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Simulado ENEM | Matérias Diversas | ENEM

Simulado ENEM | Matérias Diversas

SIMULADO ENEM | MATÉRIAS DIVERSAS

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para ENEM, prova do ENEM e/ou questões do ENEM.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos que almejam sua aprovação no ENEM. Que desejam tirar excelentes notas na prova do ENEM deste ano.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões do ENEM e da banca INEP. Estas questões são especificamente para o Aluno ENEM , contendo Matérias Diversas que foram extraídas de provas anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais destas provas do ENEM.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado ENEM | Matérias Diversas contém um total de 20 questões com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimentos.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking do ENEM e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para o ENEM é aqui!


#71886
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(1,0) 1 - 

Se observarmos o maxixe brasileiro, a beguine da Martinica, o danzón de Santiago de Cuba e o ragtime norte-americano, vemos que todos são adaptações da polca. A diferença de resultado se deve ao sotaque inerente à música de cada colonizador (português, espanhol, francês e inglês) e, em alguns casos, a uma maior influência da música religiosa. 
CAZES, H. Choro: do quintal ao Municipal. São Paulo: Editora 34, 1998 (adaptado). 
Além do sotaque inerente à música de cada colonizador e da influência religiosa, que outro elemento auxiliou a constituir os gêneros de música popular citados no texto?

  • a) A região da África de origem dos escravos, trazendo tradições musicais e religiosas de tribos distintas.
  • b) O relevo dos países, favorecendo o isolamento de comunidades, aumentando o número de gêneros musicais surgidos.
  • c) O conjunto de portos, que favorecem o trânsito de diferentes influências musicais e credos religiosos.
  • d) A agricultura das regiões, pois o que é plantado exerce influência nas canções de trabalho durante o plantio.
  • e) O clima dos países em questão, pois as temperaturas influenciam na composição e vivacidade dos ritmos.
#71887
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(1,0) 2 - 

Entrevista — Tony Bellotto


A língua é rock


Guitarrista do Titãs e escritor completa dez anos à frente de programa televisivo em que discute a língua portuguesa por meio da música


O que o atraiu na proposta de Afinando a Língua?


No começo, em 1999, a ideia era fazer um programa que falasse de língua portuguesa usando a música como atrativo, principalmente, para os jovens. Com o passar do tempo, ele foi se transformando num programa sobre a linguagem usada em letras de música, no jornalismo, na literatura de ficção e na poesia. Como não sou um cara de TV, trago a experiência de escritor e músico, e sempre participo de forma mais ativa do que como um mero apresentador. Estou nas reuniões de pauta e faço sugestões nos roteiros. Mas o conteúdo é feito pelo pessoal do Futura.


Quais as vantagens e desvantagens do ensino da língua por meio das letras de música?


Não sou pedagogo ou educador, então só vejo vantagens, porque as letras de música usam uma linguagem que é a do dia a dia, principalmente, dos jovens. A música é algo que lhes dá prazer e, didaticamente, pode fazer as vezes de algo que o aluno tem a noção de ser entediante — estudo da língua, sentar e abrir um livro. Ao ouvir uma música, os exemplos surgem. É a grande vantagem e sempre foi a ideia do programa.


Disponível em: http://revistalingua.uol.com.br. Acesso em: 8 ago. 2012 (fragmento).


Os gêneros textuais são definidos por meio de sua estrutura, função e contexto de uso.Tomando por base a estrutura dessa entrevista, observa-se que

  • a) a organização em turnos de fala reproduz o diálogo que ocorre entre os interlocutores.
  • b) o tema e o suporte onde foi publicada justificam a ausência de traços da linguagem informal.
  • c) a ausência de referências sobre o entrevistado é uma estratégia para induzir à leitura do texto na íntegra.
  • d) o uso do destaque gráfico é um recurso de edição para ressaltar a importância do tema para o entrevistador.
  • e) o entrevistado é um especialista em abordagens educacionais alternativas para o ensino da língua portuguesa.
#71888
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(1,0) 3 - 

A internet amplia o que queremos e desejamos. I Pessoas alienadas se alienam mais na internet. Pessoas interessantes tornam a comunicação com a internet mais interessante. Pessoas abertas utilizam a internet para promover mais interação e compartilhamento. Pessoas individualistas se fecham mais ainda nos ambientes digitais. Pessoas que têm dificuldades de relacionamento na vida real muitas vezes procuram mil formas de fuga para o virtual. Aproveitaremos melhor as possibilidades da internet, se equilibrarmos a qualidade das interações presenciais — na vida pessoal, profissional, emocional — com as interações digitais correspondentes. 
MORAN, J. M. Disponível em: www.eca.usp.br. Acesso em: 31 jul. 2012 (adaptado). 
O texto expressa um posicionamento a respeito do uso da internet e suas repercussões na vida cotidiana. Na opinião do autor, esse sistema de informação e comunicação

