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Simulado ENEM | Matérias Diversas | ENEM

Simulado ENEM | Matérias Diversas

SIMULADO ENEM | MATÉRIAS DIVERSAS

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para ENEM, prova do ENEM e/ou questões do ENEM.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos que almejam sua aprovação no ENEM. Que desejam tirar excelentes notas na prova do ENEM deste ano.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões do ENEM e da banca INEP. Estas questões são especificamente para o Aluno ENEM , contendo Matérias Diversas que foram extraídas de provas anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais destas provas do ENEM.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado ENEM | Matérias Diversas contém um total de 20 questões com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimentos.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking do ENEM e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para o ENEM é aqui!


#72309
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(1,0) 1 - 

TEXTO I

 

Poema de sete faces

 

Mundo mundo vasto mundo,

Se eu me chamasse Raimundo

seria uma rima, não seria uma solução.

Mundo mundo vasto mundo,

mais vasto é meu coração.

ANDRADE, C. D. Antologia poética. Rio de Janeiro: Record, 2001 (fragmento).

 

TEXTO II

 

CDA (imitado)

 

Ó vida, triste vida!

Se eu me chamasse Aparecida

dava na mesma.

FONTELA, O. Poesia reunida. São Paulo: Cosac Naify; Rio de Janeiro: 7Letras, 2006.

 

Orides Fontela intitula seu poema CDA, sigla de Carlos Drummond de Andrade, e entre parênteses indica "imitado" porque, como nos versos de Drummond,

  • a) apresenta o receio de colocar os dramas pessoais no mundo vasto.
  • b) expõe o egocentrismo de sentir o coração maior que o mundo.
  • c) aponta a insuficiência da poesia para solucionar os problemas da vida.
  • d) adota tom melancólico para evidenciar a desesperança com a vida.
  • e) invoca a tristeza da vida para potencializar a ineficácia da rima.
#72310
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(1,0) 2 - 

Suponha que você seja um consultor e foi contratado para assessorar a implantação de uma matriz energética em um pequeno país com as seguintes características: região plana, chuvosa e com ventos constantes, dispondo de poucos recursos hídricos e sem reservatórios de combustíveis fósseis. 

De acordo com as características desse país, a matriz energética de menor impacto e riscos ambientais é a baseada na energia 

  • a) dos biocombustíveis, pois tem menor impacto ambiental e maior disponibilidade. 
  • b) solar, pelo seu baixo custo e pelas características do país favoráveis à sua implantação.
  • c) nuclear, por ter menor risco ambiental e ser adequada a locais com menor extensão territorial. 
  • d) hidráulica, devido ao relevo, à extensão territorial do país e aos recursos naturais disponíveis. 
  • e) eólica, pelas características do país e por não gerar gases do efeito estufa nem resíduos de operação. 
#72311
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(1,0) 3 - 

Pode-se viver sem ciência, pode-se adotar crenças sem querer justificá-las racionalmente, pode-se desprezar as evidências empíricas. No entanto, depois de Platão e Aristóteles, nenhum homem honesto pode ignorar que uma outra atitude intelectual foi experimentada, a de adotar crenças com base em razões e evidências e questionar tudo o mais a fim de descobrir seu sentido último.

ZINGANO, M. Platão e Aristóteles: o fascínio da filosofia. São Paulo: Odysseus, 2002.

 

Platão e Aristóteles marcaram profundamente a formação do pensamento Ocidental. No texto, é ressaltado importante aspecto filosófico de ambos os autores que, em linhas gerais, refere-se à

  • a) adoção da experiência do senso comum como critério de verdade.
  • b) adoção da experiência do senso comum como critério de verdade.
  • c) pretensão de a experiência legitimar por si mesma a verdade.
  • d) defesa de que a honestidade condiciona a possibilidade de se pensar a verdade.
  • e) compreensão de que a verdade deve ser justificada racionalmente.
#72312
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(1,0) 4 - 

Quanto à deliberação, deliberam as pessoas sobre tudo? São todas as coisas objetos de possíveis deliberações? Ou será a deliberação impossível no que tange a algumas coisas? Ninguém delibera sobre coisas eternas e imutáveis, tais como a ordem do universo; tampouco sobre coisas mutáveis como os fenômenos dos solstícios e o nascer do sol, pois nenhuma delas pode ser produzida por nossa ação.

