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Simulado ENEM | Matérias Diversas | ENEM

Simulado ENEM | Matérias Diversas

SIMULADO ENEM | MATÉRIAS DIVERSAS

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para ENEM, prova do ENEM e/ou questões do ENEM.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos que almejam sua aprovação no ENEM. Que desejam tirar excelentes notas na prova do ENEM deste ano.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões do ENEM e da banca INEP. Estas questões são especificamente para o Aluno ENEM , contendo Matérias Diversas que foram extraídas de provas anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais destas provas do ENEM.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado ENEM | Matérias Diversas contém um total de 20 questões com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimentos.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking do ENEM e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para o ENEM é aqui!


#72750
Banca
INEP
Matéria
Matérias Diversas
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ENEM
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(1,0) 1 - 

Visando minimizar impactos ambientais, a legislação brasileira determina que resíduos químicos lançados diretamente no corpo receptor tenham pH entre 5,0 e 9,0. Um resíduo líquido aquoso gerado em um processo industrial tem concentração de íons hidroxila igual a 1,0 x 10-10 mol/L. Para atender a legislação, um químico separou as seguintes substâncias, disponibilizadas no almoxarifado da empresa: CH3COOH, Na2SO4 , CH3OH, K2CO3 e NH4Cl.

Para que o resíduo possa ser lançado diretamente no corpo receptor, qual substância poderia ser empregada no ajuste do pH?

  • a) CH3COOH
  • b) Na2SO4
  • c) CH3OH
  • d) K2 CO3
  • e) NH4Cl
#72751
Banca
INEP
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Matérias Diversas
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ENEM
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(1,0) 2 - 

Uso de suplementos alimentares por adolescentes

Evidências médicas sugerem que a suplementação alimentar pode ser benéfica para um pequeno grupo de pessoas, aí incluídos atletas competitivos, cuja dieta não seja balanceada. Tem-se observado que adolescentes envolvidos em atividade física ou atlética estão usando cada vez mais tais suplementos. A prevalência desse uso varia entre os tipos de esportes, aspectos culturais, faixas etárias (mais comum em adolescentes) e sexo (maior prevalência em homens). Poucos estudos se referem a frequência, tipo e quantidade de suplementos usados, mas parece ser comum que as doses recomendadas sejam excedidas.
A mídia é um dos importantes estímulos ao uso de suplementos alimentares ao veicular, por exemplo, o mito do corpo ideal. Em 2001, a indústria de suplementos alimentares investiu globalmente US$ 46 bilhões em propaganda, como meio de persuadir potenciais consumidores a adquirir seus produtos. Na adolescência, período de autoafirmação, muitos deles não medem esforços para atingir tal objetivo.

ALVES, C.;LIMA, R. J.Pediatr. v.85, n.4, 2009 (fragmento).

Sobre a associação entre a prática de atividades físicas e o uso de suplementos alimentares, o texto informa que a ingestão desses suplementos

  • a) é indispensável para as pessoas que fazem atividades físicas regularmente.
  • b) é estimulada pela indústria voltada para adolescentes que buscam um corpo ideal.
  • c) é indicada para atividades físicas como a musculação com fins de promoção da saúde.
  • d) direciona-se para adolescentes com distúrbios metabólicos e que praticam atividades físicas.
  • e) melhora a saúde do indivíduo que não tem uma dieta balanceada e nem pratica atividades físicas.
#72752
Banca
INEP
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(1,0) 3 - 

Há qualquer coisa de especial nisso de botar a cara na janela em crônica de jornal — eu não fazia isso há muitos anos, enquanto me escondia em poesia e ficção. Crônica algumas vezes também é feita, intencionalmente, para provocar. Além do mais, em certos dias mesmo o escritor mais escolado não está lá grande coisa. Tem os que mostram sua cara escrevendo para reclamar: moderna demais, antiquada demais. Alguns discorrem sobre o assunto, e é gostoso compartilhar ideias. Há os textos que parecem passar despercebidos, outros rendem um montão de recados: “Você escreveu exatamente o que eu sinto”, “Isso é exatamente o que falo com meus pacientes”, “É isso que digo para meus pais”, “Comentei com minha namorada”. Os estímulos são valiosos pra quem nesses tempos andava meio assim: é como me botarem no colo — também eu preciso. Na verdade, nunca fui tão posta no colo por leitores como na janela do jornal. De modo que está sendo ótima, essa brincadeira séria, com alguns textos que iam acabar neste livro, outros espalhados por aí. Porque eu levo a sério ser sério... mesmo quando parece que estou brincando: essa é uma das maravilhas de escrever. Como escrevi há muitos anos e continua sendo a minha verdade: palavras são meu jeito mais secreto de calar.

