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Simulado ENEM | Matérias Diversas | ENEM

Simulado ENEM | Matérias Diversas

SIMULADO ENEM | MATÉRIAS DIVERSAS

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para ENEM, prova do ENEM e/ou questões do ENEM.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos que almejam sua aprovação no ENEM. Que desejam tirar excelentes notas na prova do ENEM deste ano.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões do ENEM e da banca INEP. Estas questões são especificamente para o Aluno ENEM , contendo Matérias Diversas que foram extraídas de provas anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais destas provas do ENEM.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado ENEM | Matérias Diversas contém um total de 20 questões com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimentos.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking do ENEM e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para o ENEM é aqui!


#70070
Banca
INEP
Matéria
Matérias Diversas
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ENEM
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difícil

(1,0) 1 - 

Uma pesquisa realizada por Carolina Levis, especialista em ecologia do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, e publicada na revista Science, demonstra que as espécies vegetais domesticadas pelas civilizações pré-colombianas são as mais dominantes. “A domesticação de plantas na floresta começou há mais de 8 000 anos. Primeiro eram selecionadas as plantas com características que poderiam ser úteis ao homem e em um segundo momento era feita a propagação dessas espécies. Começaram a cultivá-las em pátios e jardins, por meio de um processo quase intuitivo de seleção”.

OLIVEIRA, J. Indígenas foram os primeiros a alterar o ecossistema da Amazônia. Disponível em: https://brasil.elpais.com. Acesso em: 11 dez. 2017 (adaptado).

 

O texto apresenta um novo olhar sobre a configuração da Floresta Amazônica por romper com a ideia de

  • a) primazia de saberes locais.
  • b) ausência de ação antrópica.
  • c) insuficiência de recursos naturais.
  • d) necessidade de manejo ambiental.
  • e) predominância de práticas agropecuárias.
#70074
Banca
INEP
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(1,0) 2 - 

Monks embrace web to reach recruits

Stew Milne for The New York Times

 

The Benedictine monks at the Portsmouth Abbey in Portsmouth have a problem. They are aging and their numbers have fallen to 12, from a peak of about 24 in 1969. So the monks have taken to the Internet with an elaborate ad campaign featuring videos, a blog and even a Gregorian chant ringtone. “If this is the way the younger generation are looking things up and are communicating, then this is the place to be”, said Abbot Caedmon Holmes, who has been in charge of the abbey since 2007. That place is far from the solitary lives that some may think monks live. In fact, in this age of social media, the monks have embraced what may be the most popular form of public self-expression: a Facebook page, where they have uploaded photos and video testimonials. Some monks will even write blogs.

MILNE, S. Disponível em: www.nytimes.com. Acesso em: 19 jun. 2012 (adaptado).

 

A internet costuma ser um veículo de comunicação associado às camadas mais jovens da população, embora não exclusivamente a elas. Segundo o texto, a razão que levou os religiosos a fazerem uma campanha publicitária na internet foi o(a)

  • a) busca por novos interessados pela vida religiosa de monge.
  • b) baixo custo e a facilidade de acesso dos monges à rede.
  • c) desejo de diminuir a solidão vivida pelos monges na abadia.
  • d) necessidade dos monges de se expressarem publicamente.
  • e) divulgação de fotos pessoais dos monges no Facebook.
#70084
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(1,0) 3 - 

Existe uma concorrência global, forçando redefinições constantes de produtos, processos, mercados e insumos econômicos, inclusive capital e informação.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

 

Nos últimos anos do século XX, o sistema industrial experimentou muitas modificações na forma de produzir, que implicaram transformações em diferentes campos da vida social e econômica. A redefinição produtiva e seu respectivo impacto territorial ocorrem no uso da

  • a) técnica fordista, com treinamento em altas tecnologias e difusão do capital pelo território.
  • b) linha de montagem, com capacitação da mão de obra em países centrais e aumento das discrepâncias regionais.
  • c) robotização, com melhorias nas condições de trabalho e remuneração em empresas no Sudeste asiático.
  • d) produção just in time, com territorialização das indústrias em países periféricos e manutenção das bases de gestão nos países centrais.
  • e) fabricação em grandes lotes, com transferências financeiras de países centrais para países periféricos e diminuição das diferenças territoriais.
#70093
Banca
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(1,0) 4 - 

A maioria das necessidades comuns de descansar, distrair-se, comportar-se, amar e odiar o que os outros amam e odeiam pertence a essa categoria de falsas necessidades. Tais necessidades têm um conteúdo e uma função determinada por forças externas, sobre as quais o indivíduo não tem controle algum.