ARISTÓTELES. Ética a Nicôm aco. São Paulo: Edipro, 2007 (adaptado).

 

O conceito de deliberação tratado por Aristóteles é importante para entender a dimensão da responsabilidade humana. A partir do texto, considera-se que é possível ao homem deliberar sobre

  • a) coisas imagináveis, já que ele não tem controle sobre os acontecimentos da natureza.
  • b) ações humanas, ciente da influência e da determinação dos astros sobre as mesmas.
  • c) fatos atingíveis pela ação humana, desde que estejam sob seu controle.
  • d) fatos e ações mutáveis da natureza, já que ele é parte dela.
  • e) coisas eternas, já que ele é por essência um ser religioso.
#72313
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(1,0) 5 - 

Um Estado é uma multidão de seres humanos submetida a leis de direito. Todo Estado encerra três poderes dentro de si, isto é, a vontade unida em geral consiste de três pessoas: o poder soberano (soberania) na pessoa do legislador; o poder executivo na pessoa do governante (em consonância com a lei) e o poder judiciário (para outorgar a cada um o que é seu de acordo com a lei) na pessoa do juiz.

KANT, I. A metafísica dos costumes. Bauru: EDIPRO, 2003.

 

De acordo com o texto, em um Estado de direito

  • a) a vontade do governante deve ser obedecida, pois é ele que tem o verdadeiro poder.
  • b) a lei do legislador deve ser obedecida, pois ela é a representação da vontade geral.
  • c) o Poder Judiciário, na pessoa do juiz, é soberano, pois é ele que outorga a cada um o que é seu.
  • d) o Poder Executivo deve submeter-se ao Judiciário, pois depende dele para validar suas determinações.
  • e) o Poder Legislativo deve submeter-se ao Executivo, na pessoa do governante, pois ele que é soberano.
#72314
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(1,0) 6 - 

Desde a sua formação, há quase 4,5 bilhões de anos, a Terra sofreu várias modificações em seu clima, com períodos alternados de aquecimento e resfriamento e elevação ou decréscimo de pluviosidade, sendo algumas em escala global e outras em nível menor.

ROSS, J. S. (Org.) Geografia do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2003 (adaptado).

 

Um dos fenômenos climáticos conhecidos no planeta atualmente é o El Nino que consiste

  • a) na mudança da dinâmica da altitude e da temperatura.
  • b) nas temperaturas suavizadas pela proximidade com o mar.
  • c) na modificação da ação da temperatura em relação à latitude.
  • d) no aquecimento das águas do Oceano Pacífico, que altera o clima.
  • e) na interferência de fatores como pressão e ação dos ventos do Oceano Atlântico.
#72315
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(1,0) 7 - 

A sociedade em movimento tem gestado algumas alternativas. Surgem novas experiências de luta no campo, nas quais os movimentos sociais têm buscado formas para permanecer na terra, afirmando sua territorialidade. Estes novos sujeitos sociais, de que são exemplo os seringueiros no Acre e as quebradeiras de coco no Maranhão, Pará, Tocantins e Piauí, têm lutado por seu reconhecimento, chegando em certos casos a obter mudanças na legislação.

MARQUES, M. O conceito de espaço rural em questão. São Paulo: Terra Livre, ano 18, v. 2, jul./dez. 2002.

