Processando...

Simulado ENEM | Matérias Diversas | ENEM

Simulado ENEM | Matérias Diversas

📚 Simulado ENEM | Aluno ENEM | cód.5598

Prepare-se com inteligência: resolva o simulado ENEM agora mesmo! 🧠

 

🔗 Vejam mais simulados ENEM

🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


🧪 Este Simulado ENEM foi elaborado da seguinte forma:

  • 📌 Categoria: Enem
  • 🏛️ Instituição: ENEM
  • 👔 Cargo: Aluno ENEM
  • 📚 Matéria: Matérias Diversas
  • 🧩 Assuntos do Simulado:
  • 🏢 Banca Organizadora: INEP
  • ❓ Quantidade de Questões: 20
  • ⏱️ Tempo do Simulado: 60 minutos

⚙️ REGRA DO SIMULADO

Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.

 

📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.

 

🚀 Aproveite este simulado ENEM e saia na frente na sua preparação!


📖 Questões ENEM

Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:

Questões do concurso ENEM


🎥 Vídeo Aula

Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso ENEM. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.

Assistir vídeo aula sobre ENEM


📚 Apostila

Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso ENEM.

Ver apostilas para ENEM


📢 Concursos Abertos para ENEM

Veja os concursos abertos da instituição ENEM. A lista está sempre atualizada:

Concursos abertos para ENEM


🍀 Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅


#73065
Banca
INEP
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 16 - 

Na antiga Grécia, o teatro tratou de questões como destino, castigo e justiça. Muitos gregos sabiam de cor inúmeros versos das peças dos seus grandes autores.
Na Inglaterra dos séculos XVI e XVII, Shakespeare produziu peças nas quais temas como o amor, o poder, o bem e o mal foram tratados. Nessas peças, os grandes personagens falavam em verso e os demais em prosa. No Brasil colonial, os índios aprenderam com os jesuítas a representar peças de caráter religioso.

esses fatos são exemplos de que, em diferentes tempos e situações, o teatro é uma forma

  • a) de manipulação do povo pelo poder, que controla o teatro.
  • b) de diversão e de expressão dos valores e problemas da sociedade.
  • c) de entretenimento popular, que se esgota na sua função de distrair.
  • d) de manipulação do povo pelos intelectuais que compõem as peças.
  • e) de entretenimento, que foi superada e hoje é substituída pela televisão.
#73066
Banca
INEP
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 17 - 

As vezes, ao abrir um refrigerante, percebe-se que uma parte do produto vaza rapidamente pela extremidade do recipiente. A explicação para esse fato está relacionada à perturbação do equilíbrio químico existente entre alguns dos ingredientes do produto, de acordo com a equação:

CO2(g) + H2O(I) ? H2CO3(aq) A alteração do equilíbrio anterior, relacionada ao vazamento do refrigerante nas condições descritas, tem como consequência a

  • a) liberação de CO2 para o ambiente.
  • b) liberação de CO2 para o ambiente.
  • c) liberação de CO2 para o ambiente.
  • d) elevação da concentração de CO2 no líquido.
  • e) formação de uma quantidade significativa de H2O.
#73067
Banca
INEP
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 18 - 

Há vários tipos de tratamentos de doenças cerebrais que requerem a estimulação de partes do cérebro por correntes elétricas. Os eletrodos são introduzidos no cérebro para gerar pequenas correntes em áreas específicas. Para se eliminar a necessidade de introduzir eletrodos no cérebro, uma alternativa é usar bobinas que, colocadas fora da cabeça, sejam capazes de induzir correntes elétricas no tecido cerebral. 

Para que o tratamento de patologias cerebrais com bobinas seja realizado satisfatoriamente, é necessário que 

  • a) haja um grande número de espiras nas bobinas, o que diminui a voltagem induzida.
  • b) o campo magnético criado pelas bobinas seja constante, de forma a haver indução eletromagnética.
  • c) se observe que a intensidade das correntes induzidas depende da intensidade da corrente nas bobinas.
  • d) a corrente nas bobinas seja contínua, para que o campo magnético possa ser de grande intensidade.
  • e) o campo magnético dirija a corrente elétrica das bobinas para dentro do cérebro do paciente.
#73068
Banca
INEP
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 19 - 

Os oceanos absorvem aproximadamente um terço das emissões de CO2 procedentes de atividades humanas, como a queima de combustíveis fósseis e as queimadas. O CO2 combina-se com as águas dos oceanos, provocando uma alteração importante em suas propriedades. Pesquisas com vários organismos marinhos revelam que essa alteração nos oceanos afeta uma série de processos biológicos necessários para o desenvolvimento e a sobrevivência de várias espécies da vida marinha. A alteração a que se refere o texto diz respeito ao aumento.

  • a) da acidez das águas dos oceanos.
  • b) do estoque de pescado nos oceanos.
  • c) da temperatura média dos oceanos.
  • d) do nível das águas dos oceanos.
  • e) da salinização das águas dos oceanos.
#73069
Banca
INEP
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 20 - 

A evolução do processo de transformação de matérias- primas em produtos acabados ocorreu em três estágios: artesanato, manufatura e maquinofatura. 

Um desses estágios foi o artesanato, em que se

  • a) trabalhava conforme o ritmo das máquinas e de maneira padronizada.
  • b) trabalhava geralmente sem o uso de máquinas e de modo diferente do modelo de produção em série.
  • c) empregavam fontes de energia abundantes para o funcionamento das máquinas.
  • d) realizava parte da produção por cada operário, com uso de máquinas e trabalho assalariado.
  • e) faziam interferências do processo produtivo por técnicos e gerentes com vistas a determinar o ritmo de produção.