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Simulado ENEM | Matérias Diversas | ENEM

Simulado ENEM | Matérias Diversas

SIMULADO ENEM | MATÉRIAS DIVERSAS

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para ENEM, prova do ENEM e/ou questões do ENEM.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos que almejam sua aprovação no ENEM. Que desejam tirar excelentes notas na prova do ENEM deste ano.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões do ENEM e da banca INEP. Estas questões são especificamente para o Aluno ENEM , contendo Matérias Diversas que foram extraídas de provas anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais destas provas do ENEM.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado ENEM | Matérias Diversas contém um total de 20 questões com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimentos.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking do ENEM e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para o ENEM é aqui!


#70906
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INEP
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Matérias Diversas
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ENEM
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difícil

(1,0) 1 - 

O formato das células de organismos pluricelulares é extremamente variado. Existem células discoides, como é o caso das hemácias, as que lembram uma estrela, como os neurônios, e ainda algumas alongadas, como as musculares. 
Em um mesmo organismo, a diferenciação dessas células ocorre por

  • a) produzirem mutações específicas.
  • b) possuírem DNA mitocondrial diferentes.
  • c) apresentarem conjunto de genes distintos.
  • d) expressarem porções distintas do genoma.
  • e) terem um número distinto de cromossomos.
#70907
Banca
INEP
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(1,0) 2 - 

Why am I compelled to write? Because the writing saves me from this complacency I fear. Because I have no choice. Because I must keep the spirit of my revolt and myself alive. Because the world I create in the writing compensates for what the real world does not give me. By writing I put order in the world, give it a handle so I can grasp it. 
ANZALDÚA, G. E. Speaking in tongues: a letter to third world women writers. In: HERNANDEZ, J. B. (Ed.). Women w riting resistance: essays on Latin America and the Caribbean. Boston: South End, 2003. 
Gloria Evangelina Anzaldúa, falecida em 2004, foi uma escritora americana de origem mexicana que escreveu sobre questões culturais e raciais. Na citação, o intuito da autora é evidenciar as

  • a) razões pelas quais ela escreve.
  • b) compensações advindas da escrita
  • c) possibilidades de mudar o mundo real.
  • d) maneiras de ela lidar com seus medos.
  • e) escolhas que ela faz para ordenar o mundo.
#70908
Banca
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(1,0) 3 - 

Cântico VI 
Tu tens um medo de Acabar. Não vês que acabas todo o dia. Que morres no amor. Na tristeza. Na dúvida. No desejo. Que te renovas todo dia. No amor. Na tristeza. Na dúvida. No desejo. Que és sempre outro. Que és sempre o mesmo. Que morrerás por idades imensas. Até não teres medo de morrer. E então serás eterno. MEIRELES, C. Antologia poética. Rio de Janeiro: Record, 1963 (fragmento). 
A poesia de Cecília Meireles revela concepções sobre o homem em seu aspecto existencial. Em Cântico VI, o eu lírico exorta seu interlocutor a perceber, como inerente à condição humana,

  • a) a sublimação espiritual graças ao poder de se emocionar.
  • b) o desalento irremediável em face do cotidiano repetitivo.
  • c) o questionamento cético sobre o rumo das atitudes humanas.
  • d) a vontade inconsciente de perpetuar-se em estado adolescente.
  • e) um receio ancestral de confrontar a imprevisibilidade das coisas.
#70909
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(1,0) 4 - 

Yaô 
Aqui có no terreiro Pelú adié Faz inveja pra gente Que não tem mulher 
No jacutá de preto velho Há uma festa de yaô 
Ôi tem nêga de Ogum De Oxalá, de Iemanjá 
Mucama de Oxossi é caçador Ora viva Nanã 
Nanã Buruku Yô yôo Yô yôoo 
No terreiro de preto velho iaiá Vamos saravá (a quem meu pai?) Xangô! 
VIANA, G. Agô, Pixinguinha! 100 Anos. Som Livre, 1997. 
A canção Yaô foi composta na década de 1930 por Pixinguinha, em parceria com Gastão Viana, que escreveu a letra. O texto mistura o português com o iorubá, língua usada por africanos escravizados trazidos para o Brasil. Ao fazer uso do iorubá nessa composição, o autor

