Simulado ENEM | Matérias Diversas | ENEM
Simulado ENEM | Matérias Diversas SIMULADO ENEM | MATÉRIAS DIVERSAS INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO OBJETIVOS DO SIMULADO Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para ENEM, prova do ENEM e/ou questões do ENEM. PÚBLICO ALVO DO SIMULADO Alunos que almejam sua aprovação no ENEM. Que desejam tirar excelentes notas na prova do ENEM deste ano. SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO Este simulado contém questões do ENEM e da banca INEP. Estas questões são especificamente para o Aluno ENEM , contendo Matérias Diversas que foram extraídas de provas anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais destas provas do ENEM. ESTATÍSTICA DO SIMULADO O simulado ENEM | Matérias Diversas contém um total de 20 questões com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimentos. RANKING DO SIMULADO Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking do ENEM e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação. Bons Estudos! Simulado para o ENEM é aqui!
- #73671
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(1,0) 1 -
Ave a raiva desta noite
A baita lasca fúria abrupta
Louca besta vaca solta
Ruiva luz que contra o dia
Tanto e tarde madrugada.
LEMINSKI, P. Distraídos venceremos. São Paulo: Brasiliense, 2002 (fragmento)
No texto de Leminski, a linguagem produz efeitos sonoros e jogos de imagens. Esses jogos caracterizam a função poética da linguagem, pois
- a) objetivam convencer o leitor a praticar uma determinada ação.
- b) transmitem informações, visando levar o leitor a adotar um determinado comportamento.
- c) visam provocar ruídos para chamar a atenção do leitor.
- d) apresentam uma discussão sobre a própria linguagem, explicando o sentido das palavras.
- e) representam um uso artístico da linguagem, com o objetivo de provocar prazer estético no leitor.
- #73672
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(1,0) 2 -
Você se preocupa com sua família,
com seu trabalho e com sua casa.
E com você?
A mulher conquistou um espaço de destaque no ambiente profissional, além de cuidar da casa e do bem-estar da família. Acompanhada por essa mudança, também veio uma nova vida, com antigos hábitos tipicamente masculinos, como o estresse, a falta de tempo para se cuidar, o tabagismo e a maior incidência de obesidade e depressão. Isso aumentou muito os casos de infarto e doenças cardiovasculares. Elas já respondem por 30% do número total dos casos, que matam seis vezes mais do que o câncer de mama.
Cuide-se. Preocupe-se com sua saúde. Visite e incentive quem você gosta a visitar um cardiologista
Cláudia, ano 52, n. 2, fev. 2013 (adaptado).
Esse texto, publicado em uma revista, inicialmente aponta modificações ocorridas na sociedade e, em seguida,
- a) descreve as diferentes atividades das mulheres hoje em dia.
- b) estimula as leitoras a buscar sua realização na vida profissional.
- c) alerta as mulheres para a possibilidade de problemas cardíacos.
- d) informa as leitoras sobre mortes por câncer de mama e por infarto.
- e) valoriza as mulheres preocupadas com o bem-estar da família.
- #73673
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(1,0) 3 -
Hay quien dice que soy como la cabra;
Lo dicen lo repiten, ya lo creo;
Pero soy una cabra muy extraña
Que lleva una medalla y siete cuernos.
¡Cabra! En vez de mala leche yo doy llanto.
¡Cabra! Por lo más peligroso me paseo.
¡Cabra! Me llevo bien con alimañas todas,
¡Cabra! Y escribo en los tebeos.
Vivo sola, cabra sola,
— que no quise cabrito en compañía —
cuando subo a lo alto de este valle
siempre encuentro un lirio de alegría.
Y vivo por mi cuenta, cabra sola;
Que yo a ningún rebaño pertenezco.
Si sufrir es estar como una cabra,
Entonces sí lo estoy, no dudar de ello.
FUERTES, G. Poeta de guardia. Barcelona: Lumen, 1990.
No poema, o eu lírico se compara à cabra e no quinto verso utiliza a expressão “mala leche” para se autorrepresentar como uma pessoa
- a) influenciável pela opinião das demais.
- b) consciente de sua diferença perante as outras.
- c) conformada por não pertencer a nenhum grupo.
- d) corajosa diante de situações arriscadas.
- e) capaz de transformar mau humor em pranto.
- #73674
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(1,0) 4 -
O método de separação comumente usado para retirar o sulfato de alumínio com as impurezas aderidas é a
- a) flotação.
- b) levigação.
- c) ventilação.
- d) peneiração.
- e) centrifugação.
