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Simulado ENEM | Matérias Diversas | ENEM

Simulado ENEM | Matérias Diversas

SIMULADO ENEM | MATÉRIAS DIVERSAS

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para ENEM, prova do ENEM e/ou questões do ENEM.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos que almejam sua aprovação no ENEM. Que desejam tirar excelentes notas na prova do ENEM deste ano.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões do ENEM e da banca INEP. Estas questões são especificamente para o Aluno ENEM , contendo Matérias Diversas que foram extraídas de provas anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais destas provas do ENEM.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado ENEM | Matérias Diversas contém um total de 20 questões com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimentos.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking do ENEM e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para o ENEM é aqui!


#72389
Banca
INEP
Matéria
Matérias Diversas
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ENEM
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difícil

(1,0) 1 - 

Diferente do que o senso comum acredita, as lagartas de borboletas não possuem voracidade generalizada. Um estudo mostrou que as borboletas de asas transparentes da família Ithomiinae, comuns na Floresta Amazônica e na Mata Atlântica, consomem, sobretudo, plantas da família Solanaceae, a mesma do tomate. Contudo, os ancestrais dessas borboletas consumiam espécies vegetais da família Apocinaceae, mas a quantidade dessas plantas parece não ter sido suficiente para garantir o suprimento alimentar dessas borboletas. Dessa forma, as solanáceas tornaram-se uma opção de alimento, pois são abundantes na Mata Atlântica e na Floresta Amazônica. 
Cores ao vento. Genes e fósseis revelam origem e diversidade de borboletas sul-americanas. 
Revista Pesquisa FAPESP. N° 170, 2010 (adaptado).

Nesse texto, a ideia do senso comum é confrontada com os conhecimentos científicos, ao se entender que as larvas das borboletas Ithomiinae encontradas atualmente na Mata Atlântica e na Floresta Amazônica, apresentam

  • a) facilidade em digerir todas as plantas desses locais.
  • b) interação com as plantas hospedeiras da família Apocinaceae.
  • c) adaptação para se alimentar de todas as plantas desses locais.
  • d) voracidade indiscriminada por todas as plantas existentes nesses locais.
  • e) especificidade pelas plantas da família Solanaceae existentes nesses locais.
#72390
Banca
INEP
Matéria
Matérias Diversas
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ENEM
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difícil

(1,0) 2 - 

Abatidos pelo fadinho harmonioso e nostálgico dos desterrados, iam todos, até mesmo os brasileiros, se concentrando e caindo em tristeza; mas, de repente, o cavaquinho de Porfiro, acompanhado pelo violão do Firmo, romperam vibrantemente com um chorado baiano. Nada mais que os primeiros acordes da música crioula para que o sangue de toda aquela gente despertasse logo, como se alguém lhe fustigasse o corpo com urtigas bravas. E seguiram-se outras notas, e outras, cada vez mais ardentes e mais delirantes. Já não eram dois instrumentos que soavam, eram lúbricos gemidos e suspiros soltos em torrente, a correrem serpenteando, como cobras numa floresta incendiada; eram ais convulsos, chorados em frenesi de amor: música feita de beijos e soluços gostosos; carícia de fera, carícia de doer, fazendo estalar de gozo. 
AZEVEDO, A. O C o r t iç o . São Paulo: Ática, 1983 (fragmento). 

No romance O Cortiço (1890), de Aluízio Azevedo, as personagens são observadas como elementos coletivos caracterizados por condicionantes de origem social, sexo e etnia. Na passagem transcrita, o confronto entre brasileiros e portugueses revela prevalência do elemento brasileiro, pois

  • a) destaca o nome de personagens brasileiras e omite o de personagens portuguesas.
  • b) exalta a força do cenário natural brasileiro e considera o do português inexpressivo.
  • c) mostra o poder envolvente da música brasileira, que cala o fado português.
  • d) destaca o sentimentalismo brasileiro, contrário à tristeza dos portugueses.
  • e) atribui aos brasileiros uma habilidade maior com instrumentos musicais.
#72391
Banca
INEP
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(1,0) 3 - 

Em 2010, um caos aéreo afetou o continente europeu, devido à quantidade de fumaça expelida por um vulcão na Islândia, o que levou ao cancelamento de inúmeros voos. 

Cinco dias após o início desse caos, todo o espaço aéreo europeu acima de 6 000 metros estava liberado, com exceção do espaço aéreo da Finlândia. Lá, apenas voos internacionais acima de 31 mil pés estavam liberados. 
Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 21 abr. 2010 (adaptado). 

Considere que 1 metro equivale a aproximadamente 3,3 pés. 