  • a) promove uma crítica bem-humorada às religiões afro-brasileiras, destacando diversos orixás.
  • b) ressalta uma mostra da marca da cultura africana, que se mantém viva na produção musical brasileira.
  • c) evidencia a superioridade da cultura africana e seu caráter de resistência à dominação do branco.
  • d) deixa à mostra a separação racial e cultural que caracteriza a constituição do povo brasileiro.
  • e) expressa os rituais africanos com maior autenticidade, respeitando as referências originais.
#70910
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(1,0) 5 - 

Para o modelo de um troféu foi escolhido um poliedro P, obtido a partir de cortes nos vértices de um cubo. Com um corte plano em cada um dos cantos do cubo, retira-se o canto, que é um tetraedro de arestas menores do que metade da aresta do cubo. Cada face do poliedro P, então, é pintada usando uma cor distinta das demais faces. 
Com base nas informações, qual é a quantidade de cores que serão utilizadas na pintura das faces do troféu?

  • a) 6
  • b) 8
  • c) 14
  • d) 24
  • e) 30
#70911
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(1,0) 6 - 

Um dimensão da flexibilização do tempo de trabalho é a sutileza cada vez maior das fronteiras que separam o espaço de trabalho e o do lar, o tempo de trabalho e o de não trabalho. Os mecanismos modernos de comunicação permitem que, no horário de descanso, os trabalhadores permaneçam ligados à empresa. Mesmo não exercendo diretamente suas atividades profissionais, o trabalhador fica à disposição empresa ou leva problemas para refletir em casa. É muito comum o trabalhador estar de plantão, para o caso de a empresa ligar para o seu celular ou pager. A remuneração para esse estado de alerta é irrisória ou inexistente.

KREIN, J. D. Mudanças e tendências recentes na regulação do trabalho. In: DEDECCA, C. S.; PRONI, M. W. (Org.). Políticas públicas e trabalho: textos para estudo dirigido. Campinas: IE/Unicamp; Brasília: MTE, 2006 (adaptado).

 

A relação entre mudanças tecnológicas e tempo de trabalho apresentada pelo texto implica o

  • a) prolongamento da jornada de trabalho com a intensisificação da exploração.
  • b) aumento da fragmentação da produção com a racionalização do trabalho.
  • c) privilégio de funcionários familiarizados com equipamentos eletrônicos.
  • d) crescimento da contratação de mão de obra pouco qualificada.
  • e) declínio dos salários pagos aos empregados mais idosos.
#70912
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(1,0) 7 - 

O acúmulo gradual de sais nas camadas superiores do solo, um processo chamado salinização, retarda o crescimento das safras, diminui a produção das culturas e, consequentemente, mata as plantas e arruína o solo. A salinização mais grave ocorre na Ásia, em especial na China, na Índia e no Paquistão.

MILLER, G. Ciência ambiental. São Paulo: Thomson, 2007.

 

O fenômeno descrito no texto representa um grande impacto ambiental em áreas agrícolas e tem como causa direta o(a)

  • a) rotação de cultivos.
  • b) associação de culturas.
  • c) plantio em curvas de nível.
  • d) manipulação genética das plantas.
  • e) instalação de sistemas de irrigação.
#70913
Banca
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(1,0) 8 - 

Os nossos ancestrais dedicavam-se à caça, à pesca e à coleta de frutas e vegetais, garantindo sua subsistência, porque ainda não conheciam as práticas de agricultura e pecuária. Uma vez esgotados os alimentos, viam-se obrigados a transferir o acampamento para outro lugar.

HALL, P. P. Gestão ambiental. São Paulo: Pearson, 2011 (adaptado).

 

O texto refere-se ao movimento migratório denominado

  • a) sedentarismo.
  • b) transumância.
  • c) êxodo rural.
  • d) nomadismo.
  • e) pendularismo.
#70914
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(1,0) 9 - 

Sabe-se o que era a mata do Nordeste, antes da monocultura da cana: um arvoredo tanto e tamanho e tão basto e de tantas prumagens que não podia homem dar conta. O canavial desvirginou todo esse mato grosso do modo mais cru: pela queimada. A fogo é que foram se abrindo no mato virgem os claros por onde se estendeu o canavial civilizador, mas ao mesmo tempo devastador.