- #73675
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(1,0) 5 -
O acesso à educação profissional e tecnológica pode mudar a vida de milhões de jovens em todo o país: há uma nova lei do estágio. Com a nova lei, o governo federal define o estágio profissional como ato educativo e determina medidas para que esta atividade contribua para familiarizar o futuro profissional com o mundo do trabalho. Entre as medidas estabelecidas, estão: a obrigatoriedade da supervisão por parte do professor da instituição de origem do estudante com o auxílio de um profissional no local de trabalho, a definição de jornada máxima de trabalho de quatro a seis horas.
Carta na Escola. N° 32, dez. 2008/jan. 2009 (adaptado).
Ao listar as mudanças ocorridas na legislação referente ao estágio, o autor do texto tem como objetivo
- a) familiarizar milhões de jovens estudantes com o seu futuro profissional.
- b) mostrar que as políticas públicas favorecem os trabalhadores da educação.
- c) incentivar a obrigatoriedade da supervisão por parte do professor.
- d) familiarizar o leitor com as instituições que definem o ensino profissionalizante.
- e) apresentar as novas normas que definem o estágio profissional para estudantes.
- #73676
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(1,0) 6 -
Quando Rubem Braga não tinha assunto, ele abria a janela e encontrava um. Quando não encontrava, dava no mesmo, ele abria a janela, olhava o mundo e comunicava que não havia assunto. Fazia isso com tanto engenho e arte que também dava no mesmo: a crônica estava feita. Não tenho nem o engenho nem a arte de Rubem, mas tenho a varanda aberta sobre a Lagoa — posso não ver melhor, mas vejo mais. [...] Nelson Rodrigues não tinha problemas. Quando não havia assunto, eleinventava. Uma tarde, estacionei ilegalmente o Sinca-Chambord na calçada do jornal. Ele estava com o papel na máquina e provisoriamente sem assunto. Inventou que eu descia de um reluzente Rolls Royce com uma loura suspeita, mas equivalente à suntuosidade do carro. Um guarda nos deteve, eu tentei subornar a autoridade com dinheiro, o guarda não aceitou o dinheiro, preferiu a loura. Eu fiquei sem a multa e sem a mulher. Nelson não ficou sem assunto.
CONY, C. H. Folha de S. Paulo. 2 jan. 1998 (adaptado).
O autor lançou mão de recursos linguísticos que o auxiliaram na retomada de informações dadas sem repetir textualmente uma referência. Esses recursos pertencem ao uso da língua e ganham sentido nas práticas de linguagem. É o que acontece com os usos do pronome "ele" destacados no texto. Com essa estratégia, o autor conseguiu
- a) confundir o leitor, que fica sem saber quando o texto se refere a um ou a outro cronista.
- b) comparar Rubem Braga com Nelson Rodrigues, dando preferência ao primeiro.
- c) referir-se a Rubem Braga e a Nelson Rodrigues usando igual recurso de articulação textual.
- d) sugerir que os dois autores escrevem crônicas sobre assuntos semelhantes.
- e) produzir um texto obscuro, cujas ambiguidades impedem a compreensão do leitor.
- #73677
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(1,0) 7 -
- a) 20 mL
- b) 24 mL.
- c) 100 mL.
- d) 120 mL.
- e) 600 mL.
- #73678
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(1,0) 8 -
A construção de barragens provoca um profundo impacto ecológico, que pode ser atenuado, em parte, pelo planejamento prévio de remoção da fauna atingida pela inundação local. Nas barragens construídas no Brasil, esse planejamento tem como principal objetivo a devolução dos animais a um ambiente semelhante ao original. Antes do fechamento das comportas, procura-se deslocar o maior número possível de animais; após o fechamento, com a elevação gradual das águas, procede-se à captura dos que vão ficando ilhados para transportá-los a locais preestabelecidos, ou retê-los e enviá-los a instituições de pesquisas.
LIZASO, N. M. Rev. Bras. Zool. V 2, n° 2, Curitiba,1983. Disponível em: http://www.scielo.br (adaptado).
O procedimento de transporte dos animais e alocação em uma nova área livre de inundação, onde a espécie introduzida não existia antes do processo, tem como uma das consequências imediatas
- a) a sobrevivência destes animais, aumentando a biodiversidade e o equilíbrio ecológico no novo local.
- b) o aumento populacional das espécies introduzidas, sem interferência dos grupos já existentes.
- c) o beneficio das espécies do novo local, pelo aumento de recursos e da possibilidade de sobrevivência de todas.
- d) a seleção artificial pelo aumento do número de espécies existentes no local e a variação populacional das espécies introduzidas.o desequilíbrio ecológico, pois a introdução das espécies causa variação na estrutura da comunidade existente no local.