LUFT, L. Pensar é transgredir. Rio de Janeiro: Record, 2004.

Os textos fazem uso constante de recursos que permitem a articulação entre suas partes. Quanto à construção do fragmento, o elemento

  • a) “nisso” introduz o fragmento “botar a cara na janela em crônica de jornal”.
  • b) “assim” é uma paráfrase de “é como me botarem no colo”.
  • c) “isso” remete a “escondia em poesia e ficção”.
  • d) “alguns” antecipa a informação “É isso que digo para meus pais”.
  • e) “essa” recupera a informação anterior “janela do jornal”.
#72753
Banca
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(1,0) 4 - 

Censura moralista

Há tempos que a leitura está em pauta. E, diz-se, em crise. Comenta-se esta crise, por exemplo, apontando a precariedade das práticas de leitura, lamentando a falta de familiaridade dos jovens com livros, reclamando da falta de bibliotecas em tantos municípios, do preço dos livros em livrarias, num nunca acabar de problemas e de carências. Mas, de um tempo para cá, pesquisas acadêmicas vêm dizendo que talvez não seja exatamente assim, que brasileiros leem, sim, só que leem livros que as pesquisas tradicionais não levam em conta. E, também de um tempo para cá, políticas educacionais têm tomado a peito investir em livros e em leitura.

LAJOLO, M. Disponível em: www.estadao.com.br. Acesso em: 2 dez. 2013 (fragmento).

Os falantes, nos textos que produzem, sejam orais ou escritos, posicionam-se frente a assuntos que geram consenso ou despertam polêmica. No texto, a autora

  • a) ressalta a importância de os professores incentivarem os jovens às práticas de leitura.
  • b) critica pesquisas tradicionais que atribuem a falta de leitura à precariedade de bibliotecas.
  • c) rebate a ideia de que as políticas educacionais são eficazes no combate à crise de leitura.
  • d) questiona a existência de uma crise de leitura com base nos dados de pesquisas acadêmicas.
  • e) atribui a crise da leitura à falta de incentivos e ao desinteresse dos jovens por livros de qualidade.
#72754
Banca
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(1,0) 5 - 

Quando Deus confundiu as línguas na torre de Babel, ponderou Filo Hebreu que todos ficaram mudos e surdos, porque, ainda que todos falassem e todos ouvissem, nenhum entendia o outro. Na antiga Babel, houve setenta e duas línguas; na Babel do rio das Amazonas, já se conhecem mais de cento e cinquenta. E assim, quando lá chegamos, todos nós somos mudos e todos eles, surdos. Vede agora quanto estudo e quanto trabalho serão necessários para que esses mudos falem e esses surdos ouçam. 
VIEIRA, A. Sermões pregados no Brasil. In: RODRIGUES, J. H. História viva. São Paulo: Global, 1985 (adaptado). 
No decorrer da colonização portuguesa na América, as tentativas de resolução do problema apontado pelo padre Antônio Vieira resultaram na

  • a) ampliação da violência nas guerras intertribais.
  • b) desistência da evangelização dos povos nativos.
  • c) indiferença dos jesuítas em relação à diversidade de línguas americanas.
  • d) pressão da Metrópole pelo abandono da catequese nas regiões de difícil acesso.
  • e) sistematização das línguas nativas numa estrutura gramatical facilitadora da catequese.
#72755
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(1,0) 6 - 

Na técnica de plantio conhecida por hidroponia, os vegetais são cultivados em uma solução de nutrientes no lugar do solo, rica em nitrato e ureia.