  • a) aumenta o número de pessoas alienadas.
  • b) resolve problemas de relacionamento.
  • c) soluciona a questão do individualismo.
  • d) equilibra as interações presenciais.
  • e) potencializa as características das pessoas.
#71889
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(1,0) 4 - 

Quem acompanhasse os debates na Câmara dos Deputados em 1884 poderia ouvir a leitura de uma moção de fazendeiros do Rio de Janeiro: "Ninguém no Brasil sustenta a escravidão pela escravidão, mas não há um só brasileiro que não se oponha aos perigos da desorganização do atual sistema de trabalho". Livres os negros, as cidades seriam invadidas por “turbas ignaras", "gente refratária ao trabalho e ávida de ociosidade". A produção seria destruída e a segurança das famílias estaria ameaçada. Veio a Abolição, o Apocalipse ficou para depois e o Brasil melhorou (ou será que alguém duvida?). Passados dez anos do início do debate em torno das afirmativas e do recurso às cotas para facilitar o acesso dos negros às cotas para facilitar o acesso dos negros às universidades públicas brasileiras, felizmente é possível conferir a consistência dos argumentos apresentados contra essa iniciativa. De saída, veio a advertência de que as cotas exacerbariam a questão racial. Essa ameaça vai completar 18 anos e não se registraram casos significativos de exacerbação. GASPARI, E. As cotas e a urucubaca. Folha de S. Paulo, 3 jun. 2009. 
O argumento elaborado pelo autor sugere que as censuras às cotas raciais são

  • a) politicamente ignoradas.
  • b) socialmente justificadas.
  • c) culturalmente qualificadas.
  • d) historicamente equivocadas.
  • e) economicamente fundamentadas.
#71890
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(1,0) 5 - 

O próprio movimento operário não pode ser reduzido a um conflito de interesses econômicos de interesses econômicos ou a uma reação contra a proletarização. Ele é animado por uma imagem de "civilização" industrial, pela ideia de um progresso das forças de produção utilizado para o bem de todos. O que é bem diferente da utopia igualitarista simples, pouco preocupada com as condições de crescimento. TOURAINE, A. Os movimentos sociais. In: FORRACHI, M. M.; MARTINS, J. S. (Org.). Sociologia e sociedade. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1997. 
Considerando a caracterização apresentada pelo texto, a busca pela igualdade pressupõe o(a)

  • a) estímulo da luta política.
  • b) adoção da ideologia marxista.
  • c) coletivização dos meios de produção.
  • d) aprofundamento dos conflitos sociais.
  • e) intensificação do crescimento econômico.
#71891
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(1,0) 6 - 

Desde 2002, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) tem registrado certos bem imateriais como patrimônio cultural do país. Entre as manifestações que já ganharam esse status está o ofício das baianas do acarajé. Enfatize-se: o ofício das baianas, não a receita do acarajé. Quando uma baiana prepara o acarajé, há uma série de códigos imperceptíveis para quem olha de fora. A cor da roupa, a amarra dos panos e os adereços mudam de acordo com o santo e com a hierarquia dela no candomblé. O Iphan conta que, registrando o ofício, "esse e outros mundos ligados ao preparo do acarajé podem ser descortinados". KAZ, R. A diferença entre o acarajé e o sanduíche de Bauru. Revista de História da Biblioteca Nacional, n. 13, out. 2006 (adaptado). 
De acordo com o autor, o Iphan evidencia a necessidade de se protegerem certas manifestações históricas para que continuem existindo, destacando-se nesse caso a

  • a) mistura de tradições africanas, indígenas e portuguesas no preparo do alimento por parte das cozinheiras baianas.
  • b) relação com o sagrado no ato de preparar o alimento, sobressaindo-se o uso de símbolos e insignias pelas cozinheiras.
  • c) utilização de certos ingredientes que se mostram cada vez mais raros de encontrar, com as mudanças nos hábitos alimentares.
  • d) necessidade de preservação dos locais tradicionais de preparo do acarajé, ameaçados com as transformações urbanas no país.
  • e) importância de se treinarem as cozinheiras baianas a fim de resgatar o modo tradicional de preparo do acarajé, que remonta à escravidão.
#71892
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(1,0) 7 - 

