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Simulado ENEM | Matérias Diversas | ENEM

Simulado ENEM | Matérias Diversas

SIMULADO ENEM | MATÉRIAS DIVERSAS

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para ENEM, prova do ENEM e/ou questões do ENEM.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos que almejam sua aprovação no ENEM. Que desejam tirar excelentes notas na prova do ENEM deste ano.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões do ENEM e da banca INEP. Estas questões são especificamente para o Aluno ENEM , contendo Matérias Diversas que foram extraídas de provas anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais destas provas do ENEM.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado ENEM | Matérias Diversas contém um total de 20 questões com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimentos.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking do ENEM e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para o ENEM é aqui!


#70926
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(1,0) 1 - 

No início foram as cidades. O intelectual da Idade Média — no Ocidente — nasceu com elas. Foi com o desenvolvimento urbano ligado às funções comercial e industrial — digamos modestamente artesanal — que ele apareceu, como um desses homens de ofício que se instalavam nas cidades nas quais se impôs a divisão do trabalho. Um homem cujo ofício é escrever ou ensinar, e de preferência as duas coisas a um só tempo, um homem que, profissionalmente, tem uma atividade de professor e erudito, em resumo, um intelectual — esse homem só aparecerá com as cidades. 
LE GOFF, J. Os intelectuais na Idade Média. Rio de Janeiro: José Olympio, 2010. 
O surgimento da categoria mencionada no período em destaque no texto evidencia o(a)

  • a) apoio dado pela Igreja ao trabalho abstrato.
  • b) relação entre desenvolvimento urbano e divisão do trabalho.
  • c) importância organizacional das corporações de ofício.
  • d) progressiva expansão da educação escolar.
  • e) acúmulo de trabalho dos professores e eruditos.
#70927
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(1,0) 2 - 

A indústria têxtil utiliza grande quantidade de corantes no processo de tingimento dos tecidos. O escurecimento das águas dos rios causado pelo despejo desses corantes pode desencadear uma série de problemas no ecossistema aquático. 
Considerando esse escurecimento das águas, o impacto negativo inicial que ocorre é o(a)

  • a) eutrofização.
  • b) proliferação de algas.
  • c) inibição da fotossíntese.
  • d) fotodegradação da matéria orgânica.
  • e) aumento da quantidade de gases dissolvidos.
#70928
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(1,0) 3 - 

Um importante princípio da biologia, relacionado à transmissão de caracteres e à embriogênese humana, foi quebrado com a descoberta do microquimerismo fetal. Microquimerismo é o nome dado ao fenômeno biológico referente a uma pequena população de células ou DNA presente em um indivíduo, mas derivada de um organismo geneticamente distinto. Investigando-se a presença do cromossomo Y, foi revelado que diversos tecidos de mulheres continham células masculinas. A análise do histórico médico revelou uma correlação extremamente curiosa: apenas as mulheres que antes tiveram filhos homens apresentaram microquimerismo masculino. Essa correlação levou à interpretação de que existe uma troca natural entre células do feto e maternas durante a gravidez. 

MUOTRI, A. Você não é só você: carregamos células maternas na maioria de nossos órgãos. Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 4 dez. 2012 (adaptado).



O princípio contestado com essa descoberta, relacionado ao desenvolvimento do corpo humano, é o de que

  • a) o fenótipo das nossas células pode mudar por influência do meio ambiente.
  • b) a dominância genética determina a expressão de alguns genes.
  • c) as mutações genéticas introduzem variabilidade no genoma.
  • d) as mitocôndrias e o seu DNA provêm do gameta materno.
  • e) as nossas células corporais provêm de um único zigoto.
#70929
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(1,0) 4 - 

Alimentos em conserva são frequentemente armazenados em latas metálicas seladas, fabricadas com um material chamado folha de flandres, que consiste de uma chapa de aço revestida com uma fina camada de estanho, metal brilhante e de difícil oxidação. É comum que a superfície interna seja ainda revestida por uma camada de verniz à base de epóxi, embora também existam latas sem esse revestimento, apresentando uma camada de estanho mais espessa. 
SANTANA, V. M. S. A leitura e a química das substâncias. Cadernos PDE. Ivaiporã: Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED); Universidade Estadual de Londrina, 2010 (adaptado). 
Comprar uma lata de conserva amassada no supermercado é desaconselhável porque o amassado pode