Qual a diferença, em pés, entre as altitudes liberadas na Finlândia e no restante do continente europeu cinco dias após o início do caos?

  • a) 3 390 pés.
  • b) 9 390 pés.
  • c) 11 200 pés.
  • d) 19 800 pés.
  • e) 50 800 pés.
#72392
Banca
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(1,0) 4 - 

Uma pessoa aplicou certa quantia em ações. No primeiro mês, ela perdeu 30% do total do investimento e, no segundo mês, recuperou 20% do que havia perdido. Depois desses dois meses, resolveu tirar o montante de R$ 3 800,00 gerado pela aplicação. 

A quantia inicial que essa pessoa aplicou em ações corresponde ao valor de

  • a) R$ 4 222,22.
  • b) R$ 4 523,80.
  • c) R$ 5 000,00.
  • d) R$ 13 300,00.
  • e) R$ 17 100,00.
#72393
Banca
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(1,0) 5 - 

A exploração de recursos naturais e a ocupação do território brasileiro têm uma longa história de degradação de áreas naturais. É resultado, entre outros fatores, da ausência de uma cultura de ocupação que respeitasse as características de seus biomas.

Disponível em: http://www.comciencia.br. Acesso em: 19 abr. 2010 (fragmento).

 

Ao longo da história, a apropriação da natureza e de seus recursos pelas sociedades humanas alterou os biomas do planeta. Em relação aos biomas brasileiros, em qual deles esse tipo de processo se fez sentir de forma mais profunda e irreversível?

  • a) Na Floresta Amazônica, especialmente a partir da década de 1980, devastada pela construção de rodovias e expansão urbana.
  • b) No Cerrado, que abriga muitas espécies de árvores sob risco de extinção, atingido pela mineração e agricultura.
  • c) No Pantanal, que abrange parte dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, degradado pela mineração e pecuária.
  • d) Na Mata Atlântica, que hoje abriga 7% da área original, devastada pela exploração da madeira e pelo crescimento urbano.
  • e) Na Mata dos Cocais, localizada no Nordeste do país, desmatada pelo assoreamento e pelo cultivo da cana-de-açúcar.
#72394
Banca
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(1,0) 6 - 

Após as três primeiras décadas, marcadas pelo esforço de garantir a posse da nova terra, a colonização começou a tomar forma. A política da metrópole portuguesa consistirá no incentivo à empresa comercial com base em uns poucos produtos exportáveis em grande escala, assentada na grande propriedade. Essa diretriz deveria atender aos interesses de acumulação de riqueza na metrópole lusa, em mãos dos grandes comerciantes, da Coroa e de seus afilhados

FAUSTO, B. História Concisa do Brasil. São Paulo: EdUSP, 2002 (adaptado).

 

Para concretizar as aspirações expansionistas e mercantis estabelecidas pela Coroa Portuguesa para a América, a estratégia lusa se constituiu em

  • a) disseminar o modelo de colonização já utilizado com sucesso pela Grã-Bretanha nas suas treze colônias na América do Norte.
  • b) apostar na agricultura tropical em grandes propriedades e no domínio da Colônia pelo monopólio comercial e pelo povoamento.
  • c) intensificar a pecuária como a principal cultura capaz de forçar a penetração do homem branco no interior do continente.
  • d) acelerar a desocupação da terra e transferi-la para mãos familiarizadas ao trabalho agrícola de culturas tropicais.
  • e) desestimular a escravização do indígena e incentivar sua integração na sociedade colonial por meio da atividade comercial.
#72395
Banca
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(1,0) 7 - 

Texto I

 

A bandeira no estádio é um estandarte/A flâmula pendurada na parede do quarto/ O distintivo na camisa do uniforme/ Que coisa linda é uma partida de futebol/ Posso morrer pelo meu time/ Se ele perder, que dor, imenso crime/ Posso chorar se ele não ganhar/ Mas se ele ganha, não adianta/ Não há garganta que não pare de berrar/ A chuteira veste o pé descalço/ O tapete da realeza é verde/ Olhando para a bola eu vejo o sol/ Está rolando agora, é uma partida de futebol

SKANK. Uma partida de futebol. Disponível em: www.letras.terra.com.br. Acesso em: 27 abr. 2010 (fragmento).

 

Texto II

 

O “gostar de futebol” no Brasil existe fora das consciências individuais dos brasileiros. O gosto ou a paixão por um determinado esporte não existe naturalmente em nosso “sangue”, como supõe o senso comum. Ele existe na coletividade, em nosso meio social, que nos transmite esse sentimento da mesma forma que a escola nos ensina a ler e a escrever.