 

De acordo com o debate apresentado no texto, e visando à permanência digna no campo, a organização social e política dos seringueiros busca

  • a) a implementação de estratégias de geração de emprego e renda apoiadas na automação produtiva de ponta.
  • b) a efetivação de políticas públicas para a preservação das florestas como condição de garantia de sustentabilidade.
  • c) a distribuição de grandes extensões de terra com financiamentos voltados à produção agroindustrial em larga escala.
  • d) o estímulo à implantação generalizada de indústrias do setor de papel e celulose focadas na Amazônia.
  • e) o aprofundamento de políticas governamentais que potencializem os fluxos sociais para as cidades.
#72316
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(1,0) 8 - 

"Eu quero ter um milhão de amigos" é o famoso verso da linda canção Eu quero apenas, de Roberto Carlos. Adaptado aos nossos tempos, o verso representa o anseio que está na base do atual sucesso das redes sociais. Desde que OrkutFacebook, MySpace, TwitterLinkedln e outros estão entre nós, precisamos mais do que nunca ficar atentos ao sentido das nossas relações. Sentido que é alterado pelos meios a partir dos quais são promovidas essas mesmas relações.

O fato é que as redes brincam com a promessa que estava contida na música do Rei apenas como metáfora. O que a canção põe em cena é da ordem do desejo cuja característica é ser oceânico e inespecífico. Desejar é desejar tudo, é mais que querer. Mas quem participa de uma rede social ultrapassa o limite do desejo e entra na esfera da potencialidade de uma realização que vem tornar problemática a relação entre o real e o imaginário.

TIBURI, M. Complexo de Roberto Carlos. In: Revista Cult, São Paulo: Bregantini, n. 154, fev. 2011(fragmento).

 

O verso da canção de Roberto Carlos é usado no artigo para explicar o sucesso mundial das redes sociais. Para a autora, essas redes são eficazes, pois

  • a) resolvem os problemas de solidão vivida pelos internautas.
  • b) promovem a idealização exacerbada de vontades individuais.
  • c) ajudam na preservação de sentimentos básicos da pessoa humana.
  • d) favorecem as relações interpessoais baseadas em vínculos afetivos fortes.
  • e) confirmam os significados atribuídos a relacionamentos iniciados no mundo real.
#72317
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(1,0) 9 - 

Pode chegar de mansinho, como é costume por ali, e observar sem pressa cada detalhe da estação ferroviária de Mariana. Repare na arquitetura recém-revitalizada do casarão, e como os detalhes em madeira branca, as delicadas arandelas de luzes amarelas e os elementos barrocos da torre já começam a dar o gostinho da viagem aguardada. Vindo lá de longe, o apito estridente anuncia que logo, logo o cenário estará completo para a partida. E não tarda para o trem de fato surgir. Pequenino a princípio, mas de repente, em toda aquela imensidão que desliza pelos trilhos. Arrancando sorrisos e deixando boquiaberto até o mais desconfiado dos mineiros.

TIUSSU, B. Raízes m ineiras. Disponível em: www.estadao.com.br. Acesso em: 15 nov. 2011 (fragmento).

 

A leitura do trecho mostra que textos jornalísticos produzidos em determinados gêneros mobilizam recursos linguísticos com o objetivo de conduzir seu público-alvo a aceitar suas ideias. Para envolver o leitor no retrato que faz da cidade, a autora

  • a) inicia o texto com a informação mais importante a ser conhecida, a estação de trem de Mariana.
  • b) descreve de forma parcial e objetiva a estação de trem da cidade, seus detalhes e características.
  • c) apresenta com cuidado e precisão os recursos da cidade, sua infraestrutura e singularidade.
  • d) faz uma crítica indireta à desconfiança dos mineiros, mostrando conhecimento do tema.
  • e) dirige-se a ele por meio de verbos e expressões verbais, convidando-o a partilhar das belezas do local.
#72318
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(1,0) 10 - 

— É o diabo!... praguejava entre dentes o brutalhão, enquanto atravessava o corredor ao lado do Conselheiro, enfiando às pressas o seu inseparável sobretudo de casimira alvadia. — É o diabo! Esta menina já devia ter casado!

