Processando...

Simulado ENEM | PORTUGUÊS | ENEM

Simulado ENEM | PORTUGUÊS

SIMULADO ENEM | PORTUGUÊS

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para ENEM, prova do ENEM e/ou questões do ENEM.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos que almejam sua aprovação no ENEM. Que desejam tirar excelentes notas na prova do ENEM deste ano.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões do ENEM e da banca INEP. Estas questões são especificamente para o Aluno ENEM , contendo PORTUGUÊS que foram extraídas de provas anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais destas provas do ENEM.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado ENEM | PORTUGUÊS contém um total de 20 questões com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimentos.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking do ENEM e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para o ENEM é aqui!


#83932
Banca
INEP
Matéria
Português
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 1 - 

Simulado ENEM 6149  PORTUGUêS  QUESTAO 01

Essa propaganda defende a transformação social e a diminuição da violência por meio da palavra. Isso se evidencia pela

  • a) predominância de tons claros na composição da peça publicitária.
  • b) associação entre uma arma de fogo e um megafone.
  • c) associação entre uma arma de fogo e um megafone.
  • d) imagem de uma mão segurando um megafone.
  • e) representação gráfica da propagação do som.
#83933
Banca
INEP
Matéria
Português
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 2 - 

No Brasil, a origem do funk e do hip-hop remonta aos anos 1970, quando da proliferação dos chamados “bailes black nas periferias dos grandes centros urbanos. Embalados pela black music americana, milhares de jovens encontravam nos bailes de final de semana uma alternativa de lazer antes inexistente. Em cidades como o Rio de Janeiro ou São Paulo, formavam-se equipes de som que promoviam bailes onde foi se disseminando um estilo que buscava a valorização da cultura negra, tanto na música como nas roupas e nos penteados. No Rio de Janeiro ficou conhecido como “Black Rio". A indústria fonográfica descobriu o filão e, lançando discos de “equipe" com as músicas de sucesso nos bailes, difundia a moda pelo restante do país. 

DAYRELL, J. A música entra em cena: o rap e o funk na socialização da juventude. Belo Horizonte: UFMG, 2005. 

A presença da cultura hip-hop no Brasil caracteriza-se como uma forma de

  • a) lazer gerada pela diversidade de práticas artísticas nas periferias urbanas.
  • b) entretenimento inventada pela indústria fonográfica nacional.
  • c) subversão de sua proposta original já nos primeiros bailes.
  • d) afirmação de identidade dos jovens que a praticam.
  • e) reprodução da cultura musical norte-americana.
#83934
Banca
INEP
Matéria
Português
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 3 - 

Simulado ENEM 6149  PORTUGUêS  QUESTAO 03

Opportunity é o nome de um veículo explorador que aterrissou em Marte com a missão de enviar informações à Terra. A charge apresenta uma crítica ao(à)

  • a) gasto exagerado com o envio de robôs a outros planetas.
  • b) exploração indiscriminada de outros planetas.
  • c) circulação digital excessiva de autorretratos.
  • d) vulgarização das descobertas espaciais
  • e) mecanização das atividades humanas.
#83935
Banca
INEP
Matéria
Português
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 4 - 

O negócio

Grande sorriso do canino de ouro, o velho Abílio propõe às donas que se abastecem de pão e banana: 
— Como é o negócio? 
De cada três dá certo com uma. Ela sorri, não responde ou é uma promessa a recusa: 
— Deus me livre, não! Hoje não... 
Abílio interpelou a velha: 
— Como é o negócio? Ela concordou e, o que foi melhor, a filha também aceitou 
o trato. Com a dona Julietinha foi assim. Ele se chegou:
— Como é o negócio?
Ela sorriu, olhinho baixo. Abílio espreitou o cometa partir. Manhã cedinho saltou a cerca. Sinal combinado, duas batidas na porta da cozinha. A dona saiu para o quintal, cuidadosa de não acordar os filhos. Ele trazia a capa de viagem, estendida na grama orvalhada. 
O vizinho espionou os dois, aprendeu o sinal. Decidiu imitar a proeza. No crepúsculo, pum-pum, duas pancadas fortes na porta. O marido em viagem, mas não era dia do Abílio. Desconfiada, a moça surgiu à janela e o vizinho repetiu:
— Como é o negócio?
Diante da recusa, ele ameaçou: 
— Então você quer o velho e não quer o moço? Olhe que eu conto! 