- e) o desequilíbrio ecológico, pois a introdução das espécies causa variação na estrutura da comunidade existente no local.
- #73679
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(1,0) 9 -
Que medidas de comprimento e largura, em cm, o aluno utilizará na contrução da maquete?
- a) 4,8 e 11,2
- b) 7,0 e 3,0
- c) 11,2 e 4,8
- d) 28,0 e 12,0
- e) 30,0 e 70,0
- #73680
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(1,0) 10 -
Própolis é uma resina produzida pelas abelhas a partir de material extraído das plantas. Desde 1996, um grupo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) dedica-se a estudar o uso de própolis em tratamentos bucais, pois se sabe que tem ações anti-inflamatória, antifúngica, antibacteriana, cicatrizante e anestésica.
LIMA, A. Revista Minas Faz Ciência, FAPEMIG, dez. 2008 a fev. 2009 (adaptado).
Os estudos conduzidos pelo grupo de pesquisadores têm um cunho social interessante, porque podem resultar
- a) na prescrição médica da própolis para prevenção de doenças crônicas.
- b) na prevenção e diminuição do contágio por doenças infectocontagiosas.
- c) no uso da própolis como forma de prevenção de doenças como AIDS, gripe H1N1 e dengue.
- d) no acesso ao tratamento de baixo custo de “sapinho”, cáries e outras doenças comuns em crianças.
- e) na introdução da própolis na alimentação e nas práticas higiênicas dos jovens para evitar doenças inflamatórias.
- #73681
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(1,0) 11 -
- a) R$ 230,40.
- b) R$ 124,00.
- c) R$ 104,16.
- d) R$ 54,56.
- e) R$ 49,60.
- #73682
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(1,0) 12 -
CAMINHA, P. V. Carta. RIBEIRO, D. et al. Viagem pela história do Brasil: documentos. São Paulo: Companhia das Letras, 1997 (adaptado).
O texto é parte da famosa Carta de Pero Vaz de Caminha, documento fundamental para a formação da identidade brasileira. Tratando da relação que, desde esse primeiro contato, se estabeleceu entre portugueses e indígenas, esse trecho da carta revela a
- a) preocupação em garantir a integridade do colonizador diante da resistência dos índios à ocupação da terra.
- b) postura etnocêntrica do europeu diante das características físicas e práticas culturais do indígena.
- c) orientação da política da Coroa Portuguesa quanto à utilização dos nativos como mão de obra para colonizar a nova terra.
- d) oposição de interesses entre portugueses e índios, que dificultava o trabalho catequético e exigia amplos recursos para a defesa da posse da nova terra.
- e) abundância da terra descoberta, o que possibilitou a sua incorporação aos interesses mercantis portugueses, por meio da exploração econômica dos índios.
- #73683
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(1,0) 13 -
De acordo com o texto, a língua geral formou-se e consolidou-se no contexto histórico do Brasil-Colônia. Portanto, a formação desse idioma e suas variedades foi condicionada
- a) pelo interesse dos indígenas em aprender a religião dos portugueses.
- b) pelo interesse dos portugueses em aprimorar o saber linguístico dos índios.
- c) pela percepção dos indígenas de que as suas línguas precisavam aperfeiçoar-se.
- d) pelo interesse unilateral dos indígenas em aprender uma nova língua com os portugueses.
- e) pela distribuição espacial das línguas indígenas, que era anterior à chegada dos portugueses.
- #73684
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(1,0) 14 -
- a) O jogador I, porque acertou 3/ 4 dos chutes, enquanto o jogador II acertou 2/ 3 dos chutes.
- b) O jogador I, porque acertou 4/ 3 dos chutes, enquanto o jogador II acertou 2/ 3 dos chutes.
- c) O jogador I, porque acertou 3/ 4 dos chutes, enquanto o jogador II acertou 3/ 2 dos chutes.
- d) O jogador I, porque acertou 12/ 25 dos chutes, enquanto o jogador II acertou 2/ 3 dos chutes.
- e) O jogador I, porque acertou 9/ 25 dos chutes, enquanto o jogador II acertou 2/ 5 dos chutes.
- #73685
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(1,0) 15 -
Disponível em: http://www.wwf.org.br. Acesso em: 23 abr. 2010 (adaptado).
Durante o período chuvoso, a área alagada pelas enchentes pode chegar a um valor aproximado de
- a) 91,3 mil km2.
- b) 93,3 mil km2.
- c) 140 mil km2.
- d) 152,1 mil km2.
- e) 233,3 mil km2.