HELAL, R. O que é Sociologia do Esporte? São Paulo: Brasiliense, 1990.

 

Chamado de ópio do povo por uns, paixão nacional por outros, o futebol, além de esporte mais praticado no Brasil, pode ser considerado fato social, culturalmente apreendido, seja por seus praticantes, seja pelos torcedores. Nesse sentido, as fontes acima apresentam ideias semelhantes, pois o

  • a) futebol aparece como elemento integrante da cultura brasileira.
  • b) lazer aparece em ambos como a principal função social do futebol.
  • c) “tapete verde” e a “bola-sol” são metáforas do nacionalismo.
  • d) esporte é visto como instrumento de divulgação de valores sociais.
  • e) futebol é visto como um instante de supressão da desigualdade social.
#72396
Banca
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(1,0) 8 - 

Hoje, o Brasil produz cerca de 16 bilhões de litros de álcool por ano, em quase 3 milhões de hectares, o suficiente para atender a 40% da frota de veículos nacionais. Para substituir completamente a gasolina, essa produção teria mais que dobrar. De acordo com a Embrapa, há espaço para isso: cerca de 90 milhões de hectares disponíveis para a expansão da agricultura.

GIRARDI, G. O país do etanol. Revista Horizonte Geográfico. N° 112, 2010.

 

O Brasil apresenta grande potencialidade para a produção de biocombustíveis, visto que

  • a) estimula a produção do etanol a partir do milho, que se apresenta como alternativa de fonte renovável de maior rentabilidade.
  • b) desenvolve nas áreas agricultáveis de grande porte o cultivo da cana-de-açúcar amparado por técnicas e tecnologias tradicionais.
  • c) disponibiliza, na maior parte das áreas agricultáveis de cana, novos recursos tecnológicos substitutivos de técnicas antigas e poluidoras.
  • d) promove a exploração de energias renováveis de segunda geração, já que garantem produtividade similar ao do álcool.
  • e) oferece a combinação de solo, clima e fontes renováveis capazes de favorecer uma cadeia de produção com potencial de abastecer o mercado.
#72397
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(1,0) 9 - 

Os materiais radioativos emitem diferentes tipos de radiação. A radiação gama, por exemplo, por sua alta energia e penetração, consegue remover elétrons dos átomos dos tecidos internos e romper ligações químicas por ionização, podendo causar mutação no DNA. Já as partículas beta têm o mesmo efeito ionizante, mas atuam sobre as células da pele.

RODRIGUES JR., A. A. O que é radiação? E contaminação radioativa? Vamos esclarecer. Física na Escola. V. 8, n° 2, 2007. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física (adaptado).

 

Segundo o texto, um indivíduo irradiado por uma fonte radioativa é exposto ao risco de

  • a) transformar-se em um corpo radioativo.
  • b) absorver a radiação e armazená-la.
  • c) emitir radiação e contaminar outras pessoas.
  • d) sofrer alterações gênicas e desenvolver câncer.
  • e) transportar a radiação e contaminar outros ambientes.
#72398
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(1,0) 10 - 

Uma opção não usual, para o cozimento do feijão, é o uso de uma garrafa térmica. Em uma panela, colocase uma parte de feijão e três partes de água e deixa-se ferver o conjunto por cerca de 5 minutos, logo após transfere-se todo o material para uma garrafa térmica. Aproximadamente 8 horas depois, o feijão estará cozido.

 

O cozimento do feijão ocorre dentro da garrafa térmica, pois

  • a) a água reage com o feijão, e essa reação é exotérmica.
  • b) o feijão continua absorvendo calor da água que o envolve, por ser um processo endotérmico.
  • c) o sistema considerado é praticamente isolado, não permitindo que o feijão ganhe ou perca energia.
  • d) a garrafa térmica fornece energia suficiente para o cozimento do feijão, uma vez iniciada a reação.
  • e) a energia envolvida na reação aquece a água, que mantém constante a temperatura, por ser um processo exotérmico.
#72399
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(1,0) 11 - 

O manual de instruções de um computador apresenta as seguintes recomendações para evitar que o cabo de alimentação de energia elétrica se rompa:

 

• Ao utilizar a fonte de alimentação, acomode adequadamente o cabo que vai conectado à tomada, evitando dobrá-lo.

• Ao conectar ou desconectar o computador da tomada elétrica, segure o cabo de alimentação pelo plugue e não pelo fio.