TREVISAN, D. Mistérios de Curitiba. Rio de Janeiro: Record, 1979 (fragmento). 

Quanto à abordagem do tema e aos recursos expressivos, essa crônica tem um caráter

  • a) filosófico, pois reflete sobre as mazelas sofridas pelos vizinhos.
  • b) lírico, pois relata com nostalgia o relacionamento da vizinhança.
  • c) irônico, pois apresenta com malícia a convivência entre vizinhos.
  • d) crítico, pois deprecia o que acontece nas relações de vizinhança.
  • e) didático, pois expõe uma conduta a ser evitada na relação entre vizinhos.
#83936
Banca
INEP
Matéria
Português
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 5 - 

Simulado ENEM 6149  PORTUGUêS  QUESTAO 05

Os meios de comunicação podem contribuir para a resolução de problemas sociais, entre os quais o da violência sexual infantil. Nesse sentido, a propaganda usa a metáfora do pesadelo para

 

  • a) informar crianças vítimas de abuso sexual sobre os perigos dessa prática, contribuindo para erradicá-la.
  • b) denunciar ocorrências de abuso sexual contra meninas, com o objetivo de colocar criminosos na cadeia.
  • c) dar a devida dimensão do que é o abuso sexual para uma criança, enfatizando a importância da denúncia.
  • d) destacar que a violência sexual infantil predomina durante a noite, o que requer maior cuidado dos responsáveis nesse período.
  • e) chamar a atenção para o fato de o abuso infantil ocorrer durante o sono, sendo confundido por algumas crianças com um pesadelo.
#83937
Banca
INEP
Matéria
Português
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 6 - 

TEXTO I 

João Guedes, um dos assíduos frequentadores do boliche do capitão, mudara-se da campanha havia três anos. Três anos de pobreza na cidade bastaram para o degradar. Ao morrer, não tinha um vintém nos bolsos e fazia dois meses que saíra da cadeia, onde estivera preso por roubo de ovelha. 
A história de sua desgraça se confunde com a da maioria dos que povoam a aldeia de Boa Ventura, uma cidadezinha distante, triste e precocemente envelhecida, situada nos confins da fronteira do Brasil com o Uruguai. 

MARTINS, C. Porteira fechada. Porto Alegre: Movimento, 2001 (fragmento).

TEXTO II

Comecei a procurar emprego, já topando o que desse e viesse, menos complicação com os homens, mas não tava fácil. Fui na feira, fui nos bancos de sangue, fui nesses lugares que sempre dão para descolar algum, fui de porta em porta me oferecendo de faxineiro, mas tava todo mundo escabreado pedindo referências, e referências eu só tinha do diretor do presídio. 

FONSECA, R. Feliz Ano Novo. São Paulo: Cia. das Letras, 1989(fragmento).

A oposição entre campo e cidade esteve entre as temáticas tradicionais da literatura brasileira. Nos fragmentos dos dois autores contemporâneos, esse embate incorpora um elemento novo: a questão da violência e do desemprego. As narrativas apresentam confluência, pois nelas o(a)

  • a) criminalidade é algo inerente ao ser humano, que sucumbe a suas manifestações.
  • b) meio urbano, especialmente o das grandes cidades, estimula uma vida mais violenta.
  • c) falta de oportunidades na cidade dialoga com a pobreza do campo rumo à criminalidade.
  • d) êxodo rural e a falta de escolaridade são causas da violência nas grandes cidades.
  • e) complacência das leis e a inércia das personagens são estímulos à prática criminosa.
#83938
Banca
INEP
Matéria
Português
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 7 - 

