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Simulado ENEM | PORTUGUÊS | ENEM

Simulado ENEM | PORTUGUÊS

SIMULADO ENEM | PORTUGUÊS

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para ENEM, prova do ENEM e/ou questões do ENEM.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos que almejam sua aprovação no ENEM. Que desejam tirar excelentes notas na prova do ENEM deste ano.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões do ENEM e da banca INEP. Estas questões são especificamente para o Aluno ENEM , contendo PORTUGUÊS que foram extraídas de provas anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais destas provas do ENEM.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado ENEM | PORTUGUÊS contém um total de 20 questões com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimentos.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking do ENEM e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para o ENEM é aqui!


#84014
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(1,0) 1 - 

Simulado ENEM 6153  PORTUGUêS  QUESTAO 01

A internet proporcionou o surgimento de novos paradigmas sociais e impulsionou a modificação de outros já estabelecidos nas esferas da comunicação e da informação. A principal consequência criticada na tirinha sobre esse processo é a

  • a) criação de memes.
  • b) ampliação da blogosfera.
  • c) supremacia das ideias cibernéticas.
  • d) comercialização de pontos de vista.
  • e) banalização do comércio eletrônico.
#84015
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(1,0) 2 - 

Aconteceu mais de uma vez: ele me abandonou. Como todos os outros. O quinto. A gente já estava junto há mais de um ano. Parecia que dessa vez seria para sempre. Mas não: ele desapareceu de repente, sem deixar rastro. Quando me dei conta, fiquei horas ligando sem parar - mas só chamava, chamava, e ninguém atendia. E então fiz o que precisava serfeito: bloqueei a linha.

A verdade é que nenhum telefone celular me suporta. Já tentei de todas as marcas e operadoras, apenas para descobrir que eles são todos iguais: na primeira oportunidade, dão no pé. Esse último aproveitou que eu estava distraído e não desceu do táxi junto comigo. Ou será que ele já tinha pulado do meu bolso no momento em que eu embarcava no táxi? Tomara que sim. Depois de fazer o que me fez, quero mais é que ele tenha ido parar na sarjeta. [...] Se ainda fossem embora do jeito que chegaram, tudo bem. [...] Mas já sei o que vou fazer. No caminho da loja de celulares, vou passar numa papelaria. Pensando bem, nenhuma das minhas agendinhas de papel jamais me abandonou.

FREIRE, R. Começar de novo. O Estado de S. Paulo, 24 nov. 2006

 

Nesse fragmento, a fim de atrair a atenção do leitor e de estabelecer um fio condutor de sentido, o autor utiliza-se de

  • a) primeira pessoa do singular para imprimir subjetividade ao relato de mais uma desilusão amorosa.
  • b) ironia para tratar da relação com os celulares na era de produtos altamente descartáveis.
  • c) frases feitas na apresentação de situações amorosas estereotipadas para construir a ambientação do texto.
  • d) quebra de expectativa como estratégia argumentativa para ocultar informações.
  • e) verbos no tempo pretérito para enfatizar uma aproximação com os fatos abordados ao longo do texto.
#84016
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(1,0) 3 - 

Somente uns tufos secos de capim empedrados crescem na silenciosa baixada que se perde de vista. Somente uma árvore, grande e esgalhada mas com pouquíssimas folhas, abre-se em farrapos de sombra. Único ser nas cercanias, a mulher é magra, ossuda, seu rosto está lanhado de vento. Não se vê o cabelo, coberto por um pano desidratado. Mas seus olhos, a boca, a pele - tudo é de uma aridez sufocante. Ela está de pé. A seu lado está uma pedra. O sol explode.

Ela estava de pé no fim do mundo. Como se andasse para aquela baixada largando para trás suas noções de si mesma. Não tem retratos na memória. Desapossada e despojada, não se abate em autoacusações e remorsos. Vive.

Sua sombra somente é que lhe faz companhia. Sua sombra, que se derrama em traços grossos na areia, é que adoça como um gesto a claridade esquelética. A mulher esvaziada emudece, se dessangra, se cristaliza, se mineraliza. Já é quase de pedra como a pedra a seu lado. Mas os traços de sua sombra caminham e, tornando-se mais longos e finos, esticam-se para os farrapos de sombra da ossatura da árvore, com os quais se enlaçam.

