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Simulado ENEM | Matérias Diversas | ENEM

Simulado ENEM | Matérias Diversas

SIMULADO ENEM | MATÉRIAS DIVERSAS

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para ENEM, prova do ENEM e/ou questões do ENEM.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos que almejam sua aprovação no ENEM. Que desejam tirar excelentes notas na prova do ENEM deste ano.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões do ENEM e da banca INEP. Estas questões são especificamente para o Aluno ENEM , contendo Matérias Diversas que foram extraídas de provas anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais destas provas do ENEM.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado ENEM | Matérias Diversas contém um total de 20 questões com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimentos.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking do ENEM e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para o ENEM é aqui!


#70825
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INEP
Matéria
Matérias Diversas
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ENEM
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(1,0) 1 - 

Todo o poder criativo da mente se reduz a nada mais do que a faculdade de compor, transpor, aumentar ou diminuir os materiais que nos fornecem os sentidos e a experiência. Quando pensamos em uma montanha de ouro, não fazemos mais do que juntar duas ideias consistentes, ouro e montanha, que já conhecíamos. Podemos conceber um cavalo virtuoso, porque somos capazes de conceber a virtude a partir de nossos próprios sentimentos, e podemos unir a isso a figura e a forma de um cavalo, animal que nos é familiar. 
UME, D. Investigação sobre o entendimento humano. São Paulo: Abril Cultural, 1995.

Hume estabelece um vínculo entre pensamento e impressão ao considerar que

  • a) os conteúdos das ideias no intelecto têm origem na sensação.
  • b) o espírito é capaz de classificar os dados da percepção sensível.
  • c) as ideias fracas resultam de experiências sensoriais determinadas pelo acaso.
  • d) os sentimentos ordenam como os pensamentos devem ser processados na memória.
  • e) as ideias têm como fonte específica o sentimento cujos dados são colhidos na empiria.
#70826
Banca
INEP
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(1,0) 2 - 

Ora, em todas as coisas ordenadas a algum fim, é preciso haver algum dirigente, pelo qual se atinja diretamente o devido fim. Com efeito, um navio, que se move para diversos lados pelo impulso dos ventos contrários, não chegaria ao fim de destino, se por indústria do piloto não fosse dirigido ao porto; ora, tem o homem um fim, para o qual se ordenam toda a sua vida e ação. Acontece, porém, agirem os homens de modos diversos em vista do fim, o que a própria diversidade dos esforços e ações humanas comprova. Portanto, precisa o homem de um dirigente para o fim.

AQUINO, T. Do reino ou do governo dos homens: ao rei do Chipre. Escritos políticos de São Tomás de Aquino. Petrópolis: Vozes, 1995 (adaptado).

No trecho citado, Tomás de Aquino justifica a monarquia como o regime de governo capaz de

  • a) refrear os movimentos religiosos contestatórios.
  • b) promover a atuação da sociedade civil na vida política.
  • c) unir a sociedade tendo em vista a realização do bem comum.
  • d) reformar a religião por meio do retorno à tradição helenística.
  • e) dissociar a relação política entre os poderes temporal e espiritual.
#70827
Banca
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(1,0) 3 - 

Bandeira do Brasil, és hoje a única. Hasteada a esta hora em todo o território nacional, única e só, não há lugar no coração do Brasil para outras flâmulas, outras bandeiras, outros símbolos. Os brasileiros se reuniram em torno do Brasil e decretaram desta vez com determinação de não consentir que a discórdia volte novamente a dividi-lo! 
Discurso do Ministro da Justiça Francisco Campos na cerimônia da festa da bandeira, em novembro de 1937. Apud OLIVEN, G. R. A parte e o todo: a diversidade cultural do Brasil Nação. Petrópolis: Vozes, 1992. 
O discurso proferido em uma celebração em que as bandeiras estaduais eram queimadas diante da bandeira nacional revela o pacto nacional proposto pelo Estado Novo, que se associa à

  • a) supressão das diferenças socioeconômicas entre as regiões do Brasil, priorizando as regiões estaduais carentes.
  • b) orientação do regime quanto ao reforço do federalismo, espelhando-se na experiência política norte-americana.
  • c) adoção de práticas políticas autoritárias, considerando a contenção dos interesses regionais dispersivos.
  • d) propagação de uma cultura política avessa aos ritos cívicos, cultivados pela cultura regional brasileira.
  • e) defesa da unidade do território nacional, ameaçado por movimentos separatistas contrários à política varguista.
#70828
Banca
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(1,0) 4 - 

Um grupo de pesquisadores desenvolveu um método simples, barato e eficaz de remoção de petróleo contaminante na água, que utiliza um plástico produzido a partir do líquido da castanha-de-caju (LCC). A composição química do LCC é muito parecida com a do petróleo e suas moléculas, por suas características, interagem formando agregados com o petróleo. Para retirar os agregados da água, os pesquisadores misturam ao LCC nanopartículas magnéticas.