MARCUSE, H. A ideologia da sociedade industrial: o homem unidimensional. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.

 

Segundo Marcuse, um dos pesquisadores da chamada Escola de Frankfurt, tais forças externas são resultantes de

  • a) aspirações de cunho espiritual.
  • b) propósitos solidários de classes.
  • c) exposição cibernética crescente.
  • d) interesses de ordem socioeconômica.
  • e) hegemonia do discurso médico-científico.
#70094
Banca
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(1,0) 5 - 

Uma conversação de tal natureza transforma o ouvinte; o contato de Sócrates paralisa e embaraça; leva a refletir sobre si mesmo, a imprimir à atenção uma direção incomum: os temperamentais, como Alcibíades, sabem que encontrarão junto dele todo o bem de que são capazes, mas fogem porque receiam essa influência poderosa, que os leva a se censurarem. É sobretudo a esses jovens, muitos quase crianças, que ele tenta imprimir sua orientação.

BRÉHIER, E. História da filosofia. São Paulo: Mestre Jou, 1977.

 

O texto evidencia características do modo de vida socrático, que se baseava na

  • a) contemplação da tradição mítica.
  • b) sustentação do método dialético.
  • c) relativização do saber verdadeiro.
  • d) valorização da argumentação retórica.
  • e) investigação dos fundamentos da natureza.
#70115
Banca
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(1,0) 6 - 

Se, pois, para as coisas que fazemos existe um fim que desejamos por ele mesmo e tudo o mais é desejado no interesse desse fim; evidentemente tal fim será o bem, ou antes, o sumo bem. Mas não terá o conhecimento, porventura, grande influência sobre essa vida? Se assim é, esforcemo-nos por determinar, ainda que em linhas gerais apenas, o que seja ele e de qual das ciências ou faculdades constitui o objeto. Ninguém duvidará de que o seu estudo pertença à arte mais prestigiosa e que mais verdadeiramente se pode chamar a arte mestra. Ora, a política mostra ser dessa natureza, pois é ela que determina quais as ciências que devem ser estudadas num Estado, quais são as que cada cidadão deve aprender, e até que ponto; e vemos que até as faculdades tidas em maior apreço, como a estratégia, a economia e a retórica, estão sujeitas a ela. Ora, como a política utiliza as demais ciências e, por outro lado, legisla sobre o que devemos e o que não devemos fazer, a finalidade dessa ciência deve abranger as das outras, de modo que essa finalidade será o bem humano.

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. In: Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1991 (adaptado).

 

Para Aristóteles, a relação entre o sumo bem e a organização da pólis pressupõe que

  • a) o bem dos indivíduos consiste em cada um perseguir seus interesses.
  • b) o sumo bem é dado pela fé de que os deuses são os portadores da verdade.
  • c) a política é a ciência que precede todas as demais na organização da cidade.
  • d) a educação visa formar a consciência de cada pessoa para agir corretamente.
  • e) a democracia protege as atividades políticas necessárias para o bem comum.
#70118
Banca
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(1,0) 7 - 

O fenômeno da piracema (subida do rio) é um importante mecanismo que influencia a reprodução de algumas espécies de peixes, pois induz o processo que estimula a queima de gordura e ativa mecanismos hormonais complexos, preparando-os para a reprodução. Intervenções antrópicas nos ambientes aquáticos, como a construção de barragens, interferem na reprodução desses animais.

MALTA, P Impacto ambiental das barragens hidrelétricas. Disponível em: http://futurambiental.com. Acesso em: 10 maio 2013 (adaptado).

 

Essa intervenção antrópica prejudica a piracema porque reduz o(a)

  • a) percurso da migração.
  • b) longevidade dos indivíduos.
  • c) disponibilidade de alimentos.
  • d) período de migração da espécie.
  • e) número de espécies de peixes no local.
#70123
Banca
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(1,0) 8 - 

A Mata Atlântica caracteriza-se por uma grande diversidade de epífitas, como as bromélias. Essas plantas estão adaptadas a esse ecossistema e conseguem captar luz, água e nutrientes mesmo vivendo sobre as árvores.

Disponível em: www.ib.usp.br. Acesso em: 23 fev. 2013 (adaptado).