FRÓES, L. Vertigens: obra reunida. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

 

Na apresentação da paisagem e da personagem, o narrador estabelece uma correlação de sentidos em que esses elementos se entrelaçam. Nesse processo, a condição humana configura-se

  • a) amalgamada pelo processo comum de desertificação e de solidão.
  • b) fortalecida pela adversidade extensiva à terra e aos seres vivos.
  • c) redimensionada pela intensidade da luz e da exuberância local.
  • d) imersa num drama existencial de identidade e de origem.
  • e) imobilizada pela escassez e pela opressão do ambiente.
#84017
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(1,0) 4 - 

Dia 20/10

 

É preciso não beber mais. Não é preciso sentir vontade de beber e não beber: é preciso não sentir vontade de beber. É preciso não dar de comer aos urubus. É preciso fechar para balanço e reabrir. É preciso não dar de comer aos urubus. Nem esperanças aos urubus. É preciso sacudir a poeira. É preciso poder beber sem se oferecer em holocausto. É preciso. É preciso não morrer por enquanto. É preciso sobreviver para verificar. Não pensar mais na solidão de Rogério, e deixá-lo. É preciso não dar de comer aos urubus. É preciso enquanto é tempo não morrer na via pública.

TORQUATO NETO. In: MENDONÇA, J. (Org.) Poesia (im)popular brasileira. São Bernardo do Campo: Lamparina Luminosa, 2012.

 

O processo de construção do texto formata uma mensagem por ele dimensionada, uma vez que

  • a) configura o estreitamento da linguagem poética.
  • b) reflete as lacunas da lucidez em desconstrução
  • c) projeta a persistência das emoções reprimidas.
  • d) repercute a consciência da agonia antecipada.
  • e) revela a fragmentação das relações humanas.
#84018
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(1,0) 5 - 

No tradicional concurso de miss, as candidatas apresentaram dados de feminicídio, abuso sexual e estupro no país.

No lugar das medidas de altura, peso, busto, cintura e quadril, dados da violência contra as mulheres no Peru. Foi assim que as 23 candidatas ao Miss Peru 2017 protestaram contra os altos índices de feminicídio e abuso sexual no país no tradicional desfile em trajes de banho.

O tom político, porém, marcou a atração desde o começo: logo no início, quando as peruanas se apresentaram, uma a uma, denunciaram os abusos morais e físicos, a exploração sexual, o assédio, entre outros crimes contra as mulheres.

Disponível em: www.cartacapital.com.br. Acesso em: 29 nov. 2017.

 

Quanto à materialização da linguagem, a apresentação de dados relativos à violência contra a mulher

  • a) configura uma discussão sobre os altos índices de abuso físico contra as peruanas.
  • b) propõe um novo formato no enredo dos concursos de beleza feminina.
  • c) condena o rigor estético exigido pelos concursos tradicionais.
  • d) recupera informações sensacionalistas a respeito desse tema.
  • e) subverte a função social da fala das candidatas a miss.
#84019
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(1,0) 6 - 

Deficientes visuais já podem ir a algumas salas de cinema e teatros para curtir, em maior intensidade, as atrações em cartaz. Quem ajuda na tarefa é o aplicativo Whatscine, recém-chegado ao Brasil e disponível para os sistemas operacionais iOS (Apple) ou Android (Google). Ao ser conectado à rede wi-fi de cinemas e teatros, o app sincroniza um áudio que descreve o que ocorre na tela ou no palco com o espetáculo em andamento: o usuário, então, pode ouvir a narração em seu celular.

O programa foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade Carlos III, em Madri. “Na Espanha, 200 salas de cinema já oferecem o recurso e filmes de grandes estúdios já são exibidos com o recurso do Whatscine!”, diz o brasileiro Luis Mauch, que trouxe a tecnologia para o país. “No Brasil, já fechamos parceria com a São Paulo Companhia de Dança para adaptar os espetáculos deles! Isso já é um avanço. Concorda?”

Disponível em: http://veja.abril.com.br. Acesso em: 25jun. 2014 (adaptado).

 

Por ser múltipla e apresentar peculiaridades de acordo com a intenção do emissor, a linguagem apresenta funções diferentes. Nesse fragmento, predomina a função referencial da linguagem, porque há a presença de elementos que

  • a) buscam convencer o leitor, incitando o uso do aplicativo.
  • b) definem o aplicativo, revelando o ponto de vista da autora.
  • c) evidenciam a subjetividade, explorando a entonação emotiva.
  • d) expõem dados sobre o aplicativo, usando linguagem denotativa.
  • e) objetivam manter um diálogo com o leitor, recorrendo a uma indagação.
#84020
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(1,0) 7 - 

Simulado ENEM 6153  PORTUGUêS  QUESTAO 07

TEXTO II

 

A body art põe o corpo tão em evidência e o submete a experimentações tão variadas, que sua influência estende-se aos dias de hoje. Se na arte atual as possibilidades de investigação do corpo parecem ilimitadas - pode-se escolher entre representar, apresentar, ou ainda apenas evocar o corpo - isso ocorre graças ao legado dos artistas pioneiros.