Sendo os homens, por natureza, todos livres, iguais e independentes, ninguém pode ser expulso de sua propriedade e submetido ao poder político de outrem sem dar consentimento. A maneira única em virtude da qual uma pessoa qualquer renuncia à liberdade natural e se reveste dos laços da sociedade civil consiste em concordar com outras pessoas em juntar-se e unir-se em comunidade para viverem com segurança, conforto e paz umas com as outras, gozando garantidamente das propriedades que tiverem e desfrutando de maior proteção contra quem quer que não faça parte dela. LOCKE, J. Segundo tratado sobre o governo civil. Os pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1978. 
Segundo a Teoria da Formação do Estado, de John Locke, para viver em sociedade, cada cidadão deve

  • a) manter a liberdade do estado de natureza, direito inalienável.
  • b) abrir mão de seus direitos individuais em prol do bem comum.
  • c) abdicar de sua propriedade e submeter-se ao poder do mais forte.
  • d) concordar com as normas estabelecidas para a vida em sociedade.
  • e) renunciar à posse jurídica de seus bens, mas não à sua independência.
#71893
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(1,0) 8 - 

A capacidade de limpeza e a eficiência de um sabão dependem de sua propriedade de formar micelas estáveis, que arrastam com facilidade as moléculas impregnadas no material a ser limpo. Tais micelas têm em sua estrutura partes capazes de interagir com substâncias polares, como a água, e partes que podem interagir com substâncias apolares, como as gorduras e os óleos. 

SANTOS, W. L. P.; MÓL, G. S. (Coords.). Química e sociedade. São Paulo: Nova Geração, 2005 (adaptado). 

A substância capaz de formar as estruturas mencionadas é

  • a) C18H36.
  • b) C17H33COONa .
  • c) CH3CH2COONa.
  • d) CH3CH2CH2COOH.
  • e) CH3CH2CH2CH2OCH2CH2CH2CH3.
#71894
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(1,0) 9 - 

Segundo a teoria evolutiva mais aceita hoje, as mitocôndrias, organelas celulares responsáveis pela produção de ATP em células eucariotas, assim como os cloroplastos, teriam sido originados de procariontes ancestrais que foram incorporados por células mais complexas. 

Uma característica da mitocôndria que sustenta essa teoria é a

  • a) capacidade de produzir moléculas de ATP.
  • b) presença de parede celular semelhante à de procariontes.
  • c) presença de membranas envolvendo e separando a matriz mitocondrial do citoplasma.
  • d) capacidade de autoduplicação dada por DNA circular próprio semelhante ao bacteriano
  • e) presença de um sistema enzimático eficiente às reações químicas do metabolismo aeróbio.
#71895
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(1,0) 10 - 

Só há uma saída para a escola se ela quiser ser mais bem-sucedida: aceitar a mudança da língua como um fato. Isso deve significar que a escola deve aceitar qualquer forma da língua em suas atividades escritas? Não deve mais corrigir? Não!
Há outra dimensão a ser considerada: de fato, no mundo real da escrita, não existe apenas um português correto, que valeria para todas as ocasiões: o estilo dos contratos não é o mesmo do dos manuais de instrução; o dos juízes do Supremo não é o mesmo do dos cordelistas; o dos editoriais dos jornais não é o mesmo do dos cadernos de cultura dos mesmos jornais. Ou do de seus colunistas.

POSSENTI, S. Gramática na cabeça. Língua Portuguesa, ano 5, n. 67, maio 2011 (adaptado).

Sírio Possenti defende a tese de que não existe um único “português correto”. Assim sendo, o domínio da língua portuguesa implica, entre outras coisas, saber

  • a) descartar as marcas de informalidade do texto.
  • b) reservar o emprego da norma padrão aos textos de circulação ampla.
  • c) moldar a norma padrão do português pela linguagem do discurso jornalístico.
  • d) adequar as formas da língua a diferentes tipos de texto e contexto.
  • e) desprezar as formas da língua previstas pelas gramáticas e manuais divulgados pela escola.
#71896
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(1,0) 11 - 

O exercício da crônica

Escrever prosa é uma arte ingrata. Eu digo prosa fiada, como faz um cronista; não a prosa de um ficcionista, na qual este é levado meio a tapas pelas personagens e situações que, azar dele, criou porque quis. Com um prosador do cotidiano, a coisa fia mais fino. Senta-se ele diante de sua máquina, olha através da janela e busca fundo em sua imaginação um fato qualquer, de preferência colhido no noticiário matutino, ou da véspera, em que, com as suas artimanhas peculiares, possa injetar um sangue novo. Se nada houver, resta-lhe o recurso de olhar em torno e esperar que, através de um processo associativo, surja-lhe de repente a crônica, provinda dos fatos e feitos de sua vida emocionalmente despertados pela concentração. Ou então, em última instância, recorrer ao assunto da falta de assunto, já bastante gasto, mas do qual, no ato de escrever, pode surgir o inesperado.