— Disso sei eu... balbuciou o outro. — E não é por falta de esforços de minha parte; creia!

— Diabo! Faz lástima que um organismo tão rico e tão bom para procriar, se sacrifique desse modo! Enfim — ainda não é tarde; mas, se ela não se casar quanto antes — hum... hum!... Não respondo pelo resto!

— Então o Doutor acha que...?

Lobão inflamou-se: Oh! o Conselheiro não podia imaginar o que eram aqueles temperamentozinhos impressionáveis!... eram terríveis, eram violentos, quando alguém tentava contrariá-los! Não pediam — exigiam — reclamavam!

AZEVEDO, A. O homem. Belo Horizonte: UFMG, 2003 (fragmento).

 

O romance O homem, de Aluísio Azevedo, insere-se no contexto do Naturalismo, marcado pela visão do cientificismo. No fragmento, essa concepção aplicada à mulher define-se por uma

  • a) conivência com relação à rejeição feminina de assumir um casamento arranjado pelo pai.
  • b) caracterização da personagem feminina como um estereótipo da mulher sensual e misteriosa.
  • c) convicção de que a mulher é um organismo frágil e condicionado por seu ciclo reprodutivo.
  • d) submissão da personagem feminina a um processo que a infantiliza e limita intelectualmente.
  • e) incapacidade de resistir às pressões socialmente impostas, representadas pelo pai e pelo médico.
#72319
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(1,0) 11 - 

Todo bom escritor tem o seu instante de graça, possui a sua obra-prima, aquela que congrega numa estrutura perfeita os seus dons mais pessoais. Para Dias Gomes essa hora de inspiração veio-lhe no dia que escreveu O pagador de promessas. Em torno de Zé-do-Burro — herói ideal, por unir o máximo de caráter ao mínimo de inteligência, naquela zona fronteiriça entre o idiota e o santo — o enredo espalha a malícia e a maldade de uma capital como Salvador, mitificada pela música popular e pela literatura, na qual o explorador de mulheres se chama inevitavelmente Bonitão, o poeta popular, Dedé Cospe-Rima, e o mestre de capoeira, Manuelzinho Sua Mãe. O colorido do quadro contrasta fortemente com a simplicidade da ação, que caminha numa linha reta da chegada de Zé-do-Burro à sua entrada trágica e triunfal na igreja — não sob a cruz, conforme prometera, mas sobre ela, carregado pelos capoeiras, “como um crucifixado”.

PRADO, D. A. O teatro brasileiro moderno. Sao Paulo: Perspectiva, 2008 (fragmento).

 

A avaliação crítica de Décio de Almeida Prado destaca as qualidades de O pagador de promessas. Com base nas ideias defendidas por ele, uma boa obra teatral deve

  • a) valorizar a cultura local como base da estrutura estética.
  • b) ressaltar o lugar do oprimido por uma forma religiosa.
  • c) dialogar a tradição local com elementos universais.
  • d) romper com a estrutura clássica da encenação.
  • e) reproduzir abordagens trágicas e pessimistas.
#72320
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(1,0) 12 - 

Não há crenças que Nelson Leirner não destrua. Do dinheiro à religião, do esporte à fé na arte, nada resiste ao deboche desse iconoclasta. O principal mérito da retrospectiva aberta em setembro na Galeria do SESI-SP é justamente demonstrar que as provocações arquitetadas durante as últimas cinco décadas pelo artista quase octogenário continuam vigorosas.

Bravo, n. 170, out. 2011 (adaptado).