O Grandescompras é um site de compras coletivas do Brasil e surgiu devido a esta nova modalidade de comércio eletrônico que vem crescendo a cada dia no mundo, e também aqui no Brasil. As compras coletivas são a moda da vez, e para quem ainda não conhece esse sistema, ele já é bem popular nos Estados Unidos há muito tempo, vindo a se destacar aqui no Brasil após o início de 2010. O Grandescompras possui ofertas especiais que podem variar de 50% a 90%, de acordo com a quantidade de pessoas interessadas em adquirir o produto/serviço. Para se ter uma ideia, existem descontos em bares, restaurantes, salões de beleza e muitos outros lugares.

Disponível em: www.noticiaki.com. Acesso em: 12 jan. 2012 (adaptado).

 

O advento da internet produziu mudanças no comportamento dos consumidores e nas relações de compra e venda. Segundo o texto, a adesão dos consumidores ao site de compras coletivas pela internet está relacionada ao fato de que

  • a) a venda eletrônica constitui um modismo característico dos dias atuais.
  • b) o consumidor deseja realizar uma compra recorrendo a um meio fácil e seguro.
  • c) a diminuição do preço de um produto está relacionada ao aumento de sua procura.
  • d) os descontos em produtos exclusivos aumentam o prestígio social dos internautas.
  • e) a compra pela internet é uma prática recorrente entre moradores de países ricos.
#83939
Banca
INEP
Matéria
Português
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 8 - 

História da máquina que faz o mundo rodar

 

Cego, aleijado e moleque,

Padre, doutor e soldado,

Inspetor, juiz de direito,

Comandante e delegado,

Tudo, tudo joga o dinheiro

Esperando bom resultado.

Matuto, senhor de engenho,

Praciano e mandioqueiro,

Do agreste ao sertão

Todos jogam seu dinheiro

Se um diz que é mentiroso

Outro diz que é verdadeiro.

Na opinião do povo

Não tem quem possa mandar

Faça ou não faça a máquina

O povo tem que esperar

Por que quem joga dinheiro

Só espera mesmo é ganhar.

Assim é que muitos pensam

Que no abismo não cai

Que quem não for no Juazeiro

Depois de morto ainda vai,

Assim também é crença

Que a dita máquina sai.

Quando um diz: ele não faz,

Já outro fica zangado

Dizendo: assim como Cristo

Morreu e foi ressuscitado

Ele também faz a máquina

E seu dinheiro é lucrado.

CRUZ, A. F Disponível em: www.jangadabrasil.org. Acesso em: 5 ago. 2012 (fragmento).

 

No fragmento, as escolhas lexicais remetem às origens geográficas e sociais da literatura de cordel. Exemplifica essa remissão o uso de palavras como

  • a) cego, aleijado, moleque, soldado, juiz de direito.
  • b) agreste, sertão, Juazeiro, matuto, senhor de engenho.
  • c) comandante, delegado, dinheiro, resultado, praciano.
  • d) mentiroso, verdadeiro, joga, ganhar.
  • e) morto, crença, zangado, Cristo.
#83940
Banca
INEP
Matéria
Português
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 9 - 

A aptidão física, em termos gerais, pode ser definida como a capacidade que um indivíduo possui para realizar atividades físicas. Ter uma boa amplitude nos movimentos das diversas partes corporais é um dos componentes da aptidão física relacionada à saúde, pois permite maior disposição para atividades da vida diária, como, por exemplo, maior facilidade para alcançar os próprios pés.

NAHAS, M. V. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. Londrina: Midiograf, 2006 (adaptado).

 

O componente da aptidão física destacado no texto é

  • a) força.
  • b) agilidade.
  • c) equilíbrio.
  • d) velocidade.
  • e) flexibilidade.
#83941
Banca
INEP
Matéria
Português
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 10 - 

O bonde abre a viagem,

No banco ninguém,

Estou só, stou sem.