FREYRE, G. Nordeste. São Paulo: Global, 2004 (adaptado).

 

Analisando os desdobramentos da atividade canavieira sobre o meio físico, o autor salienta um paradoxo, caracterizado pelo(a)

  • a) demanda de trabalho, que favorecia a escravidão.
  • b) modelo civilizatório, que acarretou danos ambientais.
  • c) rudimento das técnicas produtivas, que eram ineficientes.
  • d) natureza da atividade econômica, que concentrou riqueza.
  • e) predomínio da monocultura, que era voltada para exportação.
#70915
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(1,0) 10 - 

Falava-se, antes, de autonomia da produção para significar que uma empresa, ao assegurar uma produção, buscava também manipular a opinião pela via da publicidade. Nesse caso, o fato gerador do consumo seria a produção. Mas, atualmente, as empresas hegemônicas produzem o consumidor antes mesmo de produzirem os produtos. Um dado essencial do entendimento do consumo é que a produção do consumidor, hoje, precede a produção dos bens e dos serviços.

SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000 (adaptado).

 

O tipo de relação entre produção e consumo discutido no texto pressupõe o(a)

  • a) aumento do poder aquisitivo.
  • b) estímulo à livre concorrência.
  • c) criação de novas necessidades.
  • d) formação de grandes estoques.
  • e) implantação de linhas de montagem.
#70916
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(1,0) 11 - 

Durante a aula, um professor apresentou uma pesquisa nacional que mostrava que o consumo de sódio pelos adolescentes brasileiros é superior ao determinado pela Organização Mundial da Saúde. O professor, então, destacou que esse hábito deve ser evitado.

 

A doença associada a esse hábito é a

  • a) obesidade.
  • b) osteoporose.
  • c) diabetes tipo II.
  • d) hipertensão arterial.
  • e) hipercolesterolemia.
#70917
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(1,0) 12 - 

O urânio é um elemento cujos átomos contêm 92 prótons, 92 elétrons e entre 135 e 148 nêutrons. O isótopo de urânio 235U é utilizado como combustível em usinas nucleares, onde, ao ser bombardeado por nêutrons, sofre fissão de seu núcleo e libera uma grande quantidade de energia (2,35 x1010 kJ/mol). O isótopo 235U ocorre naturalmente em minérios de urânio, com concentração de apenas 0,7%. Para ser utilizado na geração de energia nuclear, o minério é submetido a um processo de enriquecimento, visando aumentar a concentração do isótopo 235U para, aproximadamente, 3% nas pastilhas. Em décadas anteriores, houve um movimento mundial para aumentar a geração de energia nuclear buscando substituir, parcialmente, a geração de energia elétrica a partir da queima do carvão, o que diminui a emissão atmosférica de CO(gás com massa molar igual a 44 g/mol). A queima do carvão é representada pela equação química:

 

C(s) + O2 (g) ? CO2(g) ?H = -400 kJ/mol

 

Qual é a massa de CO2 , em toneladas, que deixa de ser liberada na atmosfera, para cada 100 g de pastilhas de urânio enriquecido utilizadas em substituição ao carvão como fonte de energia?

  • a) 2,10
  • b) 7,70
  • c) 9,00
  • d) 33,0
  • e) 300
#70918
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(1,0) 13 - 

Sabe-se que nas proximidades dos polos do planeta Terra é comum a formação dos icebergs, que são grandes blocos de gelo introduzindo um bloquinho de gelo, flutuando nas águas oceânicas. Estudos mostram que a parte de gelo que fica emersa durante a flutuação corresponde a aproximadamente 10% do seu volume total. Um estudante resolveu simular essa situação introduzindo um bloquinho de gelo no interior de um recipiente contendo água, observando a variação de seu nível desde o instante de introdução até o completo derretimento do bloquinho.