KIFFER, D. Novo método para remoção de petróleo usa óleo de mamona e castanha-de-caju.Disponível em: www.faperj.br. Acesso em: 31 jul. 2012 (adaptado).

Essa técnica considera dois processos de separação de misturas, sendo eles, respectivamente,

  • a) flotação e decantação.
  • b) decomposição e centrifugação.
  • c) floculação e separação magnética.
  • d) destilação fracionada e peneiração.
  • e) dissolução fracionada e magnetização.
#70829
Banca
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(1,0) 5 - 

O ar atmosférico pode ser utilizado para armazenar o excedente de energia gerada no sistema elétrico, diminuindo seu desperdício, por meio do seguinte processo: água e gás carbônico são inicialmente removidos do ar atmosférico e a massa de ar restante é resfriada até -198 oC. Presente na proporção de 78% dessa massa de ar, o nitrogênio gasoso é liquefeito, ocupando um volume 700 vezes menor. A energia excedente do sistema elétrico é utilizada nesse processo, sendo parcialmente recuperada quando o nitrogênio líquido, exposto à temperatura ambiente, entra em ebulição e se expande, fazendo girar turbinas que convertem energia mecânica em energia elétrica. 
MACHADO, R. Disponível em: www.correiobraziliense.com.br. Acesso em: 9 set. 2013 (adaptado). 
No processo descrito, o excedente de energia elétrica é armazenado pela

  • a) expansão do nitrogênio durante a ebulição.
  • b) absorção de calor pelo nitrogênio durante a ebulição.
  • c) realização de trabalho sobre o nitrogênio durante a liquefação.
  • d) retirada de água e gás carbônico da atmosfera antes do resfriamento.
  • e) liberação de calor do nitrogênio para a vizinhança durante a liquefação.
#70830
Banca
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(1,0) 6 - 

O nitrogênio é essencial para a vida e o maior reservatório global desse elemento, na forma de N2, é a atmosfera. Os principais responsáveis por sua incorporação na matéria orgânica são microrganismos fixadores de N2, que ocorrem de forma livre ou simbiontes com plantas. 
ADUAN, R. E. et al. Os grandes ciclos biogeoquímicos do planeta. Planaltina: Embrapa, 2004 (adaptado).
Animais garantem suas necessidades metabólicas desse elemento pela

  • a) absorção do gás nitrogênio pela respiração.
  • b) ingestão de moléculas de carboidratos vegetais.
  • c) incorporação de nitritos dissolvidos na água consumida.
  • d) transferência da matéria orgânica pelas cadeias tróficas.
  • e) protocooperação com microrganismos fixadores de nitrogênio.
#70831
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(1,0) 7 - 

Durante uma expedição, um grupo de estudantes perdeu-se de seu guia. Ao longo do dia em que esse grupo estava perdido, sem água e debaixo de sol, os estudantes passaram a sentir cada vez mais sede. Consequentemente, o sistema excretor desses indivíduos teve um acréscimo em um dos seus processos funcionais. 
Nessa situação o sistema excretor dos estudantes 

  • a) aumentou a filtração glomerular.
  • b) produziu maior volume de urina.
  • c) produziu urina com menos ureia.
  • d) produziu urina com maior concentração de sais.
  • e) reduziu a reabsorção de glicose e aminoácidos.
#70832
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(1,0) 8 - 

My brother the star, my mother the earth my father the sun, my sister the moon, to my life give beauty, to my body give strength, to my corn give goodness, to my house give peace, to my spirit give truth, to my elders give wisdom. 
Disponível em: www.blackhawkproductions.com. Acesso em: 8 ago. 2012. 
Produções artístico-culturais revelam visões de mundo próprias de um grupo social. Esse poema demonstra a estreita relação entre a tradição oral da cultura indígena norte-americana e a

  • a) transmissão de hábitos alimentares entre gerações.
  • b) dependência da sabedoria de seus ancestrais.
  • c) representação do corpo em seus rituais.
  • d) importância dos elementos da natureza.
  • e) preservação da estrutura familiar.
#70833
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(1,0) 9 - 

rap, palavra formada pelas iniciais de rhythm and poetry (ritmo e poesia), junto com as linguagens da dança (o break dancing) e das artes plásticas (o grafite), seria difundido, para além dos guetos, com o nome de cultura hip hop. O break dancing surge como uma dança de rua. O grafite nasce de assinaturas inscritas pelos jovens com sprays nos muros, trens e estações de metrô de Nova York. As linguagens do rap, do break dancing e do grafite se tornaram os pilares da cultura hip hop. DAYRELL, J. A música entra em cenao rap e o funk na socialização da juventude. Belo Horizonte: UFMG, 2005 (adaptado). Entre as manifestações da cultura hip hop apontadas no texto, o break se caracteriza como um tipo de dança que representa aspectos contemporâneos por meio de movimentos