 

Um dos elementos importantes na constituição do texto é o desenvolvimento do tema por meio, por exemplo, do encadeamento de palavras em seu interior. A clareza do tema garante ao autor que seus objetivos — narrar, descrever, informar, argumentar, opinar — sejam atingidos. No parágrafo do artigo informativo, os termos em negrito

  • a) evitam a repetição de termos por meio do emprego de sinônimos.
  • b) fazem referências a outros artistas que trabalham com Nelson Leirner.
  • c) estabelecem relação entre traços da personalidade do artista e suas obras.
  • d) garantem a progressão temática do texto pelo uso de formas nominais diferentes.
  • e) introduzem elementos novos, que marcam mudança na direção argumentativa do texto.
#72321
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(1,0) 13 - 

Não há crenças que Nelson Leirner não destrua. Do dinheiro à religião, do esporte à fé na arte, nada resiste ao deboche desse iconoclasta. O principal mérito da retrospectiva aberta em setembro na Galeria do SESI-SP é justamente demonstrar que as provocações arquitetadas durante as últimas cinco décadas pelo artista quase octogenário continuam vigorosas.

Bravo, n. 170, out. 2011 (adaptado).

 

Um dos elementos importantes na constituição do texto é o desenvolvimento do tema por meio, por exemplo, do encadeamento de palavras em seu interior. A clareza do tema garante ao autor que seus objetivos — narrar, descrever, informar, argumentar, opinar — sejam atingidos. No parágrafo do artigo informativo, os termos em negrito

  • a) evitam a repetição de termos por meio do emprego de sinônimos.
  • b) fazem referências a outros artistas que trabalham com Nelson Leirner.
  • c) estabelecem relação entre traços da personalidade do artista e suas obras.
  • d) garantem a progressão temática do texto pelo uso de formas nominais diferentes.
  • e) introduzem elementos novos, que marcam mudança na direção argumentativa do texto.
#72322
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(1,0) 14 - 

Pensando em desenvolver atividade física e reduzir gasto com energia elétrica em sua residência, uma pessoa resolveu instalar uma bomba d'água acoplada a uma bicicleta ergométrica. Após alguns dias de atividade física, ela observou que, pedalando durante uma hora, o volume médio de água bombeada para o seu reservatório era de 500 litros. Esta pessoa observou, ainda, que o consumo diário em sua casa é de 550 litros de água.

 

Qual a atitude, em relação ao tempo de exercício diário, essa pessoa deve tomar para suprir exatamente o consumo diário de água da sua casa?

  • a) Reduzir o seu tempo diário de exercício na bicicleta em 6 minutos.
  • b) Reduzir o seu tempo diário de exercício na bicicleta em 10 minutos.
  • c) Aumentar o seu tempo diário de exercício na bicicleta em 5 minutos.
  • d) Aumentar o seu tempo diário de exercício na bicicleta em 6 minutos.
  • e) Aumentar o seu tempo diário de exercício na bicicleta em 10 minutos.
#72323
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(1,0) 15 - 

El idioma español en África subsahariana:

aproximación y propuesta

 

La inexistencia de un imperio colonial español contemporáneo en África subsahariana durante los siglos XIX y XX es la causa de la ausencia actual de la lengua española en ese espacio como seña lingüística, con la excepción del Estado ecuatoguineano. En consecuencia, la lengua española es, en ese subcontinente, un idioma muy poco conocido y promovido. Por otro lado, la importante presencia colonial portuguesa en África tuvo como consecuencia el nacimiento de cinco Estados oficialmente lusófonos. Convendrá, en esos países del África subsahariana, la promoción del español a partir de la afinidad con el portugués, lengua consolidada ya en ese espacio.

DURÁNTEZ PRADOS, F. A. Disponível em: www.realinstitutoelcano.org. Acesso em: 20 jan. 2012 (adaptado).

 

No artigo, após um esboço sobre a presença do espanhol na África subsaariana, propõe-se

  • a) projetar o espanhol no território africano lusófono.
  • b) reforçar o ensino do espanhol na Guiné Equatorial.
  • c) substituir o português pelo espanhol em cinco Estados.
  • d) amparar a promoção da fusão entre línguas próximas.
  • e) desenvolver o conhecimento sobre o português da África.