  • a) alterar a pressão no interior da lata, promovendo a degradação acelerada do alimento.
  • b) romper a camada de estanho, permitindo a corrosão do ferro e alterações do alimento.
  • c) prejudicar o apelo visual da embalagem, apesar de não afetar as propriedades do alimento.
  • d) romper a camada de verniz, fazendo com que o metal tóxico estanho contamine o alimento.
  • e) desprender camadas de verniz, que se dissolverão no meio aquoso, contaminando o alimento.
#70930
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(1,0) 5 - 

Pesticidas são substâncias utilizadas para promover o controle de pragas. No entanto, após sua aplicação em ambientes abertos, alguns pesticidas organoclorados são arrastados pela água até lagos e rios e, ao passar pelas guelras dos peixes, podem difundir-se para seus tecidos lipídicos e lá se acumularem. 
A característica desses compostos, responsável pelo processo descrito no texto, é o(a)

  • a) baixa polaridade.
  • b) baixa massa molecular.
  • c) ocorrência de halogênios.
  • d) tamanho pequeno das moléculas.
  • e) presença de hidroxilas nas cadeias.
#70931
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(1,0) 6 - 

Ao ouvir uma flauta e um piano emitindo a mesma nota musical, consegue-se diferenciar esses instrumentos um do outro. 
Essa diferenciação se deve principalmente ao(à)

  • a) intensidade sonora do som de cada instrumento musical.
  • b) potência sonora do som emitido pelos diferentes instrumentos musicais.
  • c) diferente velocidade de propagação do som emitido por cada instrumento musical.
  • d) timbre do som, que faz com que os formatos das ondas de cada instrumento sejam diferentes.
  • e) altura do som, que possui diferentes frequências para diferentes instrumentos musicais.
#70932
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(1,0) 7 - 

Assum preto 
Tudo em vorta é só beleza Sol de abril e a mata em frô Mas assum preto, cego dos óio Num vendo a luz, ai, canta de dor 
Tarvez por ignorança Ou mardade das pió Furaro os óio do assum preto Pra ele assim, ai, cantá mió 
Assum preto veve sorto Mas num pode avuá Mil veiz a sina de uma gaiola Desde que o céu, ai, pudesse oiá 
GONZAGA, L.; TEIXEIRA, H. Disponível em: www.luizgonzaga.mus.br. Acesso em: 30 jul. 2012 (fragmento) 
As marcas da variedade regional registradas pelos compositores de Assum preto resultam da aplicação de um conjunto de princípios ou regras gerais que alteram a pronúncia, a morfologia, a sintaxe ou o léxico. No texto, é resultado de uma mesma regra a

  • a) pronúncia das palavras “vorta" e “veve".
  • b) pronúncia das palavras “tarvez" e “sorto".
  • c) flexão verbal encontrada em “furaro" e “cantá".
  • d) redundância nas expressões “cego dos óio" e “mata em frô".
  • e) pronúncia das palavras “ignorança" e “avuá".
#70933
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(1,0) 8 - 

Riscar o chão para sair pulando é uma brincadeira que vem dos tempos do Império Romano. A amarelinha original tinha mais de cem metros e era usada como treinamento militar. As crianças romanas, então, fizeram imitações reduzidas do campo utilizado pelos soldados e acrescentaram numeração nos quadrados que deveriam ser pulados. Hoje as amarelinhas variam nos formatos geométricos e na quantidade de casas. As palavras “céu" e “inferno" podem ser escritas no começo e no final do desenho, que é marcado no chão com giz, tinta ou graveto.

Disponível em: www.biblioteca.ajes.edu.br. Acesso em: 20 maio 2015 (adaptado).