SILVA, P. R. Corpo na arte, body art, body modification: fronteiras. II Encontro de História da Arte: IFCH-Unicamp, 2006 (adaptado).

 

Nos textos, a concepção de body art está relacionada à intenção de

  • a) estabelecer limites entre o corpo e a composição.
  • b) fazer do corpo um suporte privilegiado de expressão.
  • c) discutir políticas e ideologias sobre o corpo como arte.
  • d) compreender a autonomia do corpo no contexto da obra.
  • e) destacar o corpo do artista em contato com o expectador.
#84021
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(1,0) 8 - 

Quebranto

 

às vezes sou o policial que me suspeito

me peço documentos

e mesmo de posse deles

me prendo e me dou porrada

às vezes sou o porteiro

não me deixando entrar em mim mesmo

a não ser

pela porta de serviço

[..]

às vezes faço questão de não me ver

e entupido com a visão deles

sinto-me a miséria concebida como um eterno

começo

fecho-me o cerco

sendo o gesto que me nego

a pinga que me bebo e me embebedo

o dedo que me aponto

e denuncio

o ponto em que me entrego.

às vezes!...

CUTI. Negroesia. Belo Horizonte: Mazza, 2007 (fragmento).

 

Na literatura de temática negra produzida no Brasil, é recorrente a presença de elementos que traduzem experiências históricas de preconceito e violência. No poema, essa vivência revela que o eu lírico

  • a) incorpora seletivamente o discurso do seu opressor.
  • b) submete-se à discriminação como meio de fortalecimento.
  • c) engaja-se na denúncia do passado de opressão e injustiças.
  • d) sofre uma perda de identidade e de noção de pertencimento.
  • e) acredita esporadicamente na utopia de uma sociedade igualitária.
#84022
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(1,0) 9 - 

Na sociologia e na literatura, o brasileiro foi por vezes tratado como cordial e hospitaleiro, mas não é isso o que acontece nas redes sociais: a democracia racial apregoada por Gilberto Freyre passa ao largo do que acontece diariamente nas comunidades virtuais do país. Levantamento inédito realizado pelo projeto Comunica que Muda [...] mostra em números a intolerância do internauta tupiniquim. Entre abril e junho, um algoritmo vasculhou plataformas [...] atrás de mensagens e textos sobre temas sensíveis, como racismo, posicionamento político e homofobia. Foram identificadas 393 284 menções, sendo 84% delas com abordagem negativa, de exposição do preconceito e da discriminação.

Disponível em: https://oglobo.globo.com. Acesso em: 6 dez. 2017 (adaptado).

 

Ao abordar a postura do internauta brasileiro mapeada por meio de uma pesquisa em plataformas virtuais, o texto

  • a) minimiza o alcance da comunicação digital.
  • b) refuta ideias preconcebidas sobre o brasileiro.
  • c) relativiza responsabilidades sobre a noção de respeito.
  • d) exemplifica conceitos contidos na literatura e na sociologia.
  • e) expõe a ineficácia dos estudos para alterar tal comportamento.
#84023
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(1,0) 10 - 

— Famigerado? [...]

— Famigerado é “inóxio”, é “célebre”, “notório”, “notável”...

— Vosmecê mal não veja em minha grossaria no não entender. Mais me diga: é desaforado? É caçoável? É de arrenegar? Farsância? Nome de ofensa?

— Vilta nenhuma, nenhum doesto. São expressões neutras, de outros usos...

— Pois... e o que é que é, em fala de pobre, linguagem de em dia de semana?

— Famigerado? Bem. É: “importante”, que merece louvor, respeito...