 

Com base nessa simulação, verifica-se que o nível da água no recipiente

  • a) subirá com a introdução do bloquinho de gelo e, após o derretimento total do gelo, esse nível subirá ainda mais.
  • b) subirá com a introdução do bloquinho de gelo e, após o derretimento total do gelo, esse nível descerá, voltando ao seu valor inicial.
  • c) subirá com a introdução do bloquinho de gelo e, após o derretimento total do gelo, esse nível permanecerá sem alteração.
  • d) não sofrerá alteração com a introdução do bloquinho de gelo, porém, após seu derretimento, o nível subirá devido a um aumento em torno de 10% no volume de água.
  • e) subirá em torno de 90% do seu valor inicial com a introdução do bloquinho de gelo e, após seu derretimento, o nível descerá apenas 10% do valor inicial.
#70919
Banca
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(1,0) 14 - 

Famigerado

 

Com arranco, [o sertanejo] calou-se. Como arrependido de ter começado assim, de evidente. Contra que aí estava com o fígado em más margens; pensava, pensava. Cabismeditado. Do que, se resolveu. Levantou as feições. Se é que se riu: aquela crueldade de dentes. Encarar, não me encarava, só se fito à meia esguelha. Latejava-lhe um orgulho indeciso. Redigiu seu monologar.

O que frouxo falava: de outras, diversas pessoas e coisas, da Serra, do São Ão, travados assuntos, insequentes, como dificultação. A conversa era para teias de aranha. Eu tinha de entender-lhe as mínimas entonações, seguir seus propósitos e silêncios. Assim no fechar-se com o jogo, sonso, no me iludir, ele enigmava. E, pá:

— Vosmecê agora me faça a boa obra de querer me ensinar o que é mesmo que é: fasmisgerado... faz-me-gerado... falmisgeraldo... familhas-gerado...?

ROSA, J. G. Primeiras estórias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988.

 

A linguagem peculiar é um dos aspectos que conferem a Guimarães Rosa um lugar de destaque na literatura brasileira. No fragmento lido, a tensão entre a personagem e o narrador se estabelece porque

  • a) o narrador se cala, pensa e monologa, tentando assim evitar a perigosa pergunta de seu interlocutor.
  • b) o sertanejo emprega um discurso cifrado, com enigmas, como se vê em “a conversa era para teias de aranha".
  • c) entre os dois homens cria-se uma comunicação impossível, decorrente de suas diferenças socioculturais.
  • d) a fala do sertanejo é interrompida pelo gesto de impaciência do narrador, decidido a mudar o assunto da conversa.
  • e) a palavra desconhecida adquire o poder de gerar conflito e separar as personagens em planos incomunicáveis.
#70920
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(1,0) 15 - 

Um relacionamento de grupo saudável exige um número de indivíduos trabalhando interdependentemente para completar um projeto, com total participação individual e contribuição pessoal. Se uma pessoa domina, os outros membros têm pouco crescimento ou prazer na atividade, não existe um verdadeiro relacionamento no grupo. O teatro é uma atividade artística que exige o talento e a energia de muitas pessoas — desde a primeira ideia de uma peça ou cena até o último eco de aplauso. Sem esta interação não há lugar para o ator individualmente, pois sem o funcionamento do grupo, para quem iria ele representar, que materiais usaria e que efeitos poderia produzir? O aluno-ator deve aprender que "como atuar", assim como no jogo, está intrinsecamente ligado a todas as outras pessoas na complexidade da forma da arte. O teatro improvisacional requer relacionamento de grupo muito intenso, pois é a partir do acordo e da atuação em grupo que emerge o material para as cenas e peças.

SPOLIN, V. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2008.

 

Com base no texto, as diferenças e similaridades dos atores são aceitas no teatro de improvisação quando

  • a) todos experimentam o teatro juntos e sem julgamentos.
  • b) uma parte do grupo comanda a outra, exercendo o poder.
  • c) a opinião de alguns tem valor e demonstra a sua capacidade individual.
  • d) a individualidade se destaca e traz à tona o talento daquele que é o melhor.
  • e) uma pessoa precisa dominar, comandando as ações do grupo, sem acordos.