) guiem virtualmente um veículo especial através dos melhores museus do mundo.
  • b) reproduzam as novas obras de arte expostas em museus espalhados pelo mundo.
  • c) criem novas obras de arte em 360 graus, consultem seus metadados e os compartilhem na internet.
  • d) visitem o interior e as obras de arte de todos os museus do mundo em 3D e em altíssima resolução.
  • e) visualizem algumas obras de arte em altíssima resolução e, simultaneamente, obtenham informações sobre suas origens e composição.