Depois sobe um homem,

No banco sentou,

Companheiro vou.

O bonde está cheio,

De novo porém

Não sou mais ninguém.

ANDRADE, M. Poesias completas. Belo Horizonte: Itatiaia, 2005.

 

 

Em um texto literário, é comum que os recursos poéticos e linguísticos participem do significado do texto, isto é, forma e conteúdo se relacionam significativamente. Com relação ao poema de Mário de Andrade, a correlação entre um recurso formal e um aspecto da significação do texto é

  • a) a sucessão de orações coordenadas, que remete à sucessão de cenas e emoções sentidas pelo eu lírico ao longo da viagem.
  • b) a elisão dos verbos, recurso estilístico constante no poema, que acentua o ritmo acelerado da modernidade.
  • c) o emprego de versos curtos e irregulares em sua métrica, que reproduzem uma viagem de bonde, com suas paradas e retomadas de movimento.
  • d) a sonoridade do poema, carregada de sons nasais, que representa a tristeza do eu lírico ao longo de toda a viagem.
  • e) a ausência de rima nos versos, recurso muito utilizado pelos modernistas, que aproxima a linguagem do poema da linguagem cotidiana.
#83942
Banca
INEP
Matéria
Português
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 11 - 

A escolha de uma forma teatral implica a escolha de um tipo de teatralidade, de um estatuto de ficção com relação à realidade. A teatralidade dispõe de meios específicos para transmitir uma cultura-fonte a um público-alvo; é sob esta única condição que temos o direito de falar em interculturalidade teatral.

PAVIS, P. O teatro no cruzam ento de culturas. São Paulo: Perspectiva, 2008.

 

A partir do texto, o meio especificamente cênico utilizado para transmitir uma cultura estrangeira implica

  • a) buscar nos gestos, compreender e explicitar conceitos ou comportamentos.
  • b) procurar na filosofia a tradução verdadeira daquela cultura.
  • c) apresentar o videodocumentário sobre a culturafonte durante o espetáculo.
  • d) eliminar a distância temporal ou espacial entre o espetáculo e a cultura-fonte.
  • e) empregar um elenco constituído de atores provenientes da cultura-fonte.
#83943
Banca
INEP
Matéria
Português
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 12 - 

Notícias do além

 

Aquele que morrer primeiro e for para o céu deverá voltar à Terra para contar ao outro como é a vida lá no paraíso. Assim ficou combinado entre Francisco e Sebastião, amigos inseparáveis e apaixonados pelo futebol. Francisco teve morte súbita e, passado algum tempo, no meio da noite, sua alma apareceu ao colega:

— Nossa Senhora, Chico! Você veio mesmo!

— Estou aqui, Tião, para cumprir a minha promessa, trazendo-lhe duas notícias.

— Então me fala.

— O céu é uma maravilha, um colosso, uma beleza. Tem futebol todo dia.

— E a outra?

— A outra é que você está escalado para jogar no meu time amanhã cedo.

DIAS, M. V. R. Humor na Marolândia. In: ILARI, R. Introdução à semântica: brincando com a gramática. São Paulo: Contexto, 2001.

 

Esse texto pode ser analisado sob dois pontos de vista que incluem situações diferentes de interlocução: a primeira, considerando seu produtor e seus potenciais leitores; e a segunda, considerando os interlocutores Francisco e Sebastião. Para cada uma dessas situações o produtor do texto tem um objetivo específico que se determina, não só pela situação, mas também pelo gênero textual.