 

Essas espécies captam água do(a)

  • a) organismo das plantas vizinhas.
  • b) solo através de suas longas raízes.
  • c) chuva acumulada entre suas folhas.
  • d) seiva bruta das plantas hospedeiras.
  • e) comunidade que vive em seu interior.
#70130
Banca
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(1,0) 9 - 

“Orgulho de ser nordestino”: esse é o lema de uma das torcidas organizadas do Ceará — a Cangaceiros Alvinegros — que retrata bem qual o sentimento dos torcedores desse clube, um dos mais expressivos do Nordeste. Há entre os torcedores aqueles que torcem apenas para o Ceará e aqueles que torcem por um time do Sudeste também. Estes são denominados de “torcedores mistos”, e estamos definindo aqui como pertencentes ao campo da bifiliação clubística.

Em geral, a bifiliação clubística permite que torcedores se engajem aos times do Rio de Janeiro, por exemplo, sobretudo pela histórica projeção política e posteriormente midiática da então capital do Brasil. Contudo, no interior da Cangaceiros Alvinegros, sustenta-se a autoafirmação como nordestinos, rechaçando aqueles que deixam de torcer pelo time local para se apegarem aos clubes mais distantes. Ao serem questionados sobre como encaravam a bifiliação, um dos diretores da Cangaceiros foi enfático ao afirmar: “Você já viu algum paulista ou carioca torcer pra time do Nordeste? Então por que eu vou torcer pra time do Sul?”.

CAMPOS, F; TOLEDO, L. H. O Brasil na arquibancada: notas sobre a sociabilidade torcedora. Revista USP, n. 99, set.-out.-nov. 2013 (adaptado).

 

O texto apresenta duas práticas distintas de filiação aos clubes de futebol. Nesse contexto, o significado expressado pelo lema “Orgulho de ser nordestino” representa o(a)

  • a) apreço pela manutenção das tradições nordestinas por meio da bifiliação clubística.
  • b) aliança entre torcidas dos clubes do Sudeste e Nordeste por meio da bifiliação clubística.
  • c) orgulho dos torcedores do Ceará por torcerem para um dos clubes mais expressivos do Nordeste.
  • d) envaidecimento dos torcedores do Ceará por enfrentarem clubes do Sudeste em condições de igualdade.
  • e) resistência de torcedores dos clubes nordestinos à tendência de bifiliação clubística com clubes do Sudeste.
#70135
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(1,0) 10 - 

O exercício da crônica

 

Escrever prosa é uma arte ingrata. Eu digo prosa fiada, como faz um cronista; não a prosa de um ficcionista, na qual este é levado meio a tapas pelas personagens e situações que, azar dele, criou porque quis. Com um prosador do cotidiano, a coisa fia mais fino. Senta-se diante de sua máquina, acende um cigarro, olha através da janela e busca fundo em sua imaginação um fato qualquer, de preferência colhido no noticiário matutino, ou da véspera, em que, com as suas artimanhas peculiares, possa injetar um sangue novo.

MORAES, V. Para viver um grande amor: crônicas e poemas. São Paulo: Cia. das Letras, 1991.

 

Nesse trecho, Vinicius de Moraes exercita a crônica para pensá-la como gênero e prática. Do ponto de vista dele, cabe ao cronista

  • a) criar fatos com a imaginação.
  • b) reproduzir as notícias dos jornais.
  • c) escrever em linguagem coloquial.
  • d) construir personagens verossímeis.
  • e) ressignificar o cotidiano pela escrita.
#70140
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(1,0) 11 - 

O ferro metálico é obtido em altos-fornos pela mistura do minério hematita (?-Fe2O3) contendo impurezas, coque (C) e calcário (CaCO3), sendo estes mantidos sob um fluxo de ar quente que leva à queima do coque, com a temperatura no alto-forno chegando próximo a 2 000 °C. As etapas caracterizam o processo em função da temperatura.

 

Entre 200 °C e 700 °C:

3 Fe2O3 + CO ? 2 Fe3O+ CO2

CaCO3 ? CaO + CO2

Fe3O4 + CO ? 3 FeO + CO2


Entre 700 °C e 1 200 °C:

C + CO? 2 CO

FeO + CO ? Fe + CO2

 

Entre 1 200 °C e 2 000 °C:

Ferro impuro se funde

Formação de escória fundida (CaSiO3)

2 C + O2 ? 2 CO

BROWN, T L.; LEMAY, H. E.; BURSTEN, B. E. Química: a ciência central. São Paulo: Pearson Education, 2005 (adaptado).