Com base em fatos históricos, o texto retrata o processo de adaptação pelo qual passou um tipo de brincadeira. Nesse sentido, conclui-se que as brincadeiras comportam o(a) 

  • a) caráter competitivo que se assemelha às suas origens.
  • b) delimitação de regras que se perpetuam com o tempo.
  • c) definição antecipada do número de grupos participantes.
  • d) objetivo de aperfeiçoamento físico daqueles que a praticam.
  • e) possibilidade de reinvenção no contexto em que é realizada.
#70934
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(1,0) 9 - 

Em junho de 1913, embarquei para a Europa a fim de me tratar num sanatório suíço. Escolhi o de Clavadel, perto de Davos-Platz, porque a respeito dele me falara João Luso, que ali passara um inverno com a senhora. Mais tarde vim a saber que antes de existir no lugar um sanatório, lá estivera por algum tempo Antônio Nobre. “Ao cair das folhas", um de seus mais belos sonetos, talvez o meu predileto, está datado de “Clavadel, outubro, 1895". Fiquei na Suíça até outubro de 1914. 
BANDEIRA, M. Poesia com pleta e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1985.

No relato de memórias do autor, entre os recursos usados para organizar a sequência dos eventos narrados, destaca-se a

  • a) construção de frases curtas a fim de conferir dinamicidade ao texto.
  • b) presença de advérbios de lugar para indicar a progressão dos fatos.
  • c) alternância de tempos do pretérito para ordenar os acontecimentos.
  • d) inclusão de enunciados com comentários e avaliações pessoais.
  • e) alusão a pessoas marcantes na trajetória de vida do escritor.
#70935
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(1,0) 10 - 

Por que as formigas não morrem quando postas em forno de micro-ondas? 
As micro-ondas são ondas eletromagnéticas com frequência muito alta. Elas causam vibração nas moléculas de água, e é isso que aquece a comida. Se o prato estiver seco, sua temperatura não se altera. Da mesma maneira, se as formigas tiverem pouca água em seu corpo, podem sair incólumes. Já um ser humano não se sairia tão bem quanto esses insetos dentro de um forno de micro-ondas superdimensionado: a água que compõe 70% do seu corpo aqueceria. Micro-ondas de baixa intensidade, porém, estão por toda a parte, oriundas da telefonia celular, mas não há comprovação de que causem problemas para a população humana. 
OKUNO, E. Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br. Acesso em: 11 dez. 2013. 
Os textos constroem-se com recursos linguísticos que materializam diferentes propósitos comunicativos. Ao responder à pergunta que dá título ao texto, o autor tem como objetivo principal

  • a) defender o ponto de vista de que as ondas eletromagnéticas são inofensivas.
  • b) divulgar resultados de recentes pesquisas científicas para a sociedade.
  • c) apresentar informações acerca das ondas eletromagnéticas e de seu uso.
  • d) alertar o leitor sobre os riscos de usar as micro-ondas em seu dia a dia.
  • e) apontar diferenças fisiológicas entre formigas e seres humanos.
#70936
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(1,0) 11 - 

O HPV é uma doença sexualmente transmissível. Uma vacina com eficácia de 98% foi criada com o objetivo de prevenir a infecção por HPV e, dessa forma, reduzir o número de pessoas que venham a desenvolver câncer de colo de útero. Uma campanha de vacinação foi lançada em 2014 pelo SUS, para um público-alvo de meninas de 11 a 13 anos de idade. Considera-se que, em uma população não vacinada, o HPV acomete 50% desse público ao longo de suas vidas. Em certo município, a equipe coordenadora da campanha decidiu vacinar meninas entre 11 e 13 anos de idade em quantidade suficiente para que a probabilidade de uma menina nessa faixa etária, escolhida ao acaso, vir a desenvolver essa doença seja, no máximo, de 5,9%. Houve cinco propostas de cobertura, de modo a atingir essa meta:

Proposta I: vacinação de 90% do público-alvo. 
Proposta II: vacinação de 55,8% do público-alvo. 
Proposta III: vacinação de 88,2% do público-alvo. 
Proposta IV: vacinação de 49% do público-alvo.

Proposta V: vacinação de 95,9% do público-alvo. 
Para diminuir os custos, a proposta escolhida deveria ser também aquela que vacinasse a menor quantidade possível de pessoas.

Disponível em: www.virushpv.com.br. Acesso em: 30 ago. 2014 (adaptado).