Os verbos que sintetizam os objetivos do produtor nas duas situações propostas são, respectivamente,

  • a) entreter e seduzir.
  • b) divertir e informar.
  • c) distrair e comover.
  • d) recrear e assustar.
  • e) alegrar e intimidar.
#83944
Banca
INEP
Matéria
Português
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 13 - 

Cegueira

 

Afastou-me da escola, atrasou-me, enquanto os filhos de seu José Galvão se internavam em grandes volumes coloridos, a doença de olhos que me perseguia na meninice. Torturava-me semanas e semanas, eu vivia na treva, o rosto oculto num pano escuro, tropeçando nos móveis, guiando-me às apalpadelas, ao longo das paredes. As pálpebras inflamadas colavam-se. Para descerrá-las, eu ficava tempo sem fim mergulhando a cara na bacia de água, lavando-me vagarosamente, pois o contato dos dedos era doloroso em excesso. Finda a operação extensa, o espelho da sala de visitas mostravame dois bugalhos sangrentos, que se molhavam depressa e queriam esconder-se. Os objetos surgiam empastados e brumosos. Voltava a abrigar-me sob o pano escuro, mas isto não atenuava o padecimento. Qualquer luz me deslumbrava, feria-me como pontas de agulha [...].

Sem dúvida o meu espectro era desagradável, inspirava repugnância. E a gente da casa se impacientava. Minha mãe tinha a franqueza de manifestar-me viva antipatia. Dava-me dois apelidos: bezerro-encourado e cabra-cega.

RAMOS, G. Infância. Rio de Janeiro: Record, 1984 (fragmento).

 

O impacto da doença, na infância, revela-se no texto memorialista de Graciliano Ramos através de uma atitude marcada por

  • a) uma tentativa de esquecer os efeitos da doença.
  • b) preservar a sua condição de vítima da negligência materna.
  • c) apontar a precariedade do tratamento médico no sertão.
  • d) registrar a falta de solidariedade dos amigos e familiares.
  • e) recompor, em minúcias e sem autopiedade, a sensação da dor.
#83945
Banca
INEP
Matéria
Português
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 14 - 

Simulado ENEM 6149  PORTUGUêS  QUESTAO 14

As imagens representam, respectivamente, as obras Futebol, do artista plástico Nelson Leirner; e Superhomens, de Rubens Gerchman. São obras representativas de um movimento denominado Pop Art, que ecoou no Brasil na década de 1960, no qual artistas se apropriaram de imagens da vida diária e da cultura de massa, tornando-as objetos de arte. A partir de uma perspectiva ampliada e crítica sobre o esporte, interpretada como um elemento da cultura corporal de movimento, as imagens

  • a) banalizam o esporte ao misturar o futebol e a pintura em um mesmo campo.
  • b) deixam transparecer a preferência de ambos os artistas pelo futebol enquanto esporte.
  • c) permitem refletir sobre como as artes visuais se apropriaram do futebol como uma tradição nacional.
  • d) fazem uma reflexão crítica sobre o futebol e a violência como temas circulantes na sociedade.
  • e) destacam a importância do esporte como atividade física de lazer para a sociedade.
#83946
Banca
INEP
Matéria
Português
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 15 - 

Agora eu era herói

E o meu cavalo só falava inglês.

A noiva do cowboy

Era você, além das outras três.

Eu enfrentava os batalhões,

Os alemães e seus canhões.

Guardava o meu bodoque

E ensaiava o rock para as matinês.

CHICO BUARQUE. João e Maria, 1977 (fragmento).

 

Nos terceiro e oitavo versos da letra da canção, constatase que o emprego das palavras cowboy e rock expressa a influência de outra realidade cultural na língua portuguesa. Essas palavras constituem evidências de

  • a) regionalismo, ao expressar a realidade sociocultural de habitantes de uma determinada região.
  • b) neologismo,que se caracteriza pelo aportuguesamento de uma palavra oriunda de outra língua.
  • c) jargão profissional, ao evocar a linguagem de uma área específica do conhecimento humano.
  • d) arcaísmo, ao representar termos usados em outros períodos da história da língua.
  • e) estrangeirismo, que significa a inserção de termos de outras comunidades linguísticas no português.