  • a) retilíneos, como crítica aos indivíduos alienados.
  • b) improvisados, como expressão da dinâmica da vida urbana.
  • c) suaves, como sinônimo da rotina dos espaços públicos.
  • d) ritmados pela sola dos sapatos, como símbolo de protesto.
  • e) cadenciados, como contestação às rápidas mudanças culturais.
#70834
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(1,0) 10 - 

Primeiro surgiu o homem nu de cabeça baixa. Deus veio num raio. Então apareceram os bichos que comiam os homens. E se fez o fogo, as especiarias, a roupa, a espada e o dever. Em seguida se criou a filosofia, que explicava como não fazer o que não devia ser feito. Então surgiram os números racionais e a História, organizando os eventos sem sentido. A fome desde sempre, das coisas e das pessoas. Foram inventados o calmante e o estimulante. E alguém apagou a luz. E cada um se vira como pode, arrancando as cascas das feridas que alcança.

BONASSI, F. 15 cenas do descobrimento de Brasis. In: MORICONI, Í. (Org.). Os cem m elhores contos do século. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.




A narrativa enxuta e dinâmica de Fernando Bonassi configura um painel evolutivo da história da humanidade. Nele, a projeção do olhar contemporâneo manifesta uma percepção que

  • a) recorre à tradição bíblica como fonte de inspiração para a humanidade.
  • b) desconstrói o discurso da filosofia a fim de questionar o conceito de dever.
  • c) resgata a metodologia da história para denunciar as atitudes irracionais.
  • d) transita entre o humor e a ironia para celebrar o caos da vida cotidiana.
  • e) satiriza a matemática e a medicina para desmistificar o saber científico.
#70835
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(1,0) 11 - 

Embalagens usadas e resíduos devem ser descartados adequadamente

Todos os meses são recolhidas das rodovias brasileiras centenas de milhares de toneladas de lixo. Só nos 22,9 mil quilômetros das rodovias paulistas são 41,5 mil toneladas. O hábito de descartar embalagens, garrafas, papéis e bitucas de cigarro pelas rodovias persiste e tem aumentado nos últimos anos. O problema é que o lixo acumulado na rodovia, além de prejudicar o meio ambiente, pode impedir o escoamento da água, contribuir para as enchentes, provocar incêndios, atrapalhar o trânsito e até causar acidentes. Além dos perigos que o lixo representa para os motoristas, o material descartado poderia ser devolvido para a cadeia produtiva. Ou seja, o papel que está sobrando nas rodovias poderia ter melhor destino. Isso também vale para os plásticos inservíveis, que poderiam se transformar em sacos de lixo, baldes, cabides e até acessórios para os carros.

Disponível em: www.girodasestradas.com.br. Acesso em: 31 jul. 2012.

Os gêneros textuais correspondem a certos padrões de composição de texto, determinados pelo contexto em que são produzidos, pelo público a que eles se destinam, por sua finalidade. Pela leitura do texto apresentado, reconhece-se que sua função é

  • a) apresentar dados estatísticos sobre a reciclagem no país
  • b) alertar sobre os riscos da falta de sustentabilidade do mercado de recicláveis.
  • c) divulgar a quantidade de produtos reciclados retirados das rodovias brasileiras.
  • d) revelar os altos índices de acidentes nas rodovias brasileiras poluídas nos últimos anos.
  • e) conscientizar sobre a necessidade de preservação ambiental e de segurança nas rodovias.
#70836
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(1,0) 12 - 

Poesia quentinha 

Projeto literário publica poemas em sacos de pão na capital mineira

Se a literatura é mesmo o alimento da alma, então os mineiros estão diante de um verdadeiro banquete. Mais do que um pãozinho com manteiga, os moradores do bairro de Barreiro, em Belo Horizonte (MG), estão consumindo poesia brasileira no café da manhã. Graças ao projeto “Pão e Poesia", que faz do saquinho de pão um espaço para veiculação de poemas, escritores como Affonso Romano de Sant'Anna e Fernando Brant dividem espaço com estudantes que passaram por oficinas de escrita poética. São ao todo 250 mil embalagens, distribuídas em padarias da região de Belo Horizonte, que trazem a boa literatura para o cotidiano de pessoas, além de dar uma chance a escritores novatos de verem seus textos impressos. Criado em 2008 por um analista de sistemas apaixonado por literatura, o “Pão e Poesia" já recebeu dois prêmios do Ministério da Cultura.

Língua Portuguesa, n. 71, set. 2011.