 

No processo de redução desse metal, o agente redutor é o

  • a) C.
  • b) CO.
  • c) CO2.
  • d) CaO.
  • e) CaCO3.
#70141
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(1,0) 12 - 

En la República Democrática del Congo menos del 29% de la población rural tiene acceso al agua potable, y menos del 31% cuenta con servicios de saneamiento adecuados. En un país cuya situación ha sido calificada como “la peor emergencia posible de África en las últimas décadas", las enfermedades hacen estragos entre la población. La diarrea provoca cada año la muerte del 14% de los niños menores de cinco años, y los brotes epidémicos de cólera causan más de 20 000 muertes anuales, sobre todo en las provincias de katanga Oriental, Kivu del Norte y del Sur. Con el objetivo de paliar esta situación, la Fundación We Are Water ha llevado a cabo un proyecto de Unicef en los distritos del sur y el este del país para mejorar el acceso al agua potable, la higiene y el saneamiento en las comunidades rurales y semirrurales donde el cólera es endémico.Gracias a la excavación de pozos, el establecimiento de instalaciones para la extracción de agua y la formación de agentes de salud para mejorar las prácticas de higiene de estas comunidades, 10 000 niños, 5 000 mujeres y 5 000 hombres de 30 aldeas y áreas cercanas a las ciudades han mejorado su acceso al agua potable y se verán libres de la amenaza del cólera.

VAN DEN BERG.E. Disponível em: www.nationalgeographic.com.es.Acesso em: 27 jul. 2012.

 

A partir das informações sobre as condições de saneamento básico na República Democrática do Congo e do gênero escolhido para veiculá-las, a função do texto é

  • a) divulgar dados estatísticos sobre a realidade do país.
  • b) levar ao conhecimento público as práticas que visam a melhoria da saúde na região.
  • c) alertar as pessoas interessadas em conhecer a região sobre os problemas de saneamento.
  • d) oferecer serviços de escavação de poços e acesso à água para a população da região.
  • e) orientar a população do país sobre ações de saúde pública.
#70142
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(1,0) 13 - 

If You’re Out There

 

If you hear this message

Wherever you stand

I'm calling every woman

Calling every man

We're the generation

We can't afford to wait

The future started yesterday

And we're already late

We've been looking for a song to sing

Searched for a melody

Searched for someone to lead

We've been looking for the world to change

If you feel the same, we'll go on and say

If you're out there

Sing along with me if you're out there

I'm dying to believe that you're out there

Stand up and say it loud if you're out there

Tomorrow's starting now...now...now [...]

We can destroy Hunger

We can conquer Hate

Put down the arms and raise your voice

We're joining hands today [...]

LEGEND, J. Evolver. Los Angeles: Sony Music, 2008 (fragmento).

 

O trecho da letra de If You’re Out There revela que essa canção, lançada em 2008, é um(a)

  • a) convocação à luta armada.
  • b) apelo ao engajamento social.
  • c) atitude saudosista.
  • d) crítica a atitudes impensadas.
  • e) elogio à capacidade de aceitação.
#70143
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(1,0) 14 - 

Os esportes podem ser classificados levando em consideração critérios como a quantidade de competidores e a interação com o adversário. Os chamados Esportes individuais em interação com o oponente são aqueles em que os atletas se enfrentam diretamente, tentando alcançar os objetivos do jogo e evitando, concomitantemente, que o adversário o faça, porém sem a colaboração de um companheiro de equipe. Os Esportes coletivos em interação com o oponente são aqueles nos quais os atletas, colaborando com seus companheiros de equipe, de forma combinada, enfrentam-se diretamente com a equipe adversária, tentando atingir os objetivos do jogo, evitando, ao mesmo tempo, que os adversários o façam.

GONZALEZ, R J. Sistema de classificação de esportes com base nos critérios: cooperação, interação com o adversário, ambiente, desempenho comparado e objetivos táticos da ação. EFDeportes, n. 71, abr. 2004.

 

São exemplos de “esportes individuais em interação com o oponente” e “esportes coletivos em interação com o oponente”, respectivamente,

  • a) judô e futebol americano.
  • b) lançamento de disco e polo aquático.
  • c) remo e futebol.
  • d) badminton e nado sincronizado.
  • e) salto em distância e basquetebol.
#70144
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(1,0) 15 - 

Acho que educar é como catar piolho na cabeça de criança.

É preciso ter confiança, perseverança e um certo despojamento.

É preciso, também, conquistar a confiança de quem se quer educar, para fazê-lo deitar no colo e ouvir histórias.

MUNDURUKU, D. Disponível em: http://caravanamekukradja.blogspot.com.br. Acesso em: 5 dez. 2012.

 

Concorrem para a estruturação e para a progressão das ideias no texto os seguintes recursos:

  • a) Comparação e enumeração.
  • b) Hiperonímia e antonímia.
  • c) Argumentação e citação.
  • d) Narração e retomada.
  • e) Pontuação e hipérbole.