 

Nesse caso, ao fornecer esses nutrientes na forma aproveitável pela planta, a técnica dispensa o trabalho das bactérias fixadoras do solo, que, na natureza, participam do ciclo do(a)

  • a) água.
  • b) carbono.
  • c) nitrogênio.
  • d) oxigênio.
  • e) fósforo.
#72756
Banca
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(1,0) 7 - 

Ao assistir a uma apresentação musical, um músico que estava na plateia percebeu que conseguia ouvir quase perfeitamente o som da banda, perdendo um pouco de nitidez nas notas mais agudas. Ele verificou que havia muitas pessoas bem mais altas à sua frente, bloqueando a visão direta do palco e o acesso aos alto-falantes. Sabe-se que a velocidade do som no ar é 340 m/s e que a região de frequências das notas emitidas é de, aproximadamente, 20Hz a 4 000 Hz.

 

Qual fenômeno ondulatório é o principal responsável para que o músico percebesse essa diferenciação do som?

  • a) Difração.
  • b) Reflexão.
  • c) Refração.
  • d) Atenuação.
  • e) Interferência.
#72757
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(1,0) 8 - 

O álcool comercial (solução de etanol) é vendido na concentração de 96%, em volume. Entretanto, para que possa ser utilizado como desinfetante, deve-se usar uma solução alcoólica na concentração de 70%, em volume. Suponha que um hospital recebeu como doação um lote de 1 000 litros de álcool comercial a 96%, em volume, e pretende trocá-lo por um lote de álcool desinfetante.

 

Para que a quantidade total de etanol seja a mesma nos dois lotes, o volume de álcool a 70% fornecido na troca deve ser mais próximo de

  • a) 1 042 L.
  • b) 1 371 L.
  • c) 1 428 L.
  • d) 1 632 L.
  • e) 1 700 L.
#72758
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(1,0) 9 - 

Um estudante se cadastrou numa rede social na internet que exibe o índice de popularidade do usuário. Esse índice é a razão entre o número de admiradores do usuário e o número de pessoas que visitam seu perfil na rede.

Ao acessar seu perfil hoje, o estudante descobriu que seu índice de popularidade é 0,3121212...

O índice revela que as quantidades relativas de admiradores do estudante e pessoas que visitam seu perfil são

  • a) 103 em cada 330.
  • b) 104 em cada 333.
  • c) 104 em cada 3 333.
  • d) 139 em cada 330.
  • e) 1 039 em cada 3 330.
#72759
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(1,0) 10 - 

Enquanto as lâmpadas comuns têm 8 mil horas de vida útil, as lâmpadas LED têm 50 mil horas.

 

MetroCuritiba, 18 ago. 2011 (adaptado).

 

De acordo com a informação e desprezando possíveis algarismos na parte decimal, a lâmpada LED tem uma durabilidade de

  • a) 1 750 dias a mais que a lâmpada comum.
  • b) 2 000 dias a mais que a lâmpada comum.
  • c) 2 083 dias a mais que a lâmpada comum.
  • d) 42 000 dias a mais que a lâmpada comum.
  • e) 1 008 000 dias a mais que a lâmpada comum.
#72760
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(1,0) 11 - 

De ponta a ponta, é tudo praia-palma, muito chã e muito formosa. Pelo sertão nos pareceu, vista do mar, muito grande, porque, a estender olhos, não podíamos ver senão terra com arvoredos, que nos parecia muito longa. Nela, até agora, não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal ou ferro; nem lho vimos. Porém a terra em si é de muito bons ares [...]. Porém o melhor fruto que dela se pode tirar me parece que será salvar esta gente.

Carta de Pero Vaz de Caminha. 
In: MARQUES, A.; BERUTTI. F.; FARIA, R. História moderna através de textos. São Paulo: Contexto, 2001

A carta de Pero Vaz de Caminha permite entender o projeto colonizador para a nova terra. Nesse trecho, o relato enfatiza o seguinte objetivo:

  • a) Valorizar a catequese a ser realizada sobre os povos nativos.
  • b) Descrever a cultura local para enaltecer a prosperidade portuguesa.
  • c) Transmitir o conhecimento dos indígenas sobre o potencial econômico existente.
  • d) Realçar a pobreza dos habitantes nativos para demarcar a superioridade europeia.
  • e) Criticar o modo de vida dos povos autóctones para evidenciar a ausência de trabalho.
#72761
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(1,0) 12 - 

Embora haja dados comuns que dão unidade ao fenômeno da urbanização na África, na Ásia e na América Latina, os impactos são distintos em cada continente e mesmo dentro de cada país, ainda que as modernizações se deem com o mesmo conjunto de inovações.