ROSA, G. Famigerado. In: Primeiras estórias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

 

Nesse texto, a associação de vocábulos da língua portuguesa a determinados dias da semana remete ao

  • a) local de origem dos interlocutores.
  • b) estado emocional dos interlocutores.
  • c) grau de coloquialidade da comunicação.
  • d) nível de intimidade entre os interlocutores.
  • e) conhecimento compartilhado na comunicação.
#84024
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(1,0) 11 - 

Simulado ENEM 6153  PORTUGUêS  QUESTAO 11

A utilização de determinadas variedades linguísticas em campanhas educativas tem a função de atingir o público-alvo de forma mais direta e eficaz. No caso desse texto, identifica-se essa estratégia pelo(a)

  • a) discurso formal da língua portuguesa.
  • b) registro padrão próprio da língua escrita.
  • c) seleção lexical restrita à esfera da medicina.
  • d) fidelidade ao jargão da linguagem publicitária.
  • e) uso de marcas linguísticas típicas da oralidade.
#84025
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(1,0) 12 - 

“A Declaração Universal dos Direitos Humanos está completando 70 anos em tempos de desafios crescentes, quando o ódio, a discriminação e a violência permanecem vivos”, disse a diretora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Audrey Azoulay.

“Ao final da Segunda Guerra Mundial, a humanidade inteira resolveu promover a dignidade humana em todos os lugares e para sempre. Nesse espírito, as Nações Unidas adotaram a Declaração Universal dos Direitos Humanos como um padrão comum de conquistas para todos os povos e todas as nações”, disse Audrey.

“Centenas de milhões de mulheres e homens são destituídos e privados de condições básicas de subsistência e de oportunidades. Movimentos populacionais forçados geram violações aos direitos em uma escala sem precedentes. A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável promete não deixar ninguém para trás - e os direitos humanos devem ser o alicerce para todo o progresso.”

Segundo ela, esse processo precisa começar o quanto antes nas carteiras das escolas. Diante disso, a Unesco lidera a educação em direitos humanos para assegurar que todas as meninas e meninos saibam seus direitos e os direitos dos outros.

Disponível em: https://nacoesunidas.org. Acesso em: 3 abr. 2018 (adaptado).

 

Defendendo a ideia de que “os direitos humanos devem ser o alicerce para todo o progresso”, a diretora-geral da Unesco aponta, como estratégia para atingir esse fim, a

  • a) inclusão de todos na Agenda 2030.
  • b) extinção da intolerância entre os indivíduos.
  • c) discussão desse tema desde a educação básica.
  • d) conquista de direitos para todos os povos e nações.
  • e) promoção da dignidade humana em todos os lugares.
#84026
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(1,0) 13 - 

Simulado ENEM 6153  PORTUGUêS  QUESTAO 13

Em 1956, o artista Flávio de Resende Carvalho desfilou pela Avenida Paulista com o traje New Look, uma proposta tropical para o guarda-roupa masculino. Suas obras mais conhecidas são relacionadas às performances. A imagem permite relacionar como características dessa manifestação artística o uso

  • a) da intimidade, da política e do corpo.
  • b) do público, da ironia e da dor.
  • c) do espaço urbano, da intimidade e do drama.
  • d) da moda, do drama e do humor.
  • e) do corpo, da provocação e da moda.
#84027
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(1,0) 14 - 

Dois parlamentos

 

Nestes cemitérios gerais

não há morte pessoal.

Nenhum morto se viu

com modelo seu, especial.

Vão todos com a morte padrão,

em série fabricada.

Morte que não se escolhe

e aqui é fornecida de graça.

Que acaba sempre por se impor

sobre a que já medrasse.

Vence a que, mais pessoal,

alguém já trouxesse na carne.

Mas afinal tem suas vantagens

esta morte em série.

Faz defuntos funcionais,

próprios a uma terra sem vermes.

MELO NETO, J. C. Serial e antes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997 (fragmento).

 

A lida do sertanejo com suas adversidades constitui um viés temático muito presente em João Cabral de Melo Neto. No fragmento em destaque, essa abordagem ressalta o(a)

  • a) inutilidade de divisão social e hierárquica após a morte.
  • b) aspecto desumano dos cemitérios da população carente.
  • c) nivelamento do anonimato imposto pela miséria na morte.
  • d) tom de ironia para com a fragilidade dos corpos e da terra.
  • e) indiferença do sertanejo com a ausência de seus próximos.
#84028
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(1,0) 15 - 

Acho que educar é como catar piolho na cabeça de criança.

É preciso ter confiança, perseverança e um certo despojamento.

É preciso, também, conquistar a confiança de quem se quer educar, para fazê-lo deitar no colo e ouvir histórias.

MUNDURUKU, D. Disponível em: http://caravanamekukradja.blogspot.com.br. Acesso em: 5 dez. 2012.

 

Concorrem para a estruturação e para a progressão das ideias no texto os seguintes recursos:

  • a) Comparação e enumeração.
  • b) Hiperonímia e antonímia.
  • c) Argumentação e citação.
  • d) Narração e retomada.
  • e) Pontuação e hipérbole.