MORAES, V. Para viver um grande amor: crônicas e poemas. São Paulo: Cia. das Letras, 1991.

Predomina nesse texto a função da linguagem que se constitui

  • a) nas diferenças entre o cronista e o ficcionista.
  • b) nos elementos que servem de inspiração ao cronista.
  • c) nos assuntos que podem ser tratados em uma crônica.
  • d) no papel da vida do cronista no processo de escrita da crônica.
  • e) nas dificuldades de se escrever uma crônica por meio de uma crônica.
#71897
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(1,0) 12 - 

A taxa de fecundidade é um indicador que expressa a condição reprodutiva média das mulheres de uma região, e é importante para uma análise da dinâmica demográfica dessa região. A tabela apresenta os dados obtidos pelos Censos de 2000 e 2010, feitos pelo IBGE, com relação à taxa de fecundidade no Brasil.

Ano Taxa de fecundidade no Brasil 
2000 2,38 
2010 1,90

Disponível em: www.saladeimprensa.ibge.gov.br. Acesso em: 31 jul. 2013.

Suponha que a variação percentual relativa na taxa de fecundidade no período de 2000 a 2010 se repita no período de 2010 a 2020. 

Nesse caso, em 2020 a taxa de fecundidade no Brasil estará mais próxima de

  • a) 1,14.
  • b) 1,42.
  • c) 1,52.
  • d) 1,70.
  • e) 1,80.
#71898
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(1,0) 13 - 

Um show especial de Natal teve 45 000 ingressos vendidos. Esse evento ocorrerá em um estádio de futebol que disponibilizará 5 portões de entrada, com 4 catracas eletrônicas por portão. Em cada uma dessas catracas, passará uma única pessoa a cada 2 segundos. O público foi igualmente dividido pela quantidade de portões e catracas, indicados no ingresso para o show, para a efetiva entrada no estádio. Suponha que todos aqueles que compraram ingressos irão ao show e que todos passarão pelos portões e catracas eletrônicas indicados.

Qual é o tempo mínimo para que todos passem pelas catracas?

  • a) 1 hora.
  • b) 1 hora e 15 minutos.
  • c) 5 horas.
  • d)   6 horas.
  • e) 6 horas e 15 minutos.
#71899
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(1,0) 14 - 

Ao deflagrar-se a crise mundial de 1929, a situação da economia cafeeira se apresentava como se segue. A produção, que se encontrava em altos níveis, teria que seguir crescendo, pois os produtores haviam continuado a expandir as plantações até aquele momento. Com efeito, a produção máxima seria alcançada em 1933, ou seja, no ponto mais baixo da depressão, como reflexo das grandes plantações de 1927-1928. Entretanto, era totalmente impossível obter crédito no exterior para financiar a retenção de novos estoques, pois o mercado internacional de capitais se encontrava em profunda depressão, e o crédito do governo desaparecera com a evaporação das reservas. 

FURTADO, C. Formação econômica do Brasil. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1997 (adaptado)

Uma resposta do Estado brasileiro à conjuntura econômica mencionada foi o(a)

  • a) atração de empresas estrangeiras.
  • b) reformulação do sistema fundiário.
  • c) incremento da mão de obra imigrante.
  • d) desenvolvimento de política industrial.
  • e) financiamento de pequenos agricultores.
#71900
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(1,0) 15 - 

Compreende-se assim o alcance de uma reivindicação que surge desde o nascimento da cidade na Grécia antiga: a redação das leis. Ao escrevê-las, não se faz mais que assegurar-lhes permanência e fixidez. As leis tornam-se bem comum, regra geral, suscetível de ser aplicada a todos da mesma maneira. 

VERNANT, J . P. As origens do pensamento grego. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1992 (adaptado)


Para o autor, a reivindicação atendida na Grécia antiga, ainda vigente no mundo contemporâneo, buscava garantir o seguinte princípio:

  • a) Isonomia — igualdade de tratamento aos cidadãos.
  • b) Transparência — acesso às informações governamentais.
  • c) Tripartição — separação entre os poderes políticos estatais.
  • d) Equiparação — igualdade de gênero na participação política.
  • e) Elegibilidade — permissão para candidatura aos cargos públicos.