ELIAS, D. Fim do século e urbanização no Brasil. Revista Ciência Geográfica, ano IV, n. 11, set./dez, 1988

O texto aponta para a complexidade da urbanização nos diferentes contextos socioespaciais. Comparando a organização socioeconômica das regiões citadas, a unidade desse fenômeno é perceptível no aspecto

  • a) espacial, em função do sistema integrado que envolve as cidades locais e globais.
  • b) cultural, em função da semelhança histórica e da condição de modernização econômica e política.
  • c) demográfico, em função da localização das maiores aglomerações urbanas e continuidade do fluxo campo-cidade.
  • d) territorial, em função da estrutura de organização e planejamento das cidades que atravessam as fronteiras nacionais.
  • e) econômico, em função da revolução agrícola que transformou o campo e a cidade e contribuiu para fixação do homem ao lugar.
#72762
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(1,0) 13 - 

Empresa vai fornecer 230 turbinas para o segundo complexo de energia à base de ventos, no sudeste da Bahia. O Complexo Eólico Alto Sertão, em 2014, terá capacidade para gerar 375 MW (megawatts), total suficiente para abastecer uma cidade de 3 milhões de habitantes.

MATOS, C. GE busca bons ventos e fecha contrato de R$ 820 mina Bahia. Folha de S. Paulo, 2 dez 2012.

A opção tecnológica retratada na notícia proporciona a seguinte conseqüência para o sistema energético brasileiro:

  • a) Redução da utilização elétrica.
  • b) Ampliação do uso bioenergético
  • c) Expansão das fontes renováveis.
  • d) Contenção da demanda urbano-industrial.
  • e) Intensificação da dependência geotérmica.
#72763
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(1,0) 14 - 

A cessação do tráfico lançou sobre a escravidão uma sentença definitiva. Mais cedo ou mais tarde estaria extinta, tanto mais quanto os índices de natalidade entre os escravos eram extremamente baixos e os de mortalidade, elevados. Era necessário melhorar as condições de vida da escravaria existente e, ao mesmo tempo, pensar numa outra solução para o problema da mão de obra.

COSTA, E. V Da Monarquia à República: momentos decisivos. São Paulo: Unesp, 2010.

 

Em 1850, a Lei Eusébio de Queirós determinou a extinção do tráfico transatlântico de cativos e colocou em evidência o problema da falta de mão de obra para a lavoura. Para os cafeicultores paulistas, a medida que representou uma solução efetiva desse problema foi o (a)

  • a) valorização dos trabalhadores nacionais livres.
  • b) busca por novas fontes fornecedoras de cativos.
  • c) desenvolvimento de uma economia urbano-industrial.
  • d) incentivo à imigração europeia.
  • e) escravização das populações indígenas.
#72764
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(1,0) 15 - 

A década de 1970 marcou o início das preocupações com a relação entre a atividade produtiva no campo e a preservação do meio ambiente no Brasil. Essa mesma década se destaca pelo avanço das tecnologias de ponta, que passam a ocupar cada vez mais espaço junto à agricultura e, ainda que numa dimensão menor, também, na agricultura familiar.

SILVA, PS. Tecnologia e meio ambiente: o processo de modernização da agricultura familiar. Revista da Fapese, v. 3, n. 2, jul.-dez., 2007.

 

O avanço tecnológico e os impactos socioambientais no campo brasileiro após a década de 1970 evidenciam uma relação de equivalência entre

  • a) investimento em maquinários e geração de empregos.
  • b) expansão das técnicas de cultivo e distribuição fundiária.
  • c) crescimento da produtividade e redistribuição espacial do cultivo.
  • d) inovações nos pesticidas e redução da contaminação dos trabalhadores.
  • e) utilização da engenharia genética e conservação dos biomas ameaçados.