A proposta de um projeto como o “Pão e Poesia" objetiva inovar em sua área de atuação, pois

  • a) privilegia novos escritores em detrimento daqueles já consagrados.
  • b) resgata poetas que haviam perdido espaços de publicação impressa.
  • c) prescinde de critérios de seleção em prol da popularização da literatura.
  • d) propõe acesso à literatura a públicos diversos.
  • e) alavanca projetos de premiações antes esquecidos.
#70837
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(1,0) 13 - 

Azeite de oliva e óleo de linhaça: uma dupla imbatível 

Rico em gorduras do bem, ela combate a obesidade, dá um chega pra lá no diabete e ainda livra o coração de entraves




Ninguém precisa esquentar a cabeça caso não seja possível usar os dois óleos juntinhos, no mesmo dia. Individualmente, o duo também bate um bolão. Segundo um estudo recente do grupo EurOlive, formado por instituições de cinco países europeus, os polifenóis do azeite de oliva ajudam a frear a oxidação do colesterol LDL, considerado perigoso. Quando isso ocorre, reduz-se o risco de placas de gordura na parede dos vasos, a temida aterosclerose - doença por trás de encrencas como o infarto. MANARINI, T. Saúde é vital, n. 347, fev. 2012 (adaptado). 
Para divulgar conhecimento de natureza científica para um público não especializado, Manarini recorre à associação entre vocabulário formal e vocabulário informal. Altera-se o grau de formalidade do segmento no texto, sem alterar o sentido da informação, com a substituição de

  • a) “dá um chega pra lá no diabete" por “manda embora o diabete".
  • b) “esquentar a cabeça" por “quebrar a cabeça".
  • c) “bate um bolão" por “é um show.
  • d) "juntinhos" por “misturadinhos".
  • e) “por trás de encrencas" por “causadora de problemas".
#70838
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(1,0) 14 - 

Um dia, meu pai tomou-me pela mão, minha mãe beijou-me a testa, molhando-me de lágrimas os cabelos e eu parti.

Duas vezes fora visitar o Ateneu antes da minha instalação.

Ateneu era o grande colégio da época. Afamado por um sistema de nutrido reclame, mantido por um diretor que de tempos a tempos reformava o estabelecimento, pintando-o jeitosamente de novidade, como os negociantes que liquidam para recomeçar com artigos de última remessa; o Ateneu desde muito tinha consolidado crédito na preferência dos pais, sem levar em conta a simpatia da meninada, a cercar de aclamações o bombo vistoso dos anúncios.

O Dr. Aristarco Argolo de Ramos, da conhecida família do Visconde de Ramos, do Norte, enchia o império com o seu renome de pedagogo. Eram boletins de propaganda pelas províncias, conferências em diversos pontos da cidade, a pedidos, à substância, atochando a imprensa dos lugarejos, caixões, sobretudo, de livros elementares, fabricados às pressas com o ofegante e esbaforido concurso de professores prudentemente anônimos, caixões e mais caixões de volumes cartonados em Leipzig, inundando as escolas públicas de toda a parte com a sua invasão de capas azuis, róseas, amarelas, em que o nome de Aristarco, inteiro e sonoro, oferecia-se ao pasmo venerador dos esfaimados de alfabeto dos confins da pátria. Os lugares que os não procuravam eram um belo dia surpreendidos pela enchente, gratuita, espontânea, irresistível! E não havia senão aceitar a farinha daquela marca para o pão do espírito.

POMPÉIA, R. O Ateneu. São Paulo: Scipione, 2005.

Ao descrever o Ateneu e as atitudes de seu diretor, o narrador revela um olhar sobre a inserção social do colégio demarcado pela

  • a) ideologia mercantil da educação, repercutida nas vaidades pessoais.
  • b) interferência afetiva das famílias, determinantes no processo educacional.
  • c) produção pioneira de material didático, responsável pela facilitação do ensino.
  • d) ampliação do acesso à educação, com a negociação dos custos escolares.
  • e) cumplicidade entre educadores e famílias, unidos pelo interesse comum do avanço social.
#70839
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(1,0) 15 - 

O gerente de um cinema fornece anualmente ingressos gratuitos para escolas. Este ano serão distribuídos 400 ingressos para uma sessão vespertina e 320 ingressos para uma sessão noturna de um mesmo filme. Várias escolas podem ser escolhidas para receberem ingressos. Há alguns critérios para a distribuição dos ingressos: 
1) cada escola deverá receber ingressos para uma única sessão; 
2) todas as escolas contempladas deverão receber o mesmo número de ingressos; 
3) não haverá sobra de ingressos (ou seja, todos os ingressos serão distribuídos). 
O número mínimo de escolas que podem ser escolhidas para obter ingressos, segundo os critérios estabelecidos, é

  • a) 2.
  • b) 4.
  • c) 9.
  • d) 40.
  • e) 80.