A proposta implementada foi a de número

  • a) I .
  • b) II.
  • c) III.
  • d) IV.
  • e) V.
#70937
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(1,0) 12 - 

Alguns exames médicos requerem uma ingestão de água maior do que a habitual. Por recomendação médica, antes do horário do exame, uma paciente deveria ingerir 1 copo de água de 150 mililitros a cada meia hora, durante as 10 horas que antecederiam um exame. A paciente foi a um supermercado comprar água e verificou que havia garrafas dos seguintes tipos:

• Garrafa I: 0,15 litro 
• Garrafa II: 0,30 litro 
• Garrafa III: 0,75 litro 
•Garrafa IV: 1,50 litro

• Garrafa V: 3,00 litros

A paciente decidiu comprar duas garrafas do mesmo tipo, procurando atender à recomendação médica e, ainda, de modo a consumir todo o líquido das duas garrafas antes do exame. 
Qual o tipo de garrafa escolhida pela paciente?

  • a) I
  • b) II
  • c) III
  • d) IV
  • e) V
#70938
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(1,0) 13 - 

O reconhecimento da união homoafetiva levou o debate à esfera pública, dividindo opiniões. Apesar da grande repercussão gerada pela mídia, a população ainda não se faz sificientemente esclarecida, confundindo o conceito de união estável com casamento. Apesar de ter sido legitimado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o reconhecimento da união homoafetiva é fruto do protagonismo dos movimentos sociais como um todo.

ARÊDES, N.; SOUZA, I.; FERREIRA, E. Disponível em: http://reporterpontocom.wordpress.com. Acesso em: 1 mar. 2012 (adaptado).

 

As decisões em favor das minorias, tomadas pelo Poder Judiciário, foram possíveis pela organização desses grupos. Ainda que não sejam assimiladas por toda a população, essas mudanças

  • a) contribuem para a manutenção da ordem social.
  • b) reconhecem a legitimidade desses pleitos.
  • c) dependem da iniciativa do Poder Legislativo Federal.
  • d) resultam na celebração de um consenso político.
  • e) excedem o princípio da isonomia jurídica.
#70939
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(1,0) 14 - 

Decreto-lei 3.509, de 12 de setembro de 1865

 

Art. 1º – O cidadão guarda-nacional que por si apresentar outra pessoa para o serviço do Exército por tempo de nove anos, com a idoneidade regulada pelas leis militares, ficará isento não só do recrutamento, senão também do serviço da Guarda Nacional. O substituído é responsável por o que o substituiu, no caso de deserção.

Arquivo Histórico do Exército. Ordem do dia do Exército, n. 455, 1865 (adaptado).

 

No artigo, tem-se um dos mecanismos de formação dos “Voluntários da Pátria”, encaminhados para lutar na Guerra do Paraguai. Tal prática passou a ocorrer com muita frequência no Brasil nesse período e indica o(a)

  • a) forma como o Exército brasileiro se tornou o mais bem equipado da América do Sul.
  • b) incentivo dos grandes proprietários à participação dos seus filhos no conflito.
  • c) solução adotada pelo país para aumentar o contigente de escravos no conflitos.
  • d) envio de escravos paraos conflitos armados,visando sua qualificação para o trabalho.
  • e) fato de que muitos escravos passaram a substituir seus proprietários em troca de liberdade.
#70940
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(1,0) 15 - 

Na sociedade democrática, as opiniões de cada um não são fortalezas ou castelos para que neles nos encerremos como forma de autoafirmação pessoal. Não só temos de ser capazes de exercer a razão em nossas argumentações, como também devemos desenvolver a capacidade de ser convencidos pelas melhores razões. A partir dessa perspectiva, a verdade buscada é sempre um resultado, não ponto de partida: e essa busca inclui a conversação entre iguais, a polêmica, o debate, a controvérsia.

SAVATER, F. As perguntas da vida. São Paulo: Martins Fontes, 2001 (adaptado).

 

A ideia de democracia presente no texto, baseada na concepção de Habermas acerca do discurso, defende que a verdade é um(a)

  • a) alvo objetivo alcançável por cada pessoa, como agente racional autônomo.
  • b) critério acima dos homens, de acordo com o qual podemos julgar quais opiniões são as melhores.
  • c) construção da atividade racional de comunicação entre os indivíduos, cujo resultado é um consenso.
  • d) produto da razão, que todo indivíduo traz latente desde o nascimento, mas que só se afirma no processo educativo.
  • e) resultado que se encontra mais desenvolvido nos espíritos elevados, a quem cabe a tarefa de convencer os outros.