 

Caso o usuário não siga essas recomendações e ocorra o dano previsto, a consequência para o funcionamento do computador será a de que

  • a) os seus componentes serão danificados por uma descarga elétrica.
  • b) a velocidade de processamento de dados diminuirá sensivelmente.
  • c) a sua fiação interna passará a sofrer um aquecimento excessivo.
  • d) o monitor utilizado passará a apresentar um brilho muito fraco.
  • e) os seus circuitos elétricos ficarão sem circulação de corrente.
#72400
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(1,0) 12 - 

Last Monday was a really awful day. I got to school late because I had missed the bus. Then I had a Math test and did badly because I hadn't studied for it. Things went from bad to worse: while I was waiting for the bus home I realised I had lost my money so I had to walk home. I really wanted to go to the cinema with my parents that evening but by the time I got home they had already gone out. I put my dinner in the oven, went to watch TV and fell asleep. When I woke up an hour later, there was a terrible smell and smoke coming up the stairs: I had forgotten to take my dinner out of the oven.

ACEVEDO, A.; GOWER, M. High Flyer. Longman, 1996.

 

A intenção do narrador, nesse texto, é

  • a) descrever o incidente na cozinha.
  • b) justificar a perda de uma prova.
  • c) lamentar a perda da aula.
  • d) reclamar do atraso do ônibus.
  • e) relatar um dia de problemas.
#72401
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(1,0) 13 - 

Mary Mac's mother's making Mary Mac marry me.

My mother's making me marry Mary Mac.

Will I always be so Merry when Mary's taking care of me?

Will I always be so merry when I marry Mary Mac?

(from a song by Carbon Leaf)

Disponível em: http://www.uebersetzung.at. Acesso em: 27 jun. 2011.

 

O trava-língua, além de funcionar como um exercício de pronúncia, também pode abordar assuntos relacionados à sociedade. No texto, o tema abordado refere-se

  • a) à união de duas pessoas que se amam há anos.
  • b) à decisão de Mary Mac de se casar com seu amor.
  • c) aos cuidados de Mary Mac com seu futuro esposo.
  • d) às dúvidas do filho sobre a felicidade após o casamento.
  • e) à felicidade da mãe com relação ao casamento da filha.
#72402
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(1,0) 14 - 

Mudança

 

Na planície avermelhada os juazeiros alargavam duas manchas verdes. Os infelizes tinham caminhado o dia inteiro, estavam cansados e famintos. Ordinariamente andavam pouco, mas como haviam repousado bastante na areia do rio seco, a viagem progredira bem três léguas. Fazia horas que procuravam uma sombra. A folhagem dos juazeiros apareceu longe, através dos galhos pelados da catinga rala.

Arrastaram-se para lá, devagar, sinhá Vitória com o filho mais novo escanchado no quarto e o baú de folha na cabeça, Fabiano sombrio, cambaio. As manchas dos juazeiros tornaram a aparecer, Fabiano aligeirou o passo, esqueceu a fome, a canseira e os ferimentos. Deixaram a margem do rio, acompanharam a cerca, subiram uma ladeira, chegaram aos juazeiros. Fazia tempo que não viam sombra.

RAMOS, G. Vidas secas. Rio de Janeiro: Record, 2008 (fragmento).

 

Valendo-se de uma narrativa que mantém o distanciamento na abordagem da realidade social em questão, o texto expõe a condição de extrema carência dos personagens acuados pela miséria.

 

O recurso utilizado na construção dessa passagem, o qual comprova a postura distanciada do narrador, é a

  • a) caracterização pitoresca da paisagem natural.
  • b) descrição equilibrada entre os referentes físicos e psicológicos dos personagens.
  • c) narração marcada pela sobriedade lexical e sequência temporal linear.
  • d) caricatura dos personagens, compatível com o aspecto degradado que apresentam.
  • e) metaforização do espaço sertanejo, alinhada com o projeto de crítica social.
#72403
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(1,0) 15 - 

Na sociedade moderna, a maioria das relações humanas é medida e mediada pelo dinheiro. O dinheiro que você tem define onde você mora, o que come, como se veste e se desloca, sua educação e sua saúde. Por isso, ricos e pobres, materialistas e desprendidos, avarentos e perdulários, portadores ou não de cartões de crédito, todos têm de saber lidar com o dinheiro, pois ele permeia todos os aspectos da vida.

Vida simples. Ed. 74, dez. 2008 (adaptado).

 

O texto trata de um tema relevante para o cotidiano de todas as pessoas: a relação pessoal com o dinheiro. A enumeração apresentada no último período demonstra a

  • a) preocupação com as classes menos favorecidas.
  • b) importância do desprendimento em relação ao dinheiro.
  • c) igualdade diante da relação pessoal com o dinheiro.
  • d) relevância dos cartões de crédito para as pessoas atualmente.
  • e) inquietação